Quando pensamos em Barcelona, não temos como deixar de associar algumas coisas, como arquitetura e arte, por exemplo. A capital catalã é uma das cidades mais culturais da Europa, e assim como Viena e Amsterdam, Barcelona é repleta de museus e galerias de arte dos mais variados estilos.
Entre os museus mais populares de Amsterdam, estão o Museu de Arte da Catalunha (MNAC) e o Museu do Barcelona, um dos times de futebol mais famosos do mundo. Mas além dos clichês tradicionais, Barcelona também possui museus diferenciados, como o Museu Erótico, um lugar único, localizado no famoso Bairro Gótico.
Nesse artigo estão os 14 museus mais populares de Barcelona para visitar em uma viagem a capital catalã. Anote essas dicas e adicione no seu roteiro um pouco de arte e cultura em uma das minhas cidades favoritas.
Museus de Barcelona: Melhores passes
Dica: Se você tiver interesse em visitar alguns museus em Barcelona, a minha dica é adquirir um passe. Existem diferentes opções, mas os melhores são: Barcelona Card, que da entrada para mais de 25 museus e livre acesso ao transporte público e; Articket, um passe para quem gosta de arte, com livre entrada para 6 museus, galerias de arte e outras exposições na cidade.
Os 14 melhores Museus e Galerias de Arte em Barcelona
Museu Nacional de Arte da Catalunha
Um dos museus de arte mais importantes da Espanha, o MNAC fica no Palau Nacional de Montjuïc, um prédio construído em 1929 para a Exposição Internacional, em estilo revivalista historicista e assim como o seu próprio nome diz, abriga coleções de arte da Catalunha, com obras que variam do romântico a pinturas religiosas.
Mesmo que você não seja fã de arte, vale a visita a esse museu, só pela incrível arquitetura do seu prédio. Há, não deixe de conferir a vista do terraço!
Museu do FC Barcelona
O clube de futebol que dispensa apresentações e que todo fã do esporte vai certamente visitar. O time do Barcelona tem em sua casa, o Estádio Camp Nou, um dos museus mais visitados da cidade, com cerca de 1,2 milhões de visitantes todos os anos!
Inaugurado em 1984, o museu expõe as principais conquistas do clube ao longo de décadas, além disso oferece uma visitada interna, incluindo o gramado, confira preços e compre seus ingressos no Get Your Guide.
Museu Erótico de Barcelona
Uma atração (para maiores) que já contei com detalhes aqui no blog. Esse lugar faz uma homenagem a sexualidade humana em todas às suas formas, quebrando tabus da sociedade e mostrando a evolução dos nossos relacionamentos mais íntimos através da história, desde os tempos pré-históricos até a modernidade.
Localizado na famosa rua La Rambla, o Museu Erótico de Barcelona é um dos mais emblemáticos da Espanha e atrai tanto os visitantes locais, quanto turistas curiosos que desejam descobrir o que há nas suas exposições.
Segundo o site oficial, o museu tem como objetivo promover o entendimento público de assuntos relacionamentos ao sexo, muitos deles ainda tabus para grande parte da sociedade. Através de uma extensa coleção, é possível ver a evolução do tema através do tempo, em diversas sociedades.
Museu Marítimo de Barcelona
Toda cidade litorânea que se preze tem o seu Museu Marítimo e assim como Liverpool e Lisboa, em Barcelona você também encontra essa atração. Se você nunca visitou um, vale a pena conferir, mas se já conheceu outros, então aconselho visitar outras atrações!
Museu de Artes Decorativas (Design) de Barcelona
Se você se interessa em moda, móveis, design gráfico, artes decorativas ou arquitetura, esse museu é para você!
O local fica abrigado em um prédio de estilo futurista, perto da “Plaça de les Glòries Catalanes“, conhecido como o “grampeador”, localizado entre outras duas construções impressionantes: A Torre Afbar e a Els Encants.
Museu do Chocolate de Barcelona
Provavelmente a atração mais gostosa dessa lista dos museus de Barcelona!
O Museu do Chocolate fica em um antigo mosteiro e conta a história desta delícia através do tempo, iniciando na Europa do século XV, quando o chocolate chegou ao continente. A entrada custa apenas € 6 e você ganha uma barra de chocolate na entrada.
CosmoCaixa Barcelona
Conhecido no passado como Museu de Ciência de Barcelona, esse lugar fechou para reforma em 1998 e reabriu em 2004 com um novo nome, porém com o mesmo propósito: Ciência.
Apesar de pouco conhecido, essa é uma ótima atração da cidade, especialmente para quem viaja com crianças. O lugar possui um planetário em 3D e uma versão em escala do sistema solar.
