Antes de iniciar a sua viagem em Amsterdam é normal surgirem dúvidas quanto aonde se hospedar, especialmente se é a sua primeira vez na capital da Holanda. Além disso, são inúmeras opções disponíveis, pois a cidade é a terceira mais visitada da Europa, atrás apenas de Paris e Londres, portanto, é aconselhável reservar com boa antecedência um lugar para ficar em Amsterdam, primeiramente para encontrar os melhores preços e segundo, para encontrar os melhores hotéis e hostels disponíveis.
Outro fator determinante, é que tipo de viajante você é! Por exemplo, para quem gosta de festas, áreas como De Pijp, são uma boa escolha. Outrossim, para quem esta procurando um lugar mais barato, pode ficar ao sul da cidade, no Oud Zuid, como também, para os que preferirem ficar onde os locais vivem, o Bairro Jordaan, é uma ótima escolha.
Planeje sua viagem: Roteiro de 4 dias em Amsterdam.
Desse maneira, eu reuni aqui nesse guia de onde se hospedar em Amsterdam, os melhores bairros e regiões, para todos os tipos de viajantes, começando por quem viaja em um estilo mais econômico “Mochilão” até para quem vai viajar com a família e procura um lugar mais calmo. Confira:
Dicas rápidas de onde se hospedar em Amsterdam
- Visitando pela primeira vez: Westerpark
- Para quem gosta de festas: De Pijp
- Com pouco dinheiro: Oud Zuid
- Para quem vai com a família: Plantage
- Conhecer a vida local: Jordaan
Visitando pela primeira vez Amsterdam: Westerpark
Westerpark é um bairro de Amsterdam próximo do centro e com bom custo-benefício, ótimo para quem visita a cidade em uma primeira vez. Fica do lado do famoso Jordaan, porém com um menor número de atracões, contudo, ainda é possível ir caminhando até o centro, ou ainda, pegar o transporte público que funciona super bem.
O que ver e fazer no bairro de Westerpark
- Visite os mercados públicos: Haarlemmerstraat e Haarlemmerdijk;
- Experimente algumas comidas locais;
- Visite o Museu Het Schip;
- Conheça o parque que da nome ao bairro e faça um piquenique;
- Descubra o Mercado de Artesanato, no primeiro domingo de cada mês;
- Assista a um espetáculo no Teatro de Amsterdam;
- Experimente as cervejas locais nas cervejarias De Prael e Troost;
- Relaxe na praia urbana Het Stenen Hoofd (se for no verão, claro).
Onde ficar hospedado no bairro Westerpark de Amsterdam
- Hotel BOAT & CO – Situado a beira do canal, essa acomodação 4 estrelas oferece tudo os viajantes precisam para uma estadia curta ou longa em Amsterdam. Excelente opção para ficar no bairro Westerpark.
- WestCord Art Hotel Amsterdam 4 stars – Outra opção excelente para se hospedar, que acima como o BOAT & CO está classificado com 4 estrelas.
- Hotel Pontsteiger – Localizado em Amsterdã, a 3,1 km do Palácio Real de Amsterdã, o Hotel Pontsteiger oferece um bar e um estacionamento privativo.
Veja mais opções para se hospedar em Amsterdam.
Para quem gosta de curtir a noite: De Pijp
Rivalizando com a parte mais central, o bairro De Pijp tem um ar jovem e vários bares alternativos, porém, com menos turistas e mais locais na área. Mas é claro, se você quer relaxar em Amsterdam, talvez esse não seja o lugar. Portanto, se estiver planejando ficar muitos dias na cidade, minha dica, é talvez pensar em mudar para outra acomodação, durante a sua estadia.
O que ver e fazer no bairro De Pijp
- Visite o Albert Cuyp, o maior mercado de rua de Amsterdam;
- Faça um tour na Heineken Experience, a primeira fábrica de cerveja da marca;
- Visite o parque Sarphatipark e faça um piquenique;
- Experimente as comidas de rua holandesas, deliciosas e baratas!
- Curta a noite no Latin Quarter;
- Conheça o Twenty-Third Bar, que fica no 23º andar.
Onde se ficar no bairro De Pijp
- Hostel Sarphati – Apenas 10 minutos do centro, esse albergue tem excelentes preços em Amsterdam. Ideal para mochileiros.
- Houseboat Amsterdam – Melhor que caminhar pelos canais de Amsterdam ou fazer um passeio de barco, é se hospedar em um. Certamente uma experiência inesquecível.
- Pestana Amsterdam Riverside – LVX Preferred Hotels & Resorts – Localizado em um prédio sensacional, esse hotel tem 5 estrelas, sendo uma das melhores acomodações da cidade.
