DESTINOS

Como se locomover em Barcelona usando o transporte público

Veja como se locomover em Barcelona, com dicas de transporte público (metrô, bonde, trem, ônibus), bicicleta, ônibus turístico, Uber e se vale ou não a pena alugar um carro.

Se locomover em Barcelona é fácil. A cidade tem um dos melhores transportes públicos do mundo, com longas linhas de metrô, conectas com outros serviços, como ônibus, trem, bonde e funicular. Além disso, serviços como o Uber, são uma ótima opção, dependendo da sua localização.

Veja também: Roteiro de 2, 3 ou 4 dias em Barcelona.

Sendo que, para uma grande parte das atrações de Barcelona, é possível se locomover a pé. Outra alternativa, é alugar uma bicicleta, e pedalar na capital da Catalunha. Confira a lista dos melhores meios para se locomover em Barcelona:

1. Locomover-se em Barcelona de Metrô, Bonde e Trem

Trem do Aeroporto de Barcelona (compre o T-10)

O meio mais comum de se locomover em Barcelona é usando o transporte público sobre trilhos. Ele cobre praticamente todas as regiões da cidade, é rápido e tem o melhor custo-benefício dentro todos.

A minha dica é comprar o bilhete T-10 (10 passagens), ele custa metade do preço, quando comparado com o individual e pode ser usado por mais de uma pessoa. Outra opção, é comprar os passes de trem ilimitados para dois, três, quatro ou cinco dias. Essa última opção, é recomendado, somente se você vai fazer 6 ou mais viagens por dia.

O Metrô de Barcelona funciona das 5:00 horas até 00:00 horas de domingo à quinta-feira, às sextas das 5:00 horas até às 2:00 horas, durante os sábados é 24h. Sendo que, toda vez que existe algum evento na cidade, os horários mudam. Portanto, fique atendo no site TMB de transporte público.

Mapa do metrô e trens de Barcelona. Fonte: Website TMB

Nota: muitos turistas tem seus bens roubas no metrô em Barcelona, por batedores de carteira, portanto, não deixe celulares e objetos de valor a mostra.

2. Se locomover em Barcelona de Ônibus

Existem muitas linhas de ônibus em Barcelona, mas eu aconselho evitar e trocar pelo metrô sempre que possível, pois além de ser mais rápido, é também mais fácil de se locomover

Uma boa opção para as áreas onde o metrô não chega. Especialmente a parte mais próxima da praia. Os serviços de ônibus são conectados com os outros meios de transporte público. Outra razão para usar ônibus em Barcelona, é durante a noite, quando os trens param de funcionar.

Você pode comprar passagens individuais nos ônibus, contudo, não o ticket T-10, este somente é vendido nas estações de metrô e trem, porém, o T-10 é aceito nos ônibus.

Se quiser ver o mapa das linhas de ônibus de Barcelona clique aqui.

Ônibus noturno

Como toda grande cidade, Barcelona não para durante a noite. Portanto, se precisar de transporte público noturno, existe um serviço chamado Nit Bus, que cobre grande parte da cidade.

Os ônibus noturnos operam entre às 23:00 e 6:00 horas. A maioria das rotas tem saída da Plaça de Catalunya.

3. Ônibus Turístico (Hop on Hop Off Bus)

Os ônibus turísticos são uma opção para chegar a maioria das atracões, às suas rotas e pontos de parada levam para os principais lugares de Barcelona. A vantagem é não perder tempo, planejando rotas no transporte público.A desvantagem é que limitam você a determinados locais, só funcionam das 9:00 horas até às 19:00 ou 20:00 horas (dependendo da temporada) e você só vai encontrar outras pessoas, iguais a você, ou seja, turistas.

4. Alugue um bicicleta para se locomover em Barcelona

Uma opção saudável, onde o planeta agradece. Barcelona tem um dos melhores sistemas de transporte, também quando estamos falando sobre bicicletas. Na maioria das ruas existem pontos para pegar e largar as bikes.

Essa é uma opção perfeita para distâncias médias, até 5km, além disso, os valores são bem acessíveis. Outra opção, é fazer um bike tour, com um guia, pelas ruas e vielas de Barcelona.

O serviço público se chama bicing e você encontra pontos espelhados por toda cidade, tanto para pegar uma bicicleta, quando para devolver. Se quiser algumas dicas para se locomover de bike, acesse o site moverse em bicicleta.

