Dúvida básica sempre que vamos visitar um novo destino é saber onde ficar. Embora pareça muito simples encontrar um hotel, hostel ou mesmo Airbnb para se hospedar, nem sempre o local escolhido é o melhor. Questões como transporte público, atrações turistas e distância para chegar, são algumas das perguntas que precisam ser respondidas, se realmente estamos procurando o melhor lugar. Isso não é diferente em Buenos Aires, aliás, já adianto que ficar no centro da capital argentina é uma grande furada!
Como toda cidade grande, Buenos Aires possui cerca de 40 bairros e escolher os melhores para ficar é um desafio e tanto. Particularmente essa foi uma das maiores dificuldades quando estava planejando o meu roteiro de 5 dias em Buenos Aires. Queria me hospedar próximo do transporte público, em um bairro seguro, onde houvesse movimento durante a noite, e claro não pagar muito por isso.
Depois de ler muito sobre os melhores bairros para se hospedar em Buenos Aires, terminei escolhendo o bairro de Palermo para me hospedar, na região conhecida como Hollywood. A diária ficou R$ 105 pelo Airbnb em um quarto com banheiro e com piscina no terraço, de onde tinha uma vista incrível no final da tarde da cidade.
Antes e durante a viagem conversei com outros viajantes, isso também me ajudou a elaborar esse artigo sobre os melhores bairros para ficar em Buenos Aires, e também onde não se hospedar na cidade.
Outro ponto a ressaltar é que aqui no blog não temos qualquer ligação com hotéis ou hostels, sendo assim você pode confiar que as opiniões são 100% verdadeiras.
Os melhores bairros para se hospedar em Buenos Aires: De acordo com o perfil de cada viajante
Separei os 5 principais bairros de Buenos Aires para ficar hospedado de acordo com o perfil de cada viajante, ou seja, se você prefere a vida noturna ou está viajando em família, os passeios provavelmente serão diferes. Aliás, escrevi um artigo com o que fazer em Buenos Aires, com as principais atrações da cidade, que pode ser útil na hora de definir um lugar para ficar.
Em resumo, os melhores bairros para ficar hospedado em Buenos Aires são:
- Recoleta – Melhor lugar para ficar em Buenos Aires perto do centro
- San Telmo – Melhor lugar para ficar em Buenos Aires para quem deseja economizar
- Palermo – A melhor vida noturna de Buenos Aires
- Villa Crespo – Um dos bairros mais tradicionais para ficar em Buenos Aires
- Belgrano – Bairro calmo para se hospedar com a família em Buenos Aires
Confira abaixo os detalhes sobre cada um dos bairros e dicas hotéis e hostes para se hospedar.
Recoleta – Melhor lugar para ficar em Buenos Aires perto do centro
A Recoleta é um dos bairros mais tradicionais de Buenos Aires e uma excelente opção para ficar em uma primeira vez na cidade. Não muito distante do centro, o bairro é cercado de atrações, bons restaurantes e acessível de metrô, através da linha H.
A vida noturna da Recoleta não é a melhor de Buenos Aires, mas também não é ruim. O bairro tem movimento do início da manhã até algumas horas da noite.
A Atração mais popular do subúrbio é o Cemitério da Recoleta, um lugar histórico com uma arquitetura surpreendente. Veja outros locais de interresse no bairro:
- Floralis Generica
- Centro Cultural da Recoleta
- Museu Nacional de Bellas Artes (MNBA)
- Biblioteca Nacional da Argentina
- Feria Hippie da Plaza Francia
- Café La Biela
Onde se hospedar na Recoleta: Hotéis e hostels
A Recoleta é um bairro de classe média e alta de Buenos Aires, mas as acomodações tem preços razoáveis para o local. Entre as melhores opções estão:
- Malala Hostel – Para quem deseja gastar pouco mas ficar em uma acomodação de qualidade, esse albergue é a melhor opção na Recoleta.
- Ayres de Recoleta – Hotel com bom custo-benefício no centro do bairro, pertinho das atrações turísticas.
- O-Baires – Um lugar barato mas privativo. Ideal para quem viaja com a família ou mais pessoas e não quer gastar muito.
