Ilha sul vs ilha norte: qual você deveria escolher para viajar? Veja a resposta para uma das perguntas mais comuns dos viajantes na Nova Zelândia.
Se você não faltou as aulas de geografia, muito provavelmente deve saber que a maior parte do território da Nova Zelândia é composta por duas grandes ilhas. Uma no norte e outra ao sul. Sendo que, a primeira é onde ficam as maiores cidades do país, como Auckland e a capital Wellington.
E apesar de ser um só país, a Nova Zelândia tem grandes diferenças dentro do seu território. Pois, ao passo que a ilha norte possui um clima mais agradável, com terrenos mais planos e melhores praias, a ilha sul guarda as paisagens mais lindas, com menor população e uma grande diversidade de vida selvagem.
Assim, quando começamos a pesquisar mais sobre esse destino, que na minha opinião, todos deveriam visitar pelo menos uma vez na vida, é comum ficar um pouco confuso e não saber por onde começar a viagem. Igualmente, nem todos possuem tempo suficiente para conhecer as duas ilhas e o melhor nesse caso, é escolher uma delas para viajar.
Veja também: 13 itens essenciais para viajar na Nova Zelândia.
Depois de morar um ano na Nova Zelândia, e viajar por ambas as ilhas, eu escolhi a sul como a minha preferida, mas isso não quer dizer que não vale a pena visitar a norte. Veja abaixo mais detalhes sobre cada uma e descubra por qual viajar.
Para começar, precisamos saber o que você está procurando para sua viagem? Conhecer vulcões ativos, fazer compras em grandes cidades e curtir a vida noturna, saber mais sobre a cultura Maori, esquiar (se você for no inverno), ver paisagens deslumbrantes, ir a praia, visitar geleiras, praticar esportes radicas, etc. Respondendo essa pergunta, fica mais fácil escolher por qual ilha viajar primeiro.
Veja algumas opções de passeios distintos entre as ilhas.
Veja também: Ferry entre as ilhas norte e sul da Nova Zelândia em Picton.
Veja também: Road trip pela ilha sul da Nova Zelândia.
O primeiro povo a habitar a Nova Zelândia, muito antes da chegada dos ingleses no século XVIII.
Apesar das duas ilhas terem descentes Maori, a ilha norte é a que concentra a maioria da história, cultura, música, costumes e culinária típica.
Na cidade de Rotorua, é possível visitar a Vila Maori e descobrir um pouco mais sobre os primeiros habitantes do país.
A Ilha Norte concentra 80% da população da Nova Zelândia, sendo que uma grande parte desta, está na cidade de Auckland e na capital do país Wellington.
Portanto se você gosta de vida noturna e/ou fazer compras, esses destinos devem estar na sua lista.
Uma grande parte da Ilha Norte foi formada por vulcões ativos, alguns inclusive, permanecem em plena atividade até hoje.
A região mais famosa por vulcões são em torno do Mt. Ngauruhoe e Taranaki. Também é possível esquiar dentro de um vulcão, em Ruapehu, durante o inverno.
Outra atração são as atividades geotérmicos, nas cidades de Rotorua e Taupo, onde é possível ver água fervendo saindo da terra e sentir um forte cheiro de enxofre.
Apesar de ambas as ilhas terem praias paradisíacas, a Ilha Norte possui temperaturas um pouco maiores em relação a Ilha Sul.
Na região de Taranaki, fica a auto estrada do surf “Surf Highway Taranaky”, um grande atrativos para quem curte o esporte.
Explore um dos lugares mais bonitos do mundo.
Poucas coisas são tão fascinantes, quando as paisagens da Ilha Sul, especialmente no inverno, onde as montanhas ficam cobertas de neve, proporcionando incríveis cenários.
Existe um lugar chamado Milford Sound, que na minha opinião é um dos mais bonitos do país e deveria ser estar na lista de qualquer viajante.
Já na costa oeste podemos encontrar a geleira mais acessível do mundo, que fica quase ao nível do mar, em Franz Josef Glacier.
Outro lugar, que inclusive morei por quatro meses, é o Parque Nacional de Arthur’s Pass, que fica entre as cidades de Christchurch e Greymouth.
A Ilha Sul concentra grande parte da vida marinha da Nova Zelândia e uma oportunidade única para ver bem de perto animais como Leões Marinhos, Focas, Baleias, Golfinhos, entre outros.
Além disso, existem diversas espécies de pássaros, entre eles a famosa Kea, uma ave em extinção, que só pode ser encontrada na Costa Oeste da Nova Zelândia.
Entre os lugares para visitar esses animais, estão Akaroa, Kaikoura, Arthur’s Pass National Park, The Catlins Coast e Nugget Point.
A Nova Zelândia é famosa pelos esportes radicais, como Bung Jump, Skydive, Jet Boating, Skiing, Snowboarding, Paragliding, Parasailing, Surfing, Rafting, Tubing, Caving, Kayak, Mergulho e muitos outros.
A maioria desses esportes fica na Ilha Sul, especialmente na região de Otago, onde esta localizada a cidade de Queenstown, capital mundial dos esportes radicais.
Além dos esportes, existem milhares de trilhas espalhadas pelo país, onde você pode passar de horas até meses caminhando.
E aí, qual a sua parte favorita da Nova Zelândia? deixe aqui em baixo, nos comentários.
Veja também: Como planejar sua viagem para a Nova Zelândia.
Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!
>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…
Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…
A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…
O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…
Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…
A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…
View Comments
Obrigada por compartilhar esse lugar incrível, com possibilidade de observar a vida selvagem sem interferir!
Parabéns pelo post ♥
Obrigado pelo comentário Tania! :)
Estou simplesmente apaixonada por esse lugar, so entrei
p conhecer , pois , num voo conheci uma familia de brasileiros que mora la e curiosa entrei p ver sua cidade …Obrigada por compartilhar Anselmo👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