A capital da Catalunha é um dos meus destinos favoritos e a primeira vez que visitei a cidade planejei um roteiro de 4 dias, o que na minha opinião foi suficiente para conhecer as principais atrações, pois ao contrário de Madrid, Barcelona é bem compacta e possui um ótimo sistema de transporte que pode ser usado tranquilamente pelos turistas.
Vibrante e cosmopolita, Barcelona tem um clima mais descolado quando comparada a capital espanhola Madrid, especialmente no quesito vida noturna. Sua arquitetura é o principal destaque, em grande parte pelas obras do famoso arquiteto catalão Antoni Gaudí.
Não é difícil encontrar o que fazer ao planejar um roteiro em Barcelona de 4 dias. Na verdade, se for possível, a minha dica é ficar pelo menos uma semana na cidade, assim será possível fazer um bate-volta até Montserrat.
Qual a melhor época para visitar Barcelona?
Se você pode planejar a sua viagem para Barcelona, a minha dica é visitar durante o outono ou primavera, para evitar a multidão de turistas, apesar disso, durante todo o ano a cidade fica bem cheia, inclusive a uma “guerra ao turismo de massa” ocorrendo por lá.
O verão é uma época ainda mais movimentada. Férias na Europa e América do Norte e o clima quente, deixam Barcelona superlotada. Se fizer o roteiro nessa época, leve roupas de banho, para aproveitar as praias.
O inverno em Barcelona é ameno, mas não congelante, pelo menos para mim que sou do Rio Grande do Sul e estou acostumado com frio. Essa época é boa para explorar a cidade e encontrar preços mais baixos.
Primeiro dia do roteiro em Barcelona
O primeiro dia do roteiro em Barcelona é dedicado ao personagem mais famoso da história local: Antoni Gaudí, o famoso arquiteto catalão, que possuía um estilo único e individual, onde unia arquitetura, natureza e religião.
Casa Batlló
Certamente uma das casas mais famosas de Gaudí em Barcelona. A Casa Batlló se destaca em meio as outras construções, com uma arquitetura ousada, cheia de curvas e detalhes. Contudo, o que realmente impressiona é seu interior, de uma originalidade única. Uma das partes mais impressionantes do local, é o terraço, moldado em forma de dragão.
Casa Milá
Apenas alguns metros caminhando da Casa Batlló, fica outra famosa obra de Gaudí, a Casa Milá, também conhecida como “La Padrera“, devido a sua fachada, feita de calcário ondulante. O maior destaque dessa construção, é que sua fachada suporta o restante do edifício, sendo assim, não existe a necessidade de pilares no seu interior, bem como não há nenhuma parede reta na construção. Essa foi uma das últimas grandes obras do arquiteto.
O ponto alto da visita, são as chaminés que ficam no terraço. Dali também é possível ter uma linda vista da cidade de Barcelona e de outras obras de Gaudí, entre elas, a mais notável, o Templo Expiatório Sagrada Família.
Las Ramblas
Continuando o roteiro por Barcelona, é hora de fazer uma caminhada por uma das ruas mais famosas do mundo. Las Ramblas é um caminho de 1.3km de extensão, que conecta a Plaça Catalunya ao antigo porto.
Las Ramblas é um lugar animado, e com muitos, mas muitos turistas. Por lá ficam vários artistas de rua, bares, cafés, restaurantes e também o curioso Museu Erótico.
La Boqueria
Aproximadamente pela metade do caminho de Las Ramblas, fica o mais famoso Mercado Público de Barcelona – La Boqueria. O lugar é famoso pela variedade de carnes, peixes, frutas e vegetais frescos. Além disso, muitos produtos artesanais também são comercializados, como geléias, queijos e uma grande variedade de doces. Outrossim, é um bom lugar para descansar, tomar um café e comer algo, antes de continuar a jornada.
Dica: O Robson Franzói do blog Um Viajante escreveu um texto bem legal sobre o passeio na Rambla e no Mercado De La Boquería, em Barcelona.
Palau Güell
O Palau Güell é uma das mais importantes obras de Antoni Gaudí. Foi construído entre 1885 e 1890, em estilo modernista catalão, para servir de residência a família de Eusebi Güell, o principal cliente do arquiteto.