Fundação Joan Miró
Encontrei essa atração por acaso na primeira vez que viajei a Barcelona, enquanto passeava pelo Parque de Montjuïc. A Fundação Joan Miró exibe obras do escultor, pintor, gravurista e ceramista surrealista espanhol, um dos grandes nomes da arte no século XX. Além de trabalhos do Miró, você vai encontrar exposições permanentes e temporárias de vários artistas relacionados a arte contemporânea.
Museu Hash, Marihuana & Hemp
Pensou que era só em Amsterdam que existia esse museu? Pois saiba que em Barcelona o consumo de maconha é liberado, desde que feito em locais particulares. Aliás, a Espanha tem a fama de ser o “paraíso dos fumantes” e de fato, muitas pessoas fumam por lá!
Em Barcelona ficam mais de 200 clubes privados de maconha, sendo que o Museu Hash, Marihuana & Hemp presta uma homenagem a essa polêmica planta. Por lá você vai encontrar centenas de ítens relacionados à produção e consumo da maconha.
Museu Europeu de Arte Moderna
O MEAM está localizado próximo ao Museu Picasso, no bairro El Born. As exposições do museu são em sua maioria de artistas espanhóis locais, ou seja, é um lugar de originalidade única para quem tem interesse em saber mais sobre a arte moderna da Espanha.
Museu de História da Catalunha
O Museu de História da Catalunha conta o passado dessa região que fica a nordeste da Espanha. Um lugar único, onde seus habitantes não se consideram espanhóis, mas sim catalães, com língua e cultura próprias.
Através de exposições temporárias e permanentes, este museu engloba a orgulhosa herança da região, desde as descobertas paleolíticas até a vida na Catalunha moderna.
Museu Olímpico e Esportivo Juan Antonio Samaranch
Um ponto de virada na história da cidade, os Jogos Olímpicos de Verão de 1992 lançaram Barcelona nos holofotes internacionais e a levaram a se tornar o destino global de viagens que é hoje.
O legado desse momento memorável é lembrado no Museu Olímpico e Esportivo Joan Antoni Samaranch, localizado em frente ao Estádio Olímpico Lluís Companys, em Montjuïc.
Projetado como um centro para a promoção e o avanço da tecnologia esportiva, o lugar também organiza vários eventos esportivos de alto nível e contém uma área multimídia interativa.
Museu Picasso
O Museu Picasso é um dos mais famosos de Barcelona, abrigando algumas das mais conhecidas obras do artista, além de contar a história do pintor, que nasceu em Málaga, mas se mudou quando tinha 13 anos para a capital catalã, a qual sempre manteve laços estreitos, mesmo quando estava distante.
Casa Milà
A Casa Milà, também conhecida como La Pedrera, é um edifício desenhado pelo arquitecto catalão Antoni Gaudí e construída entre os anos 1905 e 1907.
É impossível visitar Barcelona e não notar essa construção, que toma conta da paisagem na esquina Passeing de Gràcia.
Outros Museus de Barcelona
Barcelona é uma das cidades mais visitadas do mundo e possui uma imensa rota de museus e galerias de arte para serem descobertos. Em uma viagem a cidade é impossível não notar o lado cultural dos catalães.
Segundo o site do TripAdvisor são 154 museus e galerias de Arte em Barcelona. Portanto não deixe de conferir pelo menos alguns. Aqui no blog você encontra mais dicas sobre a cidade e se ficou com alguma dúvida, é só deixar uma mensagem abaixo.
Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!
>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!
Para planejar sua viagem
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
- Hospedagem: Reserve sua acomodação no Booking, e aproveite as promoções e as vantagens de cancelamentos gratuitos que o site oferece (é onde quase sempre faço minhas reservas).
- Aluguel de veículos: Utilize o site da Rental Cars e reserve seu veículo em qualquer lugar do mundo no Brasil e evite pagar IOF, além disso você pode pagar no cartão de crédito em até 12x sem juros!
- Passeios e ingressos: Evite filas e ganhe desconto comprando seu ingresso antecipado com a Get Your Guide.
- Seguro Viagem: Faça com a Iati Seguros e viaje com tranquilidade (eu nunca viajo sem seguro).
- Reserve seu voo: Pesquise preços com a Jetradar, e encontre os melhores preços!
- Transferir dinheiro para o exterior: Use a Wise e envie ou receba dinheiro do exterior sem pagar taxas e burocracia. Se ainda não utilizou o serviço, pelo link aqui do blog a primeira transferência é gratuita!