DESTINOS

Barcelona & Gaudí: 10 lugares projetados pelo famoso arquiteto catalão

É impossível montar um roteiro em Barcelona e não pensar em Antoni Gaudí. O Arquiteto Catalão revolucionou a arquitetura para sempre, juntando religião e natureza, em obras complexas e únicas.

Nascido em 1852, Gaudí sempre viveu em Barcelona, onde estão a maioria das suas obras, incluindo a mais famosa (e ainda inacabada) Templo Expiatório da Sagrada Família, que possui uma imensidão de detalhes sem precedentes na história da arquitetura moderna.

Gaudí iniciou sua vida como Arquiteto em Barcelona seguindo o estilo gótico, contudo, com o tempo passou a adotar uma forma escultórica, o que explica a quantidade de detalhes em seus projetos.

Desacreditado por muitos durante sua época, o arquiteto teve o patrocínio do empresário Eusebi Güell, que apoiou o artista, o contratando para diversos trabalhos, incluindo a famosa Colònia Güell, que fica nos arredores de Barcelona.

Aqui estão 10 obras imperdíveis de Gaudí em Barcelona que você deveria visitar:

Templo Expiatório da Sagrada Família – A obra prima de Gaudí

A obra prima de Antoni Gaudí certamente é a Sagrada Família

Certamente a obra mais emblemática de Gaudí e atração mais visitada de Barcelona. O Templo Expiatório da Sagrada Família é uma basílica católica romana de complexidade única. Os detalhes pensados pelo arquiteto se refletem em todas as direções observadas e praticamente são impossíveis de serem comtemplados em apenas uma visita.

A Sagrada Família teve seu inicio em 1882 e continua até hoje. Gaudí sabia muito bem que jamais veria a sua obra prima terminada, por está razão, o mesmo deixou pronto todos os planos, para que fossem seguidos pelos futuros arquitetos.

Quando pronta (previsão em 2026), a basílica terá 18 torres e 3 fachadas:

  • Natividade: quase terminada com Gaudí ainda em vida;
  • Paixão: iniciada em 1952 e;
  • Glória: ainda em construção.

Visitar a Sagrada Família é, sem dúvida, algo imperdível em Barcelona e que você não pode deixar de fazer enquanto estiver na cidade. Existem diferentes opções de ingresso, minha dica é pegar com áudio (disponível em português), para conseguir entender melhor os detalhes da basílica.

Dica: Compre online, além de ser mais barato, você evita as enormes filas, que contornam a quadra.

Parque Güell

Um dos lugares mais visitados de Antoni Gaudí é o Parque Güell

Um dos locais mais populares de Barcelona, o Parque Güell na verdade era para ser um conjunto habitacional. Gaudí, contratado pelo seu patrocinador Eusebi Güell, projetou um mercado, uma arena pública e apenas uma casa modelo no local, com a intenção de vender a ideia para outras pessoas, contudo, nunca houve interesse de ninguém, o que fez com que o projeto fosse abandonado e a única casa projetada servisse de moradia para o próprio arquiteto, até o fim da sua vida, em 1926.

Casa Batlló

A Casa Batlló fica no centro de Barcelona, sendo impossível passar por ela sem perceber

Localizada na famosa Avenida Passeig de Grácia em Barcelona, a Casa Batlló é uma das obras mais fiéis de Gaudí em estilo modernista catalão. Mas poucos sabem, que na verdade o arquiteto nunca projetou o lugar e sim sua reforma, depois que a família Batlló comprou a casa em 1900.

Gaudí deu um ar novo a sua fachada e também ao seu interior, colocando as suas ideias únicas e tornando a Casa Batlló uma obra de arte.

Sua estrutura esquelética originou o apelido de “Casa dels Ossos” ou Casa dos Ossos” em português.

Casa Milà

A Casa Milà, assim como outras obras de Gaudí, é surpreendente

A Casa Milà, também conhecida como “La Pedrera”, é outro famoso edifício projetado por Antoni Gaudí. Seu apelido faz referência à combinação de pedra e metal, que da uma aparência áspera, e gerou controvérsias na época em que foi construída, em 1906.

Essa foi a última obra particular de Gaudí, que decidiu dedicar os seus últimos 15 anos de vida ao projeto do Templo Expiatório da Sagrada Família.

Casa Vicens

Provavelmente você não notará os traços marcantes de Gaudí nessa obra, isso porque, ela foi a primeira residência projetada pelo arquiteto e seguiu diversas influências arquitetônicas, principalmente o estilo neomudéjar. Padrões geométricos, arcos de ferradura e alvenaria ornamental destacam-se no design da Casa Vicens.