Mirador de Colom
Depois de passar pelo Palácio de Palau Güell, minha sugestão é continuar andando pela Las Ramblas, até o Mirador de Colom, uma grande estátua, em homenagem a Christopher Columbus “Cristóvão Colombo”. O famoso explorador italiano, responsável pelo “descobrimento” da América, em 1492.
Ok, Itália, América, mas porque a estátua na Espanha? Bem, a expedição foi patrocinada pelos monarcas espanhóis na época, por essa razão a estátua está em Barcelona.
Marina de Barcelona (Las Golondrinas)
No final de Las Ramblas, próximo ao Mirador de Colom, fica a Marina de Barcelona. Onde milhares de pessoas deixam seus Iates e barcos de luxo. É um ótimo lugar para beber algo e admirar a paisagem. Outra opção, é fazer um tour guiado de barco, e ver a marina de outra perspectiva.
Aquário de Barcelona
Junto a Marina de Barcelona, fica o Aquário da cidade. São 35 tanques no total, com mais de 11.000 animais, representando 450 espécies, distribuídos em 5.000.000 litros de água. Se você nunca foi em um aquário, essa é uma ótima opção de passeio, assim como, para quem está viajando com crianças.
Museu de História da Catalunha
O Museu de História da Catalunha conta a história da região, começando pela pré-história até os dias atuais. Aliás se você gosta desse tipo de atração, eu escrevi um post aqui no blog com os melhores museus de Barcelona, no entanto, se está não é a sua praia, vamos literalmente para a praia na próxima atração.
Playa de La Barceloneta
Essa é a praia mais conhecida e disputada de Barcelona. Sua extensão é de apenas 1km, mas não se engane, o lugar é um dos mais agitados, seja durante o dia ou a noite, com inúmeros bares e pubs à beira-mar. É uma ótima opção para terminar o dia com o sol se pondo.
Roteiro em Barcelona: Segundo dia
O segundo dia do roteiro por Barcelona vai explorar o outro lado da cidade, o que vai exigir transporte. Minha dica, é comprar o T-10, um bilhete válido por 10 viagens, incluindo metrô, ônibus, trens metropolitanos, funicular e tram (bonde).
Escrevi um post sobre o como funciona o transporte público em Barcelona, que pode ajudar você a se locomover durante esse roteiro.
Templo Expiatório Sagrada Família
Sem dúvidas a obra prima de Gaudí. A Sagrada Família é uma igreja gigantesca, com detalhes impressionantes por todos os lados. Sua construção iniciou em 1882, mas o arquiteto Antoni Gaudí morreu em 1926, sem ver o seu maior projeto terminado. Aliás, enquanto escrevo esse artigo, o monumento ainda está em construção.
Contudo, é possível visitar sem nenhum problema a Sagrada Família, a maior parte do prédio está liberada para o público. Como mencionei no inicio, essa é a atração mais visitada de Barcelona, com filas enormes para comprar ingresso, desse modo, adquirir online com hora marcada é a melhor opção.
Minha dica é optar pelo ingresso com áudio guia. Está disponível em várias línguas, inclusive português. Dessa forma, fica mais fácil entender o porque dos detalhes da igreja. Também procure visitar pela manhã, nos primeiros horários, onde há menos turistas. Eu comprei a entrada com visita a torre da paixão, mas é opcional.
Recinte Modernista Sant Pau
Apenas 20 minutos caminhando da Sagrada Família, fica o Recinte Modernista Sant Pau, uma atração aberta recentemente, mas que se tornou popular rapidamente. Trata-se de um antigo hospital, de estilo gótico, que foi tombado pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade.
Gaudí Experience
O Gaudí Experience é uma atração interativa, onde a tecnologia da vida a obra de Antoni Gaudí, o grande arquiteto catalão. Vale a passada, se quiser conferir um pouco mais, fica no caminho do Park Güell.
Parque Güell
Situado nas colinas, que ficam ao Norte de Barcelona, o Parque Güell é uma das tantas obras de Gaudí. O projeto se destaca pelo seu tamanho. Originalmente foi projetado para ser um condomínio de alta classe, que ofereceria vistas espetaculares da cidade e pretendia ter um total de sessenta casas, contudo, apenas duas foram finalizadas.
