Buenos Aires tem um sistema de transporte público muito eficiente. Apesar dos horários de pico, normal em qualquer grande cidade, a capital argentina não deixa nada a desejar em questões de mobilidade quando comparada a outras grandes capitais. Aliás, estamos falando da segunda maior área urbana da América do Sul, atrás apenas de São Paulo. São mais de 13 milhões de habitantes na região da grande Buenos Aires, que em grande parte se locomove diariamente utilizando o transporte público.
O transporte público em Buenos Aires é composto por sete linhas de metrô subterrâneas, trens intermunicipais, ônibus e também as populares bicicletas compartilhadas. Além disso, no último ano chegaram os patinetes compartilhados da Grin e Yellow.
Para quem busca mais conforto, existem os aplicativos de transporte, como o Uber e o Cabify e claro os tradicionais táxis (o pior transporte público em Buenos Aires).
Primeiro metrô da América Latina, inaugurado em 1913, o “Subte” como é chamado em Buenos Aires, é o meio mais tradicional de transporte na cidade. São 7 linhas, separadas por cores e letras.
Durante a semana o metrô funciona das 5h30 às 23h. Já nos finais de semana, inicia às 6h e termina às 23h (sábados) e 8h às 22h (domingos). Sendo que algumas linhas podem terminar um pouco mais cedo o trajeto, portanto, fique de olho para não perder à hora.
Por fim não deixe de observar as estações de metrô, pois existe muita arte nas galerias subterrâneas. São pinturas, murais, esculturas, estátuas e retratos com os mais variados temas, indo da formação da Argentina até pautas atuais como diversidade sexual.
Os trens de Buenos Aires são menos usados pelos turistas, pois ligam o centro aos subúrbios e outros municípios da região metropolitana. As estações são na superfície e algumas linhas ainda operam com trens a diesel e sem climatizador, mas a maior parte da rede já foi modernizada com novas locomotivas elétricas.
As tarifas são de acordo com o número de estações percorridas, sendo preciso validar o cartão na entrada e saída.
Existem duas linhas em especial que podem ser úteis para os turistas:
Conhecidos como “colectivos” ou “bondi”, os ônibus de Buenos Aires são uma alternativa quando o metrô e o trem não chegam. São mais de 200 linhas na cidade, identificadas por números, operando 24 horas por dia.
Para pagar é necessário informar a parada de destino ao motorista e então aproximar o cartão SUBE no validador.
Utilizei apenas uma vez o ônibus durante meu roteiro de 5 dias em Buenos Aires, no domingo, quando visitei o bairro La Boca.
Atualmente a única forma de se locomover em Buenos Aires utilizando o transporte público é adquirindo o cartão SUBE (Sistema Único de Boleto Electrónico). Uma tarjeta que pode ser adquirida e recarregada em qualquer loja de conveniência, chamadas de “kioscos”. São mais de 14 mil pontos espalhados pela cidade e sempre tem um perto das estações de trem e metrô. Na hora da compra é necessário apresentar o passaporte ou identidade. Ele custa em torno de R$ 6.
Lembrando que não é possível pagar os transportes públicos em dinheiro, somente com o cartão SUBE. Igualmente, se viajar para outras cidades da Argentina, como Córdoba ou Ushuaia, pode utilizar a mesma tarjeta.
Além dos transportes apresentados acima, Buenos Aires ainda conta com outras formas alternativas de se locomover.
Bicicletas compartilhadas já não são nenhuma novidade e Buenos Aires também conta com um sistema que tem patrocínio do banco Itaú. Trata-se do Ecobici.
Ao todo são 379 estações espalhadas pela cidade, onde são oferecidas bicicletas de forma gratuita. Para utilizar basta baixar o aplicativo e se cadastrar utilizando o passaporte. Para ativar é necessário receber uma mensagem de texto, portanto a dica é fazer ainda enquanto estiver no Brasil.
Por toda Buenos Aires é possível encontrar os patinetes da Grin, que uniu-se recentemente com a Yellow. Para utilizá-los é necessário ter o app da Grin ou da Rappi (o mesmo de pedir comida). O preço é um pouco salgado, pois é pago por minutos de uso. Além disso, é preciso ter uma conexão com a internet.
Você pode usar os aplicativos do Uber ou Cabify para se locomover em Buenos Aires. Para isso basta ter uma conexão com a internet. Os preços são bem mais em conta quando comparados aos tradicionais táxis, além disso os serviços prestados são melhores e mais eficientes.
Os táxis de Buenos Aires, assim como em grande parte do mundo, são caros e mal cuidados. Além disso é comum que turistas acabem pagando mais caro. Já os remis são automóveis com motoristas sem nenhuma identificação, que funcionam de maneira similar aos táxis, porém sem taxímetro. Minha dica, fique longe desses serviços.
Para quem tem pouco tempo na cidade e quer conhecer os principais lugares de BA, pode utilizar os ônibus turísticos, que tem paradas estratégicas nas atrações mais conhecidas. Esse não é o meu jeito de explorar novos destinos, mas fica como dica.
Você pode alugar um carro se desejar em Buenos Aires. As diárias ficam em torno de R$ 100 em média para veículos populares. Pesquise os melhores preços utilizando o site da RentalCars.
Muitos que viajam a Buenos Aires acabam esticam a viagem ou mesmo continuam a trajetória cruzando o Rio da Prata até o Uruguai. Existem duas empresas que fazem essa travessia:
Para conferir os horários, preços, linhas e disponibilidade dos serviços do transporte público em Buenos Aires em tempo real, a prefeitura da cidade criou o BA Cómo Llego, que está disponível em versão web e também para iOS/Android gratuitamente.
O Google Maps também informa as rotas do transporte público em tempo real e qual a melhor opção para chegar de um ponto A até outro B. Outrossim também é possível baixar os mapas off-line da cidade.
Para mais informações e atualizações do transporte público em Buenos Aires acesse o site oficial de turismo da cidade.
Por último, a dica para conhecer Buenos Aires é calçar um bom par de tênis e caminhar muito. Veja o vídeo abaixo e entenda o por quê!
Nota: Os valores colocados estão em reais, isso porque, a Argentina está passando por uma grave crise econômica, que faz com que os preços em pesos sejam alterados constantemente devido a inflação.
Ficou com alguma dúvida ou tem algo mais a compartilhar? É só deixar uma mensagem abaixo.
Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!
>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…
Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…
A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…
O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…
Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…
A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…