Portugal é um lugar incrível e se eu tivesse que recomendar apenas um destino para visitar no país seria a cidade do Porto, a segunda maior e para mim a mais completa em atrações. Já escrevi muito sobre esse destino aqui no blog, e uma das razões é porque morei lá durante seis meses, enquanto estudava na FEUP.
Passear pelo Cais da Ribeira, visitar os museus e galerias de arte, ir a um jogo do FC Porto e tomar um vinho local são algumas das coisas imperdíveis na cidade.
Portanto, se você está pensando em visitar o Porto, esses são os 10 lugares imperdíveis para visitar:
Avenida dos Aliados – O coração do Porto
À Avenida dos Aliados é cercada de imponentes edifícios com bela arquitetura, entre eles, se destaca a Câmara Municipal do Porto, o prédio mais alto no final da avenida.
É também na Avenida dos Aliados que acontecem os principais eventos da cidade – festivais, comemorações, manifestações, apresentações culturais e a tradicional virada de ano da cidade.
Veja também: Onde se hospedar no Porto em Portugal.
São Bento – A histórica estação de trens
Outro lugar para visitar no Porto, próximo da Avenida os Aliados, é a Estação São Bento, que foi construída em ferro no século XIX e serve de parada para os trens (comboios) de Portugal.
Algumas de suas paredes estão decoradas com painéis de azulejos, que retratam alguns momentos da história de Portugal.
Os trens que partem da Estação São Bento fazem ligação com Braga, Coimbra, Guimarães, região do Douro e Aveiro.
Torre dos Clérigos – O lugar mais alto do Porto
É a torre mais alta do país, com 76 metros e 240 degraus. Foi construída em 1754 e serviu por muitos anos como farol para os navios que chegavam no Porto.
Hoje em dia a Torre dos Clérigos oferece aos visitantes uma visão panorâmica da cidade, incluído a Sé do Porto, o Douro e as Caves do Vinho do Porto.
Livraria Lello – A mais bela do mundo
Considerada uma das 3 mais belas livrarias do mundo, a Livraria Lello é famosa por ter servido de inspiração à J.K. Rowling para escrever Harry Potter. Igualmente, sua escadaria central foi usada de inspiração para escola de Hogwarts, do filme de Harry Potter.
O cuidado com os detalhes impressiona, suas prateleiras centenárias e um belíssimo vitral de teto, deixam tudo ainda mais encantador.
Não é permitido tirar fotos dentro da livraria, mas clicando aqui, você pode ter uma visão interativa em 360º da Livraria Lello.
Se quiser ler mais sobre a Livraria Lello, confira o post que o blog Um Viajante fez: A famosa Livraria Lello e Irmão, no Porto
Rua de Santa Catarina (Café Majestic) – Para quem gosta de compras
A Rua de Santa Catarina é a principal rua do comércio tradicional e algumas lojas famosas também podem ser encontradas.
A rua é fechada para o trânsito e muitos artistas de rua se apresentam. Outrossim, também tem barraquinhas de comidas típicas por lá. Seguindo até o final, você chegará no Mercado do Bolhão, uma feira de produtos portugueses.
É também na Rua de Santa Catarina que fica o famoso Café Majestic, considerado um dos mais bonitos do mundo, com quase 100 anos de existência, vale a pena entrar, nem que seja apenas para tomar um café e tirar algumas fotos.
Outro fato para quem gosta de Harry Potter, é que a escritora J.K. Rowling, passava muitos horas no Café Majestic quando estava escrevendo o primeiro livro “Harry Potter e a Pedra Filosofal”.
Galerias de Paris – Para quem gosta da vida noturna
Se você estiver pensando em lugares para visitar no Porto durante a noite, então esse é o seu destino.
Na rua Galeria de Paris, você vai encontrar diversos bares, pubs e boates, a maioria com entrada gratuita e com preços bem baixos também.
A rua fica lotada de pessoas e você pode circular entre um bar e outro. Normalmente, as pessoas começam a chegar pelas 22h e os lugares não fecham antes das 4h.
As ruas ao redor da Galeria de Paris também ficam lotadas de estudantes, turistas e locais.
