AUSTRÁLIA

Deixando a Austrália – GST, Tax Return e Superannuation

Se você esta deixando a Austrália, você pode ter direito a receber seu Tax Return, Superannuation e caso tenha comprado algum bem, acima de 300 dólares no últimos 2 meses, pode pedir de volta o GST.

Quando deixei a Austrália, tinha algumas dúvidas sobre como recuperar meu GST, Tax Return e Superannuation, ou seja a restituição dos impostos dos produtos, imposto de renda e da aposentadoria australiana.

Eu consegui resolver e sanar minhas dúvidas depois de muitas pesquisas, contudo, a maior parte do conteúdo que encontrei estava em inglês e era um pouco confuso. Por isso, eu resolvi escrever esse artigo e explicar como eu consegui reaver meu GST, Tax Return e Superannuation quando deixei a Austrália para ir morar na Nova Zelândia.

Leia também: Como obter seu Tax Return na Nova Zelândia.

Opera House, um dos cartões postais da Austrália

Como recuperar seu Tax Return, Superannuation e GST

GST – Goods and Service Tax

O Imposto sobre bens e serviços esta incluso nos produtos que você consome na Austrália, a taxa varia de acordo com o bem. Para eletrônicos, como por exemplo celulares e notebook’s, fica na faixa dos 15%.

Para solicitar o reembolso você deve ter todos os recibos guardados e estar levando o produto junto com você, quando estiver saindo do país.

Com excessão dos funcionários das companhias aéreas, todos podem pedir o reembolso, quando estão saindo da Austrália.

Como pedir o reembolso do GST na Austrália

O reembolso do GST pode ser solicitado no aeroporto, logo depois de passar pela segurança, ao lado do Duty Free, fica uma sala com o nome de Tourist Refund Scheme (TRS).

No local existem duas filas, uma para declarar os bens e outra para quem já fez a declaração pela internet e possui o QR Code.

Minha dica é você declarar todos os produtos antes e no dia do embarque, somente mostrar os produtos e as notas, para poupar tempo.

Clicando aqui você encontra como declarar os seus produtos e gerar o QR Code.

Aconselho você chegar com no mínimo uma hora e meia de antecedência do seu voo, pois a fila é grande e você vai precisar de tempo e paciência.

Tenha em mãos o seu passaporte, cartão de embarque, recibos e todos os produtos para mostrar ao fiscal.

Bens elegíveis para pedir o reembolso do GST australiano

  • Compras feitas até 60 dias antes da viagem;
  • Valor mínimo de AU$ 300 na mesma loja, não precisa ser somente um produto ou uma mesma nota;
  • Os produtos devem estar na mala de mão e devem ser mostrados, juntamente com as notas;
  • Caso o produto tenha que ser despachado, é necessário pedir para um fiscal verificar o mesmo, antes desse ser despachado;
  • Se o valor da nota for acima de AU$ 1000 deve ter obrigatoriamente o seu nome na nota fiscal.
Consegui um reembolso de AU$ 200,00 do notebook

Bens não elegíveis para pedir reembolso

  • Álcool ou cigarros;
  • Serviços de hospitalidade (acomodação, aluguel de carros, despesas com alimentação, etc);
  • Itens usados (perfumes, cremes, etc), com exceção de eletrônicos e roupas, que podem ser abertos.

Como é pago o reembolso do GST?

Os meios de pagamento do Tax Return (TRS) são:

  • Conta em um banco australiano;
  • Cheque ou;
  • Cartão de crédito internacional.

O tempo estimado é de 15 días úteis e no meu caso levou apenas 5, pois possuía uma conta bancária na Austrália.

Nota: Caso você volte para Austrália, trazendo os produtos que solicitou reembolso de GST no passado, é necessário declarar os mesmos novamente e pagar o imposto que foi reembolsado.

Tax Return na Austrália

Preenchendo os formulários para receber o Tax Return

Todos que possuem Tax File Number e trabalharam na Austrália legalmente, podem recuperar o valor pago em impostos, mesmo fora do período (1 de Julho à 31 de Outubro).

Sendo que quem ganhou até AU$ 18.200, é isento do pagamento de impostos, conseguindo assim, a restituição do valor integral dos mesmos.

Como recuperar o Tax Return antes do final do ano fiscal

Para recuperar o seu Tax Return, basta entrar nesse site e preencher o formulário. Vale lembrar que você não pode mais estar recebendo nenhum dinheiro no seu TFN, se por acaso pedir o reembolso antes do fim do ano fiscal.

Se a sua renda for muito alta, é aconselhável pagar alguém para fazer o pedido de reembolso, já que assim como no Brasil, na Austrália é possível declarar alguns serviços e aumentar o valor da restituição.

Superannuation, a aposentadoria australiana

Não deixe seus suados dólares para trás quando for embora da Austrália

O Superannuation é um valor pago pelo seu empregador todo mês e varia de acordo com o valor do seu salário.

Existem diferentes bancos que fazem a manutenção desse dinheiro, sendo similar ao FGTS no Brasil.