San Telmo – Melhor lugar para ficar em Buenos Aires para quem deseja economizar
Esse é um dos bairros mais controversos para se hospedar em Buenos Aires. Algumas pessoas adoram ficar em San Telmo, já outras nem pensam nessa possibilidade.
O subúrbio foi um dos primeiros a surgir, quando Buenos Aires ainda era uma colônia e ganhava os seus primeiros imigrantes, que vinham em busca de uma vida melhor nas fábricas locais.
Apesar da arquitetura ainda preserva em muitos prédios, o lugar é muito antigo e parece abandonado em algumas regiões. Da mesma forma, como você pode imaginar, as acomodações são bem antigas, mas isso não quer dizer que são ruins.
Entre as atracões do bairro boêmio de San Telmo, estão os cafés hippies e as lojas de antiguidades. Confira outros destaques próximos:
- Catedral Ortodoxa Russa da Santíssima Trindade
- Museu de Arte Moderna
- Plaza Dorrego
- Pasaje La Defensa
- Feria de San Telmo
- Monumento Mafalda
- Casa Mínima
- Dorrego Café
Onde se hospedar em San Telmo: Hotéis e hostels
San Telmo provavelmente é o bairro com os melhores preços para ficar em Buenos Aires, veja algumas dicas de hostels e hotéis:
- America Del Sur Hostel – Albergue moderno no antigo bairro San Telmo. Possui ótima infraestrutura e grandes aéreas para interação entre os hóspedes.
- Hostel Carlos Gardel – Com uma temática de Tango, esse albergue é um dos melhores para se hospedar e gastar pouco em Buenos Aires.
- Hotel Internacional – Hotel barato e bom com quartos que vão levar você ao passado, nos tempos altos de San Telmo.
Palermo – A melhor vida noturna de Buenos Aires
O maior bairro e provavelmente o melhor para se hospedar em Buenos Aires se você gosta da vida noturna e procura um ambiente agradável, seguro e deslocado. Foi onde me hospedei enquanto visitava a cidade e apesar de ficar um pouco distante do centro, não senti dificuldade alguma para me locomover.
O bairro Palermo é muito grande e por isso está subdivido em regiões, sendo que as mais importantes para os turistas são Hollywood e Soho.
Atrações no bairro Palermo:
- Planetário Galileu Galilei
- Museu Evita
- Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires (MALBA)
- Jardim Japonês
- Bosques de Palermo (uma imensa área verde com diversos parques)
- Clube dos Percadores
- La Cabrera
Palermo Soho
Região de classe média de Buenos Aires, Palermo Soho é repleto de atrações. Com um ar jovem, o bairro é calmo durante o dia, mas a noite o movimento aumenta. Existe uma grande diversidade de bares e restaurantes, onde é possível encontrar comidas de praticamente qualquer lugar do mundo.
Palermo Soho é um bairro jovem e recomendado para quem está a procura de atrações noturnas. Portanto, se você gosta de dormir cedo, este não é um lugar indicado.
Onde ficar em Palermo Soho:
- Master Hostel – Um dos ambientes mais descolados do bairro e com bom custo-benefício para se hospedar em Palermo Soho.
- Hotel Clasico – Lugar privado mas barato e com café disponível durante todo o dia.
- Duque Hotel Boutique & Spa – Com uma decoração incrível, esse é um dos melhores lugares para se hospedar em Buenos Aires de nível médio.
Palermo Hollywood
Assim como em Soho, Palermo Hollywood é recomendado para quem gosta da vida noturna. A diferença entre as regiões fica pela distância entre os lugares, pois não existe um “centro” como no primeiro, onde os comércios estejam concentrados.
O nível dos estabelecimentos também muda um pouco, sendo que em Palermo Hollywood são mais sofisticados.
Palermo Hollywood também tem algumas das baladas mais populares de Buenos Aires, onde as festas começam depois da meia-noite e só terminam depois do sol nascer.
Onde ficar em Palermo Hollywood:
- Caravan BA | Hostel Boutique – Lugar excepcional para se hospedar em Buenos Aires. Com piscina e lounge disponível para os hospedes, esse albergue possui nota 9,7 no Booking.