Mas muitas das ideias de Gaudí foram executadas no Parque Güell, como as casas de entrada, área do terraço principal, bancos de serpentina de mosaico, entre outros. Além disso, no local fica um museu, que foi a casa do arquiteto nos seus últimos 25 anos de vida.
Para visitar o Parque Güell você não precisa pagar entrada, contudo, parar entrar nas casas e atrações que ficam por lá, é necessário comprar ingressos com antecedência, devido ao número de turistas.
Camp Nou
Para os amantes de futebol, Barcelona tem um porque de conhecer a mais. A capital da Catalunha tem um dos times mais famosos do mundo. O Estádio Camp Nou é um dos mais famosos do futebol mundial, com uma capacidade para quase cem mil espectadores. Você pode visitar o local e se quiser, conhecer internamente, é só fazer um tour. Igualmente, se estiver visitando em dias de jogo, é possível assistir uma partida ao vivo.
Roteiro em Barcelona: Dia 3
Prepare um bom par de tênis para encarar o 3ª dia do roteiro em Barcelona. O início será no Bairro Gótico, o mais popular da cidade. Depois é hora de subir as colinas e visitar o Castelo de Montjuïc, terminando o dia junto a Font Màgica, se tiver sorte, poderá ver um lindo pôr do sol.
Bairro Gótico
O Bairro Gótico é a parte mais antiga de Barcelona, com mais de 2000 anos de história. Se perder em meio as vielas é fácil, portanto, eu aconselho carregar um mapa junto, para não se confundir e passar várias vezes pelo mesmo lugar (como eu fiz). Além disso, se guiar pelo GPS do celular não é uma boa ideia, pois o sinal não é muito preciso.
Entre as atracões do Bairro Gótico estão: Catedral de Barcelona (entrada gratuita), Vestígios Romanos, Plaza de Sant Felip Neri, Plaza de Sant Jaime, Bairro Judeu, Igreja de Santa Maria del Pi, vários museus e a Plaza del Rei. Minha dica é parar em algum lugar, e tomar chocolate quente com churros, tradicional na Catalunha.
Montanha de Montjuïc
Montjuïc é uma montanha ao lado da cidade de Barcelona. Além da vista panorâmica da cidade e do porto, que você vai ter lá de cima, existem vários lugares para visitar. Isso vai depender de quanto tempo você tem e dos seus gostos pessoais, confira alguns locais abaixo:
Castelo de Montjuïc
O Castelo de Montjuïc teve papel importante na história de Barcelona. Serviu como forte por centenas de anos, como também foi uma prisão e centro de execuções. A entrada é gratuita aos domingos a tarde.
Poble Espanyol
Se você tem interesse em conhecer mais sobre a cultura espanhola, em suas variadas regiões, especialmente na área de arquitetura e comida, então deveria visitar o Poble Espanyol. Esse museu, construído em 1929, conta a história de 50 regiões da Espanha.
Fundació Joan Miró
A fundação Joan Miró, situada no Parque de Montjuïc, foi criada pelo próprio artista, com o objetivo de ser um centro de referência internacional e apoio a bolsas de estudos e pesquisas sobre arte contemporânea. Portanto, se você faz o estilo mais artista, vale a visita!
Museu Nacional D’art de Catalunya (MNAC)
O Museu Nacional de Arte da Catalunha é o maior e mais completo da região, com inúmeras obras de arte locais. Já do lado de fora o prédio impressiona, pelo tamanho e beleza. Se entrar, não deixe de subir até o terraço, de onde é possível ter uma visão completa da cidade de Barcelona.
Font Màgica
Em frente ao Museu Nacional de Arte da Catalunha, fica a Font Màgica, onde acontece um espetáculo com sons e luzes, enquanto a água faz movimentos sincronizados. Se tiver sorte, terá um pôr do sol magnífico no final do dia.
Quarto e último dia do roteiro em Barcelona
No último dia do roteiro em Barcelona, vamos sair um pouquinho da cidade e conferir a Colonia Güell, Torre Bellesguard e o Parc de la Ciutadella.
