DESTINOS

Barcelona e arredores: 10 cidades próximas para fazer bate e voltas

Ao visitar Barcelona em uma primeira vez é possível que você nem tenha tempo de explorar os arredores e conhecer as cidades próximas, pois há tanto o que fazer na capital catalã, que ficamos perdidos até para montar um roteiro na cidade.

Contudo, para quem tem a oportunidade, assim como eu, de ter visitado mais vezes Barcelona, vale muito a pena explorar os arredores e fazer alguns bate e voltas de apenas um dia, partindo da capital catalã.

São inúmeras cidades próximas a Barcelona, que merecem uma visita. A começar por Monteserrat, o principal bate e volta da cidade. Outros lugares que também valem a visita são Girona, ao norte da Espanha e Tossa de Mar, um lindo destino costeiro pertinho da cidade de Gaudí.

Leia também: 8 destinos próximos do Porto para conhecer em bate e voltas de um dia.

Confira aqui uma lista com 10 bate e voltas de cidades que ficam pertinho de Barcelona e podem ser visitadas em apenas um dia:

Monasterio e Parque de Montserrat

O bate e volta mais clássico de Barcelona, sem dúvida, é a viagem ao Monasterio e Parque de Montserrat, que fica apenas um hora de trem da cidade.

O Monasterio de Montserrat fica em meio as montanhas e abriga uma das mais importantes construções da Espanha. Lá vivem os monges Beneditinos e também é onde fica a Virgem de Montserrat, o símbolo mais importante da Catalunha.

Uma dica de passeio é fazer algumas das muitas trilhas na cordilheira de Montserrat, um ambiente perfeito para uma boa caminhada junto a natureza.

Usando o transporte público, tome o trem da linha R5 “Ferrocarrils de la Generalitat de Catalunya (FGC)” na Praça da Catalunha. Outra opção é fazer um tour com transporte incluído.

No blog Passaporte BCN você encontra um roteiro completinho de como ir até Montserrat e o que fazer por lá!

Girona

Girona, um ótimo destino para fazer um bate e volta de Barcelona

Conhecida pela sua arquitetura medieval, Girona é outro bate e volta imperdível para fazer de Barcelona. A cidade fica ao norte, e a viagem dura apenas 40 minutos indo de trem.

Os pontos mais interessantes de Girona são o seu Centro Histórico, onde fica a Catedral e também o Museu d’Història dels Jueus.

Nos últimos anos a cidade ficou conhecida por outra atração: Game of Thrones, isso porque, a catedral e outros pontos de Girona serviram de set para as gravações da famosa série da HBO. Se quiser, inclusive, da até para fazer um tour guiado.

No site do blog Viaje na Viagem, a Mariana Amaral conta tudo sobre como chegar em Girona de Barcelona e o que fazer por lá!

Tossa de Mar

Tossa de Mar é um ótimo destino para fazer um bate e volta durante o verão de Barcelona

A costa da Espanha é famosa pelas suas belas praias e um lugar imperdível para fazer um bate e volta de um dia de Barcelona é a cidade de Tossa de Mar, um lugar de construções medievais à beira-mar, que mais parece cena de filme.

Localizada a 85 quilômetros de Barcelona, Tossa de Mar é facilmente acessível de carro ou ônibus, e a vigem leva apenas 1h30min. Se preferir, ainda é possível fazer um tour guiado, com ótimos preços.

Indo no verão, a dica é fazer o mergulho nas águas azuis do litoral de Tossa de Mar.

No blog de viagem Estrangeira tem um roteiro completivo sobre esse lugar e dicas de como chegar.

Colònia Güell

A Colònia Güell é um destino imperdível em Barcelona

Um destino imperdível para os fãs do arquiteto catalão Antoni Gaudí, a Colònia Güell é um bate-volta muito popular de Barcelona e possível de ser realizado em apenas meio dia.

O grande destaque do local é a igreja, desenhada é claro por Gaudí, declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

A Colònia Güell fica nos arredores de Barcelona e pode ser facilmente acessível usando o transporte público (Ferrocarrils de la Generalitat de Catalunya (FGC), linhas S33, S8 ou S4), outrossim, se possuir pouco tempo na sua viagem, a minha dica é fazer um tour de um dia que inclui também o passeio a Montserrat.

No blog Passporte BCN tem um roteiro completo de como chegar e o que fazer na Colònia Güell.

Cidade Medieval de Peratallada

Um bate e volta de Barcelona na Cidade Medieval de Peratallada

Peratallada é uma pequena cidade medieval perto de Girona e ideal para ser colocada em um bate e volta até a mesma. Por lá vivem cerca de 500 pessoas, formando uma encantadora trilogia de vilarejos medievais, junto com Pals e Monells, outras duas cidadezinhas locais.

As atrações ficam mesmo por conta da sua história, especialmente da paróquia de San Esteban e também da Muralha da cidade, que remetem aos séculos X e XIII.

A melhor forma de conhecer os vilarejos é fazendo um passeio pela Costa Brava em trens de alta velocidade. No site da Get Your Guide você encontra informações de preços e pode comprar o seu ingresso.

No blog da revista Viagem e Turismo, tem um post com mais informações sobre Pals e Peratallada.

