DESTINOS

O que fazer no Bairro Gótico de Barcelona

Um guia com o que fazer no Bairro Gótico de Barcelona, o subúrbio mais famoso da capital catalã. Descubra as principais atrações no coração de Barcelona, onde fica a parte mais antiga da cidade.

O Bairro Gótico é o subúrbio mais visitado pelos turistas na cidade e certamente você vai se perder por lá ao viajar pela primeira vez a Barcelona, isso porque, suas ruas estreitas e vielas dão a sensação de estarmos passando pelo mesmo lugar o tempo todo.

Há muito o que fazer no Bairro Gótico, como visitar a majestosa Catedral de Barcelona e a Basílica de Santa Maria del Pi, além disso, só caminhar a pé pelo subúrbio mais antigo da cidade já é uma atração em si.

Um pouco de história

Considerado o local de início da cidade de Barcelona, o Bairro Gótico nasceu séculos atrás, construído pelos romanos e era chamado de “barcino” e assim como outras cidades europeias, Barcelona também foi murada, para evitar possíveis invasões de inimigos. Os vestígios dessa época ainda podem ser vistos no Museu de História, que fica na Praça del Rei.

O nome “gótico” se refere ao estilo gótico predominante nas suas construções, sempre com muitos detalhes.

Por muitos anos o bairro gótico continuou sendo o epicentro da vida em Barcelona e onde se concentravam os comércios e escritórios. Contudo, com o aumento dos turistas, os lugares foram sendo alterados e mais atrações surgiram, como o Museu Erótico, uma das atrações mais emblemáticas da cidade.

Atualmente, o Bairro Gótico é um local massivamente turístico e poucos locais ainda vivem por lá, contudo, reune lugares imperdíveis para visitar em Barcelona.

El Gòtic Bairro em Barcelona, Espanha

O que fazer no Bairro Gótico de Barcelona

Há muito o que fazer no Bairro Gótico, mas para não perder nada é necessário ter um roteiro, já que as ruas são bem estreitas (não passam carros em boa parte delas) e muitas vezes as atrações estão escondidas.

A minha dica é começar visitando a Catedral de Barcelona, uma belo exemplo de arquitetura do estilo Neogótico. Saindo dali, siga pela lateral em direção ao claustro, onde fica um lindo jardim e também a Capela de Santa Lucia, em estilo romântico.

Atenção: Não confunda a Catedral de Barcelona com a Sagrada Família, a obra prima de Gaudí, são duas coisas bem diferentes!

Catedral de Barcelona

Outro lugar que também merece uma visita é a Basílica de Santa Maria del Pi, que tem esse nome em homenagem ao pinheiro que ficava na praça.

Os vestígios das construções romanas podem ser vistas nas ruínas do Templo de Augusto, que tem visitação gratuita de terça a domingo, e também na Praça Ramón Berenguer El Gran, onde estão algumas das torres originais que ficaram de pé através do tempo.

Ao caminhar pelas vielas do Bairro Gótico você vai sair em algumas praças importantes, entre elas a Plaça de Rei, onde fica o Museu de História de Barcelona e a Plaça de Sant Jesume, onde encontra-se o centro administrativo da cidade.

Ainda na cidade velha, mas fora do Bairro Gótico, ficam os bairros El Raval, La Ribeira e Born, que também merecem uma visita.

Praça do Bairro Gótico, um dos lugares mais visitados de Barcelona

Ê seguro caminhar durante a noite no Bairro Gótico?

Ao pôr do sol as luzes se acendem no Bairro Gótico e deixam o ambiente com um de mistério, em alguns pontos fica até um pouco aterrorizante. Mas isso não deveria te impedir de visitar o local a noite, isso porque existem ótimos bares na região e uma vida noturna bem movimentada.

Quanto a segurança, tanto de dia quanto a noite, considero Barcelona uma cidade segura, pois dificilmente alguém vai te assaltar usando uma arma, por exemplo. O que muitas vezes acontece, são os batedores de carteira, chamados de “pickpocket“, atuando e roubando suas coisas sem perceber. Por isso é importe cuidar de seus pertences e não deixar nada expostos, principalmente nos bolsos de trás ou em mochilas com fácil acesso. Carteira e telefone celular são os ítens mais visados.

