A leitura nos leva a viajar grandes distâncias na nossa imaginação e nos inspira a caminhar, dirigir e voar para novos destinos em busca de novas aventuras. Sendo que, às vezes, a leitura de um livro de viagem pode ser tão transformadora quanto a jornada em si.
Não sei como é com você, mas quando gosto de um livro não consigo parar de ler, ainda mais quando ele é sobre viagens, algo que eu amo fazer!
Eu amo ler e quase tinha deixado esse hábito por falta de tempo, contudo, o mundo mudou e agora em casa acabou sobrando mais tempo para muitas coisas, inclusive para escrever esse post aqui, onde quero compartilhar com você 10 livros sobre viagem que adorei ler e gostaria de indicar para todos aqueles, que assim como eu, amam viajar, mesmo que seja em pensamento.
Leia também: 10 filmes que vão inspirar você a viajar.
O alquimista, por Paulo Coelho
Um livro sobre seguir seus sonhos, este é provavelmente o livro mais lido sobre viagens não só no Brasil, mas no mundo todo. A história é sobre um jovem pastor da Espanha chamado Santiago, que após ter um sonho repetidas vezes, decide seguir seu coração e viajar até o Egito. Durante esse caminho, o jovem vai aprendendo diversas lições e descobrimento o real significado da vida.
O livro é cheio de frases inspiradoras. Uma das minhas favoritas é: “Porque não vivo nem no meu passado, nem no meu futuro. Tenho apenas o presente, e ele é o que me interessa. Se você puder permanecer sempre no presente, então será um homem feliz. Vai perceber que no deserto existe vida, que o céu tem estrelas, e que os guerreiros lutam porque isto faz parte da raça humana. A vida será uma festa, um grande festival, porque ela é sempre e apenas o momento que estamos vivendo agora.“
Mochileiro Aprendiz Aventureiro, por Vicente Zancan Frantz
Com estilo leve, descontraído e informal o leitor vai pegar carona com Vicente nas suas aventuras na Europa, Jamaica e Argentina. Já escrevi sobre o livro Mochileiro Aprendiz Aventureiro aqui no blog e a curiosa história de descobrir que o autor era da minha cidade.
O livro surgiu dos posts que o Vicente escrevia em seu blog quando estava morando fora do Brasil e mistura viagens com aprendizagens, crescimento profissional e existencial. Recomendo a todos a leitura!
On the road: Pé na Estrada, por Jack Kerouac
Escrito em 1957, o clássico romance de viagem de Jack Kerouac é atemporal. Comprei o livro no Aeroporto de Sydney (melhor lugar para comprar um livro de viagem) e no começo não dei muita importância, indo ler somente meses depois, quando estava em Arthur’s Pass na Nova Zelândia.
A história segue o personagem Sal, em uma viagem de Nova York em direção ao oeste dos Estados Unidos. Festas, novos amigos, frustração e o desejo de ver o mundo são temas recorrentes ao longo do livro.
O que eu mais amo nessa história é que, em todas as suas aventuras de viagem, ele se torna uma pessoa melhor, mais forte e mais confiante.
A volta ao mundo em 80 dias, por Júlio-Verne
Escrito em 1872, esse livro é um clássico da literatura e por mais que pareça infantil é um livro de viagem para todas as idades.
A Volta ao Mundo em 80 dias conta a história de Phileas Fogg e seu fiel escudeiro, Jean Passepartout, que após uma aposta, embarcam em uma aventura com a missão de conhecer o mundo em 80 dias.
A viagem segue passando por diversos lugares do globo, cruzando oceanos com navios a vapor, viagens de trem em em meio as selvas e até viagens sobre elefantes. Durante a jornada os personagens se veem diante de inúmeras situações, onde os leitores são conduzidos aos mais variados cenários em meio a uma fantasia possível de se concretizar.
Na natureza selvagem, por Jon Krakauer
Esse livro conta a trajetória verídica de Chris McCandless, um jovem vindo de uma família rica do Leste dos Estados Unidos que largou tudo em busca do real significado da vida.
Eu já escrevi sobre o Filme na Natureza Selvagem aqui no blog e não poderia deixar de recomendar o livro, que é ainda mais emocionante, nos fazendo refletir sobre o real significado da vida e do que realmente importa.
Chris McCandless, que tinha acabo de se graduar, decidiu largar todo o conforto para se aventurar pelo mundo, seu maior sonho era chegar ao Alasca e durante essa jornada de mais de dois anos, o jovem cruzou pelo caminho de muitas pessoas, que ajudaram inclusive a contar as histórias que estão no livro.
O autor, Jon Krakauer, refaz os seus passos até o seu trágico fim. Uma das coisas que me marcou pessoalmente nesse livro, são as últimas escritas de Chris – “A felicidade só é verdadeira quando compartilhada“.
Um lugar na janela, por Martha Medeiros
Em Um Lugar na Janela, a cronista Martha Madeiros conta as suas aventuras de viagem nos tempos pré-internet, onde para reservar um hotel era necessário fazer ligações e se quisesse compartilhar a sua viagem precisava mandar um cartão postal!
