Roteiro de um dia em Bratislava com o que ver e fazer na capital da Eslováquia: Um itinerário perfeito para um bate e volta na cidade.
Embora Bratislava não esteja em todos os itinerários de quem viaja pelo leste europeu, a cidade tem muitas atracões e para conseguir conferir tudo em um só dia é certamente puxado, mas não impossível. Isso porque, a maioria das pontos turísticos estão concentradas na região do centro histórico e Castelo de Bratislava.
Ao passo que um roteiro de dois dias em Bratislava é o mais indicado. Dessa forma, é possível aproveitar a ótima vida noturna da capital da Eslováquia e ainda fazer um bate e volta até as ruínas do Castelo de Devín, que fica apenas 10km do centro da cidade.
Mas se a intenção é realmente fazer um roteiro de um dia em Bratislava, então confira esse itinerário de 24 horas na cidade, que pode inclusive ser realizado em um rápido bate e volta de Viena para Bratislava.
Roteiro de um dia em Bratislava: Itinerário passo a passo
Se você está vindo de outra cidade, então minha dica é chegar cedo em Bratislava para conseguir fazer todo o itinerário. Em contrapartida, se chegou a noite na cidade, é possível dormir um pouco mais e iniciar o itinerário um pouco mais tarde (mas não muito)!!!
Dica: Fique hospedado na região do centro histórico, assim não precisa utilizar o transporte público para se locomover na cidade. Confira algumas opções com ótimo busto-benefício na região.
Hostels próximos do centro histórico:
Hotéis próximos do centro histórico:
Primeiro passo do roteiro de um dia em Bratislava: Café
Não sei o seu dia, mas o meu só começa depois de uma grande xícara de café. E Bratislava é perfeito para isso, são inúmeros cafés na região do centro histórico, com ótimas opções para você escolher.
Explorar a região do Centro Histórico
Um dos fatos de porque Bratislava pode ser conhecida em um só dia é porque as suas atrações estão concentradas na pequena região do centro histórico. Portanto, não quer dizer que são poucos os locais a visitar. Visto que a região guarda muitos lugares interessantes.
1ª opção: Faça um Free Walking Tour
Uma das opções mais legais na Europa, é que praticamente em todas as capitais é possível encontrar passeios gratuitos com guias.
Embora, eu particularmente goste de explorar os lugres sozinho e no meu tempo, essa pode ser uma boa opção, quando possuímos pouco tempo em um destino.
Em Bratislava existem boas opções de Free Walking Tours. No site da Be Free Tours, você pode encontrar todas as opções e reservar o seu. Normalmente os passeios levam entre 2 ou 3 horas.
A saber: Embora os passeios sejam gratuitos, no final, você é convidado a colaborar com qualquer valor de forma espontânea. Se quiser colaborar, 2 a 5 euros são valores razoáveis. Mas claro, fica a seu critério contribuir com menos ou mais, ou mesmo, não amparar.
Outra alternativa, é fazer um passeio particular com um guia. No site da Get Your Guide você pode conferir diversas opções interessantes. Minha dica é fazer o Tour do Comunismo e Socialismo, classificado com 5 estrelas. Uma das melhores atracões da cidade.
2ª Opção: Faça seu próprio itinerário para explorar o centro histórico de Bratislava
Se assim como eu, você prefere explorar os lugares sozinho e no seu tempo, então minha dica é traçar um mapa no Google Maps. Entre os lugares que não podem faltar no seu itinerário pelo centro histórico de Bratislava estão:
- Portão de São Miguel – Houve um tempo em que Bratislava era murada, assim como, muitas cidades da Europa. Essa era uma forma das cidades se proteger de ataques inimigos. Em Bratislava, o centro histórico da cidade era todo cercado por muros na época medieval. Ao passo que pouco tenha sobrado dessa época, o Portão de São Miguel, foi um dos que resistiram com o passar dos séculos. Muito bem conservado, ele é um dos acessos ao centro antigo.
- Catedral de São Martinho – Menos imponente que as catedrais de outras capitais do leste europeu, como Budapeste e Praga, a Catedral de São Martinho tem o seu charme e importância na história da Eslováquia. Entre os destaques, estão os 8 quilos de puro ouro em sua torre.
- Praça Hlavné – O coração de Bratislava. É ali que fica a Old Town Hall, a “Antiga Prefeitura” da cidade, construída em 1370 e a Fonte de Rolando, que data 1572, erguida para fornecer água gratuitamente a população eslovaca. Outra atração da Praça Principal, é o Museu de Bratislava, que conta a história da cidade através dos séculos até os dias atuais e as curiosas estátuas de bronze, entre elas, a mais conhecida, a de Cumil (O Observador).
- Praça Hviezdoslavovi – Outra importante praça da capital da Eslováquia. Cercada de fontes de água, ótimos cafés, bares e restaurantes. Quando visitei a cidade, estava até rolando um concerto de música clássica por lá.
Dar uma passadinha pela Igreja Azul (Santa Isabel)
Nenhum itinerário é perfeito em Bratislava sem passar pela charmosa Igreja de Santa Isabel, apelidada de Igreja Azul, assim que avistamos, entendemos o porque de ter recebido esse nome pelos populares.
