Veja como funciona o transporte público de Paris e como utilizá-lo para se locomover na capital francesa: metrô, trem (RER), ônibus, funicular, tramway (bonde), táxi e Uber!
O transporte público de Paris é um dos mais eficientes do mundo. É possível chegar a qualquer destino utilizando metrô, ônibus, trens (RER), funicular, bondes, táxi e Uber. Mas com tantas opções assim, podemos até nos confundir e ficar sem saber qual a melhor opção para se locomover na capital da França.
Além do mais, são diversos tipos de passes, que variam de acordo com a distância, número de viagens e dias, assim como o tipo de transporte.
Nesse artigo sobre como funciona o transporte público de Paris, eu reuni todas as dicas necessárias para se locomover enquanto estiver viajando pela cidade luz. Também inclui os tipos de passes e como saber qual o mais vantajoso para você.
Em resumo, os principais transportes públicos de Paris são:
Veja como sair e chegar em Paris pelos aeroportos CDG, Orly e Beauvais usando transporte público: metrô, trem, ônibus, táxi e Uber!
A escolha do melhor meio de transporte público em Paris, certamente, vai depender de alguns fatores da sua viagem, como, por exemplo:
Essas e outras perguntas, vão refinar a sua busca pela melhor opção. Na minha opinião os bilhetes individuais vendidos em pacotes de 10 (Carnet 10 voyages) são a melhor escolha para quem deseja explorar a cidade caminhando. Além disso, os tickets podem ser utilizados por pessoas diferentes.
Já para quem consegue planejar a viagem, e chegar na segunda-feira, fazer o cartão Navigo é uma ótima opção.
Minha dica é montar o seu roteiro em Paris, conferir as necessidades de transporte e então pegar uma calculadora e ver qual a melhor opção. Se ainda tiver dúvidas, pode visitar o site oficial do sistema público de transportes da cidade ou deixar aqui nos comentários!
Dica Perca-se Descubra-se: 10 atrações imperdíveis em Paris.
O metrô de Paris é a melhor forma de se locomover pela cidade. São 16 linhas e mais de 300 estações. Interligadas a elas, também ficam as linhas do trem RER (próximo tópico). É o segundo maior sistema do mundo, e um dos mais antigos também, inaugurado em julho de 1900. Contudo, ao longo dos anos, foi se modernizando, e hoje inclusive, algumas estações operam com trens automatizados, sem condutor.
As estações do metrô ficam próximas umas das outras (500m), e por serem subterrâneas, tem suas entradas indicadas por placas com a letra M, Métro ou Métropolitains. A frequências dos trens é bastante alta, sendo que os mesmos começam a operar às 5:30 até às 12:40 horas de domingo à quinta, e 01:40 horas às sextas, sábados e antes de feriados.
Existem várias opções de bilhetes para o metrô de Paris, e são unificados com o serviço de trem RER. Sendo que, depois da primeira validação, é possível utilizar o mesmo, por um período de duas horas. Outrossim, é necessário ficar com o bilhete até o fim da viagem, pois em caso de fiscalização, será necessário aprontar o mesmo aos fiscais.
Para mais informações e mapa do Metrô de Paris, confira o site oficial.
Os trens RER (Réseau Express Régional) são os trens regionais de Paris, ou seja, eles conectam a cidade a pontos mais distantes, como os Aeroportos Charles de Gaulle (linha B) e Orly (linha C), além de atracões populares, como, por exemplo, o Palácio de Versalhes e Disneyland (linha A). Além disso, servem de suporte ao metrô, como também, utilizam algumas estações em conjunto com o mesmo.
O sistema está dividido em 5 linhas (A, B, C, D e E). Ao todo são mais de 250 estações interligadas pela RER. Os valores variam de acordo com o número de zonas percorridas, sendo que na zona 1, do metrô, os bilhetes são os mesmos e você inclusive pode usar os dois meios de transporte em um período de 90 minutos.
