Depois de listar o que fazer em Buenos Aires com 21 atrações imperdíveis para conferir na cidade, chegou a hora de compartilhar o meu roteiro de 5 dias em Buenos Aires. Nesse guia você vai encontrar tudo o que precisa saber para visitar a capital argentina:
No total foram seis dias entre a minha chegada no Aeroporto de El Palomar e a minha saída para o Uruguai em Puerto Madero. Durante esse tempo, procurei conhecer ao máximo Buenos Aires, durante o dia e a noite, como resultado: Um roteiro prático e testado de 5 dias na capital argentina!
Você pode ler o guia completo de Buenos Aires ou selecionar no índice abaixo o que lhe interessar mais. No final do artigo está um resumo dos 5 dias desse itinerário.
A capital argentina é o segundo destino mais procurado pelos turistas brasileiros. Distância, facilidade para se comunicar e câmbio favorável são os principais fatores para isso. E quem escolhe Buenos Aires como destino, não se arrepende, ao contrário, geralmente acaba voltando mais vezes.
Conhecida como “Paris da América do Sul”, Buenos Aires ainda conserva sua arquitetura em estilo europeu, o que muitas vezes fez-me sentir em Barcelona.
Existem atrações para todos os públicos em Buenos Aires: Museus, parques ao ar livre, vida noturna eclética, boa gastronomia, shoppings e claro shows de tango.
É inegável que em apenas 5 dias em Buenos Aires é praticamente impossível conhecer tudo o que cidade oferece. Mas com esse roteiro, você certamente irá conhecer o melhor da capital argentina.
Antes de iniciar o dia a dia do roteiro, aqui estão algumas informações essenciais para planejar a sua viagem e poder aproveitar ao máximo os 5 dias em Buenos Aires.
Buenos Aires é uma cidade com quatro estações bem definidas. Durante o verão o calor passa dos 30ºC. Em contrapartida, o inverno é frio e as temperaturas chegam a 0ºC.
Janeiro é o mês em que a cidade fica mais vazia, pois muitos portenhos costumam tirar férias. Os dias tem mais horas de sol, dessa forma, é possível aproveitar melhor as atividades ao ar livre.
Março e abril tem as melhores temperaturas para visitar Buenos Aires, assim como os meses de setembro e outubro, quando a primavera da um toque especial de cores na cidade.
Existem 3 Aeroportos em Buenos Aires, um principal que recebe a maior parte dos voos internacionais, outro para conexões nacionais e um terceiro utilizado pelas companhias “low cost”, especialmente a Flybondi. Confira detalhes de cada um:
Leia também – Como voar barato na América do Sul: Companhias aéreas “low cost” e melhores passes.
O sistema de transporte público é muito eficiente e fácil de usar. Durante os 5 dias em Buenos Aires não senti nenhuma necessidade de utilizar o Uber.
A primeira dica para se locomover em Buenos Aires utilizando o transporte público é comprar o SUBE, um cartão recarregável que pode ser adquirido em qualquer banca de jornal (chamados kiosko na Argentina). Sem ele não é possível utilizar o metrô, trem ou ônibus, já que dinheiro não é aceito nos transportes públicos argentinos.
Veja mais detalhes sobre cada meio de transporte público em Buenos Aires:
Além das opções acima, existem bicicletas e patinetes compartilhados em Buenos Aires, mas é necessário ter internet para habilitar a retirada e entrega.
Buenos Aires é a segunda maior cidade da América Latina, perdendo apenas para São Paulo, sendo assim, da para imaginar o tamanho e as inúmeras opções de lugares para ficar na capital argentina. Contudo, para quem está visitando em uma primeira vez, esses são os principais bairros para se hospedar:
A Argentina passa por uma grave crise e a inflação no país está fazendo os preços serem alterados a todo momento. Portanto, a primeira dica para economizar no país, é somente trocar dinheiro quando realmente for viajar. Veja mais dicas para gastar menos durante a viagem:
Para um roteiro de 5 dias em Buenos Aires, a minha sugestão é levar uma mochila de 40-47L (veja como escolher e comprar uma mochila para viajar) e mais uma para o dia a dia, de até 12L.
O que levar na mala/mochila para 5 dias em Buenos Aires:
Nota: Eu não sou uma mulher, nesse caso, se você for, precisa adicionar alguns ítens extras que não estão nessa lista.
