Um roteiro de 2-4 semanas pelo leste europeu passando por destinos incríveis e ainda poucos comuns nos itinerários pela Europa.
O leste europeu ainda não é um destino tão procurado, quando os famosos países da Europa ocidental, como Inglaterra, França e Itália. Contudo, este lado da Europa reserva muita história, possui uma arquitetura única, vida noturna incrível, preços mais acessíveis para viajantes, e um povo hospitaleiro!
Está em dúvidas se vale realmente a pena esse roteiro? Então confira o artigo porque você deveria viajar para o leste europeu.
Um roteiro de 2 ou 4 semanas pelo leste europeu está longe de ser suficiente para conhecer todos os destinos que fazem parte dessa região, pois nesse caso seriam necessários meses. Mas como a maioria das pessoas não tem todo esse tempo para viajar, considero que esse itinerário é prático e possível de ser realizável, mesmo por quem tem um emprego fixo com 30 dias de férias anualmente.
O ponto de partida do roteiro é no Brasil, considerando que você precisará pegar um voo até uma cidade mais popular da Europa, pois ainda não existem voos diretos para nenhum destino no leste. Entre as rotas mais populares estão Paris, Lisboa, Londres e Madrid.
Dica para economizar:
Quando for comprar a sua passagem, opte por voos diretos e sem conexões, mesmo que não seja para o seu destino final. Visto que, na Europa existem muitas companhias aéreas de baixo custo, as chamadas “Low cost“, que vendem bilhetes por ótimos preços. Sendo assim, a dica é comprar os bilhetes separados. Mas fique atendo as regras de bagagem, para não ter surpresas desagradáveis. Para pesquisar voos, utilize buscadores, como Jetradar, Skyscanner e Kayak.
Igualmente, outra opção é ver se existe alguma rota de ônibus chegando na Europa, até o seu destino no leste europeu. As empresas mais populares são Flixbus e Eurolines.
Leia também o artigo: Tudo o que você precisa saber para economizar na hora de comprar suas passagens aéreas.
Apesar de ser um destino nada econômico, as passagens aéreas para Londres costumam ter bons preços e os voos saindo do Brasil são diários. Portanto, considerei a capital da Inglaterra como o nosso ponto de chagada na Europa. Contudo, se você encontrar bilhetes aéreos para outro destino, sem problemas.
Considerando um dia de viagem, ficam três dias para conhecer Londres ou a cidade que escolheu. Aqui no blog temos alguns roteiros com o que fazer nas principais cidades européias. Confira:
Partindo de Londres, ou outra cidade européia, o primeiro destino do roteiro de 2-4 semanas pelo leste europeu é na Polônia, mais precisamente em Cracóvia, a cidade mais turística do país e com muita história para conhecer.
Cracóvia não é uma cidade muito grande, assim dois dias são suficientes para conhecer as principais atrações, como a Praça do Mercado e o Castelo de Wawel.
Outras duas atracões, que não ficam em Cracóvia mas próximas, são o Campo de Concentração de Auschwitz e as Minas de Sal de Wieliczka. Pegando um tour, é possível visitas as duas no mesmo dia. Confira opções e reserve o seu no site da Get Your Guide.
A viagem de Cracóvia para Praga, na República Tcheca, pode ser realizada de trem, dura 6h30min. Para economizar tempo e dinheiro, sugiro pegar o trem a noite, assim não precisa pagar por acomodação. Outra opção é pegar um ônibus, que apesar de ser um pouco mais desconfortável, é bem mais barato.
Leia também: Os melhores hostels para ficar em Praga a partir de 5 euros.
Praga é uma cidade linda, e um popular destino do leste europeu. É famosa por sua vida noturna, com ótimas baladas a preços acessíveis.
Aqui no blog tem vários artigos sobre a cidade, confira:
A viagem de Praga para Viena na Áustria dura 4 horas e pode ser realizada de ônibus. A capital austríaca não é uma cidade grande e dois dias são suficientes para conhecer.
Planeje sua viagem: Roteiro em Viena para 1, 2, 3, 4, 5 ou 7 dias.
Viena fica no centro da Europa, e tem custos mais altos que as outras cidades do leste europeu. É conhecida como a cidade da música clássica, e tem algumas figuras muito conhecidas como Mozart, Beethoven e Sigmund Freud, que nasceram na cidade.
Os museus de Viena são outra atração da cidade, que assim como Amsterdam, a mesma possui mais de uma centena deles. Sendo que os principais são:
Contudo, se você não é muito fã de ópera, música clássica e museus, pode ir direto para o nosso próximo destino – Budapeste.
Budapeste fica apenas 2h30min de trem, partindo de Viena. Se você decidiu passar de Viena, então são 7h de trem à partir de Praga (como na viagem de Cracóvia para Praga, você pode viajar de noite, economizando tempo e dinheiro).
Budapeste é destino obrigatório em um roteiro pelo leste europeu. Separada pelo rio Danúbio, onde de um lado fica a antiga Buda e do outro a parte mais nova Peste.
Conhecida pelas suas águas termais, Budapeste possui muitos balneários com águas aquecidas naturalmente e assim como Praga, a vida noturna é excelente e barata.
