Praga ou Budapeste? Qual visitar em uma viagem ao leste europeu

Praga ou Budapeste? Qual visitar em uma viagem ao leste europeu

por Anselmo

Praga ou Budapeste? Qual visitar em uma viagem ao leste europeu? Veja detalhes sobre cada uma das cidades e qual não pode ficar de fora do seu roteiro!

Praga ou Budapeste? Budapeste ou Praga? Essa é uma pergunta que todos fazem em uma viagem ao leste europeu, quando o tempo é limitado e tem de escolher entre a Capital da República Tcheca e a Capital da Hungria.

Embora Praga receba mais turistas, Budapeste vem aumentando consideravelmente o número de visitantes e entrando no roteiro de muitas pessoas que viajam pelo leste europeu.

Na minha opinião, ambas as cidades merecem uma visita. Contudo, sabemos que nem sempre é possível, já que muitas pessoas viajam com tempo limitado e desta forma, precisam escolher entre Praga ou Budapeste.

Para você que está com dúvidas, entre qual cidade visitar: Praga ou Budapeste? Aqui vão algumas dicas, para ajudar nessa difícil decisão.

Planeja sua viagem: Tudo Sobre Budapeste – O Melhor Guia de Viagem.

Praga ou Budapeste? Qual visitar em uma viagem ao leste europeu

Escolha Praga se…

…Você tem no máximo três dias

Quando você tem poucos dias para visitar Praga ou Budapeste, o tempo é um dos fatores determinantes. Isso porque, Praga é uma cidade muito menor que Budapeste. Além disso, os seus principais pontos turísticos estão concentrados na região da Cidade Histórica e Castelo de Praga.

Já Budapeste é uma cidade dividida em duas. Sendo que, de um lado do rio Danúbio está Peste e do outro Buda. Dessa forma, você vai depender muito mais do transporte público em Budapeste, do que em Praga, onde da para fazer praticamente tudo caminhando.

Portanto, minha dica, se você tiver até 3 dias, escolha Praga para visitar.

…Você gosta de explorar os locais a pé

Assim como citado acima, Praga é uma cidade muito fácil de ser conhecida a pé. Caminhar pelas suas pequenas ruas no Centro Histórico e no complexo do castelo é um “must do” da capital tcheca. Portando, o transporte público de Praga, apesar de ser barato, é muito pouco necessário. No meu caso, utilizei apenas porque estava em uma acomodação mais distante do centro.

Por outro lado, Budapeste tem suas atrações turísticas mais espalhadas e portando, é necessário utilizar o transporte público diariamente, para conseguir chegar a grande parte das atracões. Se optar por caminhar, aconselho levar um bom par de tênis, pois, especialmente a Colina Gellért e o Bastião dos Pescadores, são caminhos bem íngremes e exigem um pouco de preparo físico.

…Você gosta de cerveja

Praga é um paraíso para os amantes da bebida. Sendo que, uma cerveja, é mais barata que uma garrafa de água na cidade. Com ótimas opções locais, incluindo a famosa Budweiser, não há americana, mas sim a original tcheca, que teve a marca copiada por um cervejeiro dos Estados Unidos, em uma visita a República Tcheca.

Leia também: Budweiser Americana vs Budweiser Checa.

…Você gosta de história medieval

Apesar de ambas as cidades, Praga e Budapeste, possuirem muita história, incluíndo às épocas da Segunda Guerra Mundial e do comunismo. Praga é uma cidade mais antiga do que Budapeste. Sua construção iniciou a mais de mil anos atrás na região do castelo e continuou a expansão aonde hoje fica a Cidade Antiga.

Em contrapartida, Budapeste é uma cidade mais nova, especialmente a parte de Peste, construída em sua maior parte, no século XIX. Além disso, o Castelo de Praga é sem dúvidas mais imponente do que o de Buda.

Já sabe onde vai se hospedar em Praga? Veja os melhores hostels para ficar em Praga (a partir de  € 5).

Agora vejamos porque você deveria escolher Budapeste ao invés de Praga.

