Igreja de Matias e Bastião dos Pescadores em Budapeste

Igreja de Matias e Bastião dos Pescadores em Budapeste

por Anselmo

Conheça a Igreja de Matias, o templo mais importante da igreja católica em Budapeste, e o Bastião dos Pescadores, de onde se tem as melhores vistas de cidade.

A Igreja de Matias e o Bastião dos Pescadores são duas atrações que não podem ficar de fora de um roteiro por Budapeste. Localizados no alto da colina de Buda, que está a 170 metros de altura, das margens do rio Danúbio, que corta a cidade de Budapeste, a Igreja Matias e o Bastião dos Pescadores ficam em um lugar privilegiado da cidade, de onde é possível ter uma visão panorâmica das pontes sobre o Danúbio, como também, do lado de Peste.

Quando visitei Budapeste, em meio as baixas temperaturas de janeiro, combinei o passeio, com o Castelo de Buda, outra atração imperdível da capital húngara.

Leia também: O que fazer Budapeste em um roteiro de 2, 3 ou 5 dias.

Nesse artigo, reuni um pouco da história do lugar, algo fundamental, para entender o porque dessas duas construções, as melhores formas de chegar e como visitar a Igreja de Matias.

Igreja de Matias e Bastião dos Pescadores em Budapeste

Igreja de Matias e Bastião dos Pescadores em Budapeste

Um pouco de história

Igreja de Matias

Igreja de Matias e Bastião dos Pescadores em Budapeste
Igreja de Matias

A Igreja de Matias, na verdade, se chama Igreja de Nossa Senhora, contudo, adotou-se o nome devido a popularidade do rei Matias, na época em que foi construída, entre os séculos XIII e XV.

Durante os séculos, a Igreja Matias passou por inúmeras mudanças. Primeiramente, durante o século XVI, durante a ocupação turca na Hungria, a igreja passou a ser utilizado como mesquita, sendo inclusive renomeada com o nome de “Mesquita Maior”. Porém, com a expulsão dos turcos, voltou a ser uma igreja católica.

Igreja de Matias e Bastião dos Pescadores em Budapeste
Igreja de Matias

Durante o século XIX, a Igreja de Matias, passou novamente por uma grande reforma, alterando seu estilo medieval, para o neogótico, que permanece até hoje.

A Igreja Matias também serviu para coroação dos reis da Hungria, entre eles, o último da dinastia dos Habsburgo, em 1916, Carlos IV.

Nos dias de hoje, são realizadas celebrações e concertos de música clássica em virtude da sua ótima acústica interna.

Bastião dos Pescadores

Visão panorâmica das margens do rio Danúbio e do lado de Peste

Ao lado da Igreja de Matias, o Bastião dos Pescadores, é um dos lugares mais legais de Budapeste. Isso porque, o lugar permite uma visão panorâmica de toda a cidade.

Igreja de Matias e Bastião dos Pescadores em Budapeste
Bastião dos Pescadores

A razão do nome Bastião dos Pescadores é pelo fato do lugar ter sido um mercado de peixes, durante a Idade Média.

Construído em 1902, com a finalidade de defesa do Castelo de Buda, nunca serviu como tal.

As sete torres são em homenagem as sete tribos fundadoras da Hungria.

Dica: Visite durante o fim de tarde e início da noite. Com o pôr do sol, tudo fica ainda mais lindo.

Como chegar na Igreja de Matias e Bastião dos Pescadores

Transporte público e como se locomover em Budapeste
Funicular de Budapeste

Ambas as atracões estão localizadas no alto da colina de Buda. Sendo assim, existem basicamente três formas de chegar:

  • Escadas – Saindo da Ponte das Correntes, do lado de Buda, pegue as escadas e siga em direção a colina e cidade velha.
  • Ruas – A esquerda do Funicular de Buda, ficam as ruas íngremes, que também levam ao topo da colina e cidade velha.
  • Funicular de Buda – O meio mais fácil de chegar ao topo da colina da Igreja de Matias e Bastião dos Pescadores, é tomando o funicular, que fica na saída da Ponte das Corrente. Contudo, eu só indico essa opção, se você tem dificuldades para caminhar mesmo. Isso porque, conforme você for subindo a pé, vai tendo uma visão cada vez melhor da cidade e do rio Danúbio. Além disso, é de graça. Todavia, se preferir, o funicular funciona todo dia, das 7:30 às 22:00 horas e o valor é 1.200Ft (somente ida) ou 1.800Ft (ida e volta).

Veja tambémTransporte público e como se locomover em Budapeste.

Como visitar a Igreja de Matias e o Bastião dos Pescadores

Igreja de Matias e Bastião dos Pescadores em Budapeste
Igreja de Matias e o Bastião dos Pescadores (ao centro, estátua de Estevão I em seu cavalo).

Tanto o Bastião dos Pescadores quanto a Igreja de Matias tem livre acesso nas áreas externas. Todavia, se desejar entrar na igreja, o ingresso custa 1.800Ft. Aberta todos os dias da semana. Confira horários atualizados no site oficial.

Dica: Obtendo o  Budapest Card você tem entrada gratuita em mais de 30 lugares de Budapeste. Além disso, o transporte público é gratuito e ilimitado para quem adquirir o passe da cidade. Dessa forma, vale muito a pena, caso você visite mais lugares na capital húngara.

Outras atracões próximas

O ideal é subir a colina de manhã cedo, assim você já visita a Igreja Matias, o Bastião dos Pescadores e as outras atracões que também ficam na cidade velha, como o Castelo de Buda e o Labirinto do Conde Drácula. Veja outros lugares para visitar do lado de Buda.

  • Labirinto do Conde Drácula – Cavernas subterrâneas embaixo do Castelo de Buda
  • Hospital in the Rocks
  • Palácio Sandor – Residência oficial do Presidente da Hungria
  • Praça da Santíssima Trindade
  • Antiga Prefeitura de Buda
  • Castelo de Buda – Atração mais visitada de Budapeste
  • Citadella – Fortaleza da Segunda Guerra Mundial
  • Colina Gellért

Se ficou com alguma dúvida, basta deixar um comentário aqui em baixo 😉.

Salve essas dicas no Pinterest

Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!

>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!

Para planejar sua viagem

Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!

Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!

  • Hospedagem: Reserve sua acomodação no Booking, e aproveite as promoções e as vantagens de cancelamentos gratuitos que o site oferece (é onde quase sempre faço minhas reservas).
  • Aluguel de veículos: Utilize o site da Rental Cars e reserve seu veículo em qualquer lugar do mundo no Brasil e evite pagar IOF, além disso você pode pagar no cartão de crédito em até 12x sem juros!
  • Passeios e ingressos: Evite filas e ganhe desconto comprando seu ingresso antecipado com a Get Your Guide.
  • Seguro Viagem: Faça com a Iati Seguros e viaje com tranquilidade (eu nunca viajo sem seguro).
  • Reserve seu voo: Pesquise preços com a Jetradar, e encontre os melhores preços!
  • Transferir dinheiro para o exterior: Use a Wise e envie ou receba dinheiro do exterior sem pagar taxas e burocracia. Se ainda não utilizou o serviço, pelo link aqui do blog a primeira transferência é gratuita!

Deixe sua mensagem

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Saber mais

Privacy & Cookies Policy