Está com planos de passar um final de semana em Barcelona e pensando no que ver e fazer na capital da Catalunha? Ou ainda querendo dicas para montar um roteiro de 2 dias em Barcelona? Se sim, então esse post é para você!
Independentemente dos seus gostos, escolher Barcelona como um destino de final de semana é certamente uma boa opção. A capital catalã oferece uma variedade de atrações para os mais variados gostos, sendo difícil ficar sem ter o que fazer em Barcelona.
Durante um final de semana, ou seja, apenas 2 dias, é praticamente impossível visitar todas as atrações, contudo, com um bom planejamento, da para montar um ótimo roteiro na cidade.
Nota: Esse itinerário foi montado pensando que você tem somente 2 dias em Barcelona e indicado para ser feito durante o final de semana, desse modo, é recomendado consultar o horário de algumas atrações, se for viajar em outros dias da semana.
Se tiver mais tempo em Barcelona (ou menos), confira os outros roteiros aqui do blog:
As sugestões abaixo incluem as principais atrações de Barcelona e foram pensadas nas pessoas que estão viajando pela primeira vez a cidade, se esse não for o seu caso e já conhecer os locais mencionados, a minha dica é conferir alguns bate e voltas de um dia nos arredores da capital.
Além do que ver e fazer em Barcelona, você vai encontrar algumas dicas no final desse artigo sobre onde ficar em Barcelona; Onde comer; Como se locomover utilizando o transporte público e como economizar dinheiro. Pule para o assunto do seu interesse no índice abaixo ou continue lendo o artigo normalmente!
Certamente SIM! Barcelona é uma das cidades mais visitadas da Europa e um destino muito popular para viagens de final de semana, especialmente se você já está no velho continente.
História, cultura, incrível arquitetura, alguns dos melhores museus do mundo e uma culinária de dar inveja, são algumas das coisas que fazem de Barcelona um destino perfeito para ser visitado.
Em adicional, a capital catalã ainda tem um ótimo clima e se for no verão é possível inclusive ir a praia, a mais famosa – Barceloneta, fica pertinho do centro. Além disso, não se pode esquecer do futebol, onde todo amante do esporte certamente desejará fazer uma visita ao Camp Nou.
Outra grande vantagem de Barcelona é o seu aeroporto, que recebe voos de toda a Europa, incluindo das empresas aéreas “low cost”. Quem vem de outros países, pode aproveitar e fazer um stopover também.
Agora que você já deve estar convencido sobre passar um final de semana em Barcelona, confira o roteiro de 2 dias com o que fazer na cidade!
Antes de falar detalhadamente sobre cada lugar para ver em uma viagem de final de semana em Barcelona, confira uma sugestão de roteiro de 2 dias. Sinta-se livre para alterar as atrações e mudar os planos, caso tenha planejado visitar algum outro lugar na cidade.
Dia 1: Cidade Velha de Barcelona
Dia 2: Barcelona de Gaudí
Outros lugares para conhecer durante um final de semana em Barcelona:
Abaixo você vai encontrar a sugestão de itinerário para o primeiro dia em Barcelona, considerando que será o final de semana, então esse seria o sábado, contudo, caso chegar na sexta, pode antecipar algumas atrações e adicionar algum dos locais sugeridos acima.
Minha dica é acordar cedo, antes das 8h, pois assim é possível aproveitar melhor os lugares, já que ainda não vão estar cheios de turistas. Barcelona é uma das cidades mais visitadas da Europa, sendo assim, é normal as ruas ficarem lotadas, independe da temporada.
Inicie o seu final de semana em Barcelona no coração da cidade – Plaça de Catalunya. Essa praça une o centro antigo ao enorme bairro Eixample e serve como ponto de partida para outras atrações, como a Las Ramblas e Paseo de Gràcia.
A Plaça de Catalunya está rodeada de shoppings, lojas, hotéis, bancos, bares e restaurantes, sendo um importante centro comercial e também um espaço de encontro dos catalães em shows, exposições e celebrações.
Dica: para ter uma visão panorâmica da praça, suba no café instalado no último andar da loja de departamentos Corte Inglês.
Essa rua tem 1,3 quilômetros e conecta a Plaça de Catalunya ao Porto de Barcelona. Por ela só é permitida a passagem de pedestres e independente do horário do dia estará lotada de turistas.
