Segunda maior cidade de Portugal e meu destino favorito no país, Porto é uma cidade vibrante e possível de ser visitada em um final semana de dois ou três dias, pelo menos a sua parte mais antiga, onde fica o Cais da Ribeira e as Caves do Vinho, dois lugares imperdíveis e que não podem ficar de fora do seu roteiro.
Ao planejar um roteiro de 2 dias no Porto é preciso selecionar algumas atrações e dispensar outras, mas acordando cedo e utilizando o transporte público com eficiência da até para ir a praia (sim, Portugal tem belas praias que ficam lotadas no verão).
Depois de ler esse roteiro de 2 dias no Porto, eu recomendo ler o post com os melhores lugares para se hospedar no Porto, pois ficar em um bairro distante pode atrapalhar o seu itinerário.
Mas vamos lá, em um roteiro de 2 dias no Porto essas as coisas para fazer:
- Baixa do Porto (Praça da Liberdade, Avenida dos Aliados, Torre dos Clérigos, ..)
- Cais da Ribeira (Sé do Porto, Ponte D. Luiz I, Rio Douro, ..)
- Vila Nova de Gaia (Mosteiro de Serra do Pilar, Caves do Vinho do Porto ..)
- Foz do Douro (Jardim do Passeio Alegre, Farol das Felgueiras, ..)
- Museus do Porto (Casa Serralvez, Museu de Arte, ..)
- Bate e voltas a partir do Porto
Roteiro de 2 dias no Porto: dia 1
Baixa do Porto
Recomendo iniciar um roteiro de 2 dias na parte conhecida como Baixa do Porto, mais especificamente na Praça da Liberdade. Nessa região ficam várias atrações, como a Câmera Municipal do Porto, obra de 1920, em estilo neogótico. Em frente a câmera, fica a Avenida dos Aliados, que tem apenas 250m de comprimento, contudo, é a mais importante da cidade. É ali que os portugueses comemoram as vitórias do time de futebol, que leva o mesmo nome do município e também onde é realizada a tradicional festa de Queima das Fitas.
Outros lugares para visitar na região da Baixa do Porto
- Suba a Torre dos Clérigos (240 degraus) e tenha uma vista panorâmica de toda cidade.
- Conheça o prédio histórico da reitoria da Universidade do Porto, na Praça de Gomes Teixeira.
- Em frente a reitoria, fica a Igreja do Carmo (1756), em estilo barroco, não deixe de olhar a parede lateral, coberta de azulejos azuis.
- Conheça a Livraria Lello, considerada a mais bonita do mundo e fonte de inspiração para a escritora J.K. Rowling, autora dos livros de Harry Potter. Aliás, se você é fã do bruxo mais famoso de todos os tempos, confira aqui um tour sensacional.
- Relaxe no Jardim João Chagas “Cordoaria“.
- Conheça a charmosa Estação de Trem São Bento.
- Visite o Café Majestic, considerado o sexto mais bonito do mundo. Local este, onde a escritora J.K. Rowling passava horas escrevendo o livro Harry Potter e a Pedra Filosofal
- Conheça as lojas da Rua de Santa Catarina. Tradicional lugar para fazer compras no Porto.
- Visite uma igreja coberta de azulejos, a Capela das Almas, no final da Rua de Santa Catarina.
- De uma passada no tradicional Mercado do Bolhão, ótimo lugar para comprar lembrancinhas locais.
Dica: compre o Porto Card que da entrada livre para todos os museus do Porto, bem como, desconto de 50% em outros lugares, como nas Caves do Vinho. Além disso, você vai poder usar de forma ilimitada todos os transportes públicos. Custa a partir de € 13, ou seja, vale muito a pena! Lembrando que comprando online, você não enfrenta filas e sempre garante o melhor preço.
Cais da Ribeira
A ribeira é o local mais antigo do Porto. Visitar o lugar é fazer uma viagem na história, até os tempos medievais. Localizada as margens do Rio Douro, é o espaço mais visitado pelos turistas na cidade.
Comece a visita pelo Terreiro da Sé, um dos monumentos religiosos mais importantes de Portugal e Patrimônio Mundial pela UNESCO. Depois conheça a Igreja de Santa Clara do Porto, obra de 1457, que tem como destaque uma talha dourada de puro ouro.
Siga até a Muralha Fernandina, que faz parte da cidadela medieval. Próximo dali, também fica o Funicular dos Guindais, que desce até os pés da Ponte Luiz I, sendo que, se você adquiriu o passe do transporte público ou o cartão turístico pode utilizá-lo.
Para descer até a Ribeira do Porto, podes tomar o Funicular dos Guindais, ou descer caminhando, pelas pequenas vielas, minha dica é a segunda opção, assim pode ir conhecendo um pouco mais da história local.