Veja também – Gadget para viajar: 21 ítens que facilitam a vida na estrada.
Você não precisa ter um seguro para viajar a Argentina, mas eu fortemente recomento fazer. Afinal imprevistos acontecem e ficar doente durante uma viagem pode sair mais caro do que você imagina.
Enquanto existem dezenas de companhias de seguro, a minha escolha é a Word Nomads, pelo simples fato de que funciona. Já tive problemas quando estava em Sydney com seguro viagem de outra empresa, que quando precisei extrair um dente siso, ela não cobria. Resultado: 2 mil dólares e duas semanas sem trabalhar.
A minha dica é pesquisar, sempre ler a apólise e ver o que as pessoas falam sobre a empresa quando precisam de ajuda.
Quando estava planejando a minha viagem, li muitos relatos sobre a cidade não ser segura, contudo, depois de conhecer a capital argentina, posso dizer que Buenos Aires é tão segura quanto outras cidades europeias, como Madrid e Barcelona.
Existe bastante policiamento nas ruas e os locais onde estão as atrações turísticas são bem cuidados. Não senti nenhuma insegurança durante os dias que visitei, incluindo durante a noite (em Palermo).
Contudo, a minha dica é sempre ter cuidado com os ítens pessoais, especialmente em áreas mais movimentadas, como no metrô e na Feira de San Telmo.
Não guarde ítens de valor nos bolsos de trás da calça ou bolsos da mochila de fácil acesso. Em resumo, tenha o mesmo cuidado que tem no Brasil e tudo ficará bem!
Quem visita Buenos Aires conta com ótimos aplicativos de viagem, tanto para planejar o roteiro, quanto durante. Confira os melhores:
A capital argentina tem uma quantidade incontável de coisas para fazer e uma agenda cheia de eventos durante todo o ano. Isso pode deixar os visitantes confusos na hora de planejar um roteiro de apenas 5 dias em Buenos Aires. Desse modo, nesse guia coloquei as atrações mais populares, pensando que está será a sua primeira vez na cidade. Igualmente, para economizar tempo e evitar deslocamentos desnecessários, os dias foram organizados por regiões.
Use esse roteiro como um guia para planejar seus 5 dias em Buenos Aires, e não como um itinerário definitivo. Adicione mais tempo aos seus interesses em particular e mude as atrações que não considerar importantes.
Outrossim, confira os horários e datas das atrações que deseja visitar e veja se estarão abertas. Muitos lugares fecham um ou dois dias durante a semana, bem como, passam por reformas e eventos especiais durante o ano.
Optei por não colocar valores em pesos, pois a Argentina passa por uma grave crise econômica, e a inflação faz com que os valores sejam reajustados constantemente.
O Microcentro é um ótimo lugar para começar um roteiro em Buenos Aires. Essa região é perfeita para explorar melhor a história local. É também centro da vida política, onde fica a sede da presidência e de vários outros prédios do governo argentino.
Sugiro começar o dia com um Free Walking Tour por Buenos Aires. Em 3 horas um guia contará a história local e dará dicas sobre a cidade. Os tours (Espanhol e Inglês) acontecem todos os dias, desde que não esteja chovendo e não precisam de marcação, basta comparecer no local e hora marcada. A contribuição no final é espontânea e não tem valor definido.
É a praça mais importante da Argentina e seu nome foi dado em homenagem a Revolução de Maio em 1810, que deu início ao processo de independência do país.
Durante a história, inúmeros fatos políticos ocorreram na Plaza de Mayo, mas o mais famoso é o protesto silencioso das Mães da Praça de Maio, que reivindicam o desaparecimento de seus filhos durante a ditadura militar argentina. O ato, que iniciou em 1977, continua até os dias atuais.
Localizada em Frente a Praza de Mayo, a Casa Rosada é a sede oficial da presidência da República Argentina. Seu nome se da pela cor levemente rosa da construção de 1882.
A Casa Rosada também abriga o Museu da Casa do Governo, que tem entrada gratuita, mas que só pode ser acessado através de visitas guiadas, agendada através desse site.