Minha dica é fazer um Pub Crawl no Porto. Uma forma de conhecer alguns bares e baladas, sem gastar muito.
Ponte Luís I – Entre Porto e Vila Nova de Gaia
Impossível visitar porto e não cruzar a Ponte Luís I. Ela fica entre Porto e Vila Nova de Gaia, em sua parte superior é utilizada pelo metrô da cidade e na sua parte inferior por carros.
Do alto da ponte é possível ter uma bela visão do Rio Douro, das Caves do Vinho do Porto no lado de Vila Nova de Gaia e claro do Cais da Ribeira.
Quando morei no Porto, meu apartamento ficava no lado de Vila Nova de Gaia e passava todos os dias por este lugar, tanto caminhando como de metrô, mesmo assim jamais me cansei de apreciar a vista do lugar.
Casa da Música – Um lugar imperdível para visitar no Porto
Um pouco mais longe dos outros pontos turísticos, mas nem por isso menos importante, a Casa da Música do Porto é uma imponente obra arquitetônica, dedicada exclusivamente a música.
Seu desenho foi realizado pelo arquiteto holandês Rem Koolhaas.
A Casa da Música fica na Rotunda da Boavista e é super simples chegar de metrô. Veja como funciona o transporte público e como se locomover no Porto.
Caves do Vinho do Porto – Experimente a tradicional bebida local
O vinho do Porto é único, produzido com uvas da região chamada Douro, tem um tom adocicado, cor escura e um intrigante aroma.
Seu teor alcoólico chega até 22%, portando é bom beber com moderação.
As Caves do Vinho do Porto ficam em Vila Nova de Gaia, do outro lado da Ponte Luís I.
Há muitas opções de Caves para conhecer, algumas mais à vista e outras mais escondidas em meio ao centro histórico de Vila Nova de Gaia.
Um pouco de história:
No início da sua comercialização, o vinho do porto descia, pelo rio Douro, nos barcos rabelos, e ficava nas barricas nestas caves. Sendo que, a maioria das caves não pertence a famílias portuguesas, mas sim as inglesas, que levavam o vinho pelo mar até o Reino Unido.
Cada Cave terá uma história diferente para contar e algumas você poderá ver vinhos com mais de 100 anos armazenados.
Todas as visitas terminam com a degustação do vinho no final.
Cais da Ribeira – Onde o Porto é mais Porto
O lugar mais visitado da cidade, sem dúvidas, é o Cais da Ribeira, as margens do Rio Douro.
No local ficam diversos restaurantes e bares, que servem bebidas e comidas típicas.
Uma ótima oportunidade para provar uma francesinha ou alguns tremoços, junto com uma Super Bock – cerveja tradicional do Porto.
As construções medievais, vielas, à vista da Ponto Luís I e Vila Nova de Gaia fazem do lugar, um dos mais bonitos do mundo.
No local você pode aproveitar e fazer um cruzeiro num dos típicos “barcos rabelo” que faziam o transporte do vinho antigamente.
Esses foram alguns dos lugares para visitar no Porto, mas existem muitos outros. Se ainda não tem roteiro, confira dois exemplos abaixo:
Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!
>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!
Para planejar sua viagem
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
- Hospedagem: Reserve sua acomodação no Booking, e aproveite as promoções e as vantagens de cancelamentos gratuitos que o site oferece (é onde quase sempre faço minhas reservas).
- Aluguel de veículos: Utilize o site da Rental Cars e reserve seu veículo em qualquer lugar do mundo no Brasil e evite pagar IOF, além disso você pode pagar no cartão de crédito em até 12x sem juros!
- Passeios e ingressos: Evite filas e ganhe desconto comprando seu ingresso antecipado com a Get Your Guide.
- Seguro Viagem: Faça com a Iati Seguros e viaje com tranquilidade (eu nunca viajo sem seguro).
- Reserve seu voo: Pesquise preços com a Jetradar, e encontre os melhores preços!
- Transferir dinheiro para o exterior: Use a Wise e envie ou receba dinheiro do exterior sem pagar taxas e burocracia. Se ainda não utilizou o serviço, pelo link aqui do blog a primeira transferência é gratuita!