Se você trabalhou legalmente na Nova Zelândia, então parte do seu salário foi descontado do pagamento final. Pois é, ao passo que nada é perfeito, nem tudo esta perdido, você pode aplicar o seu tax return na Nova Zelândia e receber o seu dinheiro de volta ou pelo menos parte dele.
O valor de reembolso vai depender de quanto você ganhou durante o ano e quanto pagou, já que o imposto cobrado é progressivo ao valor recebido, ou seja, quanto maior o seu salário na folha de pagamento, maior é o valor descontado. No final do ano fiscal todos os valores recebidos são somados e então é verificado em qual alíquota de taxação o contribuinte irá entrar.
Basicamente o tax return na Nova Zelândia seria o Imposto de Renda do Brasil. E para conseguir um reembolso, ou ainda, ficar em dia com a receita, é preciso fazer a declaração anual.
Veja também: Deixando a Austrália: GST, Tax Return e Superannuation.
Desse modo, as opções para obter seu Tax Return na Nova Zelândia são:
A opção mais fácil para obter seu tax return na Nova Zelândia. Para isso, só é preciso passar alguns dados para quem vai fazer o processo, no caso um contador ou escritório contábil, como o seu nome e número do IRD, então é só relaxar e esperar o seu reembolso.
Nota: Se você já saiu do país, é um pouco mais complicado de obter o seu reembolso e contratar alguém especializado é aconselhado.
Para quem tem tempo e paciência, então pode fazer o seu tax return através do Inland Revenue Department (IRD), assim que o ano fiscal da Nova Zelândia terminar. Desse modo, além de economizar, você vai ficar “expert” em preencher formulários e ainda praticar o seu inglês.
Veja também: Como obter o IRD Number na Nova Zelândia.
O caminho mais fácil para obter seu tax return é fazendo o processo online, criando uma conta no site do IRD, seguindo esses passos:
Feito isso, basta então acessar o MyIR usando o seu login e senha.
Obs.: Quando logar no sistema, você terá acesso a todos os depósitos realizados pelo seu empregador. Se algum pagamento foi descontado e não consta no sistema, então você devera entrar em contato com o seu empregador e solicitar para que ele faça o mesmo.
No final de maio, você deve receber uma notificação na sua conta para preencher o Individual Tax Return (IR3). Se você não recebeu um, então você tera que requisitar, contatando o IRD. Para preencher o IR3 somente siga as instruções na tela.
Uma vez preenchido o IR3, o IRD vai processar o seu pedido, isso pode levar até 10 semanas. O dinheiro vai ser depositado na sua conta em um banco na Nova Zelândia ou você vai receber um cheque, dependendo da opção que escolheu.
Se por alguma razão você não pode fazer o Tax Refund online, siga essas etapas para obter o seu tax return fora da Nova Zelândia.
Esses dois formulários vão estar disponíveis durante abril no IRD website, procure na barra de pesquisa por “IR3 form” no topo direito da página.
Inland Revenue
PO Box 39090
Wellington Mail Centre
Lower Hutt 5045
Uma vez aplicado, leva em torno de 2-3 meses para você receber o seu tax return da Nova Zelândia.
Se você esta deixando a Nova Zelândia antes de terminar o ano fiscal, ainda é possível obter o seu tax return. Contudo, é necessário começar o processo antes de sair do país.
Isso vai permitir acesso a sua conta no final do ano fiscal, quando você não estiver mais no país.
Esse formulário vai estar disponível em abril no site IRD, basta procurar por “IR3 form” no canto direito superior da página.
Se ficou com alguma dúvida, é possível contatar o IRD através dos seguintes telefones:
O ano fiscal da Nova Zelândia começa dia 1 Abril e termina em 31 de Março. Se você trabalhou durante esse período de tempo, você pode aplicar para o tax return depois de 31 de Março.
O valor do seu tax return vai depender de:
Para descobrir o valor, acesse o site do IRD, clicando aqui e utilize a calculadora, fornecida pelo próprio governo neozelandês.
A saber: Dependendo do valor que você pagou de imposto e quanto ganhou no ano, pode ser que seja necessário pagar ao invés de receber algum valor de volta. Neste caso, não é uma boa ideia ignorar e não pagar esses valores, especialmente para quem tem planos de morar definitivamente no país, pois poderá complicar a situação da pessoa.
Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!
>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…
Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…
A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…
O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…
Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…
A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…
View Comments
Opa, tranquilo? Você tem algum passo-a-passo de como preencher os formularios? Eu tenho IRD e tenho login e senha no site. Voltei pro Brasil, mas eu trabalhei por cerca de 4 meses lá. Acho que tenho alguma coisa pra receber, pelo menos espero que sim.
Olá Jaime,
Então, somente é elegível para obter o tax return, pessoas que tenham permanecido mais de 180 dias no país, durante o período de um ano!
Boa noite, recebi uma carta da NZ dizendo que tenho um valor a receber de impostos, trabalhei lá por um ano em 2009. Fui fazer o cadastro mas não acho meu IRD, como faço agora? E para receber o valor no Brasil é possível eles enviarem para o Bradesco?
Boa noite Alexandre. Primeiramente você terá que recuperar o seu IRD, ele está nos seus Paylisp's de pagamento ou mesmo pode constar nessa carta que recebeu. Se não encontrar, é necessário entrar em contato com a receita da NZ e informar os seus dados para recuperar o número. Feito isso, basta criar uma conta no sistema e solicitar o seu reembolso.
Oi Anselmo, recebi um email pedindo que cadastre uma conta no myIR para depositarem. É possível ser uma conta do Brasil?
Olá Priscilla. Sim, é possível, mas dependendo do valor não vale a pena pelas taxas de transferência internacional. O melhor seria você depositar na conta de alguém na Nova Zelândia (se isso fosse possível) e então usar o Transferwise para enviar o dinheiro ao Brasil.