QUEM ESCREVE

por Anselmo
O que fazer em Dunedin na Nova Zelândia

Olá! Chamo-me Anselmo Cossetim Junior e sou o criador do Perca-se Descubra-se, um blog de viagens, onde compartilho dicas, roteiros, experiências e tudo mais que acontece durante a minha jornada!

Quem é Anselmo Cossetim Junior?

Mesmo depois de escrever mais de uma centena de artigos, se descrever ainda é algo difícil e depois de passar horas com a tela do computador em branco, decidi simplesmente falar e contar a minha história. Afinal, se você veio até aqui é porque está interessado(a) em saber quem realmente sou.

Atualmente tenho 28 anos, já morei em 4 países diferentes e visitei outros 44. Mas nem sempre foi assim. Nasci e cresci em uma cidade do interior do Rio Grande do Sul, bem longeeee de Porto Alegre e até os meus 22 anos jamais havia colocado o pé para fora do Brasil, ou melhor, para fora do meu estado. Minhas maiores viagens até então se resumiam em visitar alguns parentes a poucos quilômetros de distância.

Mas em 2014, quando estava na faculdade, surgiu a oportunidade de fazer um intercâmbio em Portugal. Tudo aconteceu muito rápido, fiz meu primeiro passaporte e dois meses depois lá estava eu embarcando para a cidade de Porto, onde iria morar pelos próximos meses.

Apesar do intercâmbio ser focado em estudos, o maior aprendizado certamente foi pessoal. Descobrir novas culturas, pessoas, comidas, lugares e viver experiências que jamais imaginei, sem dúvida, mudaram a minha vida para sempre!

Depois de dois meses no Porto, descobri que era possível viajar pela Europa com muito pouco dinheiro. Tinha um orçamento limitado a € 500,00 por mês, para aluguel, contas e alimentação. Apertando aqui e ali e graças as promoções da Ryanair e Megabus, viajei por meia Europa em seis meses.

Nesse época eu não falava inglês, francês ou mesmo espanhol. Nem os portugueses eu entendia direito para falar a verdade. Mas a vontade de viajar era maior e isso me permitiu sair totalmente da minha zona de conforto e viver aventuras incríveis!

Voltando ao Brasil, nada mais seria como antes. Terminei a minha faculdade (sou formado em Engenharia Elétrica) e 10 meses depois estava com passagem comprada para o próximo destino: Austrália, terra dos cangurus e morcegos gigantes.

Após passar um ano e meio na Austrália, mudei para a Nova Zelândia, onde terminei indo morar em uma vila em meio as montanhas, onde viviam outras 26 pessoas. A internet era limitada e existiam poucos canais de televisão. Desconectar do resto do mundo, permitiu me conectar com o que realmente importa: pessoas.

Ao longo de um ano, escalei montanhas, meditei e interagi com viajantes de várias partes do mundo. Vivi momentos que eu não queria que terminassem, e encontrei nas coisas mais simples, a vida que vale a pena ser vivida.

Sobre o Perca-se Descubra-se

Sempre tive notas baixas em português e literatura. Minhas antigas professoras jamais acreditariam que iria me tornar escritor. Não por que escrevo bem, mas sim porquê eu simplesmente detestava essas disciplinas. É incrível como a vida nos prega peças!

Meu primeiro blog surgiu em 2014, quando mudei para Portugal. Na verdade era para ser um vlog, mas minha câmera e timidez não permitiram levar a ideia adiante. Depois de alguns textos, percebi que gostava de escrever e quando estava contanto histórias não via o tempo passar.

Apesar disso, o blog não durou muito tempo. Voltei para o Brasil, o trabalho e a faculdade me ocupavam mais tempo que eu tinha disponível. Parei de escrever, o site saiu do ar e perdi todos os posts.

Contudo, a vontade de escrever sobre os lugares que visitava, compartilhar as experiências que vivia e inspirar pessoas a viajar mais, jamais foi embora.

Em 2016 estava passando por um momento complicado. A vida que eu levava não fazia sentido algum para mim. Eu tentava me encaixar e viver uma história que não era minha. Buscava realizar um sonho que nunca sonhei. Mas lá no fundo eu sabia o que queria fazer. Eu só não tinha coragem para admitir a verdade.

No momento que consegui admitir para mim mesmo que viajar, escrever e compartilhar isso com outras pessoas era o que eu desejava fazer, surgiu o Perca-se Descubra-se.

Apesar disso, ainda enrolei por muito tempo até colocar a mão na massa e somente em 2017 o site começou a tomar forma. Em 2018 comecei a escrever e em 2019 transformei em textos as minhas experiências vividas nos últimos 5 anos.

Decidi viver a minha vida.

Parque Nacional de Arthur's Pass

O que você vai encontrar aqui

O Perca-se Descubra-se é um blog de viagens e aqui você encontrar sugestões de roteiros, indicações do que fazer e dicas para viajar em mais de uma centena de cidades ao redor do mundo.

Atualmente já visitei 48 países, mas não tenho objetivo algum de parar, então é provável que a quantidade de conteúdo continue aumentando.

Minhas viagens sempre estão focadas na cultura local e por isso não espere encontrar dicas de hotéis cinco estrelas e restaurantes Michelin. O objetivo é simples: Viajar o máximo possível, gastando o mínimo (mas sem deixar de aproveitar a viagem).

Todos os destinos aqui descritos foram visitados pessoalmente e a minha opinião será sempre verdadeira. As companhias aqui citadas são as que uso e nunca vou recomendar algo que não testei pessoalmente.

Espero que de alguma forma o que escrevo ajude você, seja planejando uma viagem ou te fazendo refletir. Pois:

“Te perder, vai te ajudar a se encontrar.”

Um grande abraço e nos vemos por aí #pelomundo!

road trip pela Ilha Sul da Nova Zelândia

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Saber mais

Privacy & Cookies Policy