A rua é muito animada, com diversos bares, restaurantes e lojinhas de souvenirs, bem como artistas de rua se apresentando.
Nota: devido ao grande movimento de pessoas, é normal a ação de batedores de carteira, os chamados “pickpocket” no local, portanto, tenha cuidado com os seus pertences e não deixe nada de valor acessível.
O Mercado de La Boqueria é o mercado público mais antigo ainda em funcionamento em Barcelona.
Localizado nas Ramblas, esse lugar oferece uma grande variedade de produtos, servindo desde frutos do mar, carnes, embutidos, doces, até salada de frutas e sucos. São mais de 300 lojas espalhadas por 2.500 metros quadrados.
O Bairro Gótico é o subúrbio mais visitado pelos turistas na cidade e certamente você vai se perder por lá ao visitar pela primeira vez, isso porque, suas ruas estreitas e vielas dão a sensação de estarmos passando pelo mesmo lugar o tempo todo.
A minha dica é começar visitando a Catedral de Barcelona, uma belo exemplo de arquitetura do estilo Neogótico. Saindo dali, siga pela lateral em direção ao claustro, onde fica um lindo jardim e também a Capela de Santa Lucia, em estilo romântico.
Outro lugar que também merece uma visita é a Basílica de Santa Maria del Pi, que tem esse nome em homenagem ao pinheiro que ficava na praça.
Os vestígios das construções romanas podem ser vistas nas ruínas do Templo de Augusto, que tem visitação gratuita de terça a domingo, e também na Praça Ramón Berenguer El Gran, onde estão algumas das torres originais que ficaram de pé através do tempo.
Ao caminhar pelas vielas do Bairro Gótico você vai sair em algumas praças importantes, entre elas a Plaça de Rei, onde fica o Museu de História de Barcelona e a Plaça de Sant Jesume, onde encontra-se o centro administrativo da cidade.
O Palácio da Música Catalã é uma das salas de concerto mais renomadas do mundo e um dos monumentos mais representativos do modernismo catalão, com uma excelente acústica, o local serve de palco para diversos espetáculos, entre eles o Maestros de la Guitarra, um show incrível de violão e flamenco.
Um dos bairros mais antigos e populares de Barcelona, o bairro de Barceloneta destaca-se pelas suas praias e por ser uma região animada, especialmente durante a temporada mais quente.
Entre as coisas para fazer em Barceloneta estão visitar o Museu de História da Catalunha e a Torre do Relógio, além de pegar o teleférico para chegar ao Mirante de Miramar, de onde se tem uma vista incrível do porto.
Um espetáculo de luzes e som, combinados com o movimento das águas de uma enorme fonte, essa é a Font Màgica de Montjuïc.
Os espetáculos são gratuitos e acontecem diariamente ou somente nos finais de semana, a depender da época do ano. No blog Passaporte BCN tem um post completinho sobre essa atração.
O Recinto Modernista de Sant Pau, declarado Patrimônio da Humanidade, é uma das atrações imperdíveis para quem gosta da arquitetura catalã.
O antigo Hospital de Santa Creu i Sant Pau foi totalmente reformado e hoje abre as portas com exposições sobre a arquitetura modernista catalã.
Visitar Barcelona e não conferir alguns dos edifícios projetos por Antoni Gaudí, é como ir a Paris e não ir ao Louvre. O arquiteto é considerado um dos gênios da arquitetura espanhola e a figura mais importante no Modernismo catalão. Suas obras revelam um estilo único e estão presentes por toda Barcelona e arredores.
Portanto, durante um final de semana em Barcelona, não deixe de adicionar alguns de seus edifícios mais famosos no roteiro.
Passeig de Gràcia é a avenida mais famosa de Barcelona e onde ficam algumas das principais atrações da cidade, incluindo os edifícios de Gaúdi – Casa Batlló e Casa Milà.
A dica é caminhar e ficar de olho nos prédios de arquitetura modernista. Quem gosta de compras, vai adorar passear pela Passeig de Gràcia, já que algumas das mais famosas lojas de grife ficam na avenida.
Localizada na famosa Avenida Passeig de Grácia em Barcelona, a Casa Batlló é uma das obras mais fiéis de Gaudí em estilo modernista catalão. Mas poucos sabem, que na verdade o arquiteto nunca projetou o lugar e sim sua reforma, depois que a família Batlló comprou a casa em 1900.
