O Cais da Ribeira do Porto é o meu lugar favorito em Portugal. Considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, a área que fica as margens do Rio Douro é um local único. Seus edifícios coloridos de arquitetura medieval contam a história local, quando o país ainda era uma importante nação colonizadora.
Atualmente o Cais da Ribeira do Porto é o lugar mais visitado da cidade, cercado de restaurantes, bares e cafés, perfeito para ser visitado em um final de tarde ao pôr do sol.
O Rio Douro nasce na Espanha e atravessa o norte de Portugal até a sua foz junto as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia. As suas margens fica o Cais da Ribeira, repleto de bares, cafés e restaurantes.
Dica: Aproveite para fazer uma caminhada as margens do Rio Douro pelo Cais da Ribeira, enquanto aprecia a linda vista dos edifícios coloridos da arquitetura medieval do Porto. Se quiser, é possível fazer um passeio de barco rio acima e conhecer os vinhedos mundialmente conhecidos da região.
A ponte mais famosa de Portugal e de onde se tem as melhores vistas da ribeira. Essa ponte toda construída em aço em 1886 liga as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia. Com mais de 300 metros de comprimento, já foi considerada a maior do mundo em seu estilo e teve como engenheiro o belga Théophile Seyrig, que já havia colaborado com Gustavo Eiffel, por essa razão há muitas histórias sobre as semelhanças da estrutura com a Torre Eiffel em Paris.
A Ponte Luís possui duas passagens, uma inferior, por onde os carros passam e uma superior, onde só podem circular pedestres e os trens do transporte público do Porto.
Outro lugar que se pode ter lindas vistas da ribeira é do elevador usado para ir das margens do Rio Douro até a parte superior. Muito utilizado pelos locais como meio de transporte, o elevador pode ser acessado com o cartão integrado do transporte público ou pagando uma pequena taxa. Tome uma corrida até o alto e então dessa a pé para conseguir explorar ao máximo o bairro.
Esse santuário foi construído em 1897 pelo escultor português José Joaquim Teixeira em homenagem as vidas perdidas na queda de uma das pontes que ficava na ribeira e até hoje recebe visitantes, que deixam velas e flores aos que perderam a vida no desastre.
Quase sempre passada despercebida pelos turistas, esse monumento fica em um beco próximo à movimentada Rua Barreto. Segundo as lendas locais, a escultura significa “senhor da boa Sorte” e todos que param ali receberão boa sorte na viagem. O santuário em azul desbotado é fácil de ser identificado, pois possui uma inscrição acima onde diz: “Senhor da Boa Fortuna”.
Dica: Compre o passe Porto Card, um cartão que custa € 13 e da entrada gratuita para até 6 museus, além de desconto de 50% nos adicionais e oferece benefícios em mais de 150 atrações da cidade. Uma ótima forma de economizar enquanto estiver viajando em Portugal.
Em uma passada pelo Cais da Ribeira não deixe de visitar a despretenciosa Capela da Lada. Uma das muitas igrejas Católicas do Porto. Localizada em meio aos comércios, essa pequena capela de cor branca, em estilo barroco desbotado reflete a idade do edifício. Enquanto seu interior também é branco com detalhes em dourado.
Essa pequena e charmosa lojinha vende artesanatos locais do Porto. Ou seja, aquelas coisas que a gente não precisa, mas quase sempre acaba comprando. Um ótimo lugar para adquirir aquela lembrancinha para alguém especial que não pode viajar junto. Todos os itens na loja são feitos a mão por artesãos locais da região.
Um dos prédios mais antigos do Porto, onde nasceu o Infante Dom Henrique, o patrono dos descobrimentos de Portugal. Atualmente no lugar fica um museu, onde os visitantes podem acessar o Arquivo Histórico Municipal e também explorar um pouco sobre as descobertas marítimas portuguesas.
Principal local de encontro do Cais da Ribeira do Porto. Cercada de restaurantes e bares tradicionais, esse é um excelente local para comer ou beber algo e apesar de ser muito turístico, os preços não são tão altos (quando comparamos a outros destinos da Europa, como Barcelona e Madrid).
Na Praça da Ribeira também fica a escultura de Cubo, de José Rodrigues e a lápide em homenagem ao Duque da Ribeira, que ficou famoso por salvar milhares de pessoas que morreriam afogadas no Rio Douro.
Existem muitos restaurantes e bares na ribeira, confira algumas opções:
É praticamente impossível visitar Porto e acabar não chegando aleatoriamente na Ribeira, contudo, para não ter erro, a melhor forma de chegar lá é descendo as vielas do centro histórico em direção as margens do Rio Douro. Quem estiver utilizando o transporte público, a parada mais próxima do metrô é a São Bento, a linha do Bonde é a 1 e dos ônibus RBRI 1 e RBRI 2. Todos os veículos turísticos Hop on Hop Off param no cais!
Já escrevi sobre onde ficar no Porto e aqui vão algumas opções para quem está querendo acordar com vistas para o Rio Douro:
Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!
>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…
Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…
A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…
O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…
Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…
A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…
View Comments