Visitar o Porto com um roteiro de apenas 1 dia é algo impossível e já vou deixar claro aqui nesse post, o ideal seria um roteiro de pelo menos dois dias no Porto, contudo, pode ser que você não tenha esse tempo, sendo assim eu procurei destacar as principais atrações da cidade para serem realizadas ao longo de um dia no centro histórico, onde ficam concentradas as melhores atrações, incluindo o Cais da Ribeira, um lugar imperdível e que não pode ficar de fora do itinerário, mesmo que você só tenha um dia.
Todo o roteiro foi planejando pensando na mobilidade, assim você só vai precisar utilizar o transporte público para se locomover no Porto se precisar ir para o aeroporto ou ainda se chegou por ele. Se estiver em Lisboa, a minha dica é viajar de trem.
Roteiro de 1 dia no Porto – Passo a passo
Como esse roteiro foi planejado para ser feito a pé, a primeira dica aqui é escolher um bom par de tênis, pois as ruas do Porto são bem irregulares, principalmente no centro histórico, onde ficam as principais atrações.
Manhã (acorde cedo)
O ponto de partida do roteiro é à Av. dos Aliados, na Praça da Liberdade. Ali também fica a Câmera Municipal do Porto, sede da administração local. O próximo destino, é a Torre dos Clérigos, de onde é possível ter uma visão panorâmica da cidade, contudo, para isso, é necessário subir 240 degraus (lembra que eu falei para o par do tênis ser bom, pois é!).
Saindo da Torre dos Clérigos, vamos agora para a Livraria Lello, considerada uma das mais bonitas do mundo e fonte de inspiração para a escritora J.K. Rowling, autora do best-seller Harry Potter, que para quem não sabe, viveu em Portugal.
Subindo a rua, chegamos na Igreja do Carmo, preste atenção nos detalhes da parede de azulejos azuis, incríveis! Em frente à igreja, fica a reitoria da Universidade do Porto.
Continuando o nosso roteiro, agora é hora de descer até a Estação de Trem São Bento, uma obra histórica do Porto. Passando a estação, vamos em direção ao Café Majestic, o sexto mais bonito do mundo e onde J.K. Rowling escreveu muitas das páginas do livro “Harry Potter e a Pedra Filosofal”.
É fã de Harry Potter? Então confira um passeio pelos principais lugares e monumentos do bruxo na cidade do Porto.
Seguindo pela Rua Santa Catarina (tente não cair na tentação de entrar nas dezenas de lojas, possuímos pouco tempo 😜), chegamos na Capela das Almas, uma igreja coberta de azulejos. Na quadra ao lado, fica o Mercado do Bolhão, aproveite para fazer uma boquinha, antes de continuarmos o nosso roteiro de 1 dia em Porto.
Mapa do roteiro de 1 dia em Porto para a parte da manhã
Tarde
Na parte da tarde, vamos dedicar ao cartão postal da cidade: Ribeira. Mas antes, conheceremos a Sé do Porto, um dos monumentos religiosos mais importantes de Portugal. Seguindo, chegamos a Igreja de Santa Clara, famosa por seu teto coberto de ouro. Próximo, fica a Muralha Fernandina, que faz parte da cidadela medieval.
Para descer até o Cais da Ribeira, existem duas opções, tomar o Funicular dos Guindais, que custa 2,50 euros, ou ir caminhando.
Depois de conhecer o Cais da Ribeira, cruze a Ponte Luíz I, até Vila Nova de Gaia, e conheça as Caves do Vinho, lugar de maior concentração de álcool por metro quadrado do mundo. Dependo do tempo que você tiver disponível, é possível fazer uma visita em alguma das marcas de Vinho do Porto.
Por último, pegue o Teleférico de Gaia, na Estação Cais de Gaia e vá até o Mosteiro de Serra do Pilar. Outra opção, é subir as vielas caminhando. A visão do mosteiro é a melhor de todas. Para voltar para o centro do Porto, basta pegar o metrô e cruzar novamente a Ponte Luíz I ou ir caminhando.
Confira como ficou o mapa do período da tarde
Vida noturna no Porto
A minha sugestão para noite, se ainda tiver tempo, é ir na região das Galerias de Paris, que ficam lotadas, especialmente nos finais de semana, bem como fazer um Pub Crawl no Porto, um dos melhores da Europa.
Onde ficar no Porto por uma noite
Se for passar uma noite na cidade, minha dica é ficar no Centro Histórico do Porto, isso porque, fica perto de tudo e tem ligação com todos os transportes públicos, incluindo os ônibus noturnos que saem a cada meia hora, passando pelo Aeroporto Francisco de Sá Carneiro. Veja algumas opções com ótimo custo-benefício:
- Selina Porto – Um ótimo albergue para se hospedar. Localizado apenas 4 minutos das Galerias de Paris, onde acontece a melhor vida noturna da região. Ideal para quem não quer gastar muito.
- Urban Garden Porto Central Hostel – Perto de tudo, esse é um excelente espaço para ficar. O albergue oferece opções de quartos privados e compartilhados, sendo que, as camas são em forma de cabine, assim, mesmo compartilhando o cômodo, é possível ter um pouco mais de privacidade.
- The Passenger Hostel – Localizado em um dos cartões postais da cidade, a Estação de Trens São Bento, esse albergue possui uma das melhores notas do Booking.com (9,5). Para se ter uma ideia, o prédio onde a acomodação está é considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO.
- MyStay Porto Centro – Hotel fabuloso, localizado apenas a 500 metros das Galerias de Paris. Ideal para quem procura privacidade, mas não quer pagar muito.
- Hotel Moon & Sun Porto – Com uma vista incrível do terraço (veja imagem acima), que por si só já vale a hospedagem, essa hospedagem é sem dúvida uma das mais reservadas da cidade.
- PortoBay Flores – Excelente acomodação no coração da cidade. Um hotel sofisticado, 5 estrelas, que certamente vai agradar a todos que desejam um atendimento único e especial.
Quem estiver pensando em economizar também pode optar por um albergue, aqui no blog tem um post com os melhores hostels para ficar no Porto para quem não quer gastar muito.
Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!
>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!
Para planejar sua viagem
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
- Hospedagem: Reserve sua acomodação no Booking, e aproveite as promoções e as vantagens de cancelamentos gratuitos que o site oferece (é onde quase sempre faço minhas reservas).
- Aluguel de veículos: Utilize o site da Rental Cars e reserve seu veículo em qualquer lugar do mundo no Brasil e evite pagar IOF, além disso você pode pagar no cartão de crédito em até 12x sem juros!
- Passeios e ingressos: Evite filas e ganhe desconto comprando seu ingresso antecipado com a Get Your Guide.
- Seguro Viagem: Faça com a Iati Seguros e viaje com tranquilidade (eu nunca viajo sem seguro).
- Reserve seu voo: Pesquise preços com a Jetradar, e encontre os melhores preços!
- Transferir dinheiro para o exterior: Use a Wise e envie ou receba dinheiro do exterior sem pagar taxas e burocracia. Se ainda não utilizou o serviço, pelo link aqui do blog a primeira transferência é gratuita!