Toda a igreja é pintada de Azul, inclusive seu talhado no exterior e os seus bancos no interior. Construída em estilo Art Nouveau, durante o século XX, é uma visita rápida, mas que rende lindas fotos e vale muito a pena conhecer!
Um roteiro em Bratislava precisa de uma visita ao seu famoso castelo da cidade
Imponente no alto da colina, o Castelo de Bratislava, é certamente a maior atração da cidade. Ao passo que é possível explorar o seu interior, ou ao menos parte, já que o presidente da Eslováquia reside no mesmo, a melhor parte do passeio, na minha opinião, fica a cargo da sua incrível vista.
Da para ver toda a cidade de Bratislava lá do alto, assim como outra atração curiosa da cidade, a Ponte SPN (UFO). Igualmente, em dias de céu claro, é possível ver a fronteira da Eslováquia com a Hungria e a Áustria!
Ponte SPN (UFO)
A Ponte SPN, conhecida popularmente como Ponte UFO, ganhou esse nome devido ao formato de sua construção, que bem no meio, possui um observatório, que se parece muito com um disco voador.
Apesar da sua construção, na época do comunismo, ser um pouco controversa, já que foi preciso destruir parte do centro histórico (a parte judia) para a passagem da nova estrada, a ponte tem a sua importância entre as grandes construções, isso porque, foi uma das primeiras pontes estaiadas do mundo.
Se você quiser subir lá no alto, existem duas opções:
- A primeira é frequentar o restaurante Fajnsmekr, que fica lá no alto e assim pagar uma conta bem salgada;
- Ou então pagar 7 euros, apenas para acessar o observatório que fica a 100 metros de altura.
Arte de Rua (Street Art)
Em torno da área que fica o cinema “Kino Lumière” você vai encontrar diversas pinturas interessantes nas paredes dos edifícios, algumas enormes, que chegam a tomar 7 andares de um prédio. Outros lugares para ver artes de rua em Bratislava são próximas as paradas do transporte público Dunajská e Rajská.
Aproveite a noite em Bratislava
Mesmo que o seu itinerário seja de apenas um dia em Bratislava, tente incluir pelo menos uma noite no seu itinerário na cidade. Pois a vida noturna da capital da Eslováquia é uma das mais animadas do leste europeu.
Só para você ter uma ideia, são mais de uma dúzia de cervejarias artesanais na região do centro histórico. Sendo que, muitas delas, você pode visitar e provar uma autêntica cerveja da Bratislava, a bebida mais tradicional da Eslováquia.
Da mesma forma, se você preferir vinho, a Eslováquia é famosa por ter vinhos de qualidade, com ótimos preços. Aliás, o país só não tem muitos vinhos conhecidos no mundo, porque a maioria da sua produção é consumida internamente!
Se você quiser saber mais sobre os vinhos da Bratislava, a Angela do blog de viagens Apure Guria escreveu um ótimo artigo sobre eles, confira aqui.
Por fim, se a sua praia são as baladas, não vai se decepcionar com Bratislava. A cidade tem uma atmosfera incrível e a música eletrônica toca até o sol nascer.
Roteiro de um dia em Bratislava: Bônus para o segundo dia
Se você tiver mais de um dia em Bratislava, a minha sugestão é dividir melhor o itinerário acima, bem como, adicionar em seu roteiro um bate e volta até o Castelo de Devín, uma construção medieval do século VIII, que fica apenas 30 minutos do centro da cidade utilizando o ônibus do transporte público.
Para chegar, tome o ônibus número da linha 29 ou 128. As passagens custam apenas 0,90 €. Outra opção é pegar um barco no porto Fajnorovo nabrezie 2, que tem saídas diárias, às 10:00 e às 14:30 horas. As passagens custam 8 euros somente ida ou 12 euros ida e volta. Por último, ainda é possível alugar um carro em Bratislava e dirigir até a Vila Devín. A viagem de carro leva apenas 10 minutos.
Ficou com alguma dúvida sobre este itinerário de um dia em Bratislava? Então é só deixar uma mensagem aqui em baixo e se viajar em entre dezembro e fevereiro para a Eslováquia, confira o artigo que escrevi sobre o que fazer em Bratislava no inverno.
Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!
>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!
Para planejar sua viagem
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
- Hospedagem: Reserve sua acomodação no Booking, e aproveite as promoções e as vantagens de cancelamentos gratuitos que o site oferece (é onde quase sempre faço minhas reservas).
- Aluguel de veículos: Utilize o site da Rental Cars e reserve seu veículo em qualquer lugar do mundo no Brasil e evite pagar IOF, além disso você pode pagar no cartão de crédito em até 12x sem juros!
- Passeios e ingressos: Evite filas e ganhe desconto comprando seu ingresso antecipado com a Get Your Guide.
- Seguro Viagem: Faça com a Iati Seguros e viaje com tranquilidade (eu nunca viajo sem seguro).
- Reserve seu voo: Pesquise preços com a Jetradar, e encontre os melhores preços!
- Transferir dinheiro para o exterior: Use a Wise e envie ou receba dinheiro do exterior sem pagar taxas e burocracia. Se ainda não utilizou o serviço, pelo link aqui do blog a primeira transferência é gratuita!