Os horários variam de acordo com a zona, mas são similares aos do metrô, para mais informações e mapa, confira o site oficial dos trens da RER.
Dica: O RER é muito mais rápido que o metrô convencional. Sempre que possível opte pelos trens.
Existem mais de 60 linhas de ônibus na capital francesa, que servem de apoio para o metrô. Na minha opinião não é o melhor transporte público de Paris e deveria ser utilizado somente em caso da impossibilidade de pegar um trem. Além disso, o trânsito costuma ser pesado e ter congestionamentos, sendo assim, o sistema acaba se tornando mais lento.
Mas também temos uma vantagem, enquanto você anda, pode ir vendo a paisagem e observando a cidade. Igualmente, pode ser uma opção para pequenos deslocamentos, na impossibilidade de caminhar.
Os ônibus diurnos operam todos os dias, das 7:00 às 20:30-00:30 horas, dependo da linha. É necessário comprar uma passagem especifica para utilizar os ônibus/tram, que vale por 1:30 horas, permitindo assim a troca do mesmo, contudo, se precisar de metrô/trem é necessário adquirir outro bilhete.
Paris tem 40 linhas de ônibus noturnos, conhecido como Noctilien, elas servem as principais regiões da cidade entre às 00:30 e 7:00 horas. Essa é uma boa opção, pois nesses horários os trens e metrô não estão operando. Os veículos noturnos são identificados pela letra N, antes do número da linha. Confira aqui o mapa dos ônibus noturnos e diurnos de Paris.
O Tramway é aquele bonde que anda sobre a rua, muito popular no inicio do século XX. Contudo, os trens foram modernizados e hoje são bem mais confortáveis, que os de antigamente. O sistema de Paris tem 9 linhas e 184 estações. Os bilhetes individuais podem ser utilizados por uma hora e meia, depois da primeira validação e também funcionam integrados ao sistema de ônibus.
Embora, o Tramway seja um ótimo meio de transporte público, é pouco utilizado por turistas, pois ele circula em áreas mais afastadas da cidade, entretanto, pode ser uma opção, dependo onde estiver hospedado. Na minha opinião, o metrô continua sendo a melhor opção, quando disponível.
Funicular são aqueles bondes em regiões bem inclinadas. No caso de Paris é mais turístico mesmo. O único em operação na cidade é o Funicular de Montmartre, que conecta a parte baixo do bairro a alta, onde fica a Igreja Sagrado Coração (Sacré Coeur) e a Plaza du Tertre. Ele usa os mesmos bilhetes do sistema de transporte público de Paris. Na minha opinião, só vale a pena de você não pode subir caminhando. São 194 degraus, ou seja, em alguns minutos você estará na parte alta.
Veja também: Como economizar dinheiro em Paris.
Como a rede de transporte público de Paris é excelente, especialmente o metrô e os trens RER, utilizar táxis é jogar dinheiro fora na minha opinião. São o meio mais caro para se locomover e não o mais rápido, devido ao trânsito pesado. A bandeira inicia em € 2,40, com acréscimo de € 0,96 por km rodado. Durante à noite, domingos e feriados, os valores aumentam, como também, tem um acréscimo de € 3 para o 4º passageiro.
Uma alternativa aos táxis, é o Uber e também outros aplicativos de transporte. Os valores costumam ser mais baixos e você tem a conveniência de já saber quanto irá desembolsar. É uma boa pedida durante a noite, quando os transportes públicos de Paris são reduzidos. Para ganhar a sua próxima corrida, utilize o código anselmoj34ui.
Diversas companhias operam ônibus turísticos em Paris. Todos os ônibus são de dois andares, com a parte de cima descoberta, ótima para observar a cidade, embora, no inverno, possa não ser muito agradável, com as baixas temperaturas e chuvas. Cada companhia tem o seu itinerário, as mais populares são:
Particularmente, eu não gosto muito desse meio de transporte, pois faz um roteiro fechado, contudo, pode ser uma opção, se você tem pouco tempo para visitar Paris.
