DESTINOS

Ponte das Correntes – A mais bela das Pontes de Budapeste

Conheça a história da mais bela das Pontes de Budapeste, a Ponte das Correntes.

Construída em 1849, a Ponte das Correntes, ou Széchenyi Lánchíd, em húngaro, é a mais antiga e bela das Pontes de Budapeste. Sua obra, que demorou mais de 20 anos para ser finalizada, marcou a história da Hungria, com a união então de três cidades distintas, que ficam as margens do rio Danúbio. Buda, Peste e Obuda.

A Ponte das Correntes, tem um comprimento total de 375 metros, sendo um dos cartões postais de Budapeste atualmente. Fica localizada entre duas das mais famosas atracões turísticas, o Parlamento de Budapeste, do lado de Peste e o Castelo de Buda, no alto da colina de Buda, que aliás, é acessível pelo Funicular de Budapeste, que fica na saída da Ponte das Correntes.

Pontes de Budapeste

A História da Ponte das Correntes

Ponte das Correntes, a primeira ponte construída para ligar Buda a Peste

Segundo conta a história, a ideia de fazer uma ponte sobre o rio Danúbio surgiu, depois que um membro importante do governo húngaro, o István Széchenyi, não conseguiu chegar a tempo do velório de seu pai, que estava acontecendo do outro lado, ou seja, em Peste, por consequência do mau tempo, que impedia que os barcos funcionassem naquele dia.

Sendo assim, depois desse dia, Széchenyi decidiu que construiria uma ponte sobre o Danúbio. Depois de 20 longos anos, a Ponte das Correntes, ou melhor Ponte das Cadeias, que era o nome inicial da ponte, foi inaugurada. Em 1913, a ponte precisou ser reforçada, devido ao aumento do tráfego. Deste então, a ponte começou a ser chamada de Ponte das Correntes.

Construção da Ponte das Correntes

Vista do rio Danúbio, no lado de Peste

Uma das coisas que mais impressiona, é a sua estrutura. São mais de 5 mil toneladas de ferro, distribuídos de uma ponta a outra.

Curiosidades

Visual da Colina Gellért no lado de Buda

Confira algumas curiosidades da Ponte das Correntes de Budapeste.

  • Leões – Em ambos os lados da ponte ficam estátuas de enormes leões. Se você observar, saindo de Peste em direção a Buda, a apareceria das estatuas é de que os leões estão sérios. Em contrapartida, do lado oposto, ou seja, indo de Buda em direção a Peste, as estátuas tem uma apareceria mais amigável.
  • Reconstruída – Durante a Segunda Guerra Mundial, a ponte foi praticamente destruída, sendo que, no ano do seu centenário, ou seja, 1949, ela foi novamente inaugurada. Toda a reconstrução foi realizada procurando preservar o seu formato original.
  • Independência – A Ponte das Correntes foi palco de muitas manifestações nos anos em que a Hungria pertencia então a União Soviética.
  • O início – Dizem que a Ponte das Correntes é a principal responsável para a criação da cidade de Budapeste. Pois foi a primeira a unir os dois lados do Danúbio.
  • Inverno – Antes da construção da ponte, as pessoas cruzavam o rio Danúbio caminhando, pois suas águas congelavam com o frio.

Dica: Para ter uma visão privilegiada da ponte, faça um cruzeiro pelas águas do Danúbio. Confira opções aqui.

Outras atracões próximas

  • Galeria Nacional Húngara
  • Museu de História de Budapeste
  • Conjunto Artístico Rajkó e Artístico Danúbio
  • Conjunto Folclórico Nacional da Hungria
  • Linha 2 do bonde elétrico (a rota mais bonita)

E aí já tem Itinerário em Budapeste? Confira o artigo com o que fazer em Budapeste em um roteiro de 2, 3 ou 5 dias.

Salve essas dicas no Pinterest

Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!

>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!

Para planejar sua viagem

Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!

Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!

  • Hospedagem: Reserve sua acomodação no Booking, e aproveite as promoções e as vantagens de cancelamentos gratuitos que o site oferece (é onde quase sempre faço minhas reservas).
  • Aluguel de veículos: Utilize o site da Rental Cars e reserve seu veículo em qualquer lugar do mundo no Brasil e evite pagar IOF, além disso você pode pagar no cartão de crédito em até 12x sem juros!
  • Passeios e ingressos: Evite filas e ganhe desconto comprando seu ingresso antecipado com a Get Your Guide.
  • Seguro Viagem: Faça com a Iati Seguros e viaje com tranquilidade (eu nunca viajo sem seguro).
  • Reserve seu voo: Pesquise preços com a Jetradar, e encontre os melhores preços!
  • Transferir dinheiro para o exterior: Use a Wise e envie ou receba dinheiro do exterior sem pagar taxas e burocracia. Se ainda não utilizou o serviço, pelo link aqui do blog a primeira transferência é gratuita!
Anselmo

Engenheiro, professor & escritor | Nas horas vagas metido a chef e apaixonado por viagens, música eletrônica e café!

Recent Posts

Palácio de Versalhes, Paris: História, Visita, Jardins e ingressos

O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…

2 anos ago

Museu de Orsay, Paris: Obras, ingresso e visita

Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…

2 anos ago

Torre Eiffel, Paris: Ingressos, visita e hotéis próximos

A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…

2 anos ago

Museu do Louvre em Paris: Ingresso, exposições e obras

O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…

2 anos ago

O que fazer em Canela RS – Roteiro de 1 ou 2 dias na Serra Gaúcha

Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…

2 anos ago

O que fazer em Gramado na Serra Gaúcha: Roteiro de 2 ou 3 dias

A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…

2 anos ago