Conheça a Igreja de Matias, o templo mais importante da igreja católica em Budapeste, e o Bastião dos Pescadores, de onde se tem as melhores vistas de cidade.
A Igreja de Matias e o Bastião dos Pescadores são duas atrações que não podem ficar de fora de um roteiro por Budapeste. Localizados no alto da colina de Buda, que está a 170 metros de altura, das margens do rio Danúbio, que corta a cidade de Budapeste, a Igreja Matias e o Bastião dos Pescadores ficam em um lugar privilegiado da cidade, de onde é possível ter uma visão panorâmica das pontes sobre o Danúbio, como também, do lado de Peste.
Quando visitei Budapeste, em meio as baixas temperaturas de janeiro, combinei o passeio, com o Castelo de Buda, outra atração imperdível da capital húngara.
Leia também: O que fazer Budapeste em um roteiro de 2, 3 ou 5 dias.
Nesse artigo, reuni um pouco da história do lugar, algo fundamental, para entender o porque dessas duas construções, as melhores formas de chegar e como visitar a Igreja de Matias.
Igreja de Matias e Bastião dos Pescadores em Budapeste
Igreja de Matias e Bastião dos Pescadores em Budapeste
Um pouco de história
Igreja de Matias
A Igreja de Matias, na verdade, se chama Igreja de Nossa Senhora, contudo, adotou-se o nome devido a popularidade do rei Matias, na época em que foi construída, entre os séculos XIII e XV.
Durante os séculos, a Igreja Matias passou por inúmeras mudanças. Primeiramente, durante o século XVI, durante a ocupação turca na Hungria, a igreja passou a ser utilizado como mesquita, sendo inclusive renomeada com o nome de “Mesquita Maior”. Porém, com a expulsão dos turcos, voltou a ser uma igreja católica.
Durante o século XIX, a Igreja de Matias, passou novamente por uma grande reforma, alterando seu estilo medieval, para o neogótico, que permanece até hoje.
A Igreja Matias também serviu para coroação dos reis da Hungria, entre eles, o último da dinastia dos Habsburgo, em 1916, Carlos IV.
Nos dias de hoje, são realizadas celebrações e concertos de música clássica em virtude da sua ótima acústica interna.
Bastião dos Pescadores
Ao lado da Igreja de Matias, o Bastião dos Pescadores, é um dos lugares mais legais de Budapeste. Isso porque, o lugar permite uma visão panorâmica de toda a cidade.
A razão do nome Bastião dos Pescadores é pelo fato do lugar ter sido um mercado de peixes, durante a Idade Média.
Construído em 1902, com a finalidade de defesa do Castelo de Buda, nunca serviu como tal.
As sete torres são em homenagem as sete tribos fundadoras da Hungria.
Dica: Visite durante o fim de tarde e início da noite. Com o pôr do sol, tudo fica ainda mais lindo.
Como chegar na Igreja de Matias e Bastião dos Pescadores
Ambas as atracões estão localizadas no alto da colina de Buda. Sendo assim, existem basicamente três formas de chegar:
- Escadas – Saindo da Ponte das Correntes, do lado de Buda, pegue as escadas e siga em direção a colina e cidade velha.
- Ruas – A esquerda do Funicular de Buda, ficam as ruas íngremes, que também levam ao topo da colina e cidade velha.
- Funicular de Buda – O meio mais fácil de chegar ao topo da colina da Igreja de Matias e Bastião dos Pescadores, é tomando o funicular, que fica na saída da Ponte das Corrente. Contudo, eu só indico essa opção, se você tem dificuldades para caminhar mesmo. Isso porque, conforme você for subindo a pé, vai tendo uma visão cada vez melhor da cidade e do rio Danúbio. Além disso, é de graça. Todavia, se preferir, o funicular funciona todo dia, das 7:30 às 22:00 horas e o valor é 1.200Ft (somente ida) ou 1.800Ft (ida e volta).
Veja também: Transporte público e como se locomover em Budapeste.
Como visitar a Igreja de Matias e o Bastião dos Pescadores
Tanto o Bastião dos Pescadores quanto a Igreja de Matias tem livre acesso nas áreas externas. Todavia, se desejar entrar na igreja, o ingresso custa 1.800Ft. Aberta todos os dias da semana. Confira horários atualizados no site oficial.
Dica: Obtendo o Budapest Card você tem entrada gratuita em mais de 30 lugares de Budapeste. Além disso, o transporte público é gratuito e ilimitado para quem adquirir o passe da cidade. Dessa forma, vale muito a pena, caso você visite mais lugares na capital húngara.
Outras atracões próximas
O ideal é subir a colina de manhã cedo, assim você já visita a Igreja Matias, o Bastião dos Pescadores e as outras atracões que também ficam na cidade velha, como o Castelo de Buda e o Labirinto do Conde Drácula. Veja outros lugares para visitar do lado de Buda.
- Labirinto do Conde Drácula – Cavernas subterrâneas embaixo do Castelo de Buda
- Hospital in the Rocks
- Palácio Sandor – Residência oficial do Presidente da Hungria
- Praça da Santíssima Trindade
- Antiga Prefeitura de Buda
- Castelo de Buda – Atração mais visitada de Budapeste
- Citadella – Fortaleza da Segunda Guerra Mundial
- Colina Gellért
Se ficou com alguma dúvida, basta deixar um comentário aqui em baixo 😉.
Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!
>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!
Para planejar sua viagem
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
- Hospedagem: Reserve sua acomodação no Booking, e aproveite as promoções e as vantagens de cancelamentos gratuitos que o site oferece (é onde quase sempre faço minhas reservas).
- Aluguel de veículos: Utilize o site da Rental Cars e reserve seu veículo em qualquer lugar do mundo no Brasil e evite pagar IOF, além disso você pode pagar no cartão de crédito em até 12x sem juros!
- Passeios e ingressos: Evite filas e ganhe desconto comprando seu ingresso antecipado com a Get Your Guide.
- Seguro Viagem: Faça com a Iati Seguros e viaje com tranquilidade (eu nunca viajo sem seguro).
- Reserve seu voo: Pesquise preços com a Jetradar, e encontre os melhores preços!
- Transferir dinheiro para o exterior: Use a Wise e envie ou receba dinheiro do exterior sem pagar taxas e burocracia. Se ainda não utilizou o serviço, pelo link aqui do blog a primeira transferência é gratuita!