Confira dicas para economizar dinheiro em Roma e não levar uma surpresa na hora de pagar a conta do restaurante, táxi ou hotel na Itália!
Roma é um dos lugares mais visitados do mundo, e não poderia ser para menos, sua história, culinária e cultura, fazem a todos que visitam a capital italiana, se apaixonar pelo lugar. Contudo, nem tudo é para amar na Itália. Isso porque, os italianos tem uma mania, um tanto quanto “desonesta” na hora de cobrar pelos serviços, na minha opinião.
Muitas vezes, você vê um preço do lado de fora de um bar ou restaurante, ou mesmo no cardápio, faz o pedido e na hora de pagar a conta, surpreendentemente, o valor é muito maior, que aquele que estava no menu. Dessa forma, você diz que o valor está errado, todavia é informado que está “correto“, pois você sentou na mesa e utilizou garfo, faca, xícara, pratos…
É muito comum turistas brigarem na hora de pagar a conta, não só em capital italiana, como em toda a Itália. Por conta desses “detalhes” não explícitos. Portanto, eu reuni aqui nesse artigo, dicas para você economizar dinheiro em Roma.
Leia também: O que fazer em Roma: Dicas de lugares para visitar.
Uma das vantagens de Roma, é que a cidade tem voos diretos do Brasil, partindo de São Paulo e do Rio de Janeiro. Assim como, para quem já está na Europa, tem a opção de voar com as companhias “low cost” de inúmeras cidades européias.
Empresas aéreas de baixo custo, como a irlandesa Ryanair, fazem voos das principais cidades da Europa, com preços super baixos. Por exemplo, minha passagem, saindo de Barcelona, custou apenas 15 euros para o Aeroporto de Fiumicino. Da mesma forma, minha passagem de Roma para Cracóvia, na Polônia, saiu 20 euros, do Aeroporto de Ciampino.
Além disso, se você tem datas flexíveis, pode viajar na baixa temporada (janeiro – março & setembro – novembro). Nessas datas, o valor das passagens é ainda mais baixo.
Para pesquisar voos baratos, minha dica é utilizar o buscador da Jetradar. Com ele, você consegue filtrar os melhores preços – Incluindo os de companhias aéreas de baixo custo.
Roma é uma cidade cheia de história. Em cada quadra, é possível descobrir algo interessante para ver e fazer. Portanto, minha dica é levar um bom par de tênis e explorar a capital italiana a pé. Perca-se nas ruas e vielas do centro histórico e descubra às inúmeras construções centenárias.
Mas se precisar utilizar o metrô, ônibus ou trem, confira o artigo que fiz sobre o transporte público de Roma. Onde você vai encontrar todas as informações de como se locomover pela cidade e quais os melhores passes.
Assim como mencionei acima para as passagens aéreas, quanto a viajar na baixa temporada, também é válido para se hospedar em Roma. Isso porque, durante os meses de maior movimento (julho & agosto), os preços das acomodações chega a dobrar, pois é verão na Itália, como também férias escolares na Europa e Estados Unidos/Canadá. Portanto, evite viajar nesse período.
Outra dica, é fazer suas reservas com antecedência, assim garante, além dos melhores preços, uma acomodação de maior qualidade.
Em Roma, eu me hospedei no Alessandro Palace Hostel & Bar. Ótimo atendimento e descontos no restaurante ao lado, com vinho a 6 euros.
Eu sei que você, muito provavelmente, esteja indo para Roma e já sonhando com pizzas, massas, calzones, gelato (sorvete italiano), e tudo mais, que a deliciosa culinária local oferece. Mas se o objetivo for economizar, é bom se segurar um pouquinho, quando ir comer fora, caso contrário, prepare o seu bolso.
Contudo, caro leitor, não é preciso comer mal em Roma, para não ir a falência, basta seguir algumas dicas.
Se você viajou a Roma, muito provavelmente não vai querer deixar de fora do seu roteiro, atracões como o Coliseu ou Vaticano, nesse caso, minha dica é comprar o Roma Pass, com ele, você vai economizar em várias atracões e ainda passar na frente, evitando as enormes filas. Além disso, o transporte público é livre com este cartão, incluindo os ônibus turísticos de dois andares.
Outra forma de economizar nas atracões de Roma, é visitar os museus no último domingo do mês, pois vários tem entrada gratuita nesse dia. Essa é uma dica para quem tem flexibilidade e pode planejar as datas da viagem.
Caso você for estudante entre 18 e 25 anos, e possuir a carteirinha internacional, pode ganhar desconto nas entradas de museus e galerias de Roma. Assim como, arquitetos e alunos de artes.
Por último, para quem não pretende adquirir o Roma Pass, ainda é possível comprar ingressos combinados, para duas ou três atracões, com descontos. Para evitar as enormes filas, compre online no site da GetYourGuide.
Além das dicas acima, confira mais algumas, para economizar ao máximo, enquanto estiver visitando Roma.
Essas foram as minhas dicas para você economizar dinheiro em Roma, se ainda ficou com alguma dúvida ou tiver mais alguma sugestão, deixe aqui em baixo, nos comentários.
Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!
>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…
Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…
A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…
O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…
Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…
A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…