O que ver e fazer em Edimburgo em um roteiro prático de 2 dias pela capital da Escócia e dicas de onde ficar e como se locomover enquanto estiver visitando a segunda maior cidade do país.
A capital da Escócia não estava no meu itinerário quando viajei para o oeste europeu e acabou entrando de última hora, pelo fato das passagens aéreas de Edimburgo até Dublin estarem com um ótimo preço. Outrossim, também consegui comprar bilhetes de ônibus, partindo de Manchester, por apenas £ 1, pela empresa Megabus.
Esse “acaso” terminou sendo ótimo, pois além de acrescentar mais um destino ao meu roteiro, permitiu conhecer uma das cidades mais legais da Europa e que sem dúvidas pretendo voltar o mais breve possível.
Castelos Medievais, Palácios e uma história – em partes assustadora – fazem de Edimburgo um destino imperdível e que não deveria ficar de fora de nenhum roteiro pelo Reino Unido.
Apesar de ter ficado somente 2 dias em Edimburgo, já foi possível conhecer boa parte das atrações da cidade, isso porque, a capital da Escócia não é muito grande e concentra a maioria dos pontos turísticos no seu centro histórico, necessitando muito pouco o uso do transporte público.
Veja também: Transporte público em Edimburgo: Linhas, horários e preços.
Confira abaixo o que fazer em Edimburgo em um roteiro de 2 dias:
Prepare um bom par de tênis, pois há muito o que fazer em Edimburgo em um roteiro 2 dias, vai ser preciso caminhar bastante e começar cedo a explorar o local, mas certamente vale a pena!
O melhor ponto para começar esse itinerário, certamente é pelo Castelo de Edimburgo, a atração turística mais visitada da capital escocesa.
O Castelo de Edimburgo foi construído no século XII e foi palco de vários acontecimentos históricos no passado. Atualmente, mais de um milhão de pessoas visitam esse lugar todos os anos.
A entrada custa £17,50 e pode ser adquirida online no site da Get Your Guide, com cancelamento gratuito, assim, se algo acontecer e você não conseguir viajar, pode cancelar sua reserva.
Outra alternativa, é comprar um passe que da acesso a mais de 70 atracões na Escócia, incluindo descontos na entrada do Castelo de Edimburgo. Os valores partem de £35 e vale muito a pena, caso pretenda ficar mais do que 5 dias no país. Confira mais informações aqui.
Igualmente, se for visitar somente a capital, pode adquirir por £57 a entrada conjunta com desconto para as três atracões reais da cidade: Palácio de Holyrood, Castelo de Edimburgo e HMY Britannia, o navio real que fica no terminal portuário da cidade. Esse ingresso também da direito ao uso do ônibus turísticos. Reserve online.
Continuando nosso itinerário, a próxima atração é a Câmera Obscura & Mundo das Ilusões (Camera Obscura and World of Illusions Edinburgh), que fica apenas 60 metros do Castelo de Edimburgo.
Essa é uma atividade descontraída, para qualquer um fazer. São seis andares de charadas, ilusões óticas e quebra-cabeças. É similar ao Mundo do Enigma em Wanaka (Puzzling World) na Nova Zelândia. Sem dúvida, você irá curtir!
Ainda ao lado do Castelo de Edimburgo, fica o The Scotch Whisky Experience, um paraíso para os que gostam da bebida. Se acaso você quiser fazer uma visita e conhecer o processo de fabricação, são oferecidos alguns tours, que incluem visita a fábrica e degustação.
A saber: os escoceses, assim como os irlandeses, afirmar terem inventado o whisky. Enquanto que os primeiros dizem ter sido os monges da Irlanda os pioneiros na fabricação do destilado, outros dão como certo que foi criado pelos fazendeiros da Escócia. Fato é, que ambos fazem excelentes bebidas e assim como em Dublin, existem muitos tour em Edimburgo, para quem quiser saber mais.
A Rua Royal Mile é a mais importante via da capital escocesa. Nela estão localizadas algumas das principais atrações da cidade, entre elas o Castelo de Edimburgo, a oeste, e o Palácio de Holyrood, a leste.
Ao caminhar pela Royal Mile, que tem 1.814,2 metros (medida da milha escocesa), você vai voltar no tempo, mais precisamente no período medieval, são dezenas de vielas e becos esperando para serem explorados.
