DESTINOS

O que fazer no Cais da Ribeira do Porto em Portugal

O Cais da Ribeira do Porto é o meu lugar favorito em Portugal. Considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, a área que fica as margens do Rio Douro é um local único. Seus edifícios coloridos de arquitetura medieval contam a história local, quando o país ainda era uma importante nação colonizadora.

Atualmente o Cais da Ribeira do Porto é o lugar mais visitado da cidade, cercado de restaurantes, bares e cafés, perfeito para ser visitado em um final de tarde ao pôr do sol.

Cais da Ribeira do Porto

O que fazer no Cais da Ribeira do Porto em Portugal

Rio Douro – A razão do Cais da Ribeira do Porto existir

O Rio Douro nasce na Espanha e atravessa o norte de Portugal até a sua foz junto as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia. As suas margens fica o Cais da Ribeira, repleto de bares, cafés e restaurantes.

Dica: Aproveite para fazer uma caminhada as margens do Rio Douro pelo Cais da Ribeira, enquanto aprecia a linda vista dos edifícios coloridos da arquitetura medieval do Porto. Se quiser, é possível fazer um passeio de barco rio acima e conhecer os vinhedos mundialmente conhecidos da região.

Caminhar pela Ponte Luís

A ponte mais famosa de Portugal e de onde se tem as melhores vistas da ribeira. Essa ponte toda construída em aço em 1886 liga as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia. Com mais de 300 metros de comprimento, já foi considerada a maior do mundo em seu estilo e teve como engenheiro o belga Théophile Seyrig, que já havia colaborado com Gustavo Eiffel, por essa razão há muitas histórias sobre as semelhanças da estrutura com a Torre Eiffel em Paris.

A Ponte Luís possui duas passagens, uma inferior, por onde os carros passam e uma superior, onde só podem circular pedestres e os trens do transporte público do Porto.

Subir o Elevador da Ribeira

Outro lugar que se pode ter lindas vistas da ribeira é do elevador usado para ir das margens do Rio Douro até a parte superior. Muito utilizado pelos locais como meio de transporte, o elevador pode ser acessado com o cartão integrado do transporte público ou pagando uma pequena taxa. Tome uma corrida até o alto e então dessa a pé para conseguir explorar ao máximo o bairro.

Visitar a Escultura de Alminhas da Ponte

Esse santuário foi construído em 1897 pelo escultor português José Joaquim Teixeira em homenagem as vidas perdidas na queda de uma das pontes que ficava na ribeira e até hoje recebe visitantes, que deixam velas e flores aos que perderam a vida no desastre.

Passar na Alminhas da Boa Fortuna

Quase sempre passada despercebida pelos turistas, esse monumento fica em um beco próximo à movimentada Rua Barreto. Segundo as lendas locais, a escultura significa “senhor da boa Sorte” e todos que param ali receberão boa sorte na viagem. O santuário em azul desbotado é fácil de ser identificado, pois possui uma inscrição acima onde diz: “Senhor da Boa Fortuna”.

Dica: Compre o passe Porto Card, um cartão que custa € 13 e da entrada gratuita para até 6 museus, além de desconto de 50% nos adicionais e oferece benefícios em mais de 150 atrações da cidade. Uma ótima forma de economizar enquanto estiver viajando em Portugal.

Capela da Lada – A igreja do Cais da Ribeira do Porto

Em uma passada pelo Cais da Ribeira não deixe de visitar a despretenciosa Capela da Lada. Uma das muitas igrejas Católicas do Porto. Localizada em meio aos comércios, essa pequena capela de cor branca, em estilo barroco desbotado reflete a idade do edifício. Enquanto seu interior também é branco com detalhes em dourado.

Coisas da Cá – Um lugar para comprar artesanato no Cais da Ribeira

Essa pequena e charmosa lojinha vende artesanatos locais do Porto. Ou seja, aquelas coisas que a gente não precisa, mas quase sempre acaba comprando. Um ótimo lugar para adquirir aquela lembrancinha para alguém especial que não pode viajar junto. Todos os itens na loja são feitos a mão por artesãos locais da região.

Casa do Infante – Onde nasceu Dom Henrique

Um dos prédios mais antigos do Porto, onde nasceu o Infante Dom Henrique, o patrono dos descobrimentos de Portugal. Atualmente no lugar fica um museu, onde os visitantes podem acessar o Arquivo Histórico Municipal e também explorar um pouco sobre as descobertas marítimas portuguesas.

Praça da Ribeira – O Coração do Cais do Porto

Principal local de encontro do Cais da Ribeira do Porto. Cercada de restaurantes e bares tradicionais, esse é um excelente local para comer ou beber algo e apesar de ser muito turístico, os preços não são tão altos (quando comparamos a outros destinos da Europa, como Barcelona e Madrid).

