Veja os meios de transporte público de Praga, na República Tcheca e como se locomover na cidade utilizando o metrô, bonde, ônibus, funicular, táxi e Uber.
O transporte público de Praga é muito pontual e eficiente. Além disso, os preços são bem mais em conta, quando comprados ao de outras capitais europeias, como Londres e Paris.
Entre os meios mais utilizados pelos turistas, para se locomover em Praga, estão o metrô e o bonde, comumente chamado de “tramjav” na cidade.
A frequência do transporte público de Praga também é muito boa, não levando mais de 10 minutos, entre um serviço e outro. Da mesma forma, de madrugada, os bondes e ônibus continuam circulando. Portando, não há necessidade de pagar a mais por taxis ou Uber, quando sair a noite. Embora esta também seja uma opção.
Quem vai visitar o Monte Petřín, também conta com o Funicular, uma forma prática e rápida de chegar até o topo da colina.
A empresa que cuida dos transportes públicos de Praga é a Dopravní podnik hlavního města Prahy – DPP e no site deles (versões em tcheco e inglês), da para conferir informações atualizadas, bem como, traçar os trajetos e rotas desejadas.
Abaixo você encontra informações detalhadas sobre o transporte público de Praga e como se locomover utilizando cada um, assim como, os preços dos bilhetes e onde comprar.
O metrô de praga é o meio mais rápido do transporte público da cidade. São apenas 3 linhas, que servem 61 estações, mas que chegam a maioria dos pontos de interesse para os turistas, quando combinado com as linhas dos bondes. Confira mais detalhes sobre cada uma das linhas do metrô:
Quer desconto nas atracões de Praga? Utilize o Prague City Card e tenha descontos e acesso ilimitado as principais atrações da cidade. O melhor jeito de economizar, enquanto estiver visita a capital da República Tcheca. Além disso, o passe da acesso ilimitado a todos os transportes públicos de Praga.
Essa é a menor linha do metrô. Faz o trajeto entre o noroeste e o sudeste, passando pelo centro da cidade. As paradas mais importantes para os turistas são:
Essa é a maior linha do metrô de Praga. Os trens cruzam a cidade de nordeste a sudeste. Se vier do Aeroporto de Praga, utilizando o transporte público, é está linha que vai ter que pegar, depois de descer do ônibus da linha 100, na Estação Zličín. Confira as estações mais importantes da linha Amarela.
Uma das linhas mais importantes do metrô de Praga. Percorre a cidade de norte a sul, cruzando pelo centro antigo. As paradas mais importantes dessa linha são:
O metrô de Praga opera diariamente, entre às 5:00 e 00:00 horas. A frequência dos trens varia entre 2-10 minutos, a depender do horário do dia e demanda de passageiros. Os valores dos bilhetes e onde adquirir os mesmos, estão no final do artigo.
Importante: Não esqueça de validar os Bilhetes do metrô nas máquinas amarelas, antes de descer para as estações. Caso não o faça e um fiscal abordar você, a multa é de 45 euros.
Os bondes de Praga são um dos sistemas de transporte mais antigos da Europa. Começaram a funcionar em 1875, então puxados a cavalos. Em 1891, os primeiros sistemas elétricos começaram a ser implementados e desde então, esse é o meio mais popular de se locomover em Praga.
Ao todo, são mais de 140km de trilhos, que levam a praticamente qualquer lugar da cidade. A vantagem desse transporte, é que diferente do metrô, que é subterrâneo, os bondes andam sobre a rua. Desta forma, da para ir apreciando a arquitetura local, enquanto faz o deslocamento entre um lugar e outro de bonde.
Os bondes de Praga funcionam 24 horas por dia. Contudo, durante a noite (00:00 às 4:30 horas), apenas as linhas de números entre 51 e 59, operam.
Dica: A linha 22 é a mais famosa da cidade, isso porque, é através dela, que você tem acesso ao Castelo de Praga e a cidade antiga.
A frequência dos bondes durante o dia é bem alta, sendo necessário esperar poucos minutos, entre um serviço e outro. Minha dica, para visualizar os horários e rotas, é utilizar o Google Maps.
No final do artigo eu explico como funciona para comprar os bilhetes e quais os tipos disponíveis.