Ao lado esquerdo da Plaza de Mayo fica a Catedral de Buenos Aires, a igreja católica mais importante do país e onde o Papa Francisco atuou entre 1998 e 2013, até tornar-se o Sumo Pontífice.
Um dos mais tradicionais estabelecimentos de Buenos Aires, o Café Tortoni foi inaugurado em 1958 por um imigrante francês e até hoje mantém suas portas abertas com o mesmo estilo. O lugar é bastante movimentado, portanto é normal que tenha fila na porta para entrar.
A fachada do café não chama muita atenção, contudo, internamente você terá a sensação de ter viajado para o século passado. A arquitetura é linda e tudo encontra-se muito bem conservado. Portanto, acredito que vale a pena a visita, mesmo que seja um lugar bastante turístico.
A rua comercial mais famosa da Argentina. Ao longo de mais de um quilômetro de calçadão ficam diversas lojas. O único ponto ruim de caminhar na Calle Florida é o número de cambistas que ficam importunando quem passa por ali. O shopping mais famoso são as Galerias Pacifico, que ficam em um prédio de linda arquitetura em estilo francês.
Considerada a segunda mais bela do mundo pelo jornal The Guardian, a Livraria El Ateneo é um cartão postal de Buenos Aires e que não pode ficar de fora do seu roteiro, mesmo que você não seja um leitor fervoroso. O lugar é enorme e impressiona os visitantes.
Aliás, Buenos Aires tem mais de 700 livrarias, isso para uma cidade de 2,8 milhões de pessoas. São 25 livrarias para cada 100 mil habitantes, tornando a capital argentina o lugar com maior número de estabelecimentos no mundo. Para se ter uma ideia, em Madrid são 10 para cada cem mil.
O Teatro Colón é uma das principais casas de ópera da América do Sul e considerado um dos 5 melhores teatros do mundo acusticamente. É possível visitar o mesmo com guias, ou ainda assistir a espetáculos, que acontecem durante todo o ano. Confira o calendário no site oficial.
Coloque um bom par de tênis e pegue a sua câmera. O segundo dia será dedicado as atrações em um dos bairros mais tradicionais de Buenos Aires: Recoleta.
Uma atração incomum, mas que certamente vai surpreender você. O Cemitério da Recoleta é um dos mais famosos do mundo e possui uma incrível arquitetura. Em seus imensos mausoléus descansos personalidades que fizeram parte da história argentina, entre estes, Eva Perón, a famosa primeira-dama do país.
Como o lugar é imenso, um tour guiado é recomendado para entender a história argentina e do local. São duas horas, onde um guia irá explicar todos os detalhes e passar pelos principais túmulos.
Um dos cartões postais de Buenos Aires. Essa enorme escultura de metal tem 23 metros de altura e fica na Plaza de Las Naciones Unidas. Uma das características da flor é um sistema elétrico que abre e fecha as pétalas durante o dia. A noite a flor permanece fechada e do seu interior emana um brilho vermelho.
O Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires é um lugar imperdível para quem aprecia a cultura moderna. Sua coleção conta com obras de artistas renomados, como Tarsila do Amaral, Diego Rivera e Frida Kahlo.
O Museu Nacional de Belas Artes tem um dos maiores acervos da Argentina. Por lá você vai encontrar milhares de obras de todo o mundo, que vão desde a antiguidade até o século XXI. A entrada é gratuita e são realizadas visitadas guiadas todos os dias.
Importante visita para quem pretende conhecer mais sobre a história de Buenos Aires. María Eva Duarte de Perón foi atriz e líder política da Argentina, tornando-se primeira-dama, quando seu marido, o general Juan Domingo Perón, foi eleito presidente.
Em um espaço de apenas 7 anos, Evita saiu do anonimato para se tornar uma das maiores personalidades da Argentina. Morreu de maneira misteriosa aos 33 anos e quem quiser saber mais sobre a sua história de vida, pode visitar o museu dedicado inteiramente a ela.
Também conhecido como Bosques de Palermo, essa é a maior área verde de Buenos Aires, onde encontra-se diversos parques, sendo que, os mais populares são:
Se você decidir conhecer todos os parques, um dia só é pouco. A minha dica é alugar uma bicicleta, para se locomover mais facilmente.