Escolha Budapeste se…

…Você tem 4 dias ou mais

Enquanto Praga da tranquilamente para conhecer em 3 dias, Budapeste é uma cidade grande e com diversas atracões, que dariam para passar uma semana inteira na cidade, sem repetir nenhum lugar. Dessa forma, se possuir 4 dias ou mais, escolha conhecer Budapeste. Escrevi um artigo completo com o que fazer em Budapeste em um roteiro de 2, 3 ou 5 dias, confira para saber mais.

…Você gosta de vida noturna, de bares e cafés

Apesar de Praga ser famosa pelas suas baladas, Budapeste não deixa nada a desejar também. Além disso, Budapeste tem os famosos Pubs em Ruínas (Ruins Bars), bares que reúnem história, arte e muita bebida. Entre os mais famosos estão o Szimpla Kert e o Ellátó kert. Se quiser saber mais, a Gabriela Dilly escreveu um post no blog 360meridianos sobre os pubs em ruínas de Budapeste, Hungria.

Há não posso me esquecer também dos cafés de Budapeste. São ótimos e além de café, servem bolos deliciosos 😋.

…Você prefere vinho

Apesar de não ser muito conhecido, o vinho húngaro tem ótima qualidade e no país existem 22 regiões diferentes, onde é cultivada a uva. Com ótimos preços, é uma boa pedida nos bares e restaurantes. Contudo, se você gosta de cerveja ou vodka, não vai ter problemas também, pois os preços em geral das bebidas locais, são bem em conta.

…Budapeste é mais barato que Praga para visitar

É claro que essa questão dependo do seu estilo de viagem, mas em geral, Budapeste tem melhores preços em acomodações, comida e bebida, quando comparado a Praga. Porém, ambas as cidades são bem mais acessíveis do que outras famosas cidades européias, como Paris, Londres e Amsterdam.

Veja também: 7 dicas para economizar dinheiro em Budapeste.

Praga ou Budapeste: Conclusão

Embora as duas cidades sejam destinos incríveis e que merecem uma visita. Na minha opinião, se precisar escolher entre uma e outra, é visitar Praga no primeiro momento. Contudo, ambas as cidades tem uma bela arquitetura, ótima culinária e vidas noturnas agitadas. Dessa forma, seja qual for a sua escolha, não vai ter como errar.

E você já visitou Praga e Budapeste? Qual gostou mais? Deixe o seu comentário abaixo.

Salve essas dicas no Pinterest

Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!

>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!

Para planejar sua viagem

Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!

Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!

  • Hospedagem: Reserve sua acomodação no Booking, e aproveite as promoções e as vantagens de cancelamentos gratuitos que o site oferece (é onde quase sempre faço minhas reservas).
  • Aluguel de veículos: Utilize o site da Rental Cars e reserve seu veículo em qualquer lugar do mundo no Brasil e evite pagar IOF, além disso você pode pagar no cartão de crédito em até 12x sem juros!
  • Passeios e ingressos: Evite filas e ganhe desconto comprando seu ingresso antecipado com a Get Your Guide.
  • Seguro Viagem: Faça com a Iati Seguros e viaje com tranquilidade (eu nunca viajo sem seguro).
  • Reserve seu voo: Pesquise preços com a Jetradar, e encontre os melhores preços!
  • Transferir dinheiro para o exterior: Use a Wise e envie ou receba dinheiro do exterior sem pagar taxas e burocracia. Se ainda não utilizou o serviço, pelo link aqui do blog a primeira transferência é gratuita!

2 Comentários

Mário Pereira 13 março, 2023 - 10:14 PM

Estive primeiro em Praga e fiquei impressionado com a beleza e facilidade de se movimentar na cidade, depois me dirigi para Budapeste e fiquei maravilhado com a cidade e a noite é espetacular, quando fiz um belo passeio elo Danúbio! Budapeste é a minha preferida, muitas coisas para fazer de ambos lados!

Resposta
Anselmo 14 março, 2023 - 7:17 PM

Realmente Praga e Budapeste são duas cidades incríveis e é difícil escolher entre uma e outra para visitar!

Resposta

Deixe sua mensagem

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Saber mais

Privacy & Cookies Policy