- Palo Santo Hotel – Ambiente novo e moderno, com ótima decoração e privacidade, além de uma vista incrível que alguns quartos possuem.
Villa Crespo – Um dos bairros mais tradicionais para ficar em Buenos Aires
Ainda pouco conhecido pelos turistas, o bairro de Villa Crespo fica do ladinho de Palermo e também acessível pelos transportes públicos.
O subúrbio de classe média ainda tem toda a autenticidade de Buenos Aires e você vai se sentir um “portenho” se hospedando nessa região.
Villa Crespo possui muita arte de rua e a maior comunidade judaica de Buenos Aires, fato que percebemos pela quantidade de sinagogas presentes no bairro. Entre as coisas para fazer estão:
- Calle Murillo
- Comidas de países do leste europeu
- Parque Centenario
- Club Silencio
- Villa Malcolm
- Cafe San Bernardo
Onde se hospedar na Villa Crespo: Hotéis e hostels
As acomodações em Villa Crespo tem ótimos preços e apesar de serem limitadas, existem boas opções.
- Miliño Apart Hotel – Acomodações com ótimo custo-benefício em apartamentos residenciais completos.
- Welcome My Vera – Apartamentos mobiliados em grande estilo com tudo o que você precisa para se hospedar em Buenos Aires.
Belgrano – Bairro calmo para se hospedar com a família em Buenos Aires
Belgrano é uma das áreas mais tranquilas de Buenos Aires, mas muito bem conectada pelo transporte público com os outros bairros. É nessa área que fica o estádio do River Plate, grande rival do Boca Juniors.
É também em Belgrano que fica o Barrio Chino, ou seja, a Chinatown portenha. Outras coisas para ver e fazer no subúrbio são:
- Compras na Av. Cabildo
- Visitar o Bairro Chinês
- Museu Sarmiento
- Partida de Futebol no estádio do River Plate
- Museu Larreta
Onde se hospedar em Belgrano: Hotéis e hostels
Entre as opções de acomodação em Belgrano estão alguns hotéis e hostals.
- Hostal vip – Grande hospitalidade com ótima localização. Esse lugar tem lounge bar, café da manhã, jardim, bicicletas gratuitas e até um cassino. Os quartos comportam famílias de até 4 pessoas.
- Urbanica The Libertador Hotel – Pertinho do hipódromo, esse lugar tem ótimos preços e excelente café da manhã (pago).
- Argenta Suites Belgrano – Apartamentos limpos e mobiliados, perto de lojas e restaurantes. Ideal para famílias.
Última dica para se hospedar em Buenos Aires
Nesse artigo eu coloquei os cinco principais bairros para se hospedar em Buenos Aires, além destes existem muitos outros, mas em uma primeira visita eu fortemente recomendo não sair dessas regiões.
Se ainda ficou com alguma dúvida, é só deixar uma mensagem abaixo e se já visitou Buenos Aires, compartilhe conosco nos comentários onde ficou e o que achou.
Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!
>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!
Para planejar sua viagem
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
- Hospedagem: Reserve sua acomodação no Booking, e aproveite as promoções e as vantagens de cancelamentos gratuitos que o site oferece (é onde quase sempre faço minhas reservas).
- Aluguel de veículos: Utilize o site da Rental Cars e reserve seu veículo em qualquer lugar do mundo no Brasil e evite pagar IOF, além disso você pode pagar no cartão de crédito em até 12x sem juros!
- Passeios e ingressos: Evite filas e ganhe desconto comprando seu ingresso antecipado com a Get Your Guide.
- Seguro Viagem: Faça com a Iati Seguros e viaje com tranquilidade (eu nunca viajo sem seguro).
- Reserve seu voo: Pesquise preços com a Jetradar, e encontre os melhores preços!
- Transferir dinheiro para o exterior: Use a Wise e envie ou receba dinheiro do exterior sem pagar taxas e burocracia. Se ainda não utilizou o serviço, pelo link aqui do blog a primeira transferência é gratuita!