No final de 2018 realizei uma viagem de dez dias pelo Litoral e Serra Catarinense. Lugares lindos, muitos ainda pouco explorados por turistas. O início da viagem foi em Florianópolis, a capital de Santa Catarina, conhecida pelas suas belas praias, passando por Balneário Camboriú e o parque de diversões Beto Carrero World.
Continente a dentro, a segunda parte da viagem começou em Blumenau, continuando em Rio do Sul, Urupema, Urubici, Rio Rufino e São Joaquim. Por fim, fechamos o roteiro de 10 dias pelo Litoral e Serra Catarinense com a famosa estrada da Serra do Rio do Rastro, em Lauro Müller. Confira abaixo o itinerário resumido da viagem:
Roteiro de 10 dias pelo litoral e serra catarinense: Itinerário
Dia 1: Aeroporto de Florianópolis
Já era noite de sábado quando chegamos no Aeroporto Internacional de Florianópolis, que fica na ilha, cerca de 12km do centro de Floripa. Sendo assim, peguei o carro que tinha alugado na Rental Cars e fomos direto para o hotel, na praia de Canasvieiras. Consegui um ótimo preço nas diárias, reservando antecipadamente pelo Booking.
Dia 2: Conhecer as praias de Floripa
Acordei cedo.. Mentira, já era passado das 10h na verdade! Após o café, parti conhecer algumas praias, a primeira delas: Canasvieiras.
A tarde fomos para o shopping Iguatemi, já que o sol estava forte e aproveitamos para almoçar por lá! Em seguida partimos para a famosa praia de Jurerê Internacional.
Dia 3: Lagoa da Conceição
Mudamos de acomodação no 3ª dia de viagem, para um hostel na Lagoa da Conceição. Nesse dia conhecemos o Projeto Tamar, que cuida das tartarugas e ajuda na conservação ambiental de outros animais marinhos.
No período da tarde, conhecemos a Praia da Joaquina e fizemos Sandboard (surfe na areia) nas Dunas de Joaquina.
A noite jantamos no Café Cultura (ótima comida e bebida).
Dia 4: Praia Mole e Parque Estadual Rio Vermelho
No quarto dia foi a vez de conhecer a Praia Mole, Campeche e ir ao Parque Estadual do Rio Vermelho. Esse último cuida de animais que foram capturados pelas autoridades, principalmente devido ao tráfico de animais.
A noite aproveitamos para ir ao cinema, no centro de Florianópolis.
Dia 5: Florianópolis – Mercado Público e Avenida Beira-mar
No último dia na ilha conhecemos a Praia da Solidão, Pântano Sul, Armação e Lagoa do Peri, no lado sul da ilha. Essa é a parte menos popular, com poucos turistas e baixa infraestrutura. Onde os locais moram. Aliás, a atividade principal nessa área é a pesca. Se você gosta de fazer trilhas, confira a Trilha do Gravatá, da Costa da Lagoa, Lagoinha do Leste, do Saquinho e Trilha da Galheta.
Ainda nesse dia, visitamos o Mercado Público de Florianópolis, tomamos um café e depois caminhamos pela Avenida Beira-mar. Terminando o dia, fizemos outra caminhada na Lagoa da Conceição. A noite fomos ao The Black Swan (infelizmente fechou em 2020), um pub irlandês, com ótima música e cerveja.
Dia 6: Beto Carrero World
Continuando o roteiro pelo litoral e serra catarinense, no 6ª dia foi a vez de conhecer um dos maiores parques multitemáticos do mundo, o Beto Carrero World. O parque é realmente fantástico, com atracões para toda família.
Dia 7: Blumenau
A cidade mais alemã do Brasil: Blumenau! Aqui acontece a maior Oktoberfest fora da Alemanha, no parque da Vila Germânica, durante todo o mês de outubro.
Contudo, o parque fica aberto durante todo o ano, por lá tem várias lojinhas típicas, além de restaurantes e bares, com centenas de tipos de cerveja.
Dia 8: Parque Nacional da Serra do Itajaí
A ideia era visitar o Parque da Serra do Itajaí no roteiro inicial, porém, devido ao volume de chuvas, não foi possível chegar até o parque, pois a estrada é de terra e ficamos com medo de atolar o carro. Assim, voltamos para Blumenau e aproveitamos para almoçar no shopping.