- Hotel Atlantis – Se você procura um lugar com bom custo-benefício para ficar no bairro De Pijp, sem dúvida, essa é uma excelente opção.
Onde se hospedar em Amsterdam com melhor custo x benefício: Oud Zuid
Também conhecida como Museumkwartier, a zona sul (Oud Zuid) da cidade antiga de Amsterdam é uma região bastante turística, com movimentação constante de pessoas. Os prédios são antigos e a região fica perto de tudo em Amsterdam, inclusive o ônibus que vem do Aeroporto Schiphol 397, te deixe no bairro.
Apesar de ser bem localizada, à Oud Zuid ainda possui muitas acomodações com baixos preços, além disso, você estando perto de tudo, praticamente não vai precisar utilizar transporte, economizando ainda mais.
O que ver e fazer em Oud Zuid
- Visitar os muitos museus da área, entre eles, os mais famosos: Van Gogh e Rijksmuseum;
- Conhecer a primeira fábrica de cerveja da Heineken do mundo;
- Explorar o Vondelpark, o maior e mais famoso de Amsterdam;
- Curtir uma praia (se no verão, é claro) em Strand Zuid;
- Ter a experiencia de visitar o interior de um moinho de vento em Molen Van Sloten;
- Deliciar-se com a culinária local;
- Apreciar um concerto em Concertgebouw;
- Assistir um filme clássico em Rialto Cinema.
Onde se hospedar no bairro Oud Zuid
- Hostel Cosmos – Lugar ideal para quem está viajando sozinho. Este albergue oferece quartos privados e compartilhados a bons preços em Amsterdam.
- The Flying Pig Uptown – Este albergue para mochileiros fica bem em frente ao famoso Vondelpark e a apenas 8 minutos a pé da Leidseplein. O The Flying Pig Uptown conta com recepção 24 horas e um bar.
- Hostel Annemarie – Dispondo de localização central, o Albergue Annemarie oferece Wi-Fi e depósito para bagagem gratuitos e aluguel de bicicletas.
- Park Centraal – Este hotel fica no bairro elegante de Oud-Zuid, bem ao lado do Rijksmuseum (museu) e a 500 metros do Museu Van Gogh e da animada Leidseplein.
Onde se hospedar em Amsterdam com a família: Plantage
Se você estiver procurando algo mais calmo, com menos turistas, para ficar com a família, então o Bairro Plantage é uma ótima opção. Além de ser mais tranquilo, a área ainda fica próximo do centro e da maioria das atrações, ficando apenas alguns minutos de caminhada.
O que ver e fazer em Plantage
- Explorar o bairro judaico de Amsterdam e museus;
- Conhecer o jardim botânico mais antigo do mundo: Hortus Botanicus;
- Visitar o Heritage Museum, filial da matriz Russa, que fica em São Petesburgo;
- Dar uma passada no mercado de rua Waterloopleinmarkt;
- Maravilhar-se com o Balé Holandês;
- Observar os animais no Artis Royal Zoo.
Onde ficar no bairro Plantage
- Hotel Plantage – Está acomodação fica em frente ao Zoológico Artis e oferece Wi-Fi gratuito. Já os quartos fornecem janelas com vidros duplos e cortinas blackout para um sono tranquilo.
- WOW Amsterdam Hostel – Situado a 2,2 km do espaço cultural Westergasfabriek, o WOW possui um restaurante, que também apresenta exposições de arte.
- ibis Centre – Famosa rede de hotéis de baixo custo, é uma das melhores alternativas para economizar em Amsterdam e ficar em um lugar bom. Mas reserve com antecendência, pois essa acomodação costuma estar sempre lotada.
Onde Amsterdam é mais Amsterdam: Jordaan
O Jordaan é um bairro onde vivem vários locais, pertinho do centro e cheio de canais e ruas estreitas, com bikes por todos os lados nas calçadas. É onde Amsterdam tem mais cara de Amsterdam mesmo. Aliás, dizem que esse lugar é o coração da cidade.
Enquanto o centro de Amsterdam é super movimentado, com turistas indo e vindo, de todos os lados, o Jordaan, é um bairro bem mais calmo. É um ótimo lugar para se hospedar se estiver com namorado(a), ou mesmo, se quiser ficar um pouco mais perto dos locais.
Pelo bairro, você vai encontrar diversos restaurantes e cafés, inclusive um, onde Bill Clinton, ex-presidente dos EUA, deixou um bilhete, dizendo que foi lá que experimentou a melhor torta de maça da sua vida. Verdade ou não, você pode também experimentar e depois me conta aqui, o café é o Papeneiland e a torta custa 4 euros.
