Montar um roteiro com o que fazer em Roma não é uma tarefa fácil, afinal estamos falando de uma das cidades mais antigas do ocidente, com milhares de anos de história e também um dos destinos mais visitados do mundo, sendo que, só para se ter uma ideia, Roma possui cerca de 4 milhões de habitantes e recebe mais de 8 milhões de turistas todos os anos.
Na minha primeira vez passei 4 dias em Roma, tempo suficiente para conhecer os principais pontos turísticos, mas não fazer tudo o que a capital italiana oferece. Afinal, estamos falando de um lugar com mais de 2.500 anos de história.
Nesse artigo eu reuni as principais coisas para fazer em Roma para os viajantes que estão indo em uma primeira vez e não querem deixar nada de fora do roteiro “turistão”.
Lembrando que esse artigo não inclui as atrações do Vaticano – o menor estado independente do mundo, onde fica a sede da Igreja Católica. Uma atração imperdível em Roma, que mereceu outro post exclusivo.
Confira abaixo uma lista com as 15 principais atrações de Roma que não podem ficar de fora do seu roteiro na Itália:
O Coliseu de Roma é a principal atração da capital italiana. Por ano mais de 6 milhões de pessoas visitam o antigo anfiteatro, que é considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, com quase 2000 mil anos de idade.
Essa magnífica construção foi utilizada por mais de 500 anos para promover a famosa política do “Pão e Circo“, aonde a maior parte da população vivia em péssimas condições e recebia baixos salários, porém, era distraída com doações de cereais e eventos, que ocorriam em arenas, como o Coliseu. – Notou alguma semelhança com os dias atuais?
Nota: O Coliseu de Roma, assim como a maioria das atrações dessa lista, são lugares extremante procurados pelos turistas, pois ninguém quer ir a Itália e não visitar o Vaticano ou a Fontana de Trevi, não é mesmo! Dessa forma, são formadas filas enormes para comprar ingressos. Por isso a dica é comprar tudo online. Outra dica ainda é o Roma Pass, um cartão que da direito a entrada em dezenas de lugares e acesso ilimitado ao transporte público.
O Fórum Romano foi o centro comercial, político e religioso, durante a época do império romano. Por muitos séculos, o lugar ficou abandonado e acabou sendo soterrado. Somente no século XX, escavações trouxeram de volta às ruínas, que representam a grandeza da cidade no passado.
Assim como o Coliseu, o Fórum Romano é muito visitado e um lugar imperdível que não pode ficar de fora da sua lista das coisas para fazer em Roma.
O Palatino é uma das sete colinas de Roma, e onde, segundo contam as lendas, teve origem a cidade, por volta de 1000 a.C. Fica localizado 40 metros de altura do Fórum Romano. Por lá, é possível ver as antigas construções de palácios, erguidos para a alta classe de Roma, que se instalou no local, durante o período Republicano.
O Panteão de Agripa, também conhecido como Panteão de Roma, é uma das maiores obras do período antigo, que ainda se mantém conservada, mesmo tendo sido construído em 118 d.C.
A arquitetura do edifício é o que mais surpreende. Enquanto a parte externa ostenta uma fachada retangular, com 16 colunas de granito, de 14 metros de altura cada. Seu interior, é ainda mais impressionante, em formato oval, com 43,3 metros de diâmetro, exatamente a altura da sua cúpula. No centro, ainda fica uma enorme abertura, de quase 9 metros, que permite a entrada de luz natural, bem como, a água da chuva, que é perfeitamente escoada para fora.
A entrada é gratuita. Portanto, não deixe de visitar esse lugar, repleto de história e de arquitetura incrível.
Curiosidade: Antes de ser uma igreja crista, o Panteão era um templo para os deuses romanos.
A Fontana di Trevi é uma fonte de água enorme, com 20 metros de largura e 26 de altura. Considerada uma das mais importantes e maiores fontes do mundo, teve seu início em 19 a.C., contudo o seu aspecto final, só veio a ser concretizado em 1762, por Giuseppe Pannini. O nome é originário do encontro de três ruas.
Ao visitar a fonte, é comum ver pessoas jogando moedas na água, isso porque, criou-se um mito, que diz o seguinte:
Bom, se é verdade ou não, fato é, que essa brincadeira, gera aproximadamente um milhão de euros, todos os anos, que são retirados da fonte de tempos em tempos, pelo governo.
Nota: Segundo a lenda, é necessário jogar as moedas com a mão direita, sobre o ombro esquerdo.
Um país dentro de outro país. O Vaticano é o centro mais importante da igreja católica, onde cerca de 1000 pessoas vivem, incluíndo o Sumo Pontífice. Cercado por muros, fica no coração de Roma, sendo possível visitar a pé, pois o mesmo possui apenas 0,44 quilômetros quadrados.
As principais atrações do Vaticano, além de seus museus, são:
Se você deseja visitar todas as atrações do Vaticano, reserve pelo menos um dia para isso, como também, compre seus ingressos online, para evitar as enormes filas que começam a se formar já no início do dia.
A Praça Navona é a mais popular de Roma. Inúmeros artistas de rua se apresentam no local, que também possui uma diversidade de bares e restaurantes. Mas, sem dúvidas, o principal destaque da área são as suas três fontes, construídas no século XIII, em estilo barroco.