Onde comer no Bairro Gótico de Barcelona

Um dos pontos fracos no Bairro Gótico é encontrar um lugar para comer, não porque existem poucos espaços, mas sim porque o subúrbio é o mais turístico de Barcelona, e como todo ponto movimentado, é cheio de bares e restaurantes pega turista, com comidas nada tradicionais e caras!

Por isso, ao invés de indicar um restaurante para comer no Bairro Gótico, vou indicar o site do TripAdvisor, onde com base nos comentários de outras pessoas, você encontra os melhores estabelecimentos na região.

Onde ficar no Bairro Gótico de Barcelona

Na primeira vez que visitei Barcelona fiquei hospedado no Bairro Gótico, na casa de dois amigos e minha sugestão é você fazer o mesmo. Existem boas opções de hostels e hotéis na região e apesar da boa localização, não são tão caros. Confira algumas opções com bom custo-benefício:

  • Kabul Party Hostel Barcelona – Situado perto das Las Ramblas, na Plaça Reial, esse albergue oferece um ambiente animado com festas diárias e dormitórios com ar-condicionado.
  • Sun & Moon Hostel – Este albergue moderno está situado no centro de Barcelona, ​​a apenas 1 minuto a pé da famosa área de Las Ramblas.
  • Itaca Hostel – O Itaca Hostel está localizado em uma rua sossegada, a apenas 1 minuto a pé da Catedral de Barcelona. É um dos mais bem avaliados albergues da cidade.
  • Arc La Rambla – Hotel 3 estrelas em uma localização privilegiada, pertinho de Las Ramblas e apenas 100 metros da Estação de Metrô Drassanes. A propriedade oferece quartos com Wi-Fi gratuito.
  • H10 Madison 4* Sup – Dispondo de piscina ao ar livre e bar, o H10 Madison 4* Sup está situado a 100 metros do Palácio da Música Catalã e a 300 metros da catedral. Um lugar para ficar em Barcelona para quem busca mais conforto e sofisticação.

Veja mais opções de lugares para ficar no centro de Barcelona.

Se ficar no Bairro Gótico não é a sua opção, saiba que é muito fácil chegar lá; Basta descer na estação do metrô Jaume I e você estará no coração da cidade velha.

Ficou com alguma dúvida sobre Barcelona? Aqui no blog tem muitos posts sobre a cidade, incluindo roteiros completos, com tudo o que você precisa saber antes de ir.

Salve essas dicas do que fazer no Bairro Gótico de Barcelona no Pinterest

Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!

>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!

Para planejar sua viagem

Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!

Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!

  • Hospedagem: Reserve sua acomodação no Booking, e aproveite as promoções e as vantagens de cancelamentos gratuitos que o site oferece (é onde quase sempre faço minhas reservas).
  • Aluguel de veículos: Utilize o site da Rental Cars e reserve seu veículo em qualquer lugar do mundo no Brasil e evite pagar IOF, além disso você pode pagar no cartão de crédito em até 12x sem juros!
  • Passeios e ingressos: Evite filas e ganhe desconto comprando seu ingresso antecipado com a Get Your Guide.
  • Seguro Viagem: Faça com a Iati Seguros e viaje com tranquilidade (eu nunca viajo sem seguro).
  • Reserve seu voo: Pesquise preços com a Jetradar, e encontre os melhores preços!
  • Transferir dinheiro para o exterior: Use a Wise e envie ou receba dinheiro do exterior sem pagar taxas e burocracia. Se ainda não utilizou o serviço, pelo link aqui do blog a primeira transferência é gratuita!
Anselmo

Engenheiro, professor & escritor | Nas horas vagas metido a chef e apaixonado por viagens, música eletrônica e café!

Recent Posts

Palácio de Versalhes, Paris: História, Visita, Jardins e ingressos

O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…

2 anos ago

Museu de Orsay, Paris: Obras, ingresso e visita

Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…

2 anos ago

Torre Eiffel, Paris: Ingressos, visita e hotéis próximos

A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…

2 anos ago

Museu do Louvre em Paris: Ingresso, exposições e obras

O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…

2 anos ago

O que fazer em Canela RS – Roteiro de 1 ou 2 dias na Serra Gaúcha

Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…

2 anos ago

O que fazer em Gramado na Serra Gaúcha: Roteiro de 2 ou 3 dias

A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…

2 anos ago