DESTINOS

Museu Erótico de Barcelona

Barcelona tem muitos museus, mas certamente nenhum igual o Museu Erótico, um lugar que faz uma homenagem a sexualidade humana em todas às suas formas, quebrando tabus da sociedade e mostrando a evolução dos nossos relacionamentos mais íntimos através da história, desde os tempos pré-históricos até a modernidade.

Localizado na famosa rua La Rambla, o Museu Erótico de Barcelona é um dos mais emblemáticos da Espanha e atrai tanto os visitantes locais, quanto turistas curiosos que desejam descobrir o que há nas suas exposições.

Segundo o site oficial, o museu tem como objetivo promover o entendimento público de assuntos relacionamentos ao sexo, muitos deles ainda tabus para grande parte da sociedade. Através de uma extensa coleção, é possível ver a evolução do tema através do tempo, em diversas sociedades.

Coleções do Museu Erótico de Barcelona

Uma das características mais impressionantes do museu é sua coleção de artefatos históricos (incluindo esculturas e gravuras) representando cenas sexualmente explícitas de diferentes culturas e idades – dos antigos egípcios à dinastia Qing chinesa e ao Japão do século XVIII. A coleção oferece um vislumbre esclarecedor de como as sociedades entendem e apreciam a sexualidade como uma função social necessária e uma fonte hedonista de prazer.

O museu também dedica grande parte de sua coleção permanente à arte erótica e cultura sexual dos séculos 20 e 21, incluindo a cultura pin-up da década de 1950, a cultura Playboy da década de 1970, bem como a cultura sexual sadomasoquista e fetichista.

Não surpreende, dada a história artística de Barcelona, também há seções dedicadas à sexualidade e erotismo na obra de artistas como Pablo Picasso e Salvador Dalí. Há também reproduções de algumas das obras eróticas mais famosas dos grandes mestres da Europa e de outros lugares do mundo.

Único lugar desse tipo na Espanha, o Museu Erótico de Barcelona oferece uma perspectiva refrescante sobre um assunto às vezes considerado fora dos limites. Ao combinar o lado divertido e emocionante da sexualidade com um ângulo histórico e antropológico, o lugar consegue ser altamente informativo e também divertido.

Exposições

Com mais de 800 peças, a coleção do MEB oferece uma fascinante jornada pela história do erotismo.

O visitante verá como a sexualidade humana tem sido uma fonte de inspiração, representando-se explícita e implicitamente com base em diferentes culturas ou nos códigos de conduta que marcaram diferentes sociedades e momentos históricos. Pintura, fotografia, escultura e as invenções mais surpreendentes divididas em 14 salas.

Salas do Museu Erótico

  1. Civilizações Antigas: O museu começa sua jornada histórica através do erotismo no Paleolítico Superior, quando o sexo se tornou mais um elemento da cultura. Mais tarde, o Egito Antigo nos trouxe Cleópatra, dando lugar à liberdade e tolerância da Grécia e Roma. Parada obrigatória: Pompéia.
  2. Erotismo Oriental: Posturas e órgãos genitais impossíveis de tamanho exagerado. Nesta sala, também descobrimos alguns dos segredos do erotismo na China antiga.
  3. Kama Sutra: Esculturas em madeira e pedra do século XVIII, representando posições do Kama Sutra, o antigo e mundialmente famoso texto hindu sobre comportamento sexual, além de uma extensa coleção de ilustrações do Ananga Ranga, manual hindu sobre artes do amor.
  4. Culturas do Mundo: Sexo e erotismo permeiam a história do homem há milhares de anos. Culturas tão díspares quanto os pré-colombianos, os africanos ou os russos têm em comum a necessidade do ser humano de expressar sua sexualidade através da arte.
  5. Europa dos séculos XIX e XX: O erotismo artístico da Europa no final do século XIX e início do século XX, através de uma coleção de ilustrações, gravuras, desenhos, litografias e fotografias. Exposições espetaculares de artistas como Peter Fendi (1796-1842), Martin Van Maële (1863-1926) e Franz von Bayros (1866-1924).
  6. Coleção de vídeos eróticos do Rei Alfonso XIII: Curtas-metragens que constituem o início do cinema pornográfico espanhol foram filmadas por volta de 1926 na Chinatown de Barcelona. Parece que eles foram contratados para Ricardo e Ramón Baños, pioneiros do cinema catalão e pelo rei da Espanha, Alfonso XIII.
  7. Estilo pin-up: Descubra o mundo das garotas sensuais dos anos 60 nos Estados Unidos. O museu exibe um calendário original de 1954, ilustrado com “Golden Dreams”, a famosa fotografia que Tom Kelly tirou de Marilyn Monroe e publicada na primeira edição da Playboy, também em exibição.
  8. Grandes gênios da pintura: Uma viagem pela história da arte erótica com os grandes gênios da pintura, através da reprodução de suas obras, em uma jornada do século XV ao século XX. Rubens, Velázquez, Boucher, Goya ou Klimt, entre muitos outros.
  9. Picasso erótico: Todo erotismo nas obras de um dos artistas mais famosos da história mundial.
  10. Recordes Sexuais: Qual o tamanho do maior pênis do mundo? Quem tem o recorde de ejaculação mais rápida? Quais são os seios naturais mais volumosos já vistos?
  11. Fetichismo e Sadomasoquismo: Fetichismo e sadomasoquismo são geralmente envoltos em mistério, morbidez e perversão. Você quer ver como o prazer e o sofrimento se fundem na arte? No museu, você encontrará peças impressionantes, como “A cadeira do prazer”, de Yves Fedou, ou “Tormentos do vampiro”, de John Abrahamson.
  12. Tradição Fálica Temporal: Fertilidade, proteção divina, erotismo e poder.
  13. Maquinas de sexo
  14. Bonecas sexuais