Gaudí deu um ar novo a sua fachada e também ao seu interior, colocando as suas ideias únicas e tornando a Casa Batlló uma obra de arte.
Sua estrutura esquelética originou o apelido de “Casa dels Ossos” ou Casa dos Ossos” em português.
A Casa Milà, também conhecida como “La Pedrera”, é outro famoso edifício projetado por Antoni Gaudí. Seu apelido faz referência à combinação de pedra e metal, que da uma aparência áspera, e gerou controvérsias na época em que foi construída, em 1906.
Essa foi a última obra particular de Gaudí, que decidiu dedicar os seus últimos 15 anos de vida ao projeto do Templo Expiatório da Sagrada Família.
Provavelmente você não notará os traços marcantes de Gaudí nessa obra, isso porque, ela foi a primeira residência projetada pelo arquiteto e seguiu diversas influências arquitetônicas, principalmente o estilo neomudéjar. Padrões geométricos, arcos de ferradura e alvenaria ornamental destacam-se no design da Casa Vicens.
Localizado a poucos metros de La Rambla, no bairro de El Raval, o Palau Güell é uma magnífica construção que pertencia à família Güell. Eusebi Güell contratou Gaudí para projetar uma moradia moderna destinada a entreter os membros da alta sociedade.
O edifício inclui recursos como janelas ocultas, as quais permitiam que os anfitriões vissem seus convidados na chegada, assim garantindo que eles estivessem vestidos adequadamente para a ocasião.
Certamente a obra mais emblemática de Gaudí e atração mais visitada de Barcelona. O Templo Expiatório da Sagrada Família é uma basílica católica romana de complexidade única. Os detalhes pensados pelo arquiteto se refletem em todas as direções observadas e praticamente são impossíveis de serem comtemplados em apenas uma visita.
A Sagrada Família teve seu inicio em 1882 e continua até hoje. Gaudí sabia muito bem que jamais veria a sua obra prima terminada, por está razão, o mesmo deixou pronto todos os planos, para que fossem seguidos pelos futuros arquitetos.
Quando pronta (previsão em 2026), a basílica terá 18 torres e 3 fachadas:
Visitar a Sagrada Família é, sem dúvida, algo imperdível em Barcelona e que você não pode deixar de fazer enquanto estiver na cidade. Existem diferentes opções de ingresso, minha dica é pegar com áudio (disponível em português), para conseguir entender melhor os detalhes da basílica.
Dica: Compre online, além de ser mais barato, você evita as enormes filas, que contornam a quadra.
O Parque da Ciutadella é o pulmão de Barcelona. O imenso parque fica localizado no centro da cidade, sendo um lugar onde os catalães vão para relaxar, beber uma cerveja e fazer um piquenique durante os dias ensolarados.
É também no Parque da Ciutadella que fica o Arco de Triunfo (algo que nunca falta em uma capital européia). Em Barcelona ele foi projetado pelo arquiteto Josep Vilaseca I Casanovas e tinha como objetivo ser a entrada principal para a Exposição Universal de 1888.
É impossível visitar Barcelona em apenas um final de semana e ver todas as atrações da cidade, assim se ainda tiver tempo ou decidir alterar o seu roteiro de 2 dias, pode conferir esses outros lugares:
O bate e volta mais clássico de Barcelona, sem dúvida, é a viagem ao Monasterio e Parque de Montserrat, que fica apenas um hora de trem da cidade.
O Monasterio de Montserrat fica em meio as montanhas e abriga uma das mais importantes construções da Espanha. Lá vivem os monges Beneditinos e também é onde fica a Virgem de Montserrat, o símbolo mais importante da Catalunha.
Uma dica de passeio é fazer algumas das muitas trilhas na cordilheira de Montserrat, um ambiente perfeito para uma boa caminhada junto a natureza.
Usando o transporte público, tome o trem da linha R5 “Ferrocarrils de la Generalitat de Catalunya (FGC)” na Praça da Catalunha. Outra opção é fazer um tour com transporte incluído.
No blog Passaporte BCN você encontra um roteiro completinho de como ir até Montserrat e o que fazer por lá!
Em Barcelona encontra-se o Museu Picasso, um lugar dedicado ao artista malaguenho, onde encontra-se mais de 3500 obras da sua juventude e inicio da vida adulta. Essa é uma das maiores coleções do mundo dedicadas exclusivamente ao pintor.
