Como se locomover em Cracóvia? Veja dicas para utilizar o transporte público de Cracóvia – Ônibus; Bondes; Trens; Bicicletas; Táxi & Uber. Tipos de bilhete e maneiras de economizar.
O transporte público de Cracóvia conta com uma rede bastante extensa e completa, que serve toda cidade e região metropolitana, assim como, outros destinos na Polônia e países europeus, através das linhas de trens e ônibus internacionais.
Todavia, quem for se hospedar nas regiões do Castelo de Wawel ou Centro Antigo, onde fica a Praça do Mercado, vai utilizar pouco o transporte público, isso porque, grande parte dos pontos turísticos são próximos uns dos outros. Além disso, caminhar é uma das melhores formas de explorar Cracóvia. Pois a cidade, é um verdadeiro museu a céu aberto!
Ao mesmo tempo que, se necessário, você pode contar com ônibus e os bondes elétricos, que circulam por todas as regiões da cidade, incluindo o Aeroporto Internacional de Cracóvia João Paulo II. Outra alternativa, são as bicicletas compartilhadas. São mais de 1500, espalhadas por 150 estações.
Confira abaixo todas as informações de como se locomover em Cracóvia, tipos de bilhetes e preços.
Leia também: O que fazer em Cracóvia.
Em 2016, a cidade de Cracóvia modernizou a sua estrutura de bicicletas compartilhadas, através de um sistema de aluguel chamado Wavelo. O serviço funciona de forma similar a de outros lugares do mundo. Sendo assim, o primeiro passo é fazer um cadastro no site ou aplicativo (Android / iOS).
Depois de concluir o registro, você vai receber um número de usuário e senha, que utilizará para retirar a sua magrela, em qualquer estação.
Existem diversos planos para alugar bicicletas em Cracóvia (avulso, mensal, anual, estudantes, etc.). Todavia, enquanto você estiver apenas visitando a cidade, o plano mais indicado é o de 12h diárias, válidas por um período de 24h, que custa 29 PLN. Da mesma forma, o Pay As You Go, tem o custo de 0,17 PLN por minuto.
O deslocamento de bicicleta é altamente incentivado em Cracóvia. Inclusive, na região do centro histórico, os carros de civis não podem circular, somente oficiais e o transporte público. Portando, se você estiver viajando, especialmente no verão, vale muito a pena alugar uma bicicleta na cidade.
Os bondes elétricos “Tramwaje“, são os trens que andam sobre a superfície. Esse sistema é cada vez mais comum nas grandes cidades e muito eficiente, além disso, é uma forma não poluente de transporte.
Os Bondes de Cracóvia estão entre os mais antigos do mundo. Foram inaugurados em 1882. Apesar disso, grande parte dos veículos foi renovada, tornando o sistema cada vez mais moderno e eficiente.
São 27 linhas diferentes, que circulam pela cidade, destas, 24 são diurnas e funcionam entre às 4:30 e às 23:30 horas, além disso, outras 3 noturnas, passam pelas principais regiões centrais da cidade, durante toda a madrugada.
Essa é a forma mais eficiente para os turistas se locomoverem em Cracóvia, já que os bondes circulam em toda a região central, passando pelas principais atrações. A frequência entre os trens é de 5-15 minutos, a depender da demanda.
Confira o mapa interativo de todos os meios de transporte de Cracóvia aqui.
A empresa responsável pelo transporte público de ônibus e bondes elétricos é a MPK.
Para planejar sua rota, é possível utilizar o Google Maps e o aplicativo Jakdojade.
Os ônibus de Cracóvia complementam o sistema público de transporte, chegando a regiões mais distantes que os bondes. Além disso, são a opção mais barata para chegar ou sair do Aeroporto Internacional João Paulo II.
São 132 linhas, que funcionam entre às 5:00 e 23:00, todos os dias. Além dessas, também circulam alguns ônibus noturnos, uma opção, para quem estiver se hospedando longe do centro.
No final desse artigo você pode conferir os tipos de bilhete e preços.