A autora compartilha nesse livro as suas memórias pessoais de suas viagens, realizadas durante várias épocas de sua vida, aos vinte e poucos e sem grana, depois, já mais estruturada, mas com o mesmo espírito aventureiro, e com diversos acompanhantes: amigas, marido, filhas, namorado e até mesmo sozinha.
Com o mesmo estilo pessoal das crônicas, Martha Medeiros transmite aquilo que de melhor se leva de uma viagem: as recordações. É como deixar-se perder num lugar novo – pode ser uma mochilagem pela Europa, uma aventura em Machu Picchu, uma temporada no Chile, poucos dias no Japão – para depois se reencontrar consigo mesma.
Um lugar na janela é um convite para deixar de lado a comodidade do sofá, as defesas e embarcar junto com Martha. O bom viajante é aquele que está aberto a imprevistos, ou seja, a viver.
Nas asas de um sonho, por Elias M. Awad
“De catador de ferro velho em Minas Gerais a badalado designer de bolsas em Nova York.”
Essa é história de Eli Roberto Vasconcelos de Matos, mais conhecido como Roberto Vascon. Comprei esse livro pensando que era sobre histórias de viagem, mas na verdade era sobre uma história de vida, superação e fé!
Eli nasceu em um barracão no estado de Minas Gerais, de uma família muito pobre, sua história se assemelha a de milhões de brasileiros. Ainda jovem decidiu ir morar no Rio de Janeiro, onde conseguiu dinheiro para comprar uma passagem para Nova York nos Estados Unidos.
Morando na rua, Eli passou a confeccionar bolsas no banco do Central Parque, onde teve suas habilidades como estilista descobertas por uma jornalista do The New York Times, o que mudaria sua vida para sempre.
Em pouco tempo Eli se tornou famoso, abriu lojas e ficou milionário, só que isso não era o bastante para ele. Decidiu vender tudo o que tinha nos Estados Unidos e viajar o mundo. Ajudou nesta trajetória muitas pessoas, e novamente ficou sem nada!
Ora no baixo, ora no alto. Ora no fracasso, ora no sucesso. A história de Roberto Vascon é uma lição de vida, de perseverança e de superação
Cem dias entre céu e mar, por Amyr Klink
Navegando ao lado dos peixes, entretendo conversas com gaivotas e tubarões, remando no meio de uma creche de baleias, Cem dias entre céu e mar é o relato de uma travessia absolutamente incomum: mais de 3500 milhas (cerca de 6500 quilômetros) desde o porto de Lüderitz, no sul da África, até a praia da Espera no litoral baiano, a bordo de um minúsculo barco a remo.
Verdadeira odisséia moderna, neste livro Amyr Klink transporta o leitor para a superfície ora cinzenta, ora azulada do Atlântico Sul, tornando-o cúmplice de suas alegrias e seus temores, ao mesmo tempo em que narra, passo a passo, os preparativos, as lutas, os obstáculos e os presságios que cercaram a extraordinária viagem.
Não conta lá em casa, por André Fran
Escrito por André Fran, um dos quatro apresentadores do programa exibido pela Multishow, Não conta lá em casa relata viagens para os mais excepcionais destinos do mundo. Destinos como Tuvalu, uma ilha-país que está, literalmente, prestes a sumir do mapa – devido aos efeitos do aquecimento global – e países que estão em situação de conflito, como Somália e Etiópia. Uma obra repleta de fotos fascinantes, histórias que divertem e emocionam.
Vagabonding: An Uncommon Guide to the Art of Long-Term World, por Rolf Potts
O melhor livro para quem está pensando em tirar um ano sabático e viajar por um longo período.
Nesse relato de viagem, Rolf Potts conta como foram seus 10 anos na estrada cruzando fronteiras, entre elas a de Israel. São informações práticas e valiosas sobre economia, planejamento, escolhas de destino, trabalho e voluntariados no exterior, como lidar com as adversidades durante a jornada e a vida depois de voltar para casa.
Esse livro é mais que um simples relato de viagem, é uma visão de vida que enfatiza a criatividade, a descoberta e o crescimento do espírito.
E aí ja leu algum dos livros citados ou conhece outros? Deixe uma mensagem abaixo e compartilhe!
Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!
>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!
Para planejar sua viagem
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
- Hospedagem: Reserve sua acomodação no Booking, e aproveite as promoções e as vantagens de cancelamentos gratuitos que o site oferece (é onde quase sempre faço minhas reservas).
- Aluguel de veículos: Utilize o site da Rental Cars e reserve seu veículo em qualquer lugar do mundo no Brasil e evite pagar IOF, além disso você pode pagar no cartão de crédito em até 12x sem juros!
- Passeios e ingressos: Evite filas e ganhe desconto comprando seu ingresso antecipado com a Get Your Guide.
- Seguro Viagem: Faça com a Iati Seguros e viaje com tranquilidade (eu nunca viajo sem seguro).
- Reserve seu voo: Pesquise preços com a Jetradar, e encontre os melhores preços!
- Transferir dinheiro para o exterior: Use a Wise e envie ou receba dinheiro do exterior sem pagar taxas e burocracia. Se ainda não utilizou o serviço, pelo link aqui do blog a primeira transferência é gratuita!