Inaugurado em 1963, o museu teve total apoio do próprio Picasso, que deseja deixar algo a cidade que tanto amava e sempre manteve laços muito fortes.
O Museu Picasso expõe as obras do artista separadas por ordem cronológica, onde as mesmas estão dividas em grandes palácios em estilo Gótico Catalão. Entre os destaques estão:
O Museu Picasso está localizado na Carrer Montcada 15-23, pertinho de outras atrações de Barcelona, como o Museu Europeu de Arte Moderna e a Basílica de Santa María del Mar. Provavelmente você vai estar hospedado perto, mas caso contrário, é possível chegar de transporte público facilmente, as linhas 4, 1 e 3 param pertinho.
Considerada uma das obras mais completas no estilo arquitetônico gótico catalão, a Basílica de Santa Maria del Mar foi construída entre os anos de 1329 e 1383 e ainda hoje conserva os estilos originais, mesmo depois dos incêndios causados durante a Guerra Civil, deixando a igreja com tons escuros nas paredes.
O Museu de História da Catalunha conta o passado dessa região que fica a nordeste da Espanha. Um lugar único, onde seus habitantes não se consideram espanhóis, mas sim catalães, com língua e cultura próprias.
Através de exposições temporárias e permanentes, este museu engloba a orgulhosa herança da região, desde as descobertas paleolíticas até a vida na Catalunha moderna.
Uma atração (para maiores) que já contei com detalhes aqui no blog. Esse lugar faz uma homenagem a sexualidade humana em todas às suas formas, quebrando tabus da sociedade e mostrando a evolução dos nossos relacionamentos mais íntimos através da história, desde os tempos pré-históricos até a modernidade.
Localizado na famosa rua La Rambla, o Museu Erótico de Barcelona é um dos mais emblemáticos da Espanha e atrai tanto os visitantes locais, quanto turistas curiosos que desejam descobrir o que há nas suas exposições.
Segundo o site oficial, o museu tem como objetivo promover o entendimento público de assuntos relacionamentos ao sexo, muitos deles ainda tabus para grande parte da sociedade. Através de uma extensa coleção, é possível ver a evolução do tema através do tempo, em diversas sociedades.
O Palácio Güell é uma das principais obras de Antoni Gaudí. Construído para ser residência particular da família Güell, a mando de Eusebi Güell, o qual financiou grande parte das obras do famoso arquiteto, especialmente no momento em que a maioria das pessoas desacreditavam no seu trabalho.
Assim como outras obras de Gaudí, o Palácio Güell trás elementos extravagantes, incluindo as curiosas chaminés, também presentes na Casa Milà.
Encontrei essa atração por acaso na primeira vez que viajei a Barcelona, enquanto passeava pelo Parque de Montjuïc. A Fundação Joan Miró exibe obras do escultor, pintor, gravurista e ceramista surrealista espanhol, um dos grandes nomes da arte no século XX. Além de trabalhos do Miró, você vai encontrar exposições permanentes e temporárias de vários artistas relacionados a arte contemporânea.
O clube de futebol que dispensa apresentações e que todo fã do esporte vai certamente visitar. O time do Barcelona tem em sua casa, o Estádio Camp Nou, um dos museus mais visitados da cidade, com cerca de 1,2 milhões de visitantes todos os anos!
Inaugurado em 1984, o museu expõe as principais conquistas do clube ao longo de décadas, além disso oferece uma visitada interna, incluindo o gramado, confira preços e compre seus ingressos no Get Your Guide.
Barcelona tem um sistema de transporte público excelente e bastante econômico. Enquanto estiver na cidade você poderá contar com metrô, ônibus, trens urbanos, transvia, teleféricos, bondes, golondrinas, além é claro dos populares táxis e aplicativos de transporte como o Uber. Veja detalhes sobre cada um e como utilizar:
O meio mais prático para conhecer a capital catalã. São 180 estações, que cobrem a maior parte dos pontos turísticos mencionados aqui neste roteiro, incluindo o aeroporto. Os trens funcionam entre às 5h e 24h durante a semana e nos finais de semana o serviço é ampliado até às 2h (sextas e sábados).
Existem diferentes tipos de bilhetes, mas na minha opinião o mais vantajoso é o T10, que permite 10 viagens e custa € 10,20 (permite troca de transportes durante 1h15min).