A tarde, partimos para Rio do Sul, onde iriamos ficar em uma acomodação do Airbnb.
Dia 9: Urubici
Urubici é uma das regiões mais lindas que já visitei no Brasil e a cidade mais visitada da serra catarinense. Entre as suas principais atrações estão o Morro da Igreja (1822 metros acima do nível do mar), Pedra Furada, Parque Nacional de São Joaquim, Cascata Véu de Noiva, Morro do Campestre, Mirante do Avencal, Cascata do Avencal (mais de 100 metros de altura, onde passei por cima com a tirolesa, super não índico, achei que iria morrer, rs) e Serra do Corvo Branco.
Nota: Para visitar o Morro da Igreja é necessário pegar uma autorização, pois somente 200 veículos podem ter acesso diariamente, para não danificar a estrada. As autorizações para visitação devem ser retiradas junto ao ICMBIO na sede do Parque Nacional de São Joaquim. Endereço: Av. Felicíssimo Rodrigues Sobrinho, 1542 – Bairro Esquina – Urubici – SC. Horários: 8h as 12h e 13h as 17h.
Dia 10: Bom Jardim da Serra e Serra do Rio do Rastro
No 10ª e último dia de viagem 🙁 foi a vez de conferir a estrada com mais curvas do Brasil (mais de 200). As paradas foram no Parque Eólico de Bom Jardim da Serra e no Mirante da Serra do Rio do Rastro.
E assim terminou o roteiro de 10 dias pelo Litoral e Serra Catarinense, em breve escreverei mais detalhadamente sobre cada lugar.
Confira o Mapa com o resumo do Roteiro de 10 dias pelo Litoral e Serra Catarinense abaixo.
Roteiro de 10d dias pelo litoral e serra catarinense: vale a pena
Sem dúvida vale muito a pena visitar o estado de Santa Catarina. As praias são ótimas e Florianópolis é uma das cidades mais bonitas do Brasil. Para quem gosta de festas, o estado tem as melhores baladas do mundo. Isso mesmo, a Green Valley, que fica em Balneário Camboriú é considerada a casa número 1 do mundo, a frente inclusive das populares casas de Ibiza. Outro lugar, para quem ama música eletrônica, é o Warung Beach Club, na Praia Brava.
Igualmente a serra catarinense é linda e tem paisagens de tirar o fôlego. A melhor época para visitar certamente é no inverno, quando as temperaturas costumam ficar abaixo de zero, inclusive com possibilidade de neve nos pontos mais altos.
Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!
>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!
Para planejar sua viagem
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
- Hospedagem: Reserve sua acomodação no Booking, e aproveite as promoções e as vantagens de cancelamentos gratuitos que o site oferece (é onde quase sempre faço minhas reservas).
- Aluguel de veículos: Utilize o site da Rental Cars e reserve seu veículo em qualquer lugar do mundo no Brasil e evite pagar IOF, além disso você pode pagar no cartão de crédito em até 12x sem juros!
- Passeios e ingressos: Evite filas e ganhe desconto comprando seu ingresso antecipado com a Get Your Guide.
- Seguro Viagem: Faça com a Iati Seguros e viaje com tranquilidade (eu nunca viajo sem seguro).
- Reserve seu voo: Pesquise preços com a Jetradar, e encontre os melhores preços!
- Transferir dinheiro para o exterior: Use a Wise e envie ou receba dinheiro do exterior sem pagar taxas e burocracia. Se ainda não utilizou o serviço, pelo link aqui do blog a primeira transferência é gratuita!
4 Comentários
Amei todas as dicas, estava procurando onde viajar e agora já sei. Obrigada!!!!!!!!!
Olá Daniele, obrigado pelo comentário, espero que faça uma ótima viagem!!
Vale a pena fazer a serra catarinense em Janeiro? Moro em cidade praiana e gostaria de viajar para a serra, mas minhas férias serão em Janeiro. Estou pesquisando e pensei neste roteiro: serra catarinense.
Olá, vale sim. É uma época menos movimentada, mas o charme da serra vai estar todo lá! As atrações abrem normalmente. Lembra de levar alguma roupa de frio, porque mesmo no verão é normal ficar fresquinho durante a noite.