DESTINOS

Conexão em Barcelona: O que fazer em 12 horas

O que não faltam são coisas para fazer em Barcelona e enquanto isso poderia ser mais um motivo para visitar a capital catalã, pode se tornar uma decisão difícil para quem não tem muito tempo e deseja ao menos ter um gostinho do que a cidade oferece durante uma conexão.

Antes de continuar lendo esse post, precisamos saber quanto tempo você terá na sua conexão, pois o Aeroporto de Barcelona fica distante da cidade, sendo necessário reservar no mínimo 2 horas (ida e volta) em transporte. Portanto, se a sua conexão tem menos de 5 horas, a minha dica é não correr riscos e (infelizmente) deixar para conhecer Barcelona em uma outra oportunidade. Ao passo que se você tiver uma conexão maior de 5 horas, já é possível sair do aeroporto e visitar uma ou mais das centenas de atrações que Barcelona oferece.

Nesse post vou dar uma dica dos principais pontos turísticos para visitar em Barcelona durante uma conexão e caso queira saber mais, confira os roteiros e dicas aqui do blog da cidade:

Barcelona em 4K

O que fazer em Barcelona durante uma conexão de até 12 horas

Se você nunca visitou Barcelona e tem apenas algumas horas, essas são as atrações que deveria visitar:

Bairro Gótico

O Bairro Gótico é o subúrbio mais visitado pelos turistas na cidade e certamente você vai se perder por lá ao viajar pela primeira vez a Barcelona, isso porque, suas ruas estreitas e vielas dão a sensação de estarmos passando pelo mesmo lugar o tempo todo.

Há muito o que fazer no Bairro Gótico, como visitar a majestosa Catedral de Barcelona e a Basílica de Santa Maria del Pi, além disso, só caminhar a pé pelo subúrbio mais antigo da cidade já é uma atração em si.

Portanto, se você tem apenas algumas horas de conexão em Barcelona, a minha sugestão é visitar o Bairro Gótico. Entre as principais atrações estão:

  • Catedral de Barcelona (não confundir com a Sagrada Família)
  • Basílica de Santa Maria del Pi
  • Ruínas do Templo de Augusto
  • Museu de História de Barcelona

Para chegar no Bairro Gótico dessa na estação do metrô Jaume I. Utilize o Google Maps para se locomover na cidade. No site de turismo de Barcelona, você encontra alguns apps úteis para usar o transporte público e se locomover na cidade.

Museus de Barcelona

Se você gosta de arte, pode conferir alguns dos museus e galerias da capital catalã. São centas de opções, mas os 14 melhores são:

  1. Museu de Arte da Catalunha (MNAC)
  2. Museu do FC Barcelona
  3. Museu Erótico de Barcelona
  4. Museu Marítimo de Barcelona
  5. Museu de Artes Decorativas (Design) de Barcelona
  6. Museu do Chocolate
  7. CosmoCaixa Barcelona
  8. Fundação Joan Miró
  9. Museu Hash, Marihuana & Hemp
  10. Museu Europeu de Arte Moderna
  11. Museu de História da Catalunha
  12. Museu Olímpico e Esportivo Juan Antonio Samaranch
  13. Museu Picasso
  14. Casa Milà

Dica: Compre seus ingressos online para não perder tempo em filas, especialmente se estiver com pressa. No site da  Get Your Guide você encontra tickets para centenas de lugares com ótimos preços e sem a necessidade de imprimir ou retirar os bilhetes, bastante apresentar o voucher da compra na tela do smartphone.

Parque Güell uma das obras primas de Gaudí

Tempo Expiatório da Sagrada Família

Templo Expiatório da Sagrada Família é maior obra do arquiteto Catalão Antoni Gaudí, sendo também, a atração mais visitada, não só de Barcelona, mas de toda Espanha.

Existem poucas construções tão impressionantes quanto a Sagrada Família, aliás, arrisco dizer que foi a mais impressionante igreja que já conheci, superando inclusive a Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Durante uma conexão em Barcelona pode ser uma boa visitar o Templo Expiatório da Sagrada Família, porém será necessário comprar o ingresso com antecedência

É impossível não se encantar com há riqueza de detalhes existentes, tanto no exterior, quanto no interior do templo, que ainda está sendo construído e não deverá ficar pronto antes de 2026, ano do centenário de Gaudí.

Assim, se você tem poucas horas em Barcelona, essa é uma das atrações que não pode faltar no seu roteiro.