O Batobus é o transporte público de Paris na água. Ele percorre o Rio Sena e faz nove paradas durante o trajeto, entre as mais populares, estão a Torre Eiffel, Catedral de Notre-Dame, Museu do Louvre e a Avenida Champs Élysses. Custa € 17 e as passagens podem ser adquiridas em qualquer uma das paradas.
Uma forma saudável e ecológica, é visitar Paris utilizando uma bicicleta. São mais de 20 mil bikes espalhadas em 1.800 estações. Sendo assim, você não precisa caminhar mais do que 300 metros, para encontrar uma. Outrossim, existem duas opções de bicicleta, as convencionais ou elétricas. A empresa responsável pelas magrelas é a Vélib.
Para alugar uma, basta ir até um dos pontos, escolher a bicicleta (confira se não está quebrada), então selecionar o idioma na tela ao lado, e comprar um cartão Vélib (se ainda não tiver um). O valor é de € 1,70 por dia ou € 8 por sete dias. No momento da retirada serão retidos € 150 de calção, reembolsados, quando devolver a bike.
Os 30 primeiros minutos são gratuitos, e então o sistema passa a contar, € 1 para a próxima meia-hora, € 2 para mais 30 minutos, e assim por diante, sendo que a partir da quarta meia-hora são € 4. Portanto, minha dica é trocar de bike, se for pedalar mais de duas horas.
O sistema de transporte público de Paris funciona com bilhetes. Existem vários tipos, desde passagens individuais, passes diários, semanais e até mensais. Portanto, é preciso fazer as contas, para não perder dinheiro. Confira os tipos, valores e logo abaixo como escolher o melhor.
É o bilhete individual do transporte público de Paris, ele serve para uma única viagem e pode ser utilizado por 90 minutos, após a primeira validação. Pode ser usado no metrô, RER (dentro da cidade), ônibus, tramway e funicular. É permitido fazer conexões entre metrô/metrô, metrô/RER e RER/RER ou ônibus/ônibus, ônibus/tramway e tramway/tramway. É importante salientar, que as linhas precisam ser diferentes para ter o translado aceito.
O Ticket t+ não serve para quem chega nos aeroportos de Paris, bem como, para lugares mais distantes, como o Palácio de Versalhes e Disneyland.
Os bilhetes podem ser comprados nos guichês de atendimento das estações ou nas máquinas automáticas, que aceitam moedas e cartões de crédito com chip. O valor é de € 1,90 para compra de tickets individuais e € 14,90 para 10 passagens (opção Carnet 10 voyages), ou seja, cada um sai por €1,49 (podem ser utilizado por pessoas diferentes). Crianças de 4 a 9 anos, tem aproximadamente 25% de desconto. Já abaixo de 4 anos, é gratuito.
Nota: Bilhetes comprados nos ônibus custam € 0,20 a mais, ou seja € 2,10 e não permitem translado.
Esse é o passe diário do transporte público de Paris, ou seja, permite viagens ilimitadas dentro de um dia 0:00 horas à meia-noite. Os valores são de acordo com as zonas desejadas (confira tabela abaixo). Você pode comprar o Mobilis Ticket nos terminais de auto-atendimento, guichês do metrô, ônibus ou estações RER.
Zonas | Preços | Onde chega |
1-2 | 7,30 € | Centro de Paris |
1-3 | 9,70 € | Centro de Paris – La Défense |
1-4 | 12 € | Palácio de Versalhes |
1-5 | 17,30 € | Todos os destinos anteriores + Disneyland |
É importante salientar, que embora algumas versões contemplem as zonas 3 e 5, o Mobilis Ticket não pode ser utilizado para chegar ou sair dos aeroportos CDG e Orly utilizando trens. Contudo, é possível utilizar as linhas de ônibus 183/285, para chegar no Orly, e 350/351 para o Charles de Gaulle.
