Transporte público de Manchester
Manchester é uma das melhores cidades que já visitei no quesito transporte público. Os serviços são frequentes, amplos, o custo é relativamente baixo, já que estamos falando de uma cidade da Inglaterra. Outrossim, existem inclusive duas rotas gratuitas de ônibus, que passam pela maioria das atrações turísticas. Com todas essas vantagens, é difícil achar um motivo para não visitar esse lugar. Confira abaixo mais detalhes sobre cada uns dos meios de transporte e os valores dos bilhetes e passes.
Leia também: Roteiro de 1 ou 2 dias em Manchester na Inglaterra.
Manchester possui um ótimo sistema de trens, com partidas e chegas frequentes de diversas cidades da Inglaterra, entre elas Londres e Liverpool. Sendo que as três principais estações da cidade são:
Viajar de trem é a forma mais fácil de se deslocar dentro do Reino Unido, pois as estações ficam em regiões centrais, em sua maioria, diferente dos aeroportos, especialmente em Londres, que ficam distantes do centro. Além disso, não é necessário chegar com antecedência para passar pela imigração.
O bonde, conhecido como tram na Europa, ou elétrico se você for de Portugal, é um o meio mais ágil de transporte em Manchester. Ao todo são sete linhas, com serviços frequentes. Os bilhetes são vendidos nas máquinas automáticas, ao lado das paradas. É possível tanto comprar individuais, que são validos para apenas uma viagem, quanto o passe para o dia todo. Fique atendo e sempre mantenha o passe com você, pois como não há catracas, fiscais podem solicitar o ticket e caso não possua, a multa é de £80. O serviço é prestado pela MetroLink.
É fácil se locomover de ônibus em Manchester, as linhas locais atendem 26 rotas, incluindo o Aeroporto de Manchester. As paradas ficam próximas umas das outras e os bilhetes podem ser comprados com o motorista, sem nenhum problema. Os bilhetes individuais custam £1,40 por viagem ou £2,40 para todo o dia (zona 1). A noite, o serviço continua, com o “Night Bus Service”, passando pelas principais regiões.
Quando visitei Manchester não gastei um centavo com transporte público, mas calma! Eu não andei clandestinamente sem pagar não. É que a cidade possui três linhas de ônibus, que passam pelos principais pontos turísticos da cidade totalmente gratuitas! Isso mesmo, de graça. Sendo que, o serviço passou por mudanças recentemente, com a troca para duas rotas e horários de cobertura com frequência de 10 minutos entre os ônibus. Confira o mapa abaixo e mais informações no site da TFGM.
Dica: Comprando o passe TravelCard é possível viajar de forma ilimitada em toda região metropolitana de Manchester, utilizando qualquer meio de transporte. Os valores partem de £5,80. No site da System One Travel você pode simular o valor do bilhete desejado.
Para quem gosta de bikes, ainda é possível utilizar um sistema compartilhado de bicicletas, o Spinlister, que funciona de forma similar ao Uber.
Por último, se quiser um pouco mais de conforto, pode optar por usar táxis ou ainda o Uber, que é mais barato e entrega a mesma qualidade. Aliás, se quiser ganhar a sua próxima viagem utilize o código anselmoj34ui.
E aí ficou com alguma dúvida sobre o transporte público de Manchester? Basta deixar aqui em baixo nos comentários.
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
Visitar Bariloche é como entrar em um cenário de cartão-postal: montanhas cobertas de neve, lagos…
Muita gente associa a Espanha a dias ensolarados, praias e clima ameno, mas Madrid em…
Visitar Barcelona em janeiro pode parecer estranho para quem está acostumado a associar a capital…
Viajar para Fernando de Noronha em janeiro é sinônimo de agito, ondas grandes e dias…
Quem planeja visitar Fernando de Noronha precisa, antes de mais nada, ficar por dentro das…
O Ilha Tour é um dos passeios mais populares em Fernando de Noronha e promete,…
View Comments
O ônibus é suficiente e abrange toda Manchester ou seria melhor comprar o passe de onibus e tram?
Olá Ana. Para ir aos principais pontos turísticos o ônibus turístico é suficiente. Porém ele não inclui os estádios do Manchester City e United. Se tiver tempo minha sugestão é caminhar mais e pegar menos transportes, Manchester é uma cidade para descobrir a pé! O Uber também é uma opção caso precise de um ou outro transporte :). Att, Anselmo.