Durante o recesso de inverno da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em Portugal, onde estudava em 2014, viajei com alguns amigos em uma pequena trip por alguns países da Europa. O roteiro incluía Bélgica, Alemanha, Holanda e França, era uma viagem curta, pois diferente do Brasil, as universidades europeias apenas fazem uma pequena pausa, entre o natal e ano novo, retornando em seguida para as provas finais, ou seja, você passa natal e ano novo estudando (se for dedicado, claro!).
Saindo do Porto, o primeiro destino foi Bruxelas na Bélgica, um país que nunca sonhei em visitar, mas que acabou entrando no roteiro porque as passagens aéreas estavam mais baratas (sempre né!).
Do país das “As Aventuras de Tintim“, partimos para Colônia na Alemanha, onde somente passamos a noite e então seguimos rumo a Amsterdam (o que não se faz para economizar e viajar mais né!).
Amsterdam dispensa comentários, é uma cidade incrível. Era época de natal, então tudo estava decorado de acordo, apresentações musicais aconteciam pelas ruas, sempre lotadas de pessoas.
Foram ótimos dias em Amsterdam, quase fomos presos por beber vodka em um Coffee Shop, porque aparentemente não pode beber álcool, só fumar maconha mesmo. Vodka essa que acabamos esquecendo na geladeira do hostel, antes de partir para o próximo destino, que seria Paris, na França.
Parlez-vous français
A viagem de ônibus de Amsterdam para Paris levaria cerca de 10 horas. Embarcamos na noite do dia 23 de dezembro e chegamos na estação Gare de Lyon na manhã do dia 24.
O objetivo era chegar em Lyon até o final da tarde, onde iríamos passar o natal com o amigo do amigo meu. Okay, deixa eu explicar melhor:
Na Universidade do Porto fiz alguns poucos mas bons amigos, todo pessoal de Minas Gerais, e um destes tinha recebido dois franceses no Brasil, que depois de partirem, convidaram ele para ir passar o natal na França. E como dizia meu amigo mineiro “Quem tem amigo, tem tudo!”.
O detalhe é que não tínhamos planejado a sequência dessa viagem, e Lyon fica distante 460km de Paris.
Procuramos por passagens de trem, e os preços eram absurdos, mais de € 200 para uma viagem de duas horas. Olhamos ônibus, todos lotados. E agora, o que fazer? Iriamos passar o natal nas ruas frias de Paris?
Obrigado aplicativos de viagem!
Foi aí que encontramos um aplicativo, o tal do Blablacar, que hoje é bem conhecido, mas em 2014 não era. Encontramos uma carona compartilhada, marcamos e… cancelarem minutos depois!
Mas como somos brasileiros e não desistimos nunca, marcamos outra carona. O ponto era distante de onde estávamos, mas como não restava opção, saímos da estação de trem e pegamos o metrô, até as zonas mais distantes de Paris.
Pegamos um McDonald’s e fomos esperar a carona no tal ponto de encontro. Sem nenhuma certeza. Felizmente, depois de algum tempo, por volta do meio dia, um carro parou. Sim, iríamos conseguir chegar em Lyon.
A viagem de carro durou cerca de 5 horas e chegamos ao anoitecer em Lyon. O amigo do meu amigo veio nos buscar, pois o mesmo morava em uma pequena comunidade chamada Trept, que tem pouco mais de 2 mil habitantes, e ficava cerca de uma hora de viagem.
Por volta das oito da noite chegamos em sua casa, onde estava o restante da sua família.
Noite de Natal na França: 1ª parte
Fomos muito bem recebidos e depois de nos acomodarmos, o pai do amigo do meu amigo (eu vou repetir isso muito), se vestiu de papai noel e então entramos no carro e saímos para visitar algumas casas, distribuindo presentes para as crianças.
Voltando a casa, fomos para o local onde seria servida a janta. Nunca tinha participado de um natal francês, então tudo era novidade. Também não sei se o que vou contar aqui é tradição na França ou era algo local.
O jantar foi servido com vários pratos, começando pela entrada, depois prato principal um e dois, sobremesa e café. Pela primeira vez experimentei caviar e comi escargot (super chique né?!).
Noite de Natal na França: 2ª parte
Depois de um jantar incrível, mesmo não entendo nada do que falavam, pois além do amigo do meu amigo que falava um pouco de português, os outros membros da família somente falavam francês.
Se terminasse ali a noite de natal, já teria sido incrível, mas foi além. Terminada a janta, fomos para outra sala, onde tinham vários pacotes e sem esperar EU ganhei presentes, assim como os meus amigos.
Resumindo, depois de muitos perrengues, tive um natal incrível e até hoje o melhor natal longe de casa da minha vida! Ainda guardo os presentes que ganhei e as boas lembranças daquela noite.
No outro dia, 25 de dezembro, fomos esquiar. Mas essa história fica para a próxima.
Obs.: Valeu Gustavo pela amizade e parceria nessa e em muitas outras trips pela Europa.
Histórias de viagem
Gostou dessa história de viagem? Acompanhe o blog, porque tem muitas outras vindo por aí. Confira as últimas duas:
Se você também tem histórias de viagem, compartilhe conosco nos comentários.
Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!
>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!
Para planejar sua viagem
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
- Hospedagem: Reserve sua acomodação no Booking, e aproveite as promoções e as vantagens de cancelamentos gratuitos que o site oferece (é onde quase sempre faço minhas reservas).
- Aluguel de veículos: Utilize o site da Rental Cars e reserve seu veículo em qualquer lugar do mundo no Brasil e evite pagar IOF, além disso você pode pagar no cartão de crédito em até 12x sem juros!
- Passeios e ingressos: Evite filas e ganhe desconto comprando seu ingresso antecipado com a Get Your Guide.
- Seguro Viagem: Faça com a Iati Seguros e viaje com tranquilidade (eu nunca viajo sem seguro).
- Reserve seu voo: Pesquise preços com a Jetradar, e encontre os melhores preços!
- Transferir dinheiro para o exterior: Use a Wise e envie ou receba dinheiro do exterior sem pagar taxas e burocracia. Se ainda não utilizou o serviço, pelo link aqui do blog a primeira transferência é gratuita!