DESTINOS

Viajar de trem na Nova Zelândia

Viajar de trem na Nova Zelândia é uma ótima forma de apreciar os mais incríveis cenários que o país oferece, passando por montanhas cobertas de neve até a costa dos oceanos que rodeiam as ilhas norte e sul.

Embora existam poucas rotas de trem na Nova Zelândia, uma viagem utilizando esse tipo de transporte no país é sem dúvidas inesquecível.

Aonde viajar de trem na Nova Zelândia

Northern Explorer (Auckland até Wellington)

Ligando a maior cidade do país (Auckland) até a sua capital (Wellington), é a viagem mais longa de trem na Nova Zelândia atualmente, com duração de 12 horas e quase 700 quilômetros.

Os trens são modernos, com vagões que oferecem uma visão panorâmica das paisagens, além disso, na parte traseira do trem, há um vagão para observação ao ar livre.

Todos os trens tem um vagão exclusivo para refeições, bebidas e lanches, tornando assim, a viagem ainda mais confortável.

Os bilhetes podem ser adquiridos no site Rail New Zealand e os preços partem de 199,00 NZD. Em Auckland os trens partem da Estação Central e em Wellington na Bunny Street.

Ao longo do caminho você terá vistas fantásticas do interior da Nova Zelândia, passando pelas plantações, florestas e até vulcões na região de Tongariro.

Northern Explorer. Fonte: Website Great Journeys of NZ

Coastal Pacific (Christchurch e Picton)

Viajar de trem na Nova Zelândia também é possível na ilha sul, em duas rotas diferentes, oferecidas pela Kiwirail. A primeira delas, liga Christchurch, maior cidade da ilha sul, até Picton, onde fica a travessia pelo mar do ferry entre as ilhas norte e sul.

O cenário é marcado pelas Kaikoura Ranges (duas grandes montanhas paralelas, que podem ser vistas a longa distância), de um lado, e do outro, pelo Oceano Pacífico, sendo possível ver focas e pinguins nas rochas.

O trem também passa pela região vinícola de Blenheim, onde é produzido grande parte dos vinhos da Nova Zelândia.

No total, a rota Coastal Pacific passa por 22 túneis e 175 pontes. Sendo possível, fazer paradas em algumas cidades, incluindo Kaikoura, onde pode-se observar baleias.

Os trens da Coastal Pacific voltaram a funcionar em 2019, depois de ficarem por anos desativados devido aos terremotos que aconteceram na ilha sul e danificaram as linhas de trem. Atualmente o serviço opera entre 27 de setembro até 26 de abril, com exceção do dia 25 de dezembro. Os tickets podem ser adquiridos no site da Rail New Zealand e os preços partem de 159 NZD.

Leão Marinho no meio da caminhada em Kaikoura, Nova Zelândia

TranzAlpine (liga Christchurch até Greymouth)

Se você vai viajar de trem na Nova Zelandia, não deixe de embarcar nessa rota, que apesar de ser a menor de todas, com 4 horas e meia de duração, é a mais bonita e cinematográfica.

Ligando Christchurch até à histórica cidade de Greymouth, na costa oeste da ilha sul, a TranzAlpine é considerada uma das mais belas viagens de trem do mundo.

No total são 223,8 quilômetros, passando por 19 túneis e quatro viadutos, incluindo o Staircase, com 73 metros de altura. Entre as paradas estão o Parque Nacional Arthur’s Pass e o túnel Otira.

Teieri Gorge Railway (Dunedin)

Dunedin a Middlemarch

Essa viagem de trem faz o caminho entre Dunedin a Middlemarch, que fica ao norte da ilha sul da Nova Zelândia. Da janela do trem é possível acompanhar a paisagem da costa do Estado de Otago. Essa viagem acontece uma vez por semana durante o verão neozelandês.

Dunedin a Pukerangi

Todos os dias os trens partem de Dunedin com destino a Pukerangi, uma área próxima ao desfiladeiro de Taieri.

Mapa das linhas de trem da Nova Zelândia. Fonte: Rail New Zealand

Principais estações de trem da Nova Zelândia

Ilha norte

  • Auckland – The Strand Station
  • Hamilton – Frankton Railway Station
  • Tongariro – National Park Railway Station
  • Ohakune – Ohakune Railway Station
  • Palmerston North – Palmerston North Railway Station
  • Wellington – Wellington Railway Station

Ilha sul

  • Picton – Picton Railway Station
  • Blenheim – Blenheim Railway Station
  • Kaikoura – Kaikoura Railway Station
  • Christchurch – Christchurch Railway Station
  • Arthur’s Pass – Arthurs Pass Railway Station
  • Greymouth – Greymouth Railway Station

Horários atualizados de chegadas e partidas dos trens nas principais estações da Nova Zelândia.

Salve essas dicas no Pinterest

Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!

>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!

Para planejar sua viagem

Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!

Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!

  • Hospedagem: Reserve sua acomodação no Booking, e aproveite as promoções e as vantagens de cancelamentos gratuitos que o site oferece (é onde quase sempre faço minhas reservas).
  • Aluguel de veículos: Utilize o site da Rental Cars e reserve seu veículo em qualquer lugar do mundo no Brasil e evite pagar IOF, além disso você pode pagar no cartão de crédito em até 12x sem juros!
  • Passeios e ingressos: Evite filas e ganhe desconto comprando seu ingresso antecipado com a Get Your Guide.
  • Seguro Viagem: Faça com a Iati Seguros e viaje com tranquilidade (eu nunca viajo sem seguro).
  • Reserve seu voo: Pesquise preços com a Jetradar, e encontre os melhores preços!
  • Transferir dinheiro para o exterior: Use a Wise e envie ou receba dinheiro do exterior sem pagar taxas e burocracia. Se ainda não utilizou o serviço, pelo link aqui do blog a primeira transferência é gratuita!
Anselmo

Engenheiro, professor & escritor | Nas horas vagas metido a chef e apaixonado por viagens, música eletrônica e café!

Recent Posts

Palácio de Versalhes, Paris: História, Visita, Jardins e ingressos

O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…

2 anos ago

Museu de Orsay, Paris: Obras, ingresso e visita

Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…

2 anos ago

Torre Eiffel, Paris: Ingressos, visita e hotéis próximos

A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…

2 anos ago

Museu do Louvre em Paris: Ingresso, exposições e obras

O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…

2 anos ago

O que fazer em Canela RS – Roteiro de 1 ou 2 dias na Serra Gaúcha

Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…

2 anos ago

O que fazer em Gramado na Serra Gaúcha: Roteiro de 2 ou 3 dias

A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…

2 anos ago