DESTINOS

Picasso e Barcelona: Museu, história e a vida de Pablo na Catalunha

Barcelona é uma cidade artística e assim como Amsterdam e Lisboa, guarda inúmeros museus e galerias de arte, onde estão expostas obras de arte de alguns dos mais renomados artistas que conhecemos, entre eles, Pablo Picasso, o pintor, escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo espanhol.

Em Barcelona você vai descobrir a vida e a obra nos primeiros anos do artista, que nasceu na cidade de Málaga, na região de Andaluzia, costa sul da Espanha.

Os primeiros anos de Picasso em Barcelona

Vindo de uma família de classe média, Picasso sempre teve o apoio de seu pai, que também era pintor e professor de desenho na “Escuela de San Telmo” para se tornar artista, contudo, seu talento foi muito além do seu genitor, que pouca aptidão tinha e nunca se tornou conhecido por suas obras.

Aos 13 anos, após a trágica morte de sua irmã, Pablo Picasso se mudou com sua família para a Catalunha, se estabelecendo na capital Barcelona, dando início aos seus estudos na escola “Llotja School of Fine Arts“, onde alguns anos mais tarde outro grande artista espanhol viria a frequentar: Joan Mirò.

O talento prematuro do pintor o levou no mesmo ano para a classe avançada e apenas dois anos depois, Picasso foi enviado pelo seu pai a escola mais prestigiada da Espanha na época, a “Reial Academia de Belas Artes de San Fernando“, em Madrid.

Ainda nos primeiros anos da sua juventude, Picasso já havia produzido obras de sucesso, como “A Primeira Comunhão” (1896) e “Retrato da Tia Pepa” (1896).

Sempre há um Picasso a se descobrir (vídeo em Espanhol)

Picasso e Barcelona: uma história de amor

Embora o artista tenha viajado pela Europa no final da adolescência, com passagens em Madri e Paris (a última onde passaria a maior parte de sua vida adulta), Barcelona continuou sendo um lugar importante para o artista. Um dos primeiros lugares em que ele morou por conta própria foi no seu próprio estúdio, localizado na Carrer de la Plata, onde hoje fica o luxuoso hotel 5 estrelas The Serras.

Entre os pontos mais frequentados pelo artista na cidade, está o restaurante Quatre Gats, que fica na Praça Reial, no bairro Gótico, onde o próprio Picasso elaborou um menu, que ainda nos dias de hoje se encontra em uso.

Outro local que, segundo rumores de ter sido frequentado por Picasso – e quase todos os outros artistas que passaram por Barcelona, ​​de Salvador Dalí a Ernest Hemingway – é o famoso bar do Absinto ” Bar Marsella“. Localizado no coração de Raval – outrora uma área proibida para turistas e ricos – o bar manteve muito do seu charme original e continua a ser frequentado por viajantes curiosos e moradores locais.

A cidade, seus habitantes, ruas e atmosfera tornaram-se uma grande fonte de inspiração para Picasso, que os retratou em seus trabalhos, incluindo uma das suas pinturas mais famosas: “Les Demoiselles d’Avignon” (1907), que ao contrário do que muitos pensam, não se refere as mulheres da cidade francesa de Avignon, mas sim a prostitutas do bordel localizado na rua Avignon, em Barcelona.

Picasso faz parte da história de Barcelona

Museu Picasso de Barcelona

Em Barcelona encontra-se o Museu Picasso, um lugar dedicado ao artista malaguenho, onde encontra-se mais de 3500 obras da sua juventude e inicio da vida adulta. Essa é uma das maiores coleções do mundo dedicadas exclusivamente ao pintor.

Inaugurado em 1963, o museu teve total apoio do próprio Picasso, que deseja deixar algo a cidade que tanto amava e sempre manteve laços muito fortes.

Exposições

O Museu Picasso expõe as obras do artista separadas por ordem cronológica, onde as mesmas estão dividas em grandes palácios em estilo Gótico Catalão. Entre os destaques estão:

  • Homem com Boina
  • Retrato da Tia Pepa
  • Ciência e Caridade
  • O Divã
  • A Mulher da Coifa
  • O Abraço
  • As Meninas

O Museu Picasso está localizado na Carrer Montcada 15-23, pertinho de outras atrações de Barcelona, como o Museu Europeu de Arte Moderna e a Basílica de Santa María del Mar. Provavelmente você vai estar hospedado perto, mas caso contrário, é possível chegar de transporte público facilmente, as linhas 4, 1 e 3 param pertinho.

Ingressos e passes

A melhor opção para acessar o Museu Picasso é comprando o passe Articket, que da acesso a seis museus de Barcelona, são eles:

  • Museu Picasso
  • Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona
  • Museu de Arte Contemporânea (MACBA)
  • Fundação Antoni Tàpies
  • Fundação Juan Mirò
  • Museu Nacional de Arte da Catalunha (MNAC)

Agora que você já conheceu a história de Pablo Picasso em Barcelona, que tal conhecer 10 lugares projetos por Gaudí, o famoso arquiteto catalão.

Salve essas dicas de Picasso e Barcelona para visitar no Pinterest

Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!

>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!

Para planejar sua viagem

Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!

Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!

  • Hospedagem: Reserve sua acomodação no Booking, e aproveite as promoções e as vantagens de cancelamentos gratuitos que o site oferece (é onde quase sempre faço minhas reservas).
  • Aluguel de veículos: Utilize o site da Rental Cars e reserve seu veículo em qualquer lugar do mundo no Brasil e evite pagar IOF, além disso você pode pagar no cartão de crédito em até 12x sem juros!
  • Passeios e ingressos: Evite filas e ganhe desconto comprando seu ingresso antecipado com a Get Your Guide.
  • Seguro Viagem: Faça com a Iati Seguros e viaje com tranquilidade (eu nunca viajo sem seguro).
  • Reserve seu voo: Pesquise preços com a Jetradar, e encontre os melhores preços!
  • Transferir dinheiro para o exterior: Use a Wise e envie ou receba dinheiro do exterior sem pagar taxas e burocracia. Se ainda não utilizou o serviço, pelo link aqui do blog a primeira transferência é gratuita!
Anselmo

Engenheiro, professor & escritor | Nas horas vagas metido a chef e apaixonado por viagens, música eletrônica e café!

Recent Posts

Palácio de Versalhes, Paris: História, Visita, Jardins e ingressos

O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…

2 anos ago

Museu de Orsay, Paris: Obras, ingresso e visita

Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…

2 anos ago

Torre Eiffel, Paris: Ingressos, visita e hotéis próximos

A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…

2 anos ago

Museu do Louvre em Paris: Ingresso, exposições e obras

O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…

2 anos ago

O que fazer em Canela RS – Roteiro de 1 ou 2 dias na Serra Gaúcha

Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…

2 anos ago

O que fazer em Gramado na Serra Gaúcha: Roteiro de 2 ou 3 dias

A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…

2 anos ago