Bicicleta é uma ótima forma de se locomover em Barcelona

5. Uber

Uber é sempre uma ótima opção para se locomover. Os preços são mais acessíveis que táxis e você já sabe quanto vai custar sua viagem. Outra vantagem, é estar disponível 24h e ser rápido (desde que não seja entre as 17:00 e 19:00 horas – horário de maior trânsito em Barcelona).

Ganhe uma viagem grátis no Uber, usando o código anselmoj34ui.

6. Se locomover a pé em Barcelona

Caminhar é uma das melhores formas de se locomover em Barcelona. A cidade tem uma arquitetura linda e esconde algo novo a cada quadra. Usando metrô e outros meios de transporte, muitas vezes acabamos não vendo e sentimento o lugar verdadeiramente.

Bairro Gótico: aqui a única forma de se locomover é caminhando

7. Alugar um carro

Alugar um carro

Totalmente não indico alugar um carro, se o seu objetivo é visitar a cidade. O trânsito é bastante complicado e intenso. Estacionamentos são raros e caros. Portando, não vale a pena alugar um carro para explorar Barcelona.

Contudo, se você tem planos de fazer alguns dos bate-voltas, como Montserrat, Taragona, Girona e La Molina, pode ser uma boa opção.

Bilhetes do transporte público de Barcelona: qual a melhor opção

Como mencionei acima, a minha dica para se locomover barato utilizando o transporte público em Barcelona é comprar o Ticket T-10. Ele custa quase metade do preço, quando comparado a compra individual de bilhetes e pode ser utilizando para ir e vir do aeroporto.

Outra opção, é adquirir o passe Hola Barcelona, que da acesso ilimitado a todos os transportes públicos em um período de 2 a 7 dias.

Já para quem pretende visitar as atracões, o Barcelona Card da descontos em diversos lugares e uso ilimitado do transporte público.

Por fim, se quiser ter uma verdadeira experiência espanhola, pode alugar uma Vespa (pequena motocicleta) e explorar a cidade no seu tempo.

Em síntese, se locomover em Barcelona, como você leu acima, é fácil e existem várias opções disponíveis de transporte. Igualmente, os valores são bem acessíveis.

Na minha opinião pessoal, acredito que caminhar na cidade é a melhor alternativa para pequenas distâncias. Alugar uma bicicleta também é uma boa. Para sair e ir para o aeroporto, o melhor é pegar o trem, acessível e barato.

Veja também: Como economizar dinheiro em Barcelona.

Salve essas dicas do transporte público de Barcelona no Pinterest

Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!

>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!

Para planejar sua viagem

Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!

Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!

  • Hospedagem: Reserve sua acomodação no Booking, e aproveite as promoções e as vantagens de cancelamentos gratuitos que o site oferece (é onde quase sempre faço minhas reservas).
  • Aluguel de veículos: Utilize o site da Rental Cars e reserve seu veículo em qualquer lugar do mundo no Brasil e evite pagar IOF, além disso você pode pagar no cartão de crédito em até 12x sem juros!
  • Passeios e ingressos: Evite filas e ganhe desconto comprando seu ingresso antecipado com a Get Your Guide.
  • Seguro Viagem: Faça com a Iati Seguros e viaje com tranquilidade (eu nunca viajo sem seguro).
  • Reserve seu voo: Pesquise preços com a Jetradar, e encontre os melhores preços!
  • Transferir dinheiro para o exterior: Use a Wise e envie ou receba dinheiro do exterior sem pagar taxas e burocracia. Se ainda não utilizou o serviço, pelo link aqui do blog a primeira transferência é gratuita!
Anselmo

Engenheiro, professor & escritor | Nas horas vagas metido a chef e apaixonado por viagens, música eletrônica e café!

Recent Posts

Palácio de Versalhes, Paris: História, Visita, Jardins e ingressos

O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…

2 anos ago

Museu de Orsay, Paris: Obras, ingresso e visita

Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…

2 anos ago

Torre Eiffel, Paris: Ingressos, visita e hotéis próximos

A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…

2 anos ago

Museu do Louvre em Paris: Ingresso, exposições e obras

O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…

2 anos ago

O que fazer em Canela RS – Roteiro de 1 ou 2 dias na Serra Gaúcha

Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…

2 anos ago

O que fazer em Gramado na Serra Gaúcha: Roteiro de 2 ou 3 dias

A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…

2 anos ago