No final do ano de 2017 estava explorando a Nova Zelândia em uma road trip e entre os muitos destinos que iria passar, estava a região de The Catlins, localizada no sudeste da Ilha Sul, entre as cidades de Balclutha e Invercargill.
Como estava viajando de carro, os planos eram de dormir em hotéis, pousadas, hostels e Airbnb que estivessem ao longo do caminho e conforme o itinerário da road trip, no décimo dia passaria a noite na pequena cidade de Owaka.
Naquele dia tudo ocorria normalmente, sai de Invercargill pela manhã, passei o dia visitando os pontos turísticos da região de The Catlins, entre eles o Kaka Point e o curioso Nugget Point.
Antes de terminar o dia, partimos para a cidade de Owaka, onde tinha reservado uma acomodação pelo Airbnb, e pelo que me lembro era a única opção disponível na cidade, que tem apenas 303 habitantes (segundo a Wikipédia).
Chegando em Owaka no Thomas’s Catlins Lodge and Camp Ground
Ao chegar no local onde passaria a noite, o Thomas’s Catlins Lodge and Camp Ground, percebi pelo estilo do prédio que aquele não era um local qualquer. Do lado de fora um longo pátio com jardins e gramado, já o edifício era enorme, com portas e janelas amplas e apesar de estar bem conservado, não escondia seu mais de um século de idade.
Check-in realizado, hora de ir conhecer as instalações!
Longos corredores e enormes salas vazias levavam até o meu quarto. Ao entrar, a primeira impressão foi a do amplo espaço, que passava até um ar de solidão, o pé direito deveria ter no mínimo uns 4 metros de altura. Todos os móveis da acomodação eram muito antigos, a cama de casal de ferro e molas.
Depois de me acomodar e deixar as coisas no quarto, fui procurar a cozinha e preparar algo para comer. Novamente, caminhando por longos corredores, encontrei a cozinha, um lugar mais amplo ainda, com fogões industriais do século passado.
Depois de preparar algo para comer, fui para um das muitas salas e comecei a reparar que os móveis eram muito similares, os longos e estreitos corredores, com entrada para os quartos, tinham pequenos espaços abertos com balcões e aquele lugar não poderia ter sido construído para ser um hotel. Foi quando me dei conta que estava em um hospital!
Confirmado!!
Fazendo uma pequena pesquisa na internet confirmei, que o lugar onde passaria a noite, tinha mais de cem anos e já tinha sido um hospital, passando para lar de idosos e então se tornará uma acomodação.
Confesso que passar a noite em um antigo hospital, de mais de cem anos, não foi a melhor sensação do mundo. Ainda mais depois de ler os relatos de outros hóspedes, que tinham avistado fantasmas e relatado gritos ecoando pelos corredores durante a noite.
Anoiteceu
O dia terminou e a noite chegou, trazendo uma total escuridão do lado de fora, já que o Thomas’s Catlins Lodge fica no final da cidade, onde não há mais iluminação nas ruas.
Do lado de fora do prédio, ficava outra ala, pequena e com uma chaminé, onde agora servia de caldeira para esquentar a água, mas que no passado, nem te conto para o que servia!
Em uma das muitas salas do antigo hospital, tinha uma mesa de sinuca e pebolim, então jogamos algumas partidas e depois de algumas cervejas, perto da meia-noite, a brilhante ideia surgiu: Porque não explorar um hospital de mais de cem anos, com corredores estreitos e escuros, cheio de pequenas salas vazias?
O silêncio se fazia presente, ao passo que ouvia os meus passos (prefiro acreditar que eram os meus), entrei em uma das salas vazias e descobri uma pequena biblioteca com livros antigos. Em outra sala, tinham saquinhos de chá, um fogão antigo e louças antigas de porcelana, com desenho de flores, lembrando a casa de avó.
Cheguei a ir em direção a ala da caldeira, mas recuei, só porque estava tarde e viajaria de manhã (ahammm).
Durante a noite ouvi alguns sons, mas claro que era o vento fazendo os móveis ranger e os passos nos corredores provavelmente eram de outros hóspedes!
Enfim, não avistei fantasmas, conforme prometido na descrição da acomodação. Será que deveria ter pedido meu dinheiro de volta?
Histórias de viagem
Essa foi a história sobre o dia em que me hospedei em um hospital mal assombrado, a primeira de muitas histórias que ocorreram nesses anos de viagem pelo mundo, que pretendo compartilhar a partir de agora aqui no blog.
Se um dia viajar para Nova Zelândia e quiser ter a mesma sensação que tive, hospede-se no Thomas’s Catlins Lodge and Camp Ground, que fica na cidade de Owaka, na Ilha Sul do país.
Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!
>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!
Para planejar sua viagem
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
- Hospedagem: Reserve sua acomodação no Booking, e aproveite as promoções e as vantagens de cancelamentos gratuitos que o site oferece (é onde quase sempre faço minhas reservas).
- Aluguel de veículos: Utilize o site da Rental Cars e reserve seu veículo em qualquer lugar do mundo no Brasil e evite pagar IOF, além disso você pode pagar no cartão de crédito em até 12x sem juros!
- Passeios e ingressos: Evite filas e ganhe desconto comprando seu ingresso antecipado com a Get Your Guide.
- Seguro Viagem: Faça com a Iati Seguros e viaje com tranquilidade (eu nunca viajo sem seguro).
- Reserve seu voo: Pesquise preços com a Jetradar, e encontre os melhores preços!
- Transferir dinheiro para o exterior: Use a Wise e envie ou receba dinheiro do exterior sem pagar taxas e burocracia. Se ainda não utilizou o serviço, pelo link aqui do blog a primeira transferência é gratuita!