Saiba como trazer seu animal de estimação para Austrália, passo a passo!
Eis que você se mudou para o país dos cangurus e morcegos gigantes, e agora quer trazer o seu animal de estimação para Austrália, que ficou no Brasil. Pois bem, essa não é uma tarefa fácil, já que o nosso país não faz parte dos países que tem aprovação direta para importação, pelo governo australiano.
Mas isso não quer dizer que é impossível trazer o seu animal de estimação para Austrália, somente será necessário alguns procedimentos a mais, consequente uma espera longa e um bom investimento financeiro (A$10.000+). Confira abaixo, o passo a passo, de como trazer o seu animal de estimação para Austrália.
Veja também: Como trazer seu animal de estimação para a Nova Zelândia.
Como trazer seu animal de estimação para Austrália
Somente gatos e determinadas raças de cachorro tem permissão para entrar na Austrália. Entre as raças excluídas estão: Logo Argentino, Fila Brasileiro e Pit Bull.
Outrossim, a idade mínima para trazer seu animal de estimação para Austrália é de 10 meses. Portanto, se a sua estádia vai ser curta, é melhor passar um pouco de saudade, mas evitar o “estresse” tanto seu, quando do animal.
Seu animal precisa receber um Microchip do tipo ISO 11784/11785. Esse chip vai carregar as informações do cachorro ou gato, incluíndo às vacinas.
O segundo passo é vacinar o seu animalzinho contra a raiva, caso o mesmo ainda não tenha sido. Sendo que, o prazo máximo é ter recebido a vacina nos últimos três anos.
Além da vacina contra a raiva, obrigatória, recomenda-se que gatos recebem uma vacina que proteja contra enterite felina, rinotraqueíte e calicivíruas.
Para cães é recomendado vacinas que protejam contra a cinomose, hepatite, parvo-vírus, gripe canina e Bordetella Bronchiséptica.
Após ter recebido a vacina contra raiva, é necessário esperar entre três e quatro semanas, para então realizar exames de sangue (RNAT). Existem apenas 6 países no mundo, com laboratórios autorizados a realizar estes exames: China, França, México, Coreia do Sul, Reino Unido e África do Sul.
Nota: O sangue pode ser colhido em um país e enviado para outro, para então ser realizadas análises.
Assim como nós, os animais também precisar ter uma aplicação de visto na Austrália. O site para aplicação é o Biosecurity Import Conditions system (BICON). Custa cerca de A$500. O visto necessita dos exames, que comentei acima e demora normalmente um mês para obter a resposta.
Como o Brasil ainda não erradicou a raiva, é necessário que o seu animal fique por 45 dias (antigamente eram seis meses), em um país autorizado a importar animais para Austrália. Esses países estão divididos em 3 grupos:
Após o período de quarentena, em um país autorizado, é necessário repetir os exames de sangue. Logo após, um veterinário autorizado do governo, do país onde seu animal se encontra, deve assinar uma declaração confirmando os testes de RNAT.
Após os procedimentos acima, é necessário enviar enviar para o Governo da Austrália os novos exames, no mesmo processo, onde foi iniciado o pedido de visto. Estando tudo certo, o visto será aprovado.
Cães e gatos devem receber tratamento contra parasitas internos, antes de embarcar para Austrália.
Depois do visto aprovado, é necessário reservar um lugar em Mickleham, Melbourne, por um período mínimo de 10 dias. Qualquer problema detectado nesse período, pode resultar em uma estada mais longa ou mesmo, a devolução do animal para o país de origem.
Nota: A Instalação de Quarentena de Mickleham fecha nas duas últimas semanas de dezembro. Sendo que não é recomendado trazer seu animal de estimação para Austrália entre os meses de dezembro e março, devido ao calor.
O processo passo a passo, com os links e datas atualizadas podem ser encontrados no site do Departamento de Agricultura e Recursos Hídricos da Austrália.
Assim como nós buscamos auxílio para fazermos vistos com agentes especializados, para os animais também existem empresas especializadas em seu relocação.
Existem três empresas que fazem o processo, entre o Brasil e a Austrália:
Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!
>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…
Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…
A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…
O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…
Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…
A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…
View Comments
Boa tarde!
Trabalho na aerea de transporte internacional de animais a 6 anos, e nunca li um texto tao bem explicado quanto o seu, Parabéns.
Australia e Nova Zelandia são extremamente complicados para o envio.
Deixo meu contato para quem precisar de informações/serviços. wisabela@icloud.com
Boa sorte!! bjs!!
Boa tarde!
Obrigado Isabela 😊
Olá! Eu queria saber como funciona em relação ao cão de assistência emocional, e mais um adendo, ele é shitzu, portanto, braquicefalico, o que tem me preocupado muito pois alguns sites dizem que eles não podem ser transportados como carga viva… Como proceder?
Olá Lais, então o tratamento até onde sabemos é o mesmo para todos os animais, mas claro que as empresas terão um cuidado ao transportar os mesmos. Mas seria bom entrar em contato com as empresas para saber mais detalhes sobre o processo!