Se ficar dois dias em Edimburgo, não deixe de conferir esse lugar que conta a história da cidade durante a época medieval, em 1645, quando a peste negra assolava os cidadãos.
O Beco de Mary King fica no centro histórico de Edimburgo, abaixo dos edifícios. Contam as lendas, que as pessoas que portavam peste negra, eram abandonadas para morrer, além de haver vários casos de assassinatos no local.
O beco virou uma atração bem mais tarde e algumas pessoas relatam terem visto fantasmas por lá! E aí vai encarar?
A Catedral de St. Giles é um dos ícones de Edimburgo, a igreja foi construída no século XIV e a visitação é gratuita. Todavia, doações são bem vindas.
Endereço: High St, Edinburgh EH1 1RE, Reino Unido
O Palácio de Holyroodhouse fica no final da Rua Royal Mile, sendo este, a residência oficial da Rainha Elizabeth, na Escócia.
A rainha costuma passar uma semana por ano no local, durante o verão. Durante esse tempo o palácio fica fechado. Porém, no restante do ano, o lugar abre para visitação dos turistas. O ingresso, comprado online, custa £15,00. Veja opções aqui.
Essa montanha fica localizada apenas alguns minutos do Palácio de Holyrood e dependendo de quando tempo você gastou nas outras atividades e da época do ano, vai ser possível ver um lindo pôr do sol, com visão panorâmica de Edimburgo.
E assim, o roteiro 2 dias com o que fazer em Edimburgo chega ao fim do primeiro dia, confira como ficou o mapa:
O nosso segundo dia contínua na parte mais velha de Edimburgo, contudo, será mais dedicado a museus e galerias de arte.
Esse museu tem um pouco de tudo: tecnologia, ciências, cultura contemporânea, artes, história da Escócia, além de exposições de temporada. Vale a pena dar uma conferida, uma vez que a entrada é gratuita.
Endereço: Chambers St, Edinburgh EH1 1JF, Reino Unido
Se você gosta de medicina e tem estômago para ver imagens de cirurgias, patologias, bem como instrumentos médicos antigos, vai adorar esse museu. Eu, claro, fiquei bem longe 😅.
Endereço: The Royal College of Surgeons of Edinburgh, Nicolson St, Edinburgh EH8 9DW, Reino Unido
Para quem gosta de arte, vale a visita pela Galeria Nacional de Arte da Escócia, uma vez que essa é uma das maiores galerias do Reino Unido.
Endereço: The Mound, Edinburgh EH2 2EL, Reino Unido
Esse navio foi usado durante muito tempo pela família real, em visitas oficias a vários lugares do mundo, contudo, nos dias atuais é uma atração turística, no Ocean Terminal.
Para chegar lá, pegue o ônibus número 35 na rua Chambers, próximo do Museu Nacional da Escócia, contudo, se preferir, existem serviços de táxi e Uber.
Endereço: Ocean Dr, Edinburgh EH6 6JJ, Reino Unido
Para os fãs do famoso bruxo não faltam razões para visitar Edimburgo. Afinal, Harry Potter “nasceu” na cidade. A escritora JK Rowling deu vida as histórias e começou a escrever os livros na capital da Escócia.
Em uma visita a Edimburgo, é possível visitar o café onde a escritora deu início as histórias e escolheu alguns dos nomes dos personagens que estão nos livros.
Existem várias opções de tour pela cidade, sendo que os mais famosos são o Potter Trail, um passeio guiado gratuito pelo centro antigo, onde ficam alguns lugares que inspiraram cenas da saga cinematográfica.O Harry Potter Magical Guided Walking Tour, que custa £12 e o tour de um dia pelas mais cênicas paisagens da Escócia que estão presentes nos filmes.
Confira o mapa do segundo dia em Edimburgo:
Minha dica para se hospedar em Edimburgo é ficar no centro antigo ou próximo, isso porque, a maioria das atrações ficam localizadas nessa região e você não vai precisar utilizar o transporte público.
Confira dicas e preços de hospedagem no post: Onde ficar em Edimburgo: Melhores lugares para se hospedar.
Veja também: Como ir do Aeroporto de Edimburgo até o Centro.
Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!
>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…
Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…
A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…
O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…
Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…
A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…