Não sabe onde ficar em Manchester? Então este artigo é para você. Separei os melhores bairros para se hospedar na segunda maior cidade da Inglaterra e os hotéis e hostels de excelente custo-benefício.
Manchester fica apenas duas horas de trem de Londres e meia-hora de Liverpool, desse modo, muitas pessoas escolhem apenas fazer um bate e volta. Contudo, na minha opinião é um grande erro. Primeiramente porque é impossível conhecer todas as atracões em um só dia e segundo, é muito mais barato se hospedar na cidade, do que na capital britânica.
Nesse artigo, eu separei os melhores bairros para se hospedar na cidade, com dicas de onde ficar em Manchester para quem vai em uma primeira vez.
Planeje sua viagem: Roteiro de 2 dias em Manchester.
Em síntese, os 4 melhores bairros para ficar em Manchester em uma primeira vez são:
- Centro – Melhor lugar para ficar em Manchester em uma primeira vez na cidade
- Northern Quarter – Deslocado e com atmosfera vibrante
- Castlefield – Bom para quem gosta da noite
- Salford Quays – Ideal para famílias
Onde reservar acomodação para ficar em Manchester
Utilizo dois sites para fazer reservas na Europa, o primeiro deles é o Booking.com, onde quase sempre encontro os melhores valores para hotéis, pensões, quartos e todo o tipo de acomodação que você imaginar. Igualmente, o Hostel World é a minha opção sempre que procuro por albergues. É o maior site do mundo e com mais opções voltadas somente para hostels. Ambos os sites permitem a reserva com o cancelamento gratuito na maioria das acomodações.
Ficar em Manchester usando o Airbnb
O Airbnb vem se tornando uma alternativa, especialmente aos hotéis. Minhas últimas viagens foi onde encontrei os melhores valores, tanto para quartos privados, quanto aluguel de apartamentos inteiros. Sendo o último, uma ótima opção para quem viaja em grupo e famílias, pois garante uma maior privacidade e conforto, por um preço muitas vezes menor do que um hotel.
Centro – Melhor lugar para ficar em Manchester em uma primeira vez na cidade
Ficar no Centro de Manchester significa estar perto da maioria das atrações, incluíndo a catedral e a biblioteca pública. Da mesma forma, chegando do aeroporto, fica fácil ir até a sua acomodação a pé, caso se hospede por aqui.
O lado negativo pode ficar por conta da falta de identidade cultural da região central, como também pelos preços um pouco maiores em relação aos outros bairros.
Minhas dicas se for ficar em hotéis é Park Inn by Radisson Manchester City Centre, uma opção melhor, porém mais cara e também o Britannia Hotel City Centre Manchester, uma alternativa, bem mais em conta.
Manchester não possui muitos albergues, o que achei estranho, já que a cidade é uma das que mais recebem turistas na Inglaterra. Contudo, entre as opções, estão o Hatters Manchester, Hatters at Hilton Chambers e o YHA Manchester.
Nota: Quando pesquisei os hostels, todos estavam com lotação máxima nos próximos meses, portanto, não deixe para a última hora para fazer a sua reserva.
Northern Quarter – Deslocado e com atmosfera vibrante
O Northern Quarter é conhecido por ser um bairro mais deslocado. Com uma atmosfera vibrante, bons restaurantes e bares e um ambiente multicultural, além de uma ótima vida noturna, é a minha escolha para ficar em Manchester. Se estiver pensando em se hospedar nessa região, confira o popular ibis Styles Manchester Portland e o Abel Heywood Boutique Hotel.
Castlefield – Bom para quem gosta da noite
A região de Castlefield fica perto dos canais de Manchester, os primeiros do mundo construídos com fins industriais. Por ali se tem uma ótima vida noturna também, além disso, dois dos museus mais legais da cidade ficam no bairro, o Museu da Ciência e Indústria, tratando dos avanços tecnológicos através dos anos, e o People’s History Museum, conta a história dos civis pelos direitos trabalhistas. Minhas dicas de acomodação são os hotéis Castlefield Hotel e o Castlefield Apartment, Central Manchester.
Salford Quays – Ideal para famílias
O Salford Quays é um dos bairros mais modernos de Manchester. Nessa região fica inclusive a sede da BBC, a empresa pública de comunicação inglesa, e o Estádio do Manchester United. Muitas redes de hotéis internacionais ficam na região, tornando assim esse um dos melhores lugares para ficar em Manchester. Como ponto positivo, podemos citar a qualidade das acomodações por um preço mais baixo do que as outras regiões acima, por outro lado, o bairro fica um pouco mais distante do centro, mas nada que não possa ser alcançado em poucos minutos utilizando o transporte público. Confira o popular ibis budget Manchester Salford Quays e o AC Hotel Manchester Salford Quays.
Os 10 melhores hotéis de Manchester em 2020: Custo-beneficio
O site Booking fez uma lista dos 10 melhores hotéis de Manchester, considerando o melhor custo-benefício que cada um entrega, com base nos preços, localização e comentários de quem se hospedou.
- ibis Manchester Centre Portland Street;
- Holiday Inn Express Manchester City Centre Arena;
- ibis Styles Manchester Portland;
- Premier Inn Manchester – Heaton Park;
- Jurys Inn Manchester City Centre;
- Pendulum Hotel;
- Le Ville Hotel;
- Britannia Hotel City Centre Manchester;
- The Mitre Hotel;
- Diamond Lodge.
Por último, para os viajantes mais descolados, é possível tentar um Couchsurfing em Manchester. Certamente será mais fácil do que Londres para conseguir uma hospedagem gratuita.
Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!
>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!
Para planejar sua viagem
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
- Hospedagem: Reserve sua acomodação no Booking, e aproveite as promoções e as vantagens de cancelamentos gratuitos que o site oferece (é onde quase sempre faço minhas reservas).
- Aluguel de veículos: Utilize o site da Rental Cars e reserve seu veículo em qualquer lugar do mundo no Brasil e evite pagar IOF, além disso você pode pagar no cartão de crédito em até 12x sem juros!
- Passeios e ingressos: Evite filas e ganhe desconto comprando seu ingresso antecipado com a Get Your Guide.
- Seguro Viagem: Faça com a Iati Seguros e viaje com tranquilidade (eu nunca viajo sem seguro).
- Reserve seu voo: Pesquise preços com a Jetradar, e encontre os melhores preços!
- Transferir dinheiro para o exterior: Use a Wise e envie ou receba dinheiro do exterior sem pagar taxas e burocracia. Se ainda não utilizou o serviço, pelo link aqui do blog a primeira transferência é gratuita!