Descubra o Castelo de Buda e o Labirinto do Conde Drácula em Budapeste

por Anselmo

Conheça o labirinto onde o Conde Drácula foi aprisionado e viveu por anos: O Castelo de Buda em Budapeste, Hungria!

Inegavelmente, o Castelo de Buda é o local mais famoso de Budapeste. Este lugar histórico abrigou importantes reis da Hungria ao longo dos séculos.

Atualmente, o castelo oferece museus, uma biblioteca, uma igreja, um teatro e um incrível labirinto em seu subsolo, com 10 km de túneis (dos quais 1,5 km estão abertos à visitação).

No passado, o labirinto serviu como adega, abrigo e esconderijo durante guerras. A história mais fascinante é que o Castelo de Buda foi a prisão do famoso personagem do livro de Bram Stoker – Conde Drácula.

Leia também: O que fazer em Budapeste – Um guia completo para conhecer a cidade do Conde Drácula.

Conde Drácula e Budapeste
Labirinto do Conde Drácula

Quem era Drácula: Um pouco de história

Na verdade, o Conde Drácula foi um príncipe da Valáquia (atual Romênia). Seu nome verdadeiro era Vlad Tepes (Vlad III), nascido em 1431 na Transilvânia. Ele governou o estado que hoje é a Romênia.

Seu pai, Vlad II, era chamado de Dracul (dragão), e, por consequência, seu filho passou a se chamar Draculea (filho do dragão). A palavra “dracul” também significava “diabo”.

Vlad III era conhecido por sua crueldade. Um exemplo notório é o episódio em que dois súditos se esqueceram de tirar o chapéu para reverenciar sua chegada, e Vlad mandou pregar os chapéus em suas cabeças.

O Conde Drácula assumiu o trono da Romênia, com a missão de proteger o cristianismo na Europa. Porém, temendo a invasão do Império Otomano, ele pediu ajuda ao rei da Hungria. Matias, o rei húngaro, fez um acordo com os inimigos de Drácula e o traiu, aprisionando-o por 12 anos em um labirinto.

Após ser libertado, Drácula praticou atos hediondos, como empalar pessoas. Acredita-se que ele foi torturado no calabouço e tentou encontrar a saída por anos na escuridão.

Como visitar o labirinto do Conde Drácula em Budapeste

Conde Drácula e Budapeste
Entrada do labirinto do Drácula

A entrada para os túneis é discreta, um pouco afastada do castelo. Lá dentro, é necessário comprar um ticket para a visitação.

Pasha. Outra lenda local

Perto da entrada, havia um harém turco, descoberto pelas muitas ossadas femininas datadas do período de 1300. A lenda diz que o Pasha, um cavaleiro da realeza turca, teria se cansado das mulheres e mandado emparedá-las vivas!

Todo o percurso pelo labirinto é acompanhado por sons assustadores, com pouca ou nenhuma iluminação e manequins vestidos com roupas da família real. Dizem que um fantasma, apelidado de Conde Negro, assombrava o lugar no século 19. Será o espírito do Conde Drácula?

Visitar o labirinto após as 18h torna a experiência ainda mais assustadora. Todas as luzes são apagadas e você recebe apenas uma lanterna para se guiar, enquanto gritos e vozes macabras ecoam pelo local.

E aí, vai encarar?

Outras atrações próximas ao Labirinto do Conde Drácula

Castelo de Buda

O Labirinto do Conde Drácula fica na região de Buda, a mais antiga da cidade. Por lá, você pode visitar outras atrações imperdíveis, que certamente devem fazer parte do seu roteiro em Budapeste. Entre elas:

  1. Castelo de Buda: Além do labirinto, o castelo oferece uma vista espetacular da cidade e diversas opções de museus e exposições.
  2. Igreja de Matias: Uma das igrejas mais bonitas de Budapeste, localizada na Colina do Castelo.
  3. Bastião dos Pescadores: Um terraço neogótico com vistas incríveis do rio Danúbio e do Parlamento Húngaro.

Dicas Práticas para Visitantes em Budapeste

  • Melhor Época para Visitar: A primavera (abril a junho) e o outono (setembro a novembro) são as melhores épocas para visitar Budapeste. O clima é agradável e a cidade não está tão cheia de turistas como no verão.
  • Transporte: Budapeste possui um sistema de transporte público eficiente, incluindo metrô, ônibus e bondes. Recomenda-se comprar o passe de transporte público para turistas, que oferece viagens ilimitadas por um preço fixo.
  • Moeda Local: A moeda local é o Forint Húngaro (HUF). Embora muitos lugares aceitem cartões de crédito, é sempre bom ter um pouco de dinheiro em espécie para pequenas compras.
  • Idioma: O idioma oficial é o húngaro. Embora muitos jovens falem inglês, aprender algumas frases básicas em húngaro pode ser útil e bem visto pelos locais.
  • Gastronomia: Não deixe de experimentar pratos típicos como goulash, pörkölt (um tipo de ensopado de carne) e lángos (uma massa frita com coberturas variadas).

Para mais informações e dicas sobre Budapeste, visite os seguintes links:

Explore Budapeste e mergulhe na rica história e cultura desta cidade fascinante!

Salve essas dicas no Pinterest

Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!

>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!

Para planejar sua viagem

Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!

Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!

  • Hospedagem: Reserve sua acomodação no Booking, e aproveite as promoções e as vantagens de cancelamentos gratuitos que o site oferece (é onde quase sempre faço minhas reservas).
  • Aluguel de veículos: Utilize o site da Rental Cars e reserve seu veículo em qualquer lugar do mundo no Brasil e evite pagar IOF, além disso você pode pagar no cartão de crédito em até 12x sem juros!
  • Passeios e ingressos: Evite filas e ganhe desconto comprando seu ingresso antecipado com a Get Your Guide.
  • Seguro Viagem: Faça com a Iati Seguros e viaje com tranquilidade (eu nunca viajo sem seguro).
  • Reserve seu voo: Pesquise preços com a Jetradar, e encontre os melhores preços!
  • Transferir dinheiro para o exterior: Use a Wise e envie ou receba dinheiro do exterior sem pagar taxas e burocracia. Se ainda não utilizou o serviço, pelo link aqui do blog a primeira transferência é gratuita!

1 Comente

12 Lugares para visitar em Budapeste – Pelo Mundo 23 dezembro, 2015 - 11:25 AM

[…] atrações como museus, exposições, bibliotecas, teatro, igreja, entre outras atrações. 2. Labirinto do Conde Drácula (Budavári Labirintus) Em Budapeste você pode conhecer o famoso labirinto onde ficou preso Vlad III, o príncipe da […]

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Saber mais

Privacy & Cookies Policy