Madrid é uma das cidades mais culturais da Europa e sem sombra de dúvida pode se gabar de ter alguns dos melhores museus do continente. Lugares como o Museu do Prado, Reina Sofía e Thyssen-Bornemisza não podem ficar de fora de seu roteiro na capital da Espanha.
Museus são sempre um ponto de parada nas viagens, especialmente na Europa e aqui no blog eu sempre escrevo sobre os melhores que já visitei, assim foi em Amsterdam, Barcelona e Lisboa, por exemplo.
Nesse post eu reuni os 10 principais museus de Madrid para uma primeira visita a cidade, confira as dicas abaixo e qualquer dúvida, é só deixar uma mensagem no final do post.
Top 3 museus de Madrid
Museu do Prado
Entre os museus de Madrid, esse é o mais visitado e de maior importância quando o assunto é arte. Nele estão expostas obras de famosos pintores, como Valázquez, El Grego, Rubens, Hieronymus e Goya.
Visitar o Museu do Prado é algo imprescindível em Madrid e que não pode ficar de fora do seu roteiro.
Museu Nacional de Arte Reina Sofía
É o mais extenso museu de Madrid e possui uma enorme coleção de obras de arte contemporâneas da Espanha.
Inúmeros artistas tem suas obras expostas no Museu Reina Sofía, mas os destaques ficam por conta de Pablo Picasso e seu famoso quadro “Guernica”, pintado em homenagem ao trágico bombardeio aéreo da cidade de mesmo nome, durante a Guerra Civil Espanhola.
Outros artistas famosos que também tem suas obras expostas são Salvador Dalí e Joan Miró, dois famosos pintores espanhóis, conhecidos mundialmente por suas criações.
Dica: A entrada do museu é gratuita aos sábados a tarde, aos domingos pela manhã e diariamente (exceto terças-feiras) a partir das 19h.
Museu Thyssen-Bornemisza
Localizado no Palácio de Villahermosa, o Museu Thyssen-Bornemisza completa o ciclo da trilogia dos principais museus de Madrid, junto com o Museu Nacional de Arte Reina Sofía e o Prado.
Sua coleção tem cerca de mil obras, todas compradas da família Thyssen-Bornemisza pelo governo espanhol em julho de 1993.
Entre as obras, espalhadas em três andares, encontram-se quadros de Eyck, Van Gogh, Caravaggio e Edvard Munch.
Top 7 museus de Madrid
Museu Arqueológico Nacional
O Museu Arqueológico Nacional, também conhecido como MAN, passou recentemente por uma grande reforma e possui um espaço enorme dedicado às famosas Cuevas de Altamira pré-históricas. O museu possui artefatos de diferentes períodos e ocupações, incluindo pré-históricos, egípcios, celtas, ibéricos, gregos, romanos, visigodos e cristãos.
Museu Naval
Quem gosta de história, principalmente sobre as batalhas que aconteceram no passado, vai adorar visitar as 24 salas do Museu Naval, que foi inaugurado em 1843 pela então rainha Isabel II e hoje encontra-se no Paseo de Prado sobre administração do Ministério da Defesa da Espanha. A entrada é gratuita.
Museu Cerralbo
Um pouco diferente dos outros museus de Madrid, o Cerralbo é um palacete do século XVII, onde é possível observar como vivia uma família aristocrática madrilenha no século XIX.
Sua coleção é basicamente composta por ítens que decoram o local, como tapetes, quadros, móveis originais de época, relógios, armas e muitos outros, somando mais de 50 mil peças.
Museu do Romantismo
O Museu do Romantismo tem tudo a ver com arte, móveis e decoração. O museu parece minúsculo por fora, mas na verdade abriga mais de 16.000 itens da coleção permanente, como pinturas, desenhos, esculturas, móveis, fotos e arte decorativa.
Museu de História de Madrid
É difícil perder o Museu da História de Madrid, um prédio rosa brilhante construído em 1673 que abrigava o Hospício Real de San Fernando. Ele registra a história da cidade de 1561, quando se tornou a capital espanhola, até o século XX, usando uma coleção eclética de pinturas, mapas, modelos, móveis, fotografias e muito mais. Uma de suas pinturas mais famosas é a Alegoria da Cidade de Madri, por Francisco de Goya.
Museu Sorolla
Instalado na antiga mansão do artista Joaquín Sorolla, o Museo Sorolla oferece um belo vislumbre das obras e da vida do pintor. O pequeno jardim ao ar livre é um lugar encantador para respirar os aromas da primavera.