Na Praça da Ribeira também fica a escultura de Cubo, de José Rodrigues e a lápide em homenagem ao Duque da Ribeira, que ficou famoso por salvar milhares de pessoas que morreriam afogadas no Rio Douro.

Lugares para comer na Ribeira do Porto

Existem muitos restaurantes e bares na ribeira, confira algumas opções:

  • Bar Br’s – Um ótimo bar na ribeira, com uma linda vista para o Rio Douro. Dica: Peça um vinho ou uma Super Bock (cerveja local) e tome um lugar para ver o pôr do sol.
  • Casinha São João – Excelente local para saborear tapas portuguesas! Local aconchegante, bom atendimento e a comida é maravilhosa. Vale muito à pena!
  • Bacchus Vini – Excelente lugar para quem gosta de vinhos, nesse lugar é possível degustar uma grande variedade da bebida e saber sobre a história de cada. Contudo, apesar de ter algumas opções de refeições, não é um local indicado para comer.
  • Terra Nova – Restaurante mais refinado, excelente para comidas gourmet portuguesas.
  • Azeitoneira do Porto – Tem uma enorme variedade de azeitonas (que são todas maravilhosas), tem também vinhos, frutas secas (pistache, nozes e etc.). Da pra sentar e pedir algumas coisinhas para petiscar e tomar uma bela taça de vinho com uma vista incrível do Rio Douro.

Como Chegar na Ribeira do Porto?

É praticamente impossível visitar Porto e acabar não chegando aleatoriamente na Ribeira, contudo, para não ter erro, a melhor forma de chegar lá é descendo as vielas do centro histórico em direção as margens do Rio Douro. Quem estiver utilizando o transporte público, a parada mais próxima do metrô é a São Bento, a linha do Bonde é a 1 e dos ônibus RBRI 1 e RBRI 2. Todos os veículos turísticos Hop on Hop Off param no cais!

Onde ficar na Ribeira do Porto

Já escrevi sobre onde ficar no Porto e aqui vão algumas opções para quem está querendo acordar com vistas para o Rio Douro:

  • Bluesock Hostels Porto – Acomodação de baixo custo em um dos cartões postais de Portugal. Ideal para quem deseja economizar e ficar perto de tudo na cidade.
  • Ribeira do Porto Hotel – Hospedagem com ótimo custo-benefício em frente ao Rio Douro.
  • 1872 River House – As margens do Rio Douro, esse hotel possui uma vista panorâmica da Ponto Luís I e da área ribeirinha.
  • Hotel Carris Porto Ribeira – Com vista para o Rio Douro, essa propriedade histórica possui 4 estrelas e uma linda vista do pôr do sol em um dos cartões postais de Portugal.
Compartilhe essas dicas do que fazer na Ribeira do Porto no Pinterest

Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!

>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!

Para planejar sua viagem

Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!

Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!

  • Hospedagem: Reserve sua acomodação no Booking, e aproveite as promoções e as vantagens de cancelamentos gratuitos que o site oferece (é onde quase sempre faço minhas reservas).
  • Aluguel de veículos: Utilize o site da Rental Cars e reserve seu veículo em qualquer lugar do mundo no Brasil e evite pagar IOF, além disso você pode pagar no cartão de crédito em até 12x sem juros!
  • Passeios e ingressos: Evite filas e ganhe desconto comprando seu ingresso antecipado com a Get Your Guide.
  • Seguro Viagem: Faça com a Iati Seguros e viaje com tranquilidade (eu nunca viajo sem seguro).
  • Reserve seu voo: Pesquise preços com a Jetradar, e encontre os melhores preços!
  • Transferir dinheiro para o exterior: Use a Wise e envie ou receba dinheiro do exterior sem pagar taxas e burocracia. Se ainda não utilizou o serviço, pelo link aqui do blog a primeira transferência é gratuita!
Anselmo

Engenheiro, professor & escritor | Nas horas vagas metido a chef e apaixonado por viagens, música eletrônica e café!

View Comments

Recent Posts

Palácio de Versalhes, Paris: História, Visita, Jardins e ingressos

O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…

2 anos ago

Museu de Orsay, Paris: Obras, ingresso e visita

Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…

2 anos ago

Torre Eiffel, Paris: Ingressos, visita e hotéis próximos

A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…

2 anos ago

Museu do Louvre em Paris: Ingresso, exposições e obras

O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…

2 anos ago

O que fazer em Canela RS – Roteiro de 1 ou 2 dias na Serra Gaúcha

Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…

2 anos ago

O que fazer em Gramado na Serra Gaúcha: Roteiro de 2 ou 3 dias

A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…

2 anos ago