DESTINOS

Francesinha, o prato mais típico do Porto

Portugal é um país de culinária excelente. Conhecido mundialmente por seus pratos com peixes, como o bacalhau e os famosos pastéis de Belém. Porém hoje eu quero falar de outra comida, não tão popular em outros lugares, mas certamente um dos pratos mais típicos da região do Porto: A Francesinha. Uma espécie de sanduíche que leva bife, salsinha, presunto e um delicioso molho picante.

Para acompanhar, o prato é servido com batatas fritas, muito queijo e um ovo em cima.

Veja também: Roteiro de um dia em Porto, Portugal.

Como nasceu a francesinha do Porto

Francesinha, o prato mais típico do Porto. Fonte: Wikimedia commons

Não existe um senso comum de como nasceu a Francesinha do Porto, porém existem algumas histórias de como surgiu esse popular e delicioso prato.

Uma das histórias mais contadas, é que a Francesinha teria nascido antes da guerra peninsular, quando as tropas de Napoleão usavam comer torradas e vários tipos de carne, com muito queijo.

Outra história é a de um Português emigrante, que viveu na França durante anos, cujo nome era Daniel David Silva. Quando David voltou para o seu país, ele trabalhou em um restaurante (A Regaleira), onde teria criado o prato dos dias atuais.

Segundo conta a história, Daniel teria colocado o nome em homenagem as mulheres francesas e esse seria o motivo do prato ser picante ou “hot“, rs.

Onde e quando saborear uma francesinha no Porto?

Na centro histórico de Porto, a francesinha é oferecida na maioria dos restaurantes, a minha dica é comer na ribeira do Porto, onde pode-se apreciar a vista do rio Douro também.

O prato é servido tanto durante o dia, quanto a noite e para acompanhar pode-se beber uma SuperBock, cerveja original do Porto, ou um vinho português.

Atualmente, existem várias versões da francesinha do Porto, incluindo para vegetarianos, ou seja, se você for ao Porto, não deixe de experimentar essa delícia portuguesa.

Outros pratos típicos da cidade do Porto são: Sopa de repolho, Tripas a moda do Porto, Pão de Milho, Bacalhau a moda Gomes de Sá, entre outros famosos pratos encontrados no norte de Portugal.

Planeja sua viagem: Onde se hospedar no Porto, em Portugal.

Dica: todos os anos é realizado um evento na baixa do Porto, com variados restaurantes e cervejarias, oferecendo o melhor da culinária da região. Confira mais sobre o evento no vídeo abaixo.

Francesinha do Porto

Recomendações de restaurantes no Porto

Certamente se você ir ao Porto, precisa provar a Francesinha. Confira alguns restaurantes famosos que servem o típico prato:

Como fazer uma Francesinha em casa:

Para quem quiser fazer a receita em casa, também é possível, abaixo eu separei os ingredientes da receita principal:

  • 4 fatias de pão de forma;
  • 2 bifes de porco (pode ser assado ou frito);
  • Duas salsichas;
  • 2 ovos;
  • 2 linguiças;
  • 4 fatiais de queijo tipo mussarela;
  • 2 fatias de presunto.

Para o molho você vai precisar:

  • Uma lata de cerveja;
  • Um cálice de vinho do porto;
  • 1 tablete de caldo de carne;
  • 2 folhas de louro;
  • 2 colheres de sopa de extrato de tomate;
  • 1 colher de sopa de azeite;
  • 1 colher de sopa de maisena dissolvida no leite (mas não muito);
  • Piri piri (pimenta) a quantidade depende do seu gosto.

Como preparar:

  1. Leve todos os ingredientes do molho ao fogo e cozinhe por 30 minutos aproximadamente;
  2. Tempere os bifes de porco a gosto e depois frite ou grelhe os mesmos;
  3. Frite os ovos, mas procure não deixar secar muito a gema;
  4. Torre as fatias de pão para que as mesmas adquiram consistência;
  5. Para montar: coloque uma fatia de pão, depois 1 bife, 1 ovo, 1 salsicha cortada ao meio, 1 fatia de presunto e a linguiça também partida ao meio. Cubra novamente com outra fatia de pão e repita o processo;
  6. Coloque sobre a francesinha um pouco de molho e o queijo. Leve ao forno (230ºC) até que o queijo esteja derretido;
  7. Pronto! a francesinha está pronta para ser apreciada. Para acompanhar, normalmente é servido batatas fritas e uma quantidade extra do molho.

É vegetariano(a) ou vegano(a)? Então confira as receitas do site The Uniplanet.


Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!

>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!

Para planejar sua viagem

Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!

Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!

  • Hospedagem: Reserve sua acomodação no Booking, e aproveite as promoções e as vantagens de cancelamentos gratuitos que o site oferece (é onde quase sempre faço minhas reservas).
  • Aluguel de veículos: Utilize o site da Rental Cars e reserve seu veículo em qualquer lugar do mundo no Brasil e evite pagar IOF, além disso você pode pagar no cartão de crédito em até 12x sem juros!
  • Passeios e ingressos: Evite filas e ganhe desconto comprando seu ingresso antecipado com a Get Your Guide.
  • Seguro Viagem: Faça com a Iati Seguros e viaje com tranquilidade (eu nunca viajo sem seguro).
  • Reserve seu voo: Pesquise preços com a Jetradar, e encontre os melhores preços!
  • Transferir dinheiro para o exterior: Use a Wise e envie ou receba dinheiro do exterior sem pagar taxas e burocracia. Se ainda não utilizou o serviço, pelo link aqui do blog a primeira transferência é gratuita!
Anselmo

Engenheiro, professor & escritor | Nas horas vagas metido a chef e apaixonado por viagens, música eletrônica e café!

Recent Posts

Palácio de Versalhes, Paris: História, Visita, Jardins e ingressos

O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…

2 anos ago

Museu de Orsay, Paris: Obras, ingresso e visita

Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…

2 anos ago

Torre Eiffel, Paris: Ingressos, visita e hotéis próximos

A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…

2 anos ago

Museu do Louvre em Paris: Ingresso, exposições e obras

O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…

2 anos ago

O que fazer em Canela RS – Roteiro de 1 ou 2 dias na Serra Gaúcha

Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…

2 anos ago

O que fazer em Gramado na Serra Gaúcha: Roteiro de 2 ou 3 dias

A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…

2 anos ago