Nota: quem trabalha com ABN, que seria uma espécie de CNPJ não tem Superannuation.

Como solicitar o Superannuation

Para solicitar o Superanuation é muito simples, basta acessar esse link e preencher o formulário, que leva somente alguns minutos.

Para fazer esse processo você vai precisar do seus dados do Superannuation, como nome, data de nascimento e os dados do serviço que cuida do seu super.

O Superannuation pode ser solicitado assim que o seu visto vencer, caso você esteja saindo antes do vencimento da Austrália, é necessário pedir o cancelamento do seu visto.

Nota: Se o Superannuation não for solicitado em um prazo de 6 meses, ele ira para os cofres do governo.

Como receber o Superannuation

O Superannuation é pago em uma conta da Austrália ou em cheque, que pode ser enviado para um endereço fora do país.

O prazo para pagamento do Superannuation é de 28 dias úteis, sendo que o meu, demorou 20 dias.

O governo da Austrália cobra uma taxa de serviço, que varia de 35% a 45% do valor do seu Superannuation, então não espere receber o valor integralmente.

Espero que essas dicas tenham ajudado e ser tiver alguma dúvida, deixe aqui nos comentários abaixo.

Salve essas dicas no Pinterest

Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!

>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!

Para planejar sua viagem

Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!

Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!

  • Hospedagem: Reserve sua acomodação no Booking, e aproveite as promoções e as vantagens de cancelamentos gratuitos que o site oferece (é onde quase sempre faço minhas reservas).
  • Aluguel de veículos: Utilize o site da Rental Cars e reserve seu veículo em qualquer lugar do mundo no Brasil e evite pagar IOF, além disso você pode pagar no cartão de crédito em até 12x sem juros!
  • Passeios e ingressos: Evite filas e ganhe desconto comprando seu ingresso antecipado com a Get Your Guide.
  • Seguro Viagem: Faça com a Iati Seguros e viaje com tranquilidade (eu nunca viajo sem seguro).
  • Reserve seu voo: Pesquise preços com a Jetradar, e encontre os melhores preços!
  • Transferir dinheiro para o exterior: Use a Wise e envie ou receba dinheiro do exterior sem pagar taxas e burocracia. Se ainda não utilizou o serviço, pelo link aqui do blog a primeira transferência é gratuita!
Anselmo

Engenheiro, professor & escritor | Nas horas vagas metido a chef e apaixonado por viagens, música eletrônica e café!

View Comments

  • Olá! você saberia me dizer se mesmo eu pegando o SuperAnnuation eu posso voltar à Australia? podendo trabalhar, ou estudar?

    • Olá Ricardo, sim você pode voltar para Austrália e o seu Super vai começar do zero novamente. Lembrando que para pegar o Super, o seu visto deve ter terminado ou ter sido cancelado e você não pode mais estar no país.

  • Oi, você recebeu seu super e cheque? Conseguiu trocar aqui no BR? Estou tendo muita dificuldade para isso.

    • Oi Caroline, recebi meu super em minha conta bancária da Austrália. Minha dica é você ir em uma agência de câmbio (Confidence, multimoney, etc).. Eles costumam trocar, porém cobram taxas.

  • Ola! Preenchi o formulário e indiquei uma conta na Australia, pois a minha ainda esta aberta la. Porém no e-mail que recebi confirmando o preenchimento da solicitação, diz que o valor será enviado por cheque para o meu endereço. Aconteceu isso com você também? Eu preferia receber na minha conta da Australia, pois seria muito mais rápido.
    Obrigada!!!

    • Olá Priscila. Você deve ter solicitado o meio de pagamento por cheque na hora de indicar o pagamento. Quando solicitei tinha a opção de receber em uma conta australiana ou cheque internacional. Mas fique tranquila, estando correto seu endereço, irá receber o valor, somente vai demorar um pouco mais.

  • Olá... meu marido morou 2 anos meio na Austrália, ele saiu da Austrália em 31 de dezembro de 2014, ainda tem o direito de retirar o superannuation?
    É isso pode prejudicar ele de qualquer forma, sendo que tem planos de pedir outro tipo de visto daqui a algum tempo ?

    • Olá Gabrieli. O dinheiro volta para o governo nesse caso e ele não conseguira mais receber nesse caso. Em relação a um novo visto não interfere em nada. Caso ele volte a trabalhar, o Superannuation é reativado, juntamente com o tax.

      Att,
      Anselmo

Recent Posts

Palácio de Versalhes, Paris: História, Visita, Jardins e ingressos

O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…

2 anos ago

Museu de Orsay, Paris: Obras, ingresso e visita

Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…

2 anos ago

Torre Eiffel, Paris: Ingressos, visita e hotéis próximos

A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…

2 anos ago

Museu do Louvre em Paris: Ingresso, exposições e obras

O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…

2 anos ago

O que fazer em Canela RS – Roteiro de 1 ou 2 dias na Serra Gaúcha

Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…

2 anos ago

O que fazer em Gramado na Serra Gaúcha: Roteiro de 2 ou 3 dias

A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…

2 anos ago