Casa Calvet

Espremida entre edifícios pré-existentes no bairro de Eixample, a fachada exibe uma simetria diferente do que é encontrado em muitas das obras mais notáveis de Gaudí. No entanto, após uma inspeção mais minuciosa, o design ainda inclui algumas características modernistas e a marca de seu mestre.

De todos os projetos de Gaudí, a Casa Calvet é mais notável por sua aparência relativamente convencional – tornando-o bastante incomum para um edifício de Gaudí.

Pavilhões Güell

Os Pavilhões Güell eram um complexo de edifícios de propriedade de Eusebi Güell e sua família no bairro de Pedralbes, nos arredores de Barcelona. Güell contratou Gaudí para renovar o projeto da casa principal, além de um muro e jardim fechados. Como sempre no trabalho de Gaudí, existem muitos símbolos e referências históricas no design, incluindo o portão tipo dragão que representa o dragão Ladon da mitologia grega.

Colégio Teresiano de Barcelona

O Colégio Teresiano é um dos primeiros trabalhos de Gaudí e pode ser atribuído ao seu período neogótico, inspirado na arquitetura gótica medieval da Catalunha, das Baleares e do Roussillon em particular.

Gaudí herdou o projeto do edifício de outro arquiteto, Joan Baptista Pons i Trabal, mas manteve pouco do projeto original, exceto o princípio de que o edifício concluído deveria refletir uma certa austeridade – de acordo com os desejos da ordem teresiana.

Bellesguard

Este monumento histórico fica no local do castelo do rei Aragão, construído no século XV, que caiu em ruínas quando o rei morreu sem herdeiro. Adquirida pela família Figueres em 1900, tudo o que restava do castelo eram algumas muralhas.

Gaudí foi contratado para reconstruir a casa Bellesguard e sentiu a necessidade de permanecer fiel à história do local, inspirando-se em um castelo medieval, acrescentando seus próprios toques, como características neogóticas e reflexo de temas naturais.

Palácio Güell

Localizado a poucos metros de La Rambla, no bairro de El Raval, em Barcelona, o Palau Güell é uma magnífica moradia que pertencia à família Güell. Eusebi Güell contratou Gaudí para projetar uma moradia moderna destinada a entreter os membros da alta sociedade.

O edifício inclui recursos como janelas ocultas para permitir que os anfitriões vejam seus convidados na chegada para garantir que eles estejam vestidos adequadamente para a ocasião.


E aí ficou com alguma dúvida sobre as obras do arquiteto Antoni Gaudí em Barcelona? Deixe uma mensagem abaixo.

Salve essas dicas das obras de Antoni Gaudí para visitar em Barcelona no Pinterest

Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!

>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!

Para planejar sua viagem

Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!

Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!

  • Hospedagem: Reserve sua acomodação no Booking, e aproveite as promoções e as vantagens de cancelamentos gratuitos que o site oferece (é onde quase sempre faço minhas reservas).
  • Aluguel de veículos: Utilize o site da Rental Cars e reserve seu veículo em qualquer lugar do mundo no Brasil e evite pagar IOF, além disso você pode pagar no cartão de crédito em até 12x sem juros!
  • Passeios e ingressos: Evite filas e ganhe desconto comprando seu ingresso antecipado com a Get Your Guide.
  • Seguro Viagem: Faça com a Iati Seguros e viaje com tranquilidade (eu nunca viajo sem seguro).
  • Reserve seu voo: Pesquise preços com a Jetradar, e encontre os melhores preços!
  • Transferir dinheiro para o exterior: Use a Wise e envie ou receba dinheiro do exterior sem pagar taxas e burocracia. Se ainda não utilizou o serviço, pelo link aqui do blog a primeira transferência é gratuita!
Anselmo

Engenheiro, professor & escritor | Nas horas vagas metido a chef e apaixonado por viagens, música eletrônica e café!

View Comments

Recent Posts

Palácio de Versalhes, Paris: História, Visita, Jardins e ingressos

O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…

2 anos ago

Museu de Orsay, Paris: Obras, ingresso e visita

Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…

2 anos ago

Torre Eiffel, Paris: Ingressos, visita e hotéis próximos

A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…

2 anos ago

Museu do Louvre em Paris: Ingresso, exposições e obras

O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…

2 anos ago

O que fazer em Canela RS – Roteiro de 1 ou 2 dias na Serra Gaúcha

Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…

2 anos ago

O que fazer em Gramado na Serra Gaúcha: Roteiro de 2 ou 3 dias

A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…

2 anos ago