O Aeroporto Internacional de Cracóvia João Paulo II (KRK), está localizado apenas 11km do centro da cidade. As linhas de ônibus 208 e 252 fazem o deslocamento até a região central, na estação de Kraków Glówny. O tempo estimado é de 30-40 minutos, a depender do trânsito e o valor da passagem é de 4 PLN.
Para quem chega depois das 23:00 horas, a linha 902, faz o trajeto durante a madrugada, o valor da passagem é o mesmo do transporte diurno. Se acaso, você quiser mais informações, confira o artigo: Aeroporto de Cracóvia – Como sair e chegar.
Os taxis de Cracóvia são bem mais baratos, quando comparados ao de outras cidades européias, como Londres e Paris. Visto que, são diversas companhias que operam, os preços variam entre 1,84 PLN e 2,30 PLN por quilômetro rodado. Outrossim, durante a noite, os valores aumentam, podendo chegar até 3,40 PLN.
Do aeroporto de Cracóvia até o centro, o valor médio é de 80 PLN.
Em contrapartida, uma alternativa mais barata em relação aos taxis, é o aplicativo de transporte Uber. Com ele é possível estimar o valor da viagem, antes de solicitar o serviço. Utilizando o código anselmoj34ui, você ganha a próxima viagem.
O transporte público de Cracóvia está separado em duas zonas, sendo que, existem diferentes opções de passagem. Confira abaixo os tipos de bilhete e veja qual o melhor custo benefício para você.
Tipo de Passagem | Zona 1 | Zona 2 |
20 minutos | 3,40 PLN | |
50 minutos | 4,60 PLN | |
90 minutos | 6,00 PLN | |
24 horas | 15 PLN | 20 PLN |
48 horas | 28 PLN | |
72 horas | 42 PLN | |
7 dias | 56 PLN | 68 PLN |
Confira preços atualizados no site da MPK.
As passagens simples podem ser compradas diretamente com o motorista, enquanto que as outras modalidades, podem ser adquiridas nos pontos de venda, espelhados pela cidade, como também nas máquinas automáticas, disponíveis em algumas estações. Por fim, algumas bancas de jornais e revistas, também vendem os bilhetes.
Outra alternativa, para adquirir as passagens do transporte público de Cracóvia, é comprando online pelos sites da moBILET e mPay.
Importante: Não esqueça de validar seu Ticket no perfurador, que fica no interior dos ônibus e bondes. Os passes ilimitados precisam ser perfurados somente uma vez.
Cracóvia possui ligação com diversas cidades da Polônia, como também, de outros países europeus. Contudo, os trens poloneses não são de alta velocidade e as viagens costumam demorar bastante.
Da mesma forma, viajar de ônibus é demorada e na maioria das vezes não compensa, quando comparado ao valor das passagens aéreas, isso porque, empresas “low cost“, como Ryanair e WizzAir, costumam ter ótimos preços.
Se você viajar para Cracóvia, muito provavelmente vai querer incluir em seu roteiro, duas das principais atrações da cidade: As Minas de Sal de Wieliczka e o Campo de Concentração de Auschwitz.
Outra opção, mais confortável, é contratar um tour, com ida e volta, saindo de Cracóvia, confira opções abaixo.
Ademais, confira o artigo completo que fiz para ir de Cracóvia até Auschwitz. Onde explico todas as formas de chegar no maior Campo de Concentração que já existiu.
Se você ficou com alguma dúvida sobre como se locomover em Cracóvia, é só deixar um comentário abaixo. E se ainda não possui itinerário na cidade, confira o roteiro de 3 dias em Cracóvia.
Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!
>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…
Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…
A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…
O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…
Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…
A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…
View Comments
Olá!! Vou pra cracóvia no fim do ano e me surgiu uma dúvida
Me falaram que para o ticket semanal é necessário levar uma foto 3x4, isso é verdade?
Obrigada!! Adorei o post <3
Olá Júlia, que bom que gostou do post sobre Cracóvia. Em relação ao ticket, o de turista não precisa de foto não, da para comprar nas máquinas automáticas!!