Na Praça da Ribeira, ficam inúmeros restaurantes, mas como este é um ponto bastante turístico, os preços são um pouco mais altos, contudo, Portugal não é um destino caro (para Europa).
Outros pontos para conhecer no Cais da Ribeira
- Passeio de barco pelo Rio Douro.
- Caminhar pela Orla do Rio Douro.
- Conheça o Palácio da Bolsa, uma construção neoclássica, onde são recebidos chefes de estado na cidade.
- Se perder caminhando pelas vielas e becos do centro histórico.
Para terminal o dia, eu indico ainda uma visita às Galerias de Paris. Lugar descontraído para jantar e depois tomar alguma coisa. São vários barzinhos em torno da região da Baixa do Porto, próximos a reitoria da Universidade. Entre os locais para ir, eu indico:
- Porto Tónico;
- Era Uma Vez em Paris;
- La Bohème;
- Alma e;
- Plano B.
Igualmente, há algumas quadras, na Avenida do Aliados, ficam alguns clubes, como o Bar Boulevard. Sendo que aos finais de semana, as ruas ficam lotadas de estudantes, portanto, se você gosta de festa, esse é o lugar!
Está viajando sozinho? Aproveite para fazer um Pub Crawl no Porto. Uma ótima forma de conhecer novas pessoas.
Roteiro de 2 dias no Porto: dia 2
Vila Nova de Gaia
No segundo dia do roteiro de 2 dias em Porto, vamos conhecer outra cidade, mas calma, da para ir caminhando, porque para chegar até Vila Nova de Gaia, basta atravessar a Ponte Luíz I.
Vamos começar o segundo dia visitando o Mosteiro de Serra do Pilar, para isso, basta cruzar a Ponte Luiz I. Lá do alto, você vai ter uma das vistas mais incríveis da cidade e do Rio Douro. Logo após, faça um passeio pelo Jardim do Morro e então, vais ter duas opções para chegar ao Cais de Gaia: Tomar o Teleférico de Vila Nova de Gaia ou descer a pé pelas ruas estreitas, até as margens do Douro.
As mais famosas marcas do famoso Vinho do Porto, ficam em Vila Nova de Gaia. É possível visitar a maioria das Caves do Vinho do Porto, onde ficam armazenado milhões de litros, da bebida. Aliás, esse é o lugar com maior concentração de álcool por metro quadrado do mundo!
As visitas custam a partir de 10 euros e os lugares mais populares são: Sandeman, Calém, Croft, Ferreira, Burmester, Taylor’s, Offlwy e Graham’s. Na alta temporada (junho até agosto), é recomendado reservar com antecedência à visita. Confira opções de ingresso abaixo:
Outras atrações de Vila Nova de Gaia
- Half Rabbit, ou meio coelho, é uma pintura de rua, fica na R. Guilherme Gomes Fernandes, 42.
- Estaleiro do Rabelo.
- Igreja de Santa Marinha
- Caminhar ao longo do Cais de Gaia.
Foz do Douro
Confira onde o Rio Douro encontra-se com o Oceano Atlântico. A caminhada inicia na Ribeira do Porto, dali podes ir até os Jardins do Palácio de Cristal (o Palácio já não existe mais). Aproveite para conhecer o Museu Nacional Soares dos Reais, que fica próximo e o Museu Romântico da Quinta da Macieirinha.
Continue a caminhada passando pela Ponte da Arrábida, Jardim do Passeio Alegre, até chegar no Farol das Felgueiras, onde se tiver sorte, as ondas vão permitir que você chegue perto.
A caminhada continua agora, à beira-mar, até o Forte de São Francisco Xavier. Próximo dali, também fica o Parque da Cidade. No final da caminhada, terá chegado a localidade de Matosinhos, onde está uma das praias mais famosas da região.
Por fim, aproveite para ver o pôr do sol, na Praia de Matosinhos ou no Pergola da Foz. E assim terminamos o nosso segundo dia do roteiro de 2 dias em Porto. Abaixo vou deixar algumas sugestões, se quiser trocar alguma atração ou mesmo, se ainda sobrou tempo para visitar algo mais.
Para a noite, minha dica é experimentar a Francesinha, prato típico do Porto!
Extras para um roteiro de mais dias no Porto
Museus do Porto
Entre os museus mais famosos do Porto, estão a Fundação Serralves, um lugar lindo, com enorme jardim, onde acontecem eventos culturais e o Museu de Arte Contemporânea. Outrossim, para quem gosta de história e arte, deve visitar a Casa-Museu, que conta com uma coleção de artes decorativas de Portugal, com obras do século XV até o século XIX.