Na parte final do museu fica a parte mais aguardada da visita: O Jardim Erótico.

Quanto custa e onde comprar os ingressos

O Museu Erótico de Barcelona fica na famosa rua La Rambla 96 bis e está aberto todos os dias das 10h até a meia-noite. Você pode comprar a entrada no local, ou ainda com desconto online no site da Get Your Guide, bastando apresentar o voucher no celular no dia da visita, que não tem horário marcado.

O museu oferece áudio guia para os visitantes, contudo, não há opção em português, somente em Espanhol, Catalão, Alemão, Inglês e Francês.

Quem adquiriu o bilhete do ônibus turístico Hop On Hop Off tem 11% de desconto, assim como para quem comprou o Barcelona City Tour. O Barcelona Card da 22% de desconto nessa atração e indico se essa for a sua primeira vez na cidade, pois além da entrada livre em mais de 25 museus, você terá acesso ilimitado ao transporte público.

Salve essas dicas no Pinterest

Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!

>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!

Para planejar sua viagem

Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!

Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!

  • Hospedagem: Reserve sua acomodação no Booking, e aproveite as promoções e as vantagens de cancelamentos gratuitos que o site oferece (é onde quase sempre faço minhas reservas).
  • Aluguel de veículos: Utilize o site da Rental Cars e reserve seu veículo em qualquer lugar do mundo no Brasil e evite pagar IOF, além disso você pode pagar no cartão de crédito em até 12x sem juros!
  • Passeios e ingressos: Evite filas e ganhe desconto comprando seu ingresso antecipado com a Get Your Guide.
  • Seguro Viagem: Faça com a Iati Seguros e viaje com tranquilidade (eu nunca viajo sem seguro).
  • Reserve seu voo: Pesquise preços com a Jetradar, e encontre os melhores preços!
  • Transferir dinheiro para o exterior: Use a Wise e envie ou receba dinheiro do exterior sem pagar taxas e burocracia. Se ainda não utilizou o serviço, pelo link aqui do blog a primeira transferência é gratuita!
Anselmo

Engenheiro, professor & escritor | Nas horas vagas metido a chef e apaixonado por viagens, música eletrônica e café!

Recent Posts

Palácio de Versalhes, Paris: História, Visita, Jardins e ingressos

O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…

2 anos ago

Museu de Orsay, Paris: Obras, ingresso e visita

Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…

2 anos ago

Torre Eiffel, Paris: Ingressos, visita e hotéis próximos

A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…

2 anos ago

Museu do Louvre em Paris: Ingresso, exposições e obras

O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…

2 anos ago

O que fazer em Canela RS – Roteiro de 1 ou 2 dias na Serra Gaúcha

Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…

2 anos ago

O que fazer em Gramado na Serra Gaúcha: Roteiro de 2 ou 3 dias

A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…

2 anos ago