As atividades escolhidas para o terceiro dia só acontecem aos domingos, desse modo, é muito provável que você precise alterar esse dia. Se não estiver em Buenos Aires no final de semana, então infelizmente algumas atividades irão ficar para trás.
Esse é um lugar “turistão”, mas que vale a pena ser visitado. O bairro La Boca foi lar de imigrantes espanhóis e italianos, que vinham trabalhar no porto de Buenos Aires. Como não tinham muito dinheiro, suas habitações eram precárias, feitas de ferro, madeira e pintadas com restos de tinta, assim tudo ficava muito colorido.
Atualmente ninguém mora mais no local e as casas são utilizadas para fins comerciais e culturais. Aos domingos as ruas ficam lotadas de turistas e dançarinos de tango, que fazem de tudo para tirar uma foto com você (e depois cobram por isso), portanto, fique esperto!
Seguindo a ferrovia desativada, a poucas quadras encontra-se o estádio do Boca Juniors, o La Bombonera. Os ingressos para visitar o estádio podem ser adquiridos no site da Get Your Guide.
Essa é a maior feira de Buenos Aires e famosa pela venda de antiguidades, mas atualmente você pode encontrar um pouco de tudo. Oficialmente está localizada na Plaza Dorrego, mas as ruas laterais também ficam cheias de barquinhas, que só terminam na Plaza de Mayo. São quilômetros de tendas e uma grande aglomeração de pessoas, por isso a dica é ir pela manhã, a partir das 10h, se quiser evitar o movimento intenso.
Nota: Como a aglomeração de pessoas é muito grande, é normal a ação de batedores de carteira, portanto, tenha cuidado com os seus pertences e não deixa nada acessível, especialmente nos bolsos de trás.
Um mercado aberto em 1897 que se mantêm até os dias de hoje. Por ali é possível encontrar um pouco de tudo, mas o melhor mesmo são os cafés. Aproveite para pedir umas empanadas se passar por lá!
Uma feira menos popular que San Telmo e que apresenta as tradições gaúchas, isso mesmo, quem é do Rio Grande do Sul vai se sentir em casa nesse lugar. Durante os domingos acontecem apresentações de música e dança, além disso, existe uma parte dedica a gastronomia, onde você pode comer um assado ou choripan.
A Feria de Matadero acontece todos os domingos entre às 11h e às 20h e fica no bairro com o mesmo nome, cerca de 45 minutos do centro.
Nota: Durante os meses de janeiro e fevereiro a feira não acontece.
Uma moderna obra que da acesso ao bairro mais nobre de Buenos Aires. A Puente de la Mujer represente a imagem de um casal que dança o tango, onde o mastro branco simboliza o homem e a silhueta curva da ponte a mulher.
Antiga zona portuária de Buenos Aires, que passou por uma revitalização e hoje possui o metro quadrado mais caro da cidade. Na região ficam diversos arranha-céus e sedes de empresas multinacionais, além de cafés, bares e sofisticados restaurantes.
Puerto Madero é um distrito a parte de Buenos Aires. Seus altos e modernos edifícios compõem uma área nobre. Não há muito o que visitar por lá durante os dias de semana, porém, aos finais de semana acontecem algumas feirinhas ao ar livre na Av. Rodrígues.
Outra atração, ao lado de Puerto Madero, é a Reserva Ecológica de 350 hectares, que fica as margens do Rio da Prata. Existem diversas trilhas para caminhada por lá e se quiser aproveitar ao máximo o local, a dica é alugar uma bicicleta. Cadastrando-se no app da Ecobici é possível retirar uma nas muitas estações espalhadas por Buenos Aires.
É também em Puerto Madero que fica o terminal da Buquebus, de onde saem os navios para as cidades uruguaias Colonia Del Sacramento e Montentevideo.
O bairro Palermo é enorme, e por isso ele está dividido em várias regiões, as mais populares são Palermo Soho e Palermo Hollywood. O primeiro faz rêfencia ao distrito de mesmo nome em Nova Iorque e o segundo por concentrar estúdios de cinema e sedes de televisão, como a FOX. Ambos tem uma ótima vida noturna e grande diversidade de cafés, bares e restaurantes. É uma área para ser explorada a pé, muito segura e que certamente vai levar um dia todo para ser descoberta.
