DESTINOS

Dicas para economizar dinheiro em Roma

Confira dicas para economizar dinheiro em Roma e não levar uma surpresa na hora de pagar a conta do restaurante, táxi ou hotel na Itália!

Roma é um dos lugares mais visitados do mundo, e não poderia ser para menos, sua história, culinária e cultura, fazem a todos que visitam a capital italiana, se apaixonar pelo lugar. Contudo, nem tudo é para amar na Itália. Isso porque, os italianos tem uma mania, um tanto quanto “desonesta” na hora de cobrar pelos serviços, na minha opinião.

Muitas vezes, você vê um preço do lado de fora de um bar ou restaurante, ou mesmo no cardápio, faz o pedido e na hora de pagar a conta, surpreendentemente, o valor é muito maior, que aquele que estava no menu. Dessa forma, você diz que o valor está errado, todavia é informado que está “correto“, pois você sentou na mesa e utilizou garfo, faca, xícara, pratos…

É muito comum turistas brigarem na hora de pagar a conta, não só em capital italiana, como em toda a Itália. Por conta desses “detalhes” não explícitos. Portanto, eu reuni aqui nesse artigo, dicas para você economizar dinheiro em Roma.

Leia também: O que fazer em Roma: Dicas de lugares para visitar.

Dicas para economizar dinheiro em Roma

Antes de chegar

Passagens aéreas baratas

Uma das vantagens de Roma, é que a cidade tem voos diretos do Brasil, partindo de São Paulo e do Rio de Janeiro. Assim como, para quem já está na Europa, tem a opção de voar com as companhias “low cost” de inúmeras cidades européias.

Empresas aéreas de baixo custo, como a irlandesa Ryanair, fazem voos das principais cidades da Europa, com preços super baixos. Por exemplo, minha passagem, saindo de Barcelona, custou apenas 15 euros para o Aeroporto de Fiumicino. Da mesma forma, minha passagem de Roma para Cracóvia, na Polônia, saiu 20 euros, do Aeroporto de Ciampino.

Além disso, se você tem datas flexíveis, pode viajar na baixa temporada (janeiro – março & setembro – novembro). Nessas datas, o valor das passagens é ainda mais baixo.

Para pesquisar voos baratos, minha dica é utilizar o buscador da Jetradar. Com ele, você consegue filtrar os melhores preços – Incluindo os de companhias aéreas de baixo custo.

Transporte público em Roma

Roma é uma cidade cheia de história. Em cada quadra, é possível descobrir algo interessante para ver e fazer. Portanto, minha dica é levar um bom par de tênis e explorar a capital italiana a pé. Perca-se nas ruas e vielas do centro histórico e descubra às inúmeras construções centenárias.

Mas se precisar utilizar o metrô, ônibus ou trem, confira o artigo que fiz sobre o transporte público de Roma. Onde você vai encontrar todas as informações de como se locomover pela cidade e quais os melhores passes.

Economizar com transporte público em Roma

Como economizar dinheiro em Roma com hospedagem

Assim como mencionei acima para as passagens aéreas, quanto a viajar na baixa temporada, também é válido para se hospedar em Roma. Isso porque, durante os meses de maior movimento (julho & agosto), os preços das acomodações chega a dobrar, pois é verão na Itália, como também férias escolares na Europa e Estados Unidos/Canadá. Portanto, evite viajar nesse período.

Outra dica, é fazer suas reservas com antecedência, assim garante, além dos melhores preços, uma acomodação de maior qualidade.

Preço médios de acomodações em Roma

  • Hostel – Os populares albergues são a melhor opção para quem está querendo economizar dinheiro em Roma. O preço médio por um quarto compartilhado é de 13 euros. Já para quartos privados, 50 euros (2 pessoas). Dessa forma, eu recomendo ficar em um hotel, pois além de melhor estrutura, da para encontrar preços melhores. Sempre faço minhas reservas no Hostelworld, o maior site do mundo do segmento.
  • Hotel – É possível encontrar hotéis com preços partindo de 40 euros por noite, para duas pessoas, em Roma. Minha dica é sempre ler as revisões no site, onde for reservar. O Booking.com é o melhor site de acomodações na minha opinião, por lá você encontra todas as opções e tipos de hospedagem.
  • Airbnb – É muito popular as pessoas alugarem as suas casas e apartamentos particulares em Roma. No Airbnb você encontra milhares de anúncios. Sendo que, um quarto privado, sai a partir de 13 euros. Apartamentos inteiros por 45 euros. Essa é uma ótima opção para quem está querendo um pouco mais de privacidade, por um menor valor. Da mesma forma, quem estiver viajando com a família ou amigos, pode conseguir um apartamento inteiro por um ótimo preço.

Em Roma, eu me hospedei no Alessandro Palace Hostel & Bar. Ótimo atendimento e descontos no restaurante ao lado, com vinho a 6 euros.

Caminhar em Roma, além de ser de graça, é a melhor forma de conhecer a cidade

Como economizar dinheiro em Roma com alimentação

Eu sei que você, muito provavelmente, esteja indo para Roma e já sonhando com pizzas, massas, calzones, gelato (sorvete italiano), e tudo mais, que a deliciosa culinária local oferece. Mas se o objetivo for economizar, é bom se segurar um pouquinho, quando ir comer fora, caso contrário, prepare o seu bolso.

Contudo, caro leitor, não é preciso comer mal em Roma, para não ir a falência, basta seguir algumas dicas.