No site da Czech Transport você encontra os mapas do transporte público de Praga atualizados.
O ônibus é o meio de transporte menos utilizado para se locomover em Praga pelos turistas, isso porque, o metrô e o bonde, chegam a praticamente todos os pontos de interesse da cidade, de uma forma mais rápida e eficiente.
Contudo, caso você esteja se hospedando longe do centro, pode ser que seja necessário pegar um ônibus. Desta forma, o serviço funciona de forma similar a de outros lugares no mundo. Sendo necessário sinalizar que você quer tomar o ônibus para o motorista, assim como, apertar a campainha para descer.
As passagens são as mesmas do metrô e tram. Portanto, é necessário comprar antes e validar nas máquinas amarelas. Os ônibus funcionam 24 horas, todos os dias da semana. A frequência varia entre 30-90 minutos, a depender do horário.
A estação de ônibus mais importante de Praga é a Florenc, que conecta com as linhas B e C do metrô.
Caso você esteja saindo ou indo para o Aeroporto de Praga e queira economizar, estas são as linhas que vai ter que pegar.
O ônibus 119 conecta com a linha do metrô A (Verde) e o 110 com a linha B (Amarela).
Durante a madrugada, da para pegar a linha 510 de ônibus no aeroporto, que conecta com o bonde 51.
Outra forma de sair do Aeroporto de Praga e ir até o centro, sem fazer baldeações, é pegando o ônibus expresso, que parte a cada meia hora e leva cerca de 33 minutos para chegar até o centro da cidade.
Se você pretende visitar o Campo de Concentração de Terezín ou ainda a cidade termal de Karlovy Vary, o ônibus pode ser uma opção mais econômica de fazer a viagem.
Em comparação com os outros meios de transporte público de Praga, os taxis são relativamente caros, inclusive com valores superiores por quilômetro (28CZK) do que de outras capitais como Madrid e Roma.
Além disso, como na maioria dos lugares do mundo, os turistas quase sempre são passados para trás, pagando mais pela corrida. Desta forma, eu recomendo evitar o serviço, especialmente se estiver procurando economizar.
Em contrapartida, o Uber é uma opção mais barata e que oferece a mesma qualidade nos serviços. Minha dica é baixar o aplicativo no celular e fazer o cadastro, em uma viagem para qualquer destino.
Caso você queira ganhar uma viagem grátis de Uber, utilize o código anselmoj34ui.
O Funicular de Praga, também conhecido como Funicular de Petřín, é a forma mais fácil de acessar o Monte Petřín, que fica a 130 metros de altura. Funciona todos os dias, entre às 9:00 e 23:30 horas. A frequência varia é de 10 minutos entre os serviços e os bilhetes precisam ser comprados no local, ao preço de 24CZK. Se você comprou um passe de vários dias do transporte público, pode usar também.
Uma das grandes vantagens do transporte público de Praga, é que toda a rede utiliza os mesmos bilhetes, sendo assim, fica fácil se locomover na cidade. Confira os tipos e detalhes sobre cada um dos passes abaixo.
Tipos de Bilhetes | Valores |
30 minutos | 24CZK |
90 minutos | 32CZK |
24 horas | 110CZK |
72 horas | 310CZK |
Passagem de Bagagem* | 16CZK |
Lembrando que é necessário validar os bilhetes para o tempo começar a contar. Sendo possível trocar de transporte público, enquanto o ticket estiver valendo.
*Se estiver viajando com malas, é necessário adquirir essa passagem adicional a sua. As mochilas e bolsas, não são consideradas bagagens.
Os bilhetes são vendidos nas máquinas automáticas nas estações de metrô e bondes, que só aceitam moedas, ou ainda, nas tabacarias e centro de informações ao turistas. Os motoristas não vendem passagens.
Por fim, Praga é uma ótima cidade para caminhar, pois em sua grande parte é plana e os locais de maior interesse não são distantes uns dos outros. Além disso, a cidade tem uma arquitetura linda, que vale a pena ser explorada a pé.
Se ficou com alguma dúvida sobre o transporte público e se locomover em Praga, basta deixar aqui em baixo nos comentários.
Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!
>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…
Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…
A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…
O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…
Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…
A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…