Como eu mencionei há muito o que fazer no Porto, sendo assim, um roteiro de 2 dias é muito pouco. Desse modo, se for possível estender um pouco mais a sua visita, não deixe de conhecer a Casa da Música, uma construção moderna, onde acontecem concertos de jazz, música clássica, entre outros gêneros. A visita guiada custa 10 euros e você pode usar como desconto no ingresso para eventos no local.
Próximo a Casa da Música, fica o Mercado Bom Sucesso, na Rotunda da Boa Vista. Lugar popular para compras e também fazer uma boquinha.
Quem gosta de futebol, não pode deixar de visitar o Estádio do Dragão, casa do FC Porto. Os portugueses são fanáticos pelo esporte, assim como os brasileiros, e em dias de jogo, o estádio, que tem mais de 50 mil lugares, fica lotado.
Outros Museus do Porto
- Museu Nacional Soares dos Reis;
- Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio;
- Museu do Futebol Clube do Porto;
- Nucleo Museológico da Santa Casa da Misericórdia;
- Casa do Infante;
- Museu do Vinho do Porto;
- Museu da Farmácia do Porto.
Bate e voltas para fazer a partir do Porto
Porto é maior cidade ao norte de Portugal e serve como base para fazer diversos bate e voltas de um dia, entre os mais populares estão:
- Braga – Braga é a terceira maior cidade de Portugal e possui uma das populações mais jovens na média nacional. Repleta de lugares para visitar, Braga se destaca pelas suas inúmeras praças, pequenas ruas fechadas ao tráfego de veículos e uma grande quantidade de monumentos históricos, com as igrejas em estilo barroco.
- Aveiro – Viajantes não precisam visitar Veneza para andar de barco em charmosos canais. Aveiro é conhecida como a “Veneza de Portugal”justamente pela semelhança com a cidade alagada da Itália.
- Guimarães – Quem gosta de história não pode deixar de visitar esse lugar em Portugal. Guimarães foi onde o país começou e o seu castelo foi a casa do primeiro rei de Portugal. A cidade é repleta de construções medievais que vão fazer você fazer uma viagem ao passado.
- Coimbra – Famosa pela vida universitária, Coimbra é um dos bate e voltas mais populares do Porto. Com ares medievais, a cidade foi a primeira capital de Portugal, entre 1139 e 1255.
- Esposende – Quem acha que Portugal não tem praia está muito enganado, aliás tem um artigo aqui no blog com as melhores praias do Porto e região, entre elas Esposende, uma pequena e movimentada cidade durante o verão e calma no inverno, mas ainda assim um destino perfeito para visitar em um bate e volta do Porto.
- Viena do Castelo – Outra cidade litorânea, Viana do Castelo é conhecido como o destino das paixões e se destaca pela produção de um dos alimentos mais consumidos da culinária portuguesa, o bacalhau. Aliás, Viana do Castelo é um excelente lugar para comer frutos do mar!
- Vigo – Portugal faz divisa com a Espanha e um dos bate e voltas para fazer partindo do Porto é a cidade de Vigo, que fica ao norte, cruzando a fronteira. Vigo é uma cidade litorânea rica em cultura e conhecida pelas histórias de expedição, onde os primeiros marinheiros partiam em suas jornadas em busca de “descobrir novas terras”.
- Serra da Estrela – Você sabia que da para esquiar em Portugal? Pois saiba que sim meu caro leitor, na cadeia de montanhas mais alta do país, conhecida como Serra da Estrela, é possível encontrar neve no inverno e praticar esqui, snowboarding e outros esportes de inverno.
Aqui no blog eu escrevi um post detalhando cada um dos bate e voltas para fazer a partir do Porto, você pode conferir se ainda sobrou tempo nesse roteiro. Se tem alguma dúvida sobre a cidade, deixe uma mensagem abaixo.
Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!
>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!
Para planejar sua viagem
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
- Hospedagem: Reserve sua acomodação no Booking, e aproveite as promoções e as vantagens de cancelamentos gratuitos que o site oferece (é onde quase sempre faço minhas reservas).
- Aluguel de veículos: Utilize o site da Rental Cars e reserve seu veículo em qualquer lugar do mundo no Brasil e evite pagar IOF, além disso você pode pagar no cartão de crédito em até 12x sem juros!
- Passeios e ingressos: Evite filas e ganhe desconto comprando seu ingresso antecipado com a Get Your Guide.
- Seguro Viagem: Faça com a Iati Seguros e viaje com tranquilidade (eu nunca viajo sem seguro).
- Reserve seu voo: Pesquise preços com a Jetradar, e encontre os melhores preços!
- Transferir dinheiro para o exterior: Use a Wise e envie ou receba dinheiro do exterior sem pagar taxas e burocracia. Se ainda não utilizou o serviço, pelo link aqui do blog a primeira transferência é gratuita!