O que fazer no Vaticano (Roma)

O que fazer no Vaticano (Roma, Itália)

por Anselmo

Considerado o menor país do mundo, o Vaticano é uma cidade-estado localizada no coração de Roma. Sede da Igreja Católica Romana e residência oficial do Papa, é lugar de peregrinação religiosas o ano todo, recebendo mais de 4 milhões de visitantes. Contudo, engana-se quem pensa que não há o que fazer no Vaticano para as pessoas não católicas ou mesmo que não possuam religião. O lugar tem uma história riquíssima, e conta com obras de importantes artistas em seus museus. Além disso, as obras-primas de Michelangelo estão pintadas na Capela Sistina, entre elas, A Criação de Adão, localizada na parte central da abóbada.

Com autonomia própria, o Vaticano possui todos os órgãos oficiais de um país, incluindo banco próprio, agência de correios e os poderes legislativo, executivo e judiciário. Atualmente a sua população oficial é menor do que 1000 pessoas.

Veja também: O que fazer em Roma (Itália): Melhores atracões da cidade.

Para quem já está em Roma, não pode deixar de incluir o Vaticano no itinerário, reservando pelo menos um dia no roteiro.

O que fazer no Vaticano?

Entre os lugares para conhecer no Vaticano, esses são os principais:

  • Praça de São Pedro
  • Basílica de São Pedro
  • Capela Sistina
  • Museus do Vaticano
  • Necrópole do Vaticano

Confira detalhes abaixo de cada uma dessas atracões, como fazer para visitá-las e onde comprar os ingressos com antecedência, evitando assim de passar horas nas enormes filas!

Praça de São Pedro

O que fazer no Vaticano (Roma, Itália)
Praça de São Pedro – Vaticano

A Praça de São Pedro é a mais famosa do mundo e uma das mais bonitas também, além disso, comporta mais de 300.000 pessoas. Foi projetada por Bernini no século XVII e fica em frente a Basílica de mesmo nome.

Ao passar pela Praça de São Pedro, uma das atrações, além do seu tamanho, são as 284 colunas e 88 pilastras que circulam a praça em um pórtico de quatro filas. Enquanto que, no alto há 140 estátuas de santos, realizadas em 1670 pelos discípulos de Bernini.

No centro da praça fica o obelisco, levado a Roma do Egito, em 1586, além de duas fontes, uma de Bernini e outra de Maderno, ambas do século XVI.

A entrada é gratuita e normalmente está aberta ao público em geral. É nessa praça que o papa aparece às quartas e domingos (veja detalhes no final desse artigo).

Veja também:Transporte público e como se locomover em Roma.

Basílica de São Pedro

Tudo Sobre Roma - O Melhor Guia de Viagem
Basílica de São Pedro

Certamente o lugar mais visitado do Vaticano, a Basílica de São Pedro é uma enorme igreja da época da Renascença, em estilo barroco. Entre os seus diversos arquitetos, podemos destacar nomes como Michelangelo, Bramante e Carlo Maderno.

A construção da Basílica de São Pedro levou mais de 100 anos para ser finalizada (1506-1626) e atualmente é o templo mais importante do catolicismo e onde o papa faz as suas liturgias mais importantes.

Com uma capacidade para 200.000 pessoas, a basílica tem dimensões impressionantes. São 46 metros de altura e 190 metros de comprimento, sendo que a cúpula principal chega aos 136 metros de altura.

A entrada na basílica é gratuita, porém, espere passar horas na fila, que atravessa a Praça de São Pedro. Uma das alternativas para escapar das filas, é pegando um tour guiado que custa €27. Outra opção ainda, é comprar as estradas para os Museus do Vaticano, Capela Sistina e a Basílica de São Pedro de forma integrada. Desse modo você economiza em todas as atracões. Confira mais informações e como comprar os bilhetes no site da Get Your Guide.

Para quem te fôlego, ainda é possível subir até o alto da cúpula. O acesso é feito por meio de uma escada em formato de caracol. Lá do alto é possível admirar a Praça de São Pedro e grande parte de Roma.

Veja também: Dicas para economizar dinheiro em Roma.

Capela Sistina

O que fazer no Vaticano (Roma, Itália)
A Criação de Adão, pintado por Michelangelo no teto da Capela Sistina

A Capela Sistina fica junto com o Palácio Apostólico, a residência oficial do Papa. É nela que o Conclave acontece, quando é necessário escolher um novo papa e de onde sai a fumaça branca ou preta, para comunicar se a decisão foi, ou não tomada.

A entrada da Capela Sistina está incluída na visita aos Museus do Vaticano e uma das suas atracões, é o fresco, que foi pintado por Michelangelo, quando este tinha 32 anos.