Bate e volta de Barcelona até Tarragona

Tarragona é um bate e volta de Barcelona para quem gosta de história

Considerada uma das cidades mais antigas da Espanha, Tarragona guarda uma história de dois mil anos, e fez parte do Império Romano, o qual ainda pode ser visto nas antigas ruínas. Entre as principais atrações estão o anfiteatro, o circo romano, as muralhas da cidade antiga e o Casco Antigo.

Tarragona está apenas 100 quilômetros de Barcelona e pode ser facilmente visitada em um bate-volta da capital catalã.

No blog Pegando a Estrada tem um post completo sobre o que fazer em Tarragona e também os detalhes de como chegar lá!

Bate e volta de Barcelona até Sitges

Durante o verão não esqueça de levar suas roupas de banho para conhecer Sitges

Nos arredores de Barcelona, fica a bela Sitges, mais conhecida como cidade branca (pelo fato da maioria das suas construções serem pintadas desta cor).

Entre as atrações locais estão as praias, que atraem diversos públicos, incluindo muitas pessoas LGBTQ+. O seu centro histórico, apesar de pequeno, é também muito bonito e vale a pena dar uma conferida.

No blog Sol de Barcelona você encontra um post completinho com o que ver e fazer em Sitges.

Descubra a “Cava” o espumante Catalão

Uma dica de bate e volta para quem gosta de espumantes

O legal de ter mais tempo em uma viagem é descobrir atrações além do roteiro turístico “normal” daquela lugar. Na região da Catalunha ficam as Cavas de famosas marcas de espumantes, entre elas a Freixenet, que certamente você já ouviu falar.

Existem diferentes tour pelas cavas, partindo de Barcelona e os passeios geralmente levam entre 4 e 6 horas.

Além do tour guiado, é possível também ir até a cidade de Sant Sadurní D’Anoia, que fica a 40 minutos de Barcelona (trem Cercanias, linha R4), uma dos locais mais famosos pela produção de espumantes. Da estação de trem até as Cavas Freixenet são apenas 50 metros.

Fígueres e Besalú

Museu Salvador Dalí Fígueres

Duas cidades distantes apenas 30 quilômetros uma da outra e uma ótima opção de bate e volta para fazer de Barcelona em apenas um dia. Fígueres, a mais famosinha, é o local de nascimento do famoso Salvador Dalí e como não poderia ser diferente, a principal atração do local é o museu e teatro dedicados ao artista, que levam o seu nome.

Ainda nos arredores, fica Besalú, uma charmosa vila medieval que pode ser facilmente percorrida a pé em apenas duas horas.

No blog 360 Meridianos tem um post completinho sobre o Teatro-Museu Dalí em Fígueres.

Cadaqués

Passear pelas ruas de Cadaqués é fazer uma viagem no tempo

Uma ótima opção de bate e volta para combinar com Girona e ideal para quem está de carro. Cadaqués é um vilarejo de pescadores de casinhas brancas que se erguem sobre as rochas à beira-mar. A cidade é bem pequena e muito fácil de ser percorrida a pé. Aliás, o grande Salvador Dalí a escolheu como residência por um tempo, tornando a vila conhecida em todo o mundo.


E aí tem mais dicas de bate e voltas nos arredores de Barcelona? Deixe uma mensagem abaixo e compartilhe!

Salve essas dicas de 10 cidades próximas para fazer bate e voltas em Barcelona no Pinterest

Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!

>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!

Para planejar sua viagem

Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!

Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!

  • Hospedagem: Reserve sua acomodação no Booking, e aproveite as promoções e as vantagens de cancelamentos gratuitos que o site oferece (é onde quase sempre faço minhas reservas).
  • Aluguel de veículos: Utilize o site da Rental Cars e reserve seu veículo em qualquer lugar do mundo no Brasil e evite pagar IOF, além disso você pode pagar no cartão de crédito em até 12x sem juros!
  • Passeios e ingressos: Evite filas e ganhe desconto comprando seu ingresso antecipado com a Get Your Guide.
  • Seguro Viagem: Faça com a Iati Seguros e viaje com tranquilidade (eu nunca viajo sem seguro).
  • Reserve seu voo: Pesquise preços com a Jetradar, e encontre os melhores preços!
  • Transferir dinheiro para o exterior: Use a Wise e envie ou receba dinheiro do exterior sem pagar taxas e burocracia. Se ainda não utilizou o serviço, pelo link aqui do blog a primeira transferência é gratuita!
Anselmo

Engenheiro, professor & escritor | Nas horas vagas metido a chef e apaixonado por viagens, música eletrônica e café!

Recent Posts

Palácio de Versalhes, Paris: História, Visita, Jardins e ingressos

O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…

2 anos ago

Museu de Orsay, Paris: Obras, ingresso e visita

Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…

2 anos ago

Torre Eiffel, Paris: Ingressos, visita e hotéis próximos

A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…

2 anos ago

Museu do Louvre em Paris: Ingresso, exposições e obras

O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…

2 anos ago

O que fazer em Canela RS – Roteiro de 1 ou 2 dias na Serra Gaúcha

Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…

2 anos ago

O que fazer em Gramado na Serra Gaúcha: Roteiro de 2 ou 3 dias

A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…

2 anos ago