Com um jeito descolado, Palermo Soho é um excelente lugar para aproveitar a noite. São inúmeros bares e restaurantes, com uma grande diversidade gastronômica. É possível encontrar comidas de praticamente qualquer lugar do mundo no bairro.
Durante o dia o bairro também não decepciona. Existem excelentes lojas, esse não é o meu objetivo durante a viagem, mas se você estiver procura um lugar para ir as compras, certamente Palermo Soho é uma área excelente.
Nos finais de semana também rolam algumas feirinhas de roupas, calçados e bolsas. Uma na praça Armenia e outra na praça Cortázar.
Dica: Gostei do Sullivan’s Irish Pub. Um bar em estilo irlandês com ótima cerveja artesanal, que fica em Palermo Soho.
Um pouco mais sofisticado que o distrito anterior, Palermo Hollywood também tem um ambiente descolado e ótimos restaurantes/bares, ideal para conhecer em um final de tarde. Os preços locais são um pouco mais salgados em comparação com o Soho.
A noite o bairro é mais agitado pelas casas noturnas, as mais populares são:
Durante os dias que passei em Buenos Aires me hospedei em um Airbnb no bairro de Palermo e acredito que foi uma boa decisão. Apesar de ficar distante das outras atrações, o metrô ficava perto e facilitava o deslocamento entre uma região e outra.
Um Shopping Outlet de luxo ao ar livre bem ao lado da estação de trem/metrô de Palermo. Um lugar novo e totalmente revitalizado, com muito verde e diversas opções de restaurantes de comida rápida e cafés.
O lugar também conta com uma área de lazer, onde é possível relaxar e um playground para crianças.
Muito populares em Buenos Aires, os mercados de pulgas são passeios obrigatórios na cidade, não somente para adquirir obras de artes que estão perdidas no tempo, mas também para renovar casas, apartamentos, escritórios, locais, negócios e jardins. E, claro, fazer um passeio diferente.
O El Mercado de las Pulgas é um dos mais populares e fica no bairro de Colegiales, onde termina a zona de Palermo Hollywood. Funciona em um grande galpão onde é possível encontrar todo tipo de curiosidades – móveis, pinturas, esculturas, mármores, bronzes, cristais, pedras, jóias, prataria, porcelanas, música, instrumentos, roupas e muito mais.
Por ali todos os tipos de personagens desfilam, entre a fusão da boêmia e objetos de qualidade: pessoas que jogam cartas de tarô, vendedores de sifões de vidro, no meio de locais dos anos 1970 com ofertas que incluem desde lâmpadas até móveis e objetos de valor. Está localizado em um terreno imenso, de telhado, com banheiros e padaria para tomar o que quiser e descansar depois de tanto caminhar.
Popular destino de quem vai a Buenos Aires, Tigre é uma simpática cidade que fica pertinho da capital e que vale uma visita. Dica para esse dia: Não esqueça de pegar a sua câmera!
Um bate e volta recomendo para quem tem 5 dias em Buenos Aires é visitar a simpática cidade de Tigre, que fica 33 quilômetros da capital argentina. O município está localizado no Delta do Paraná, onde muitos rios se encontram.
Entre as atrações de Tigre estão museus, cassinos, o maior parque de diversões da Argentina e também os passeios de barco pelos rios e ilhas.
Como chegar:
Uma visita a Argentina pede um show de tango, a tradicional dança dos argentinos. É possível encontrar apresentações em diversos lugares. Um com bom custo-benefício é o Tango Porteño, onde você poderá assistir ao show acompanhado de um jantar e um bom vinho.
Nota: O Estavan do Estavanpelomundo, escreveu um artigo sobre suas experiências em três shows de tango em Buenos Aires e relatou uma péssima experiência em um deles. Sugiro a leitura a todos que pretendem ir a um show, para não passarem pelos mesmos problemas.
Com esse roteiro de 5 dias buscou-se trazer o melhor de Buenos Aires, mas a capital argentina é uma daquelas cidades que vale a pena voltar mais vezes, pois sempre a algo novo a ser explorado.
Espero que esse roteiro ajude você a planejar a sua viagem e se ficar com alguma dúvida, basta deixar uma mensagem aqui em baixo nos comentários. Um grande abraço e nos vemos por aí #pelomundo!
Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!
>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…
Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…
A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…
O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…
Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…
A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…