Veja o que fazer em Budapeste em um roteiro de 2, 3 ou 4 dias.
Chegamos ao fim do nosso roteiro de 2 semanas pelo leste europeu, aqui já deu para se ter uma ideia do que é essa parte da Europa. Para terminar a viagem, minha dica é voltar para o Brasil por um destino diferente. Utilize o buscador da Jetradar abaixo para encontrar os melhores preços de voos, incluindo as companhias aéreas de baixo custo.
Se ainda sobrou tempo para viajar, o próximo destino é a capital da Eslováquia, Bratislava. A viagem de trem, partindo de Budapeste, dura 4h.
Bratislava é uma cidade compacta, mas muito interessante. Muitas vezes ignorada em roteiros pelo leste europeu, o que é um grande erro, pois a muito o que se descobrir por lá.
Veja também:
A viagem, partindo de Bratislava, dura 4 horas e pode ser realizada de ônibus. Zagreb, na Croácia, é uma cidade do século XVIII, com uma arquitetura linda.
Dois dias são suficientes para conhecer a cidade.
Se você ainda tem tempo, pode conhecer Zadar, outra cidade da Croácia, que fica a 4h de ônibus à partir de Zagreb.
A cidade tem arquitetura do século XI e fica a beira do mar. Um dia é suficiente para visitar.
Split fica seis horas de trem à partir de Zagreb e 3 horas de ônibus de Zadar. A cidade croata tem uma linda e longa costa e você pode aproveitar para relaxar em uma das suas praias.
Dois dias são suficientes para conhecer a cidade, contudo, se você quiser esticar um pouco a viagem, pode conhecer alguma das belas ilhas da Croácia, que ficam próximas a cidade.
Mostar, na Bósnia e Herzegovina, fica apenas duas horas de Split. Essa cidade é famosa pela Start Most (Ponte Velha), que no verão, muitas pessoas se jogam, há uma altura de 20 metros, no rio Neretva.
Dois dias são suficientes para conhecer a velha arquitetura, florestas, montanhas, cachoeiras e as ruínas da cidade.
Dubrovnik fica apenas 3 horas de Mostar, fica na Croácia e conta com uma arquitetura do século XVI. Dois dias na cidade são suficientes para conhecer.
Como já tinha comentado anteriormente, não temos voos diretos do Brasil para o leste europeu, sendo assim, reservei mais dois antes da volta para o Brasil em Lisboa, Portugal.
Aproveitando os últimos dias de viagem, você pode aproveitar para conhecer a capital portuguesa, comer uns pastéis de nata, visitar a torre de Belém,o Castelo São Jorge e curtir a noite portuguesa.
Baixe aqui o roteiro de 4 semanas pelo leste europeu (incluíndo os transportes e valores).
Aqui termina nosso roteiro de 4 semanas pelo leste europeu. Vale lembrar que você pode ajustar da forma que achar melhor e a quantidade de dias, varia de acordo com o seu estilo de viagem.
*Eu usei o Rome2Rio para fazer o mapa da viagem e estimar os custos. O site mostra diferentes opções de meios de transporte (trens, aviões, ônibus, carros, etc.) e os preços estimados.
Um dos grandes custos da viagem é certamente a hospedagem. Portanto, minha dica é reservar com boa antecedência. Os melhores sites para fazer suas reservas são o Booking e o HostelWorld.
Igualmente, o Airbnb é uma ótima opção para se hospedar. Sendo que, ultimamente é onde estou encontrando os melhores preços.
Obrigatório para quem viaja a Europa, o seguro viagem é muito mais que simples obrigação. É uma forma de você evitar problemas, que vão desde a perda de bagagem até acidentes inesperados, que precisam de ajuda médica. Dessa forma, não deixe de fazer o seu. Minha dica é sempre ler bem a apólice da seguradora, pois existem muitos seguros ruins no mercado, que além de não possuirem a cobertura mínima para viajar a Europa, podem te deixar na mão quando precisar. Minha recomendação é o WorldNomads. Sempre que precisei fui bem atendido. Além disso, ele tem um bom custo x benefício. Faça uma cotação abaixo sem compromisso.
Por fim, se ficou com alguma dúvida sobre o roteiro de 2-4 semanas pelo leste europeu, é deixar um comentário abaixo. Um grande abraço e nos vemos por aí #PeloMundo!
Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!
>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…
Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…
A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…
O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…
Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…
A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…
View Comments
olá, muito bom o blog. Como vc faz para organizar/administrar as estadias picadas em cada lugar, já que muitas vezes pode ocorrer cancelamentos, atrasos ou mudanças de itinerário. Compra cada hospedagem individualmente e já deixa tudo programado? Como seria essa dinâmica?
Olá, obrigado! Sobre a organização eu procurei reservar tudo com antecedência - Passagens, acomodação, etc. - Como os destinos são próximos, há muitas opções de transporte e várias saídas diárias, então acaba facilitando se acaso perder um voo ou um ônibus, é possível encontrar uma passagem na sequência. Contudo, o roteiro que planejei deu 100% certo.