O que ver e fazer no Jordaan
Além do próprio bairro, na minha opinião, ser uma atração. Você ainda pode conferir por lá:
- Casa de Anne Frank;
- Mercados de rua locais;
- Experimentar a tradicional culinária holandesa;
- Teatro de Amsterdam;
- Galeria de Arte Moderna Buuf;
- Museus Pianola e Woonbookt;
- Igreja de Noorderkerk;
- Passeios privados em pequenos barcos pelos canais de Amsterdam;
- Conhecer vários bares de Rock, Metal e música alternativa.
Onde se hospedar no bairro Jordaan em Amsterdam
- B&B Looier – Situado em Amsterdã, a 1,1 km da Casa de Anne Frank, este B&B oferece acomodações com lounge compartilhado, Wi-Fi gratuito, cozinha compartilhada e caixa eletrônico.
- Melrose Hotel – Localizado a 700 metros da Casa de Anne Frank e da Leidseplein (praça), está é uma excelente opção custo-benefício para ficar em Amsterdam.
- Shelter Jordan Christian Hostel – O Shelter Jordan Christian Hostel está situado em Amsterdã e oferece acomodações para adultos com jardim e um terraço.
Leia também: Tipos de hospedagem.
Quanto custa se hospedar em Amsterdam
Amsterdam tem preços entre médio e médio-alto, quando comparado com outros lugares do mundo. Por ser uma cidade bastante turística, é normal que as melhores acomodações, com valores mais em conta, sejam reservadas primeiro. Portanto, minha dica é sempre reservar com antecedência.
Quando procuro por acomodações com o melhor preço, sempre utilizo o HostelWorld, o site é somente para albergues e reune a maior variedade do mundo, no segmento, além disso, permite o cancelamento gratuito das reservas. Os valores de quartos compartilhados, ficam entre 20-30 euros.
Outro site, que também utilizo bastante é o Booking.com, é o maior site do mundo para encontrar qualquer tipo de hospedagem: Hotel, albergue, apartamentos, B&B, pousadas e tudo mais que você imaginar. Um quarto para duas pessoas, em um hotel, parte de 70 euros.
Igualmente, sempre recomendo dar uma passadinha no Airbnb, muitas vezes os preços são melhores do que os dos hotéis e você ainda conhece alguns locais. Utilizando o código no final desse artigo, você ganha R$ 195,00 de desconto na sua primeira reserva. É possível achar ótimas acomodações em Amsterdam a partir de 20 euros por noite.
Por último, ainda tem a opção de hospedar-se de graça em Amsterdam, utilizando o Couchsurfing, o site te conecta com várias pessoas de todo o mundo, oferecendo à experiência de conhecer novas pessoas. É uma ótima forma de economizar e muito na viagem. Minha dica é frequentar os encontros promovidos pela plataforma. Mesmo que, não consiga acomodação de graça, vai terminar conhecendo muitas pessoas legais.
Onde se hospedar em Amsterdam
Amsterdam não é uma cidade muito grande, não pelo menos o seu centro histórico e onde ficam a maioria das suas atracões turísticas. Nas áreas de onde se hospedar em Amsterdam que sugeri acima, você vai conseguir conhecer a maioria dos lugares sem utilizar o transporte público, contudo, se preferir pegar um tram ou metrô, também estará sempre perto de alguma estação ou parada.
Para quem preferir se hospedar em alguma região mais distante, também não vejo problemas, já que o transporte público funciona super bem na cidade, minha sugestão é fazer às contas e ver se compensa, não somente pelo dinheiro economizado, como também, o tempo necessário para se deslocar da sua acomodação até os locais que irá visitar.
Se tiver alguma dúvida, seja em relação a localização ou como reservar uma acomodação, deixe seu comentário abaixo, bem como, se tiver sugestões de mais lugares para se hospedar!
Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!
>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!
Para planejar sua viagem
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
- Hospedagem: Reserve sua acomodação no Booking, e aproveite as promoções e as vantagens de cancelamentos gratuitos que o site oferece (é onde quase sempre faço minhas reservas).
- Aluguel de veículos: Utilize o site da Rental Cars e reserve seu veículo em qualquer lugar do mundo no Brasil e evite pagar IOF, além disso você pode pagar no cartão de crédito em até 12x sem juros!
- Passeios e ingressos: Evite filas e ganhe desconto comprando seu ingresso antecipado com a Get Your Guide.
- Seguro Viagem: Faça com a Iati Seguros e viaje com tranquilidade (eu nunca viajo sem seguro).
- Reserve seu voo: Pesquise preços com a Jetradar, e encontre os melhores preços!
- Transferir dinheiro para o exterior: Use a Wise e envie ou receba dinheiro do exterior sem pagar taxas e burocracia. Se ainda não utilizou o serviço, pelo link aqui do blog a primeira transferência é gratuita!