Confira todas as maneiras para ir de Cracóvia até as Minas de Sal de Wieliczka, uma das atrações mais visitadas da Polônia!
Junto com Auschwitz, as Minas de Sal de Wieliczka é um dos lugares mais visitados da Polônia. Declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1978, o lugar recebe cerca de um milhão de turistas anualmente.
Em funcionamento desde o século XIII, até os dias de hoje, as Minas de Sal de Wieliczka possuem mais de 300 quilômetros de túneis, alguns com uma profundidade superior a 300 metros. Sendo que, os destaques da atração são as esculturas, capelas e até uma catedral, esculpidas de puro sal.
Além disso, a retirada do sal durante os séculos, formou belos lagos subterrâneo, que estão incluídos na visita, que contempla também, a enorme Capela de St. Kinga, com 54 metros de comprimento.
Existem diversas maneiras para ir de Cracóvia até as Minas de Sal de Wieliczka, que ficam a cerca de 16km do centro da cidade. As mais usuais são:
Leia também: O que fazer em Cracóvia na Polônia.
Confira abaixo todos os detalhes de cada meio de transporte para ir de Cracóvia até as Minas de Sal de Wieliczka.
Essa é maneira mais fácil de chegar nas Minas de Sal de Wieliczka. Sendo que, o valor é muito similar ao de de ir por conta própria. Por aproximadamente 32 euros, é possível contratar um tour guiado, com transporte e ingressos inclusos. Além disso, existem opções com transporte, que busca e deixa na porta da sua acomodação.
Infelizmente não existem opções de guias que falem português, contudo, é possível fazer visitas guiadas em espanhol e inglês. Abaixo você pode adquirir o seu ingresso online e sem filas, além disso, os preços são melhores, do que os vendidos com agentes de turismo.
Outra opção de como ir de Cracóvia até as Minas de Sal de Wieliczka, é pegando um trem na Estação Central de Cracóvia “Kraków Główny”. A empresa que opera o serviço é a Koleje Małopolskie.
Dependendo do atendente, pode ser que você tenha algum problema para conseguir se comunicar, pois muitos não falam inglês. Igualmente para localizar os trens na plataforma, procure por vagões da cor azul e laranja, que tem a abreviação do nome da companhia KML ou KMAL.
Os trens partem a cada maia hora de Cracóvia, contudo, o serviço pode variar, dependendo da temporada. A estação de destino, onde você precisa descer, é a Wieliczka Rynek-Kopalnia. A viagem leva cerca de 20 minutos. Por fim, chegando na estação, a Mina de Sal, estará a cerca de 500 metros, então é só caminhar alguns minutos.
As passagens de trem para ir até as Minas de Sal de Wieliczka de Cracóvia podem ser compradas nas máquinas de atendimento automáticas, que ficam na estação central. Existem opções de idioma em inglês. Os meios de pagamento são cartões de crédito e débito, como também dinheiro.
O valor do bilhete, partindo da estação central, é de 3,50 PLN (menos de 1 euro). O Ticket é válido por duas horas e se você precisar utilizar o transporte publico de Cracóvia para chegar ao centro, necessita comprar outro bilhete, no valor de 1,90 PLN.
Para retornar a Cracóvia de Wieliczka, é só fazer o caminho inverso e comprar os bilhetes de volta na estação até o centro. Para conferir os horários clique aqui.
Nota: Se optar por ir nas Minas de Sal de Wieliczka por conta própria, é preciso adquirir ingresso separadamente. Você pode comprar online no site da Get Your Guide ou ainda nos links abaixo. O valor é de 89 PLN.
Se você preferir, é ainda possível visitar as Minas de Sal de Wieliczka de ônibus. Contudo, é menos confortável do que o trem, mas é mais barato também. Além disso, se você tiver obtido o Krakow City Card, que da entrada a mais de 40 atracões da cidade e acesso ilimitado aos transportes públicos, poderá utilizar, para chegar em Wieliczka.
A linha que leva até as Minas de Sal de Wieliczka é a 304, que passa por diversas paradas na cidade de Cracóvia, incluindo o Centro Antigo, onde fica a Estação Central. Confira aqui os horários e as rotas atualizadas.
A frequência da linha 304 é de 20 minutos, entre os ônibus, porém, pode variar, a depender do horário e época do ano. O tempo de viagem até as Minas de Sal é de aproximadamente 33 minutos.
A parada de destino, onde você precisa descer para chegar nas Minas de Sal, é a Wieliczka Kopalnia Soli. Que fica próxima a entrada do museu.
Gratuito com o Krakow City Card, ou 4 PLN, comprando os bilhetes individuais, para as zonas I e II. Outra opção, é comprar a ida e a volta juntos, nesse caso o valor fica 7,60 PLN.
Para retornas, basta atravessar a rua, da parada onde desceu e pegar o ônibus de mesmo número.
Nota: Para comprar os bilhetes com o motorista é necessário tem o dinheiro trocado, pois não é devolvido troco. Alguns veículos possuem máquinas para compra de passagem no interior. Por último, é necessário validar as passagens no perfurador ao entrar.
Essa opção somente é indicada, caso você esteja viajando com mais pessoas. Pois é a mais cara. Além disso, é necessário pagar estacionamento. Existem três “Cars Parks” em Wieliczka:
Para alugar um carro, você pode utilizar o site da RentalCars, que filtra os preços entre todas as locadoras de veículos disponíveis.
Grande parte das pessoas que visitam Cracóvia, optam por conhecer apenas uma, dessas duas atrações, isso porque, muitas vezes, o tempo não é suficiente. Contudo, existem opções de apenas um dia, que permitem você conhecer as Minas de Sal de Wieliczka e também o Campo de Concentração de Auschwitz. Além disso, o preço é muito mais em conta.
Dessa forma, na minha opinião, vale muito a pena, fazer um tour 2×1, caso não tenha tempo suficiente para dedicar um dia a cada um dos lugares. Confira abaixo as opções e garante o seu ingresso.
Sem dúvidas, a melhor maneira de chegar até as Minas de Sal de Wieliczka de Cracóvia, é fazendo um tour guiado. Isso porque, o ingresso já está incluso, sendo assim, os preços são muito parecidos com os que você vai gastar para ir por conta própria, de ônibus ou trem. Na minha opinião, existem outras formas de economizar dinheiro em Cracóvia muito melhores.
Por fim, se ficou com alguma dúvida é só deixar nos comentários abaixo. Igualmente, se ainda não tiver itinerário, confira o roteiro de 3 dias em Cracóvia, que preparei. Um grande abraço e nos vemos por aí #PeloMundo!
Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!
>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…
Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…
A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…
O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…
Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…
A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…