Museu do Ferrocarril
Um local pouco conhecido e fora dos principais museus de Madrid, mas que vale a pena ser visitado, especialmente para quem gosta de trens e está viajando com crianças. O Ferrocarril conta a história das locomotivas e como as mesmas operavam a mais de cem anos atrás, quando andar de trem era mais que um simples meio de transporte, mas sim uma experiência.
O Museu do Ferrocarril fica pertinho da Estação de Atocha, a principal parada de trens da cidade.
Outros museus de Madrid que valem a pena serem visitados
Museu de San Isidro
Além de documentar a vida de San Isidro, santo padroeiro de Madrid, este museu gratuito em La Latina tem uma fascinante exibição interativa da história da cidade. A exibição, que apresenta telas interativas, além de artefatos arqueológicos, pinturas e desenhos, mostra o desenvolvimento da capital espanhola desde os tempos pré-históricos, quando os mamutes percorriam a área, até os tempos romanos, o domínio mourisco e o estabelecimento da corte real na cidade. O museu também abriga o Pozo del Milagro, onde se diz que San Isidro realizou um milagre, elevando as águas para salvar seu filho que havia caído no poço.
Espaço Fundação Telefônica de Madrid
O braço cultural da empresa espanhola de telecomunicações, Telefónica, fica na sede da empresa em Gran Vía, o primeiro arranha-céu da Espanha quando foi construído na década de 1920.
O “Espacio Fundación Telefónica“, de quatro andares, é um espaço moderno com tijolos expostos, uma enorme escada em espiral de metal e um amplo espaço de galeria que realiza exposições temporárias regulares de arte, fotografia e tecnologia.
Fundação Canal
Perto da área comercial de Madrid, na Plaza de Castilla, este grande museu gratuito tem uma exibição temporária sempre interessante em movimento. É suficientemente longe do centro para atrair uma multidão principalmente local e raramente é lotado (os fins de semana são os mais movimentados). Assuntos de exposições recentes incluem o fotógrafo Vivian Maier, a história da Barbie e Toulouse-Lautrec.
Biblioteca Nacional de Madrid
O enorme edifício neoclássico próximo à Plaza de Colón abriga a Biblioteca Nacional da Espanha, fundada em 1712 pelo rei Philip V. Seus oito salões abrigam todos os livros publicados na Espanha, além de manuscritos antigos – incluindo obras de Miguel de Cervantes – coleções e exposições. O museu da biblioteca narra a história do edifício e realiza exposições regulares.
Museu ABC
No bairro de Conde Duque, este museu de desenho e ilustração fica na antiga cervejaria Mahou, construída em 1891. O prédio foi artisticamente reformado para misturar o antigo com o moderno; a entrada é através de um pátio coberto de azulejos cinza-azulados, enquanto as diferentes galerias são espaçosas e cheias de luz. A coleção ABC apresenta quase 200.000 peças de 1.500 artistas que datam de 1890 até os dias atuais.
Casa Museu Lope de Vega
A antiga casa do aclamado dramaturgo da Era de Ouro Lope de Vega foi preservada como museu. A casa do século XVI está localizada no bairro literário de Madri, Las Letras, e os visitantes podem ver as diferentes salas habitadas pelo escritor, além de alguns de seus manuscritos. Não perca o jardim do pátio central, um oásis escondido no centro da cidade. O museu oferece visitas guiadas gratuitas, mediante solicitação, a cada meia hora.
E aí gostou das dicas dos museus de Madrid? Aqui no blog você encontra diversos outros posts sobre a capital da Espanha e também das cidades de Barcelona e Ibiza, não deixe de conferir.
Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!
>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!
Para planejar sua viagem
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
- Hospedagem: Reserve sua acomodação no Booking, e aproveite as promoções e as vantagens de cancelamentos gratuitos que o site oferece (é onde quase sempre faço minhas reservas).
- Aluguel de veículos: Utilize o site da Rental Cars e reserve seu veículo em qualquer lugar do mundo no Brasil e evite pagar IOF, além disso você pode pagar no cartão de crédito em até 12x sem juros!
- Passeios e ingressos: Evite filas e ganhe desconto comprando seu ingresso antecipado com a Get Your Guide.
- Seguro Viagem: Faça com a Iati Seguros e viaje com tranquilidade (eu nunca viajo sem seguro).
- Reserve seu voo: Pesquise preços com a Jetradar, e encontre os melhores preços!
- Transferir dinheiro para o exterior: Use a Wise e envie ou receba dinheiro do exterior sem pagar taxas e burocracia. Se ainda não utilizou o serviço, pelo link aqui do blog a primeira transferência é gratuita!