Para se locomover utilizando o transporte público em Barcelona, utilize o Google Maps e/ou o TMB App.
Segunda opção, quando o metrô não estiver disponível. A linha noturna, chamada de Nit Bus, é uma excelente opção para economizar entre às 22h40min e 6h. As passagens e tarifadas são as mesmas do metrô.
Servem para chegar a região metropolitana de Barcelona e muitas vezes podem ser confundidos com o metrô. Existem duas empresas que prestam o serviço de trens: Ranfe (R) e Ferrocarriles de la Generalitat de Catalunya (FGC).
O tranvia é aquele trem que anda sobre os trilhos nas ruas em baixa velocidade. A fins turísticos não é tão usado, mas fica como opção extra.
Existem dois teleféricos em Barcelona:
Existem excelentes opções de lugares para ficar em Barcelona, porém é necessário reservar com boa antecedência, para garantir um bom espaço e principalmente preços mais em conta, já que a cidade recebe muitos turistas, especialmente durante o final de semana.
Durante esse roteiro, a minha dica é ficar em um dos bairros listados abaixo:
Uma das áreas mais antigas de Barcelona, o Bairro Gótico tem a vantagem de estar bem no centro das maiores atracões turísticas, assim sendo, é fácil se deslocar a pé. Contudo, tem a desvantagem de estar sempre cheio de turistas, especialmente no verão, onde as pequenas ruas ficam lotadas. Outro ponto a destacar, é que os quartos praticamente não recebem luz do sol, devido a largura das vielas.
Veja mais opções de lugares para ficar no centro de Barcelona.
El Born é um bairro medieval de Barcelona. Fica junto ao Bairro Gótico e tem ótimas opções de bares, cafés e restaurantes próximos. Confira opções com bom custo-benefício para ficar:
É o maior bairro da cidade. O lugar é tão grande, que é dividido em seis sub-bairros. No Eixemple existem muitos lugares baratos para ficar, como hostels e hotéis de baixo custo. Além disso, muitos espanhóis (ou catalães, como preferem ser chamados os locais), hospedam pessoas pelo Airbnb. Outra opção, é tentar encontrar alguém disposto a hospedar pelo Couchsurfing.
Um pouco mais distante do centro, mas nem tanto, fica o bairro de Gràcia. Essa região é mais nova que as anteriores, com pouco mais de 100 anos. É um ótimo lugar para alugar um apartamento, especialmente se estiver viajando em família. Confira opções:
Um bairro para quem procura uma estádia tranquila em Barcelona. O Sant Antoni não tem muitos pontos turísticos, apesar de ficar próximo do centro. É uma ótima opção, se você está querendo vivenciar um pouco mais o estilo de vida local. Veja opções abaixo para se hospedar:
Outros dois bairros calmos de Barcelona, onde é possível sentir um pouco mais do dia a dia local. Além disso, Poble Sec fica próximo a uma das atrações mais legais, o Montjuïc. Como não tem muitos turistas pela região, as lojas e bares, são mais baratos, outra ótima forma de economizar.
Você pode estar pensando que a região mais próxima da praia é uma das mais caras de Barcelona, contudo, não é! A região à beira-mar foi construída para os pescadores. Os apartamentos são pequenos, e estão bem desgastados. Se passar na frente, você verá roupas penduradas nas sacadas para secar.
O El Raval é um bairro de personalidade forte. Suas vielas e becos são a extensão do Bairro Gótico. O bairro passa por uma gentrificação, que é a renovação urbana de um bairro pobre de uma cidade, fato que atrairia novos moradores, gerando mudanças na atmosfera local, como mudança de preços, sendo assim, os antigos moradores acabam deixando o lugar, por não terem mais como arcar com essa mudança – O PD também é cultura ;).
Mas voltando a falar de acomodação, o Bairro El Raval é uma opção melhor que o Bairro Gótico, com melhores acomodações e ainda ficando na região central. Veja onde ficar por lá:
Confira também o post sobre os melhores hostels de Barcelona para se hospedar durante o final de semana.
Espero que este roteiro de 2 dias ajude você a planejar o seu final de semana da melhor maneira possível em Barcelona. Tenho certeza que vai amar esse lugar, que já fui duas vezes e em breve quero retornar. Se ficou com alguma dúvida, deixe uma mensagem abaixo que podemos ajudar!
Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!
>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…
Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…
A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…
O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…
Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…
A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…