Na minha opinião, esse bilhete somente é vantagem se for utilizar o transporte público mais de 6 vezes (dia) e/ou se ir a destinos mais distantes, como o Palácio de Versalhes ou Disneyland.
O Paris Visite é o passe ilimitado de transporte público e pode ser utilizado no metrô, RER, tramway, funicular e ônibus. Além disso, o cartão da descontos nos ônibus turísticos e Batobus. Está disponível para períodos de 1, 2, 3 e 5 dias, em duas versões, conforme tabela abaixo.
Validade | Zonas 1-3 | Zonas 1-5 |
1 dia | 12,30 € | 25,85 € |
2 dias | 20 € | 39,30 € |
3 dias | 27,30 € | 55,10 € |
5 dias | 39,30 € | 67,40 € |
É possível comprar o Paris Visite nos terminais de auto-atendimento, guichês das estações de metrô, ônibus e RER. Na minha opinião só é vantagem adquirir esse passe, se você vai chegar e sair de Paris através dos aeroportos, e for ficar até três dias na cidade. Caso contrário, o próximo passe é mais vantajoso.
Nota: O Mobili Ticket e o Paris Visite necessitam do nome e data no verso do bilhete, por se tratar de um bilhete individual, caso os fiscais passam o ticket e esteja sem nome e data, será aplicada uma multa.
O Passe Navigo é o passe que os parisienses usam, consequentemente, é a forma mais barata de se locomover utilizando o transporte público de Paris. Ele é aceito no metrô, ônibus, RER, tramway e funicular. O cartão custa € 5, sendo possível recarregar quantas vezes desejar, com passes de 1 semana ou 1 mês.
A desvantagem do Navigo, é que a semana começa contar na segunda, assim, se você chegar na quarta, por exemplo, já terá perdido dois dias, bem como o mensal, começa a contar dia 1 de cada mês. Confira os tipos e preços na tabela abaixo.
Zonas | Passe semanal | Passe Mensal |
1-5 | 22,80 € | 75,20 € |
2-3 | 20,85 € | 68,60 € |
3-4 | 20,20 € | 66,80 € |
4-5 | 19,85 € | 65,20 € |
Para comprar o Navigo, é necessário levar uma foto 3×4 até um guichê das estações de metrô ou RER, ou ainda, nos quiosques de rua. O cartão fica pronto na hora.
Na minha opinião, essa é a maneira mais vantajosa para se locomover utilizando o transporte público de Paris. Contudo, é necessário planejamento, começando o seu roteiro na segunda ou terça-feira. Se ainda não tens um itinerário, confira meu roteiro para até 5 dias em Paris.
Esse é o passe mais completo ( e mais caro também) de Paris. Ele combina o transporte público com a entrada para mais de 60 atracões na cidade. Pode ser utilizado em qualquer meio de transporte, incluindo os ônibus turísticos e cruzeiro pelo rio Sena. O Paris Pass pode ser comprado pela internet e entregue em qualquer lugar ou ainda retirado no Paris Pass Desk (74 Rue de Cléry). Confira valores na tabela abaixo.
Dias | Valor |
2 | 139 € |
3 | 169 € |
4 | 202 € |
6 | 239 € |
A desvantagem do passe, além do preço, é que ele da acesso apenas as zonas 1-3, sendo assim, o Aeroporto CDG e a Disneyland, tem de serem pagas a parte.
Na minha opinião, é rentável somente se você pretende realmente explorar e entrar na maioria das atrações, além de caminhar pouco e utilizar muito o transporte público. Pessoalmente, eu prefiro conhecer os lugares a pé, assim posso explorar o que tem pelo caminho.
No vídeo abaixo você pode ver todos os tipos de transporte comentados aqui no texto!
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