 

Museus do Vaticano

O que fazer no Vaticano
Museus do Vaticano – Entrada

Fundado pelo o Papa Julius II, o complexo de Museus do Vaticano atualmente atrai mais de 6 milhões de visitantes por ano, sendo assim, a principal atração turística de Roma. No seu interior ficam milhares de obras de arte relacionadas a igreja católica.

São muitos museus e se você desejar ver todos eles, muito provavelmente vai passar um dia todo facilmente nesse lugar.

A porta de entrada para os Museus do Vaticano é a Capela Sistina, ou seja, os ingressos que dão acesso ao complexo são os mesmos. Lembrando que a entrada é pela lateral direita, contornando os enormes muros que cercam a cidade-estado.

Quais são os Museus do Vaticano?

  • Museu Pio – Clementino: obras de origem grega
  • Apartamento de Pio V: reúne exposições de tapetes flamencos, cerâmicas e mosaicos medievais
  • Galeria dos Candelabros
  • Museu Etnológico Missionário: obras de arte de missões pontifícias pelo mundo
  • Galeria de Mapas Cartográficos
  • Museu Histórico – Galeria das Carruagens
  • Galeria de Tapetes
  • Museu Pio Cristiano
  • Pinacoteca
  • Sala Sobieski e da Imaculada
  • Museu Egípcio, Etrusco, Chiaramonti e Gregoriano Profano
  • Apartamento Borgia
  • Estância de Rafael
  • Sala da Biga

Para mais informações, visite o site oficial dos Museus do Vaticano.

Necrópole do Vaticano

Esse lugar ficou escondido até 1949, e até hoje, é um ponto turístico pouco divulgado, contudo é uma das coisas mais interessantes para fazer no Vaticano.

A Necrópole do Vaticano é a base da fundação da Basílica de São Pedro, de acordo com os historiadores, há cerca de 2.000 anos atrás, toda área do Vaticano era um morro, utilizado como cemitério público, onde inclusive, o apóstolo Pedro foi enterrado.

No império de Constatino, o morro foi planificado e sobre este, construída a Basílica do Vaticano. Em 1600 a igreja deu espaço a Basílica de São Pedro e a Necrópole permaneceu lá em baixo.

Como ver o Papa no Vaticano

Como ver o Papa
Todo domingo o Papa da a benção papal, pontualmente ao meio-dia

Uma das coisas para fazer no Vaticano é ver o Papa. Ele aparece duas vezes na semana, uma na Audiência Papal, às quartas-feiras 10h30, na Praça São Pedro. E aos domingos, ao meio-dia.

Vaticano: O que saber antes de ir

Moeda: Euro

Língua Oficial: Italiano e Latim

Internet: Existem alguns pontos de internet wifi públicos no Vaticano e as redes de comunicações usam a mesma de Roma.

Aeroporto: Os aeroportos mais próximos são o Leonardo da Vinci (Ciampino) e Fiumicino.

Visto: Brasileiros não precisam de visto por até 90 dias no espaço Schengen.

Eletricidade: 230V e frequência de 50HZ.

Quando ir: O Vaticano recebe turistas durante todo o ano, contudo, esse movimento se intensifica durante o verão.

Curiosidades sobre o Vaticano

Vaticano

Apesar do seu tamanho, o Vaticano possui sua própria agência dos correios, sistema de telefonia, estação de rádio e TV, sistema bancário e um observatório astronômico. Confira algumas outras curiosidades do Vaticano abaixo:

  • Menor país do mundo, 8 vezes menor que o Central Parque em Nova Iorque.
  • Maior coleção de artes do mundo, sendo possível cobrir 4 vezes todas as paredes do Vaticano, com suas peças de arte.
  • A Basílica de São Pedro é a maior igreja Católica do mundo.
  • Os membros da população do Vaticano, são: Guardas Suíços, Cardeais, Bispos, membros do clero, freiras e o Papa.
Salve essas dicas no Pinterest

Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!

>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!

Para planejar sua viagem

Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!

Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!

  • Hospedagem: Reserve sua acomodação no Booking, e aproveite as promoções e as vantagens de cancelamentos gratuitos que o site oferece (é onde quase sempre faço minhas reservas).
  • Aluguel de veículos: Utilize o site da Rental Cars e reserve seu veículo em qualquer lugar do mundo no Brasil e evite pagar IOF, além disso você pode pagar no cartão de crédito em até 12x sem juros!
  • Passeios e ingressos: Evite filas e ganhe desconto comprando seu ingresso antecipado com a Get Your Guide.
  • Seguro Viagem: Faça com a Iati Seguros e viaje com tranquilidade (eu nunca viajo sem seguro).
  • Reserve seu voo: Pesquise preços com a Jetradar, e encontre os melhores preços!
  • Transferir dinheiro para o exterior: Use a Wise e envie ou receba dinheiro do exterior sem pagar taxas e burocracia. Se ainda não utilizou o serviço, pelo link aqui do blog a primeira transferência é gratuita!

Deixe sua mensagem

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Saber mais

Privacy & Cookies Policy