  • Comer em pé – Em Roma, é normal você pagar pela mesa onde senta. Estranho, mas é isso mesmo! Se você chegar e pedir um sorvete ou café, e tomar na mesa do bar ou em pé mesmo, o valor é diferente, do que se usar uma mesa. E o preço desse “extra” não é nem um pouco barato. É fácil encontrar lugares, onde por exemplo, um café custa 2 euros e sentando na mesa, você paga 12 euros, ou seja, 10 euros pelo “serviço“.
  • Peça para levar – É muito normal na Itália, você pegar algo para levar. Nesse caso, da para encontrar fatias grandes de pizza, por exemplo, por 3-4 euros. Nos supermercados, também existem diversas comidas prontas, com preços acessíveis.
  • Não compre garrafas de água – Nós brasileiros, temos o costume de ir a algum lugar e comprar água, contudo, em grande parte dos países europeus, a água da torneira é de graça, potável e todo mundo toma. Portanto, não precisa ficar com vergonha, de encher a sua garrafinha, inclusive nas fontes, espalhadas pela cidade, que tem água de boa qualidade. E sempre que chegar em algum restaurante, pode pedir “tap water“.
  • Beba vinho – Garrafas de vinho de boa qualidade, podem ser compradas por 4 euros em Roma. Geralmente, nos hostels, existem promoções com algum restaurante também, onde você ganha desconto na comida e bebida.
Panteão de Roma

Como economizar dinheiro em Roma nas atracões

Se você viajou a Roma, muito provavelmente não vai querer deixar de fora do seu roteiro, atracões como o Coliseu ou Vaticano, nesse caso, minha dica é comprar o Roma Pass, com ele, você vai economizar em várias atracões e ainda passar na frente, evitando as enormes filas. Além disso, o transporte público é livre com este cartão, incluindo os ônibus turísticos de dois andares.

Outra forma de economizar nas atracões de Roma, é visitar os museus no último domingo do mês, pois vários tem entrada gratuita nesse dia. Essa é uma dica para quem tem flexibilidade e pode planejar as datas da viagem.

Praça de São Pedro – Vaticano

Caso você for estudante entre 18 e 25 anos, e possuir a carteirinha internacional, pode ganhar desconto nas entradas de museus e galerias de Roma. Assim como, arquitetos e alunos de artes.

Por último, para quem não pretende adquirir o Roma Pass, ainda é possível comprar ingressos combinados, para duas ou três atracões, com descontos. Para evitar as enormes filas, compre online no site da GetYourGuide.

Mais dicas para salvar dinheiro em Roma

Além das dicas acima, confira mais algumas, para economizar ao máximo, enquanto estiver visitando Roma.

  • Hospede-se de graça – Utilizar o Couchsurfing é um jeito para cortar o seu gasto com hospedagem. Minha dica é manter o perfil atualizado e com boas revisões.
  • Free Walking Tour – Faça um tour guiado em Roma de graça. O melhor jeito para começar a explorar a cidade. Confira informações no seu hostel ou ainda no site Rome Free Walking Tour.
  • Use o Uber – Dica de ouro, evite taxis em Roma. São caros e muitas vezes cobram preços abusivos. O Uber é uma alternativa, com ótimo custo vs benefício na cidade. Para ganhar a sua próxima viagem, utilize o código anselmoj34ui.
  • Cozinhe – Uma das melhores maneiras de economizar, é fazendo suas compras no supermercado e cozinhar a sua própria comida. Normalmente hostels e Airbnb’s possuem cozinha. Se precisar de sugestões, confira simples, praticas e baratas refeições para fazer em um hostel.
  • Recuse o pão – Sempre que você for comer em um restaurante, recuse o pão que é servido antes do prato principal. Não tem nada de mais nele e vai te ajudar a salvar alguns trocados, pois o mesmo, não está incluindo no preço. Lembra do que falei de haver “surpresas ao pagar a conta” no início desse texto? Pois é.

Essas foram as minhas dicas para você economizar dinheiro em Roma, se ainda ficou com alguma dúvida ou tiver mais alguma sugestão, deixe aqui em baixo, nos comentários.

Compartilhe essas dicas para economizar dinheiro em Roma no Pinterest

Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!

>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!

Para planejar sua viagem

Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!

Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!

  • Hospedagem: Reserve sua acomodação no Booking, e aproveite as promoções e as vantagens de cancelamentos gratuitos que o site oferece (é onde quase sempre faço minhas reservas).
  • Aluguel de veículos: Utilize o site da Rental Cars e reserve seu veículo em qualquer lugar do mundo no Brasil e evite pagar IOF, além disso você pode pagar no cartão de crédito em até 12x sem juros!
  • Passeios e ingressos: Evite filas e ganhe desconto comprando seu ingresso antecipado com a Get Your Guide.
  • Seguro Viagem: Faça com a Iati Seguros e viaje com tranquilidade (eu nunca viajo sem seguro).
  • Reserve seu voo: Pesquise preços com a Jetradar, e encontre os melhores preços!
  • Transferir dinheiro para o exterior: Use a Wise e envie ou receba dinheiro do exterior sem pagar taxas e burocracia. Se ainda não utilizou o serviço, pelo link aqui do blog a primeira transferência é gratuita!
Anselmo

Engenheiro, professor & escritor | Nas horas vagas metido a chef e apaixonado por viagens, música eletrônica e café!

Recent Posts

Palácio de Versalhes, Paris: História, Visita, Jardins e ingressos

O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…

2 anos ago

Museu de Orsay, Paris: Obras, ingresso e visita

Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…

2 anos ago

Torre Eiffel, Paris: Ingressos, visita e hotéis próximos

A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…

2 anos ago

Museu do Louvre em Paris: Ingresso, exposições e obras

O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…

2 anos ago

O que fazer em Canela RS – Roteiro de 1 ou 2 dias na Serra Gaúcha

Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…

2 anos ago

O que fazer em Gramado na Serra Gaúcha: Roteiro de 2 ou 3 dias

A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…

2 anos ago