Nota: Compre os ingressos para Sagrada Família com áudio guia e acesso as torres online com dia e hora marcada, caso contrário, será necessário esperar horas na fila!

Dicas para fazer uma conexão em Barcelona

Confira algumas dicas para agilizar a sua conexão em Barcelona e ter mais tempo para aproveitar a capital catalã.

Aeroporto de Barcelona até o centro

O Aeroporto de Barcelona (BCN) fica a 12 quilômetros da cidade e possui dois terminais (T1 e T2).

O acesso ao aeroporto pode ser realizado através de táxi, uber, transfer e trem. O último é a minha dica, pois além de mais barato, é rápido e deixa você pertinho do Bairro Gótico e da La Rambla. O trajeto até Paseo de Gracia dura 25 minutos e os trens saem a cada 30 minutos.

Obs.: Se o seu voo chegou no terminal T1, é necessário pegar um ônibus até gratuito até o T2, onde fica a estação de trens.

Bagagem

Se estiver viajando com muita bagagem, procure um locker no aeroporto ou na Plaça Catalunya, confira mais informações:

Quanto tempo de conexão/stopover preciso para visitar Barcelona?

É bem comum que as pessoas questionem se vale ou não a pena sair do aeroporto tendo apenas algumas horas em um determinado destino e a resposta é: Depende!

Muitos viajantes vão falar que a partir de 3 horas já é possível fazer um bate volta rapidinho até alguma atração, mas na minha opinião esse tempo não é suficiente, pois além de correr riscos de perder o voo, você estará preocupado mais com o relógio do que com o lugar e não vai conseguir aproveitar (eu com a minha ansiedade não conseguiria).

Portanto, a minha dica é ter pelo menos 6 horas entre um voo e outro (ou trem). Considerando que seu voo é doméstico, se for internacional, dai indico pelo menos 8 horas, já que os trâmites com a imigração demoram mais.

Porque não fazer uma conexão em Amsterdam com apenas 3 horas (vídeo em inglês)

Vale a pena fazer uma conexão em Barcelona?

Sem dúvidas é válido fazer uma conexão ou stopover em Barcelona. A cidade de Gaudí é incrível e mesmo com um roteiro enxuto de apenas 12 horas já é possível sentir o clima catalão. Mas claro, que para visitar as principais atrações seria necessário ao menos 5 dias, na minha opinão.

Se ficou com alguma dúvida, deixe uma mensagem abaixo, que podemos ajudar.

Salve essas dicas para visitar Barcelona em uma conexão no Pinterest

Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!

>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!

Para planejar sua viagem

Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!

Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!

  • Hospedagem: Reserve sua acomodação no Booking, e aproveite as promoções e as vantagens de cancelamentos gratuitos que o site oferece (é onde quase sempre faço minhas reservas).
  • Aluguel de veículos: Utilize o site da Rental Cars e reserve seu veículo em qualquer lugar do mundo no Brasil e evite pagar IOF, além disso você pode pagar no cartão de crédito em até 12x sem juros!
  • Passeios e ingressos: Evite filas e ganhe desconto comprando seu ingresso antecipado com a Get Your Guide.
  • Seguro Viagem: Faça com a Iati Seguros e viaje com tranquilidade (eu nunca viajo sem seguro).
  • Reserve seu voo: Pesquise preços com a Jetradar, e encontre os melhores preços!
  • Transferir dinheiro para o exterior: Use a Wise e envie ou receba dinheiro do exterior sem pagar taxas e burocracia. Se ainda não utilizou o serviço, pelo link aqui do blog a primeira transferência é gratuita!
Anselmo

Engenheiro, professor & escritor | Nas horas vagas metido a chef e apaixonado por viagens, música eletrônica e café!

Recent Posts

Palácio de Versalhes, Paris: História, Visita, Jardins e ingressos

O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…

2 anos ago

Museu de Orsay, Paris: Obras, ingresso e visita

Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…

2 anos ago

Torre Eiffel, Paris: Ingressos, visita e hotéis próximos

A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…

2 anos ago

Museu do Louvre em Paris: Ingresso, exposições e obras

O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…

2 anos ago

O que fazer em Canela RS – Roteiro de 1 ou 2 dias na Serra Gaúcha

Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…

2 anos ago

O que fazer em Gramado na Serra Gaúcha: Roteiro de 2 ou 3 dias

A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…

2 anos ago