Barcelona é uma cidade artística e assim como Amsterdam e Lisboa, guarda inúmeros museus e galerias de arte, onde estão expostas obras de arte de alguns dos mais renomados artistas que conhecemos, entre eles, Pablo Picasso, o pintor, escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo espanhol.
Em Barcelona você vai descobrir a vida e a obra nos primeiros anos do artista, que nasceu na cidade de Málaga, na região de Andaluzia, costa sul da Espanha.
Vindo de uma família de classe média, Picasso sempre teve o apoio de seu pai, que também era pintor e professor de desenho na “Escuela de San Telmo” para se tornar artista, contudo, seu talento foi muito além do seu genitor, que pouca aptidão tinha e nunca se tornou conhecido por suas obras.
Aos 13 anos, após a trágica morte de sua irmã, Pablo Picasso se mudou com sua família para a Catalunha, se estabelecendo na capital Barcelona, dando início aos seus estudos na escola “Llotja School of Fine Arts“, onde alguns anos mais tarde outro grande artista espanhol viria a frequentar: Joan Mirò.
O talento prematuro do pintor o levou no mesmo ano para a classe avançada e apenas dois anos depois, Picasso foi enviado pelo seu pai a escola mais prestigiada da Espanha na época, a “Reial Academia de Belas Artes de San Fernando“, em Madrid.
Ainda nos primeiros anos da sua juventude, Picasso já havia produzido obras de sucesso, como “A Primeira Comunhão” (1896) e “Retrato da Tia Pepa” (1896).
Embora o artista tenha viajado pela Europa no final da adolescência, com passagens em Madri e Paris (a última onde passaria a maior parte de sua vida adulta), Barcelona continuou sendo um lugar importante para o artista. Um dos primeiros lugares em que ele morou por conta própria foi no seu próprio estúdio, localizado na Carrer de la Plata, onde hoje fica o luxuoso hotel 5 estrelas The Serras.
Entre os pontos mais frequentados pelo artista na cidade, está o restaurante Quatre Gats, que fica na Praça Reial, no bairro Gótico, onde o próprio Picasso elaborou um menu, que ainda nos dias de hoje se encontra em uso.
Outro local que, segundo rumores de ter sido frequentado por Picasso – e quase todos os outros artistas que passaram por Barcelona, de Salvador Dalí a Ernest Hemingway – é o famoso bar do Absinto ” Bar Marsella“. Localizado no coração de Raval – outrora uma área proibida para turistas e ricos – o bar manteve muito do seu charme original e continua a ser frequentado por viajantes curiosos e moradores locais.
A cidade, seus habitantes, ruas e atmosfera tornaram-se uma grande fonte de inspiração para Picasso, que os retratou em seus trabalhos, incluindo uma das suas pinturas mais famosas: “Les Demoiselles d’Avignon” (1907), que ao contrário do que muitos pensam, não se refere as mulheres da cidade francesa de Avignon, mas sim a prostitutas do bordel localizado na rua Avignon, em Barcelona.
Em Barcelona encontra-se o Museu Picasso, um lugar dedicado ao artista malaguenho, onde encontra-se mais de 3500 obras da sua juventude e inicio da vida adulta. Essa é uma das maiores coleções do mundo dedicadas exclusivamente ao pintor.
Inaugurado em 1963, o museu teve total apoio do próprio Picasso, que deseja deixar algo a cidade que tanto amava e sempre manteve laços muito fortes.
O Museu Picasso expõe as obras do artista separadas por ordem cronológica, onde as mesmas estão dividas em grandes palácios em estilo Gótico Catalão. Entre os destaques estão:
O Museu Picasso está localizado na Carrer Montcada 15-23, pertinho de outras atrações de Barcelona, como o Museu Europeu de Arte Moderna e a Basílica de Santa María del Mar. Provavelmente você vai estar hospedado perto, mas caso contrário, é possível chegar de transporte público facilmente, as linhas 4, 1 e 3 param pertinho.
A melhor opção para acessar o Museu Picasso é comprando o passe Articket, que da acesso a seis museus de Barcelona, são eles:
Agora que você já conheceu a história de Pablo Picasso em Barcelona, que tal conhecer 10 lugares projetos por Gaudí, o famoso arquiteto catalão.
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
Visitar Bariloche é como entrar em um cenário de cartão-postal: montanhas cobertas de neve, lagos…
Muita gente associa a Espanha a dias ensolarados, praias e clima ameno, mas Madrid em…
Visitar Barcelona em janeiro pode parecer estranho para quem está acostumado a associar a capital…
Viajar para Fernando de Noronha em janeiro é sinônimo de agito, ondas grandes e dias…
Quem planeja visitar Fernando de Noronha precisa, antes de mais nada, ficar por dentro das…
O Ilha Tour é um dos passeios mais populares em Fernando de Noronha e promete,…