Colonia Güell
A Colonia Güell fica a 23km do centro de Barcelona, contudo, é ainda servida pelo transporte público, portanto, não será problema chegar. O local é uma antiga colônia industrial, cheia de arte, arquitetura e história. O destaque é a igreja/cripta desenhada por Antoni Gaudí e declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Para somente percorrer as ruas locais, não é necessário pagar nada, mas se for visitar a igreja, adquira o ingresso com o audioguia, vai ajudar muito mais a entender a história de todo o local.
Torre Bellesguard
Uma das poucas obras de Antoni Gaudí onde é ainda possível visitar sem a presença de tantos turistas. A Torre Bellesguard une os três elementos da arte de Gaudí: religião, natureza e história Catalã. Todos os detalhes da construção foram pensados milimetricamente, a começar por sua altura, de 33 metros, referindo-se a idade de Jesus Cristo ao morrer. As cores, amarelo e vermelho, referenciam a bandeira da Catalunha. No terraço, olhando atentamente, é possível identificar um dragão, desenhado entre as paredes e janelas.
Parc de la Ciutadella
O Parc de la Ciutadella fica no centro de Barcelona, é um ótimo lugar para caminhar em meio a natureza e fazer um piquenique. Um dos primeiros trabalhos de Gaudí, inclusive, é uma fonte que fica no meio do parque. A entrada é gratuita.
Atividades extras para um roteiro em Barcelona: Montserrat, Tarragona, Girona e La Molina
Se você quiser encurtar o roteiro acima ou vai ficar mais alguns dias em Barcelona. A minha dica é fazer alguns bate-voltas de lugares próximos, os mais populares são:
- Montserrat
- Taragona
- Girona e La Molina
Dica para economizar no roteiro: Barcelona City Pass
Existem alguns passes que dão entrada livre e desconto nas atracões, sendo uma ótima forma de economizar em Barcelona. Eles geralmente compensam quando você pretende visitar 3 ou mais lugares.
Os 3 principais passes são:
- Hola Barcelona – passe para utilizar o transporte público de forma ilimitada. Disponível em opções para 2 até 7 dias na cidade.
- The Barcelona Pass – acesso a mais de 20 atracões da cidade. Vale a pena conferir, se pretende entrar nos lugares que o passe da acesso.
- Barcelona iVenture – assim como o passe acima, esse também da acesso a diversas atrações e muitos descontos em outras. Minha dica é fazer seu roteiro em Barcelona e então conferir qual vale mais a pena.
Roteiro em Barcelona: Veredito Final
Barcelona é certamente um dos destinos mais sensacionais do mundo e uma cidade a parte na Espanha, totalmente diferente da sua capital Madrid. Possui língua e cultura própria e um povo que se declara não espanhol e sim catalão.
Depois da primeira vez que visitei a cidade, terminei passando pela mesma uma segunda vez e visitando as atracões com mais calma.
Tenho certeza que você vai adorar a cidade, independe de quando visitar. Barcelona é linda e vale muito a pena conhecer. Se gostou desse roteiro em Barcelona, compartilhe e, caso tenha alguma dúvida, é só deixar um comentário abaixo.
Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!
>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!
Para planejar sua viagem
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
- Hospedagem: Reserve sua acomodação no Booking, e aproveite as promoções e as vantagens de cancelamentos gratuitos que o site oferece (é onde quase sempre faço minhas reservas).
- Aluguel de veículos: Utilize o site da Rental Cars e reserve seu veículo em qualquer lugar do mundo no Brasil e evite pagar IOF, além disso você pode pagar no cartão de crédito em até 12x sem juros!
- Passeios e ingressos: Evite filas e ganhe desconto comprando seu ingresso antecipado com a Get Your Guide.
- Seguro Viagem: Faça com a Iati Seguros e viaje com tranquilidade (eu nunca viajo sem seguro).
- Reserve seu voo: Pesquise preços com a Jetradar, e encontre os melhores preços!
- Transferir dinheiro para o exterior: Use a Wise e envie ou receba dinheiro do exterior sem pagar taxas e burocracia. Se ainda não utilizou o serviço, pelo link aqui do blog a primeira transferência é gratuita!