7 curiosidades da Basílica de São Pedro no Vaticano

7 curiosidades da Basílica de São Pedro no Vaticano

por Anselmo

A icônica e inestimável basílica de São Pedro é um dos destaques do Vaticano, de Roma e todo o aparato relicário da tradição católica.

O monumento é o maior templo católico do mundo e o principal imóvel dentre os milhares pertencentes à Igreja Católica, sendo utilizado pelo próprio Papa em diversas ocasiões.

Contudo, para além do seu significado religioso e contemplativo, a Basílica de São Pedro ainda guarda diversos diferenciais e curiosidades, inclusive seculares, que tornam esse local ainda mais especial.

Sabendo disso, resolvemos criar esse artigo que contém 7 curiosidades sobre a Basílica de São Pedro que você vai amar ficar sabendo. Leia os tópicos abaixo!

1. A Praça de São Pedro

Praça de São Pedro

A primeira curiosidade sobre a Basílica de São Pedro que queremos explicar aqui é sobre outro monumento: a Praça de São Pedro, que ocupa o entorno do templo.

Muitas pessoas não imaginam, mas a hoje famosa praça, onde milhões de fiéis vão todos os anos para visitar e ouvir o Papa em algum dos seus sermões, há poucos séculos atrás nem sequer parecia uma praça. Conta-se que o local era mal iluminado e mal pavimentado, tendo pouca ou nenhuma condição de receber os turistas. 

Entretanto, a partir do ano de 1567, período que antecedeu a era de ouro dos artistas italianos, a praça começou a ser ornamentada e ajustada, à medida que mais e mais peregrinos iam ao local.

Hoje em dia, muitas pessoas encontram ingressos com o melhor preço em sites de guia turístico, Com isso tem a oportunidade de  conhecer a praça, que agora tem capacidade para receber 80 mil pessoas de uma só vez.

2. Abrigo de obras inestimáveis

Cúpula da Basílica de São Pedro

Além de ser um templo de valor imensurável e de importância mundial, a Basílica de São Pedro é também o local de repouso de obras de arte únicas, de valor inestimável.

Dentre elas podemos citar ‘A Piedade’, de Michelangelo, o Baldaquino Brônzeo, a Cátedra da Basílica, entre muitas outras estátuas, esculturas e obras de arte clássicas.

Por tudo isso, a Basílica de São Pedro se notabiliza como um destino indicado não apenas para religiosos, mas também para os amantes da arte clássica.

3. As Grutas

Basílica de São Pedro

Outra grande curiosidade da Basílica de São Pedro, que na verdade é mais um motivo para visitá-la, são as famosas Grutas da Basílica, que compõem a Necrópole Vaticana.

Localizadas no subsolo da igreja atual, onde ficava a antiga Basílica, que foi construída por ordem do imperador Constantino e funcionou até meados do século 16, essas “grutas” abrigam tumbas, mausoléus e sepulcros de Papas e personalidades caras à Igreja Católica por algo motivo.

Para se ter uma ideia, estima-se que no local estejam enterrados mais de 90 papas, além de reis, rainhas e políticos de grande renome. Inclusive, o túmulo de São Pedro pode ser visitado por lá.

O local pode ser visitado por turistas e é de fácil acesso. Além disso, ao contrário do que o seu nome pode sugerir, as Grutas da Basílica de São Pedro são extremamente bem preservadas e conhecidas por dar brilho às relíquias mortuárias que abriga.

4. Local de descanso do apóstolo Pedro

Basílica de São Pedro

Um dos principais fatos sobre a Basílica de São Pedro é que o túmulo do apóstolo Pedro está localizado sob o templo, em determinada seção das Grutas. Na verdade, a tumba do evangelista está posicionada exatamente abaixo do altar principal da igreja.

Pedro foi morto em Roma por volta do ano 64 d.C, a mando do imperador Nero, que ficou conhecido por sua tirania. O apóstolo foi condenado à crucificação, mas pediu que fosse posto de cabeça para baixo, pois não se sentia digno de morrer igual a Jesus Cristo, de quem era seguidor, amigo e defensor.

Segundo a tradição católica, o imperador Constantino mandou construir a primeira versão da Basílica sobre a sepultura de São Pedro, em homenagem ao apóstolo e por considerá-lo fundador da Igreja, fato que é divulgado pelos católicos até os dias atuais.

5. Obra de grandes mestres das artes

A partir do século 16, a Basílica de São Pedro que conhecemos hoje começou a ser construída, tomando por base a antiga igreja que havia sido erguida no final do Império Romano.

O processo de reforma levou mais de 120 anos e teve a participação de grandes artistas e arquitetos italianos como, Donato Bramante, Gian Lorenzo Bernini, Michelangelo e Rafael.

Inclusive, Bramante e Bernini foram dois dos principais profissionais que trabalharam na icônica cúpula da Basílica de São Pedro, que é um dos principais diferenciais do monumento histórico.

6. O maior templo católico do planeta

A penúltima curiosidade sobre a Basílica de São Pedro que queremos abordar é também uma das mais famosas: esse santuário é o maior templo católico do mundo, como citamos no início do artigo.

Em termos de dimensões, a Basílica possui cerca de 218 metros de comprimento, 154 de largura e 46 de altura. Com isso, estima-se que o terreno total do tempo tenha 2,3 hectares.

A Basílica de São Pedro tem ainda 233 janelas, 46 altares e capacidade para receber até 60 mil pessoas na sua nave interna, além de ter a cúpula mais elevada do mundo. É realmente um imenso monumento!

7. Tesouros de São Pedro

7 curiosidades da Basílica de São Pedro no Vaticano

Por fim, temos uma curiosidade sobre a Basílica de São Pedro a que poucas pessoas se atentam: o local abriga um verdadeiro tesouro com relíquias de alto valor.

É bem verdade que grande parte dos chamados tesouros de São Pedro já foi saqueada, restando apenas uma fração. Contudo, o portfólio continua sendo extremamente interessante e vale a visita. 

Para encontrar os tesouros de São Pedro e se maravilhar com eles, os visitantes devem entrar por um acesso que fica na sacristia da Basílica e seguir um roteiro guiado por funcionários locais.

Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!

>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!

Para planejar sua viagem

Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!

Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!

  • Hospedagem: Reserve sua acomodação no Booking, e aproveite as promoções e as vantagens de cancelamentos gratuitos que o site oferece (é onde quase sempre faço minhas reservas).
  • Aluguel de veículos: Utilize o site da Rental Cars e reserve seu veículo em qualquer lugar do mundo no Brasil e evite pagar IOF, além disso você pode pagar no cartão de crédito em até 12x sem juros!
  • Passeios e ingressos: Evite filas e ganhe desconto comprando seu ingresso antecipado com a Get Your Guide.
  • Seguro Viagem: Faça com a Iati Seguros e viaje com tranquilidade (eu nunca viajo sem seguro).
  • Reserve seu voo: Pesquise preços com a Jetradar, e encontre os melhores preços!
  • Transferir dinheiro para o exterior: Use a Wise e envie ou receba dinheiro do exterior sem pagar taxas e burocracia. Se ainda não utilizou o serviço, pelo link aqui do blog a primeira transferência é gratuita!

Deixe sua mensagem

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Saber mais

Privacy & Cookies Policy