Lembrado que se estiver querendo economizar dinheiro em Roma, a dica é não comer em lugares turísticos, como a Praça Navona.
Utilizadas para o sepultamento dos cidadãos pagãos, cristãos e judeus de Roma, durante os séculos II e V, as Catacumbas são uma das melhores atrações para quem gosta de história. Ao todo são mais de 60 sítios, mas somente 5 estão abertos a visitação, são eles:
Essa é uma das poucas atrações para visitar em Roma, que você vai precisar sair do centro, pois, na época da construção, foi proibido que se fizesse dentro do perímetro onde ficavam as muralhas da cidade, sendo assim, todas foram construídas na área externa.
O Castelo de Santo Ângelo é uma construção de quase dois mil anos de idade, onde durante esse período teve diversas funções, entre elas, servir de abrigo para os papas da igreja católica. Próximo a cidade do Vaticano, vale uma passada para conhecer o local.
Ao passo que se decidir pagar o ingresso, não deixe de subir até o último andar, de onde é possível ter uma visão panorâmica de Roma.
Um dos lugares mais populares de Roma. O Bairro Trastevere é um lugar para caminhar e se perder em meio as pequenas ruas, cheias de lojinhas e restaurantes tradicionais. A dica é visitar no final da tarde e aproveitar para jantar em um dos muitos estabelecimentos locais.
Uma construção bastante nova, para os padrões de Roma, de 1911, feita para homenagear o primeiro rei da Itália, depois da unificação do país. Com imponentes 70 metros de altura e majestosas escadas, tudo isso de mármore branco, o edifício contrariou muitos habitantes da cidade, quando construído, pois foi necessário demolir diversos prédios com enorme valor histórico, que se situavam no local.
A visitação ao edifício, que abriga o Museum do Ressurgimento, é gratuita. Além disso, do seu terraço é possível ter uma ótima visão do Coliseu e da cidade. Portanto, não deixe de conferir.
A Piazza di Spagna ou Praça da Espanha, tem esse nome, devido a embaixada espanhola, que ficava localizada no local, até o início do século XVII. Seus maiores destaques, sem dúvida, são as escadas, com 135 degraus, que ligam a mesma, a Igreja de Trinità dei Monti, onde todos os anos acontece o famoso desfile Donne Sotto le Stelle.
Igualmente, a Fontana della Barcaccia, projetada pelo famoso arquiteto Bernini, também se destaca na praça.
Se você quiser ver o papa, ele aparece aos domingos, ao meio-dia, na Praça de São Pedro, na segunda janela da esquerda para a direita, onde fica a biblioteca do Vaticano. A benção, em italiano, dura alguns minutos.
Igualmente, se não estiver nesse dia na cidade, todas as quartas-feiras, às 10h30, é realizada a audiência papal, onde o papa passa pertinho dos fiéis, em carro aberto. Ambos os eventos são disputadíssimos, portanto, chegue cedo para conseguir um bom lugar.
Se você quiser saber mais, a Vivian, do blog Viva Viagem, escreveu um artigo completo sobre como ver o Papa no Vaticano.
Roma é o berço do catolicismo, além disso, abriga o Vaticano, estado independente sobre o controle da Igreja Católica. Sendo assim, é normal que a cidade possua inúmeras igrejas, algumas famosas, outras nem tanto, contudo, tão espetaculares quanto.
Enquanto passeava pelas ruas, sem roteiro definido, apenas observando a arquitetura local, acabei encontrando várias igrejas, que nem estavam nos itinerários ou guias de viagem da cidade. Portanto, minha dica é caminhar e descobrir Roma a pé. Com toda certeza, você vai se impressionar, com tanta história, em um lugar só.
Algumas das igrejas e basílicas mais populares são:
Além de igrejas, Roma possui muitas praças famosas. Onde as pessoas se encontram e eventos acontecem. Sendo uma característica de muitas delas, as suas fontes de água potável e inúmeros monumentos e estátuas. Entre as principais, podemos listar:
Roma fica localizada no centro da Itália, sendo assim, fica fácil se locomover pelo país e conhecer tanto as cidades do Sul, quanto do Norte. Igualmente, por ser a capital, existe uma grande opção de transporte, incluíndo os trens de alta velocidade. Dessa forma, separei alguns bate e voltas, possíveis de fazer, em apenas um dia, partindo da capital italiana.
Florença é uma das cidades mais famosas da Itália, especialmente pelas suas galerias de arte. Considerada o berço do Renascimento italiano, a capital da Toscana, apesar de ficar 250km de distância, está apenas 1h30 horas de Roma (utilizando trens de alta velocidade).
Nápoles é a terceira maior cidade da Itália, atrás apenas de Roma e Milão. As margens do Mar Tirreno, conta com belezas naturais e muito história em suas vielas. A viagem, partindo de Roma, dura cerca de 1h10, utilizando trens de alta velocidade.
Pompei é uma cidade que parou no tempo depois de ter sofrido com a erupção de um vulcão, em 79 d.C.. Atualmente ainda existe as ruínas. A viagem, partindo de Roma, leva cerca de 3h e pode ser conciliada com o bate e volta de Nápoles.
Além dos bate e voltas acima, é possível visitar a cidade medieval de Orvieto, que fica a 1h30 e Assis, onde nasceu São Francisco, padroeiro da Itália, que está a duas horas da capital italiana.
Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!
